DVD: Batman – O Cavaleiro de Gotham – Eu Assisti!

http://img143.imageshack.us/img143/3460/pict0496dl4.jpg

Foi lançado dias atrás a animação Batman – O Cavaleiro de Gotham, o novíssimo longa animado da DC Universe. O lançamento foi simultâneo com os EUA! Por algum tempo esse filme foi chamado de Batman Anime, pois o desenho é em animação japonesa feita por alguns nomes muito famosos no Japão. São 6 histórias:

“Have I Got a Story For You” = Por Josh Olson
“Crossfire” = Por Greg Rucka
“Field Test” = Por Jordan Goldberg
“In Darkness Dwells” = Por David Goyer
“Working Through Pain” = Por Brian Azzarello
“Deadshot” = Por Alan Burnett

A animação serve como um aquecimento para Batman – O Cavaleiro das Trevas que estréia dia 18 de Julho nos cinemas brasileiros.

Antes de comentar sobre cada história, preciso dizer que a animação está soberba. Cada história tem sua própria direção de arte, mas ainda assim todas seguem o estilo anime e dão um ar de originalidade jamais vista em qualquer desenho do Batman. Também temos um lado muito mais sombrio do herói na qual os desenhos dificilmente mostram. Apesar de serem 6 histórias com começo, meio e fim, uma sempre acaba dando um deixa para a próxima, parecendo que tudo é uma história só.

Isso prova como a decisão de criar longas animados do Universo DC foi mais do que correta. Já temos Superman Doomsday, Liga da Justiça – A Nova Fronteira, Batman – O Cavaleiro de Gotham e futuramente, Mulher Maravilha – Origem e Novos Titãs – Dia de Formatura!

Clique em “More” e continue lendo em detalhes o que achei do novo longa de Batman!

http://img149.imageshack.us/img149/6678/pict0523mn0.jpg

Warning! Warning!
Risco de Spoiler! Se você é alérgico, não continue!

Como mencionei, o longa traz seis histórias, comentarei uma a uma:

“Have I Got a Story For You”

Uma das histórias que mais curti. O designe artístico não é um dos mais agradáveis, mas serve de propósito ao fim dela. Quatro jovens de Gotham comentam que já viram o Batman. Uma um contam a sua versão de como foi ao outro. O objetivo da história é mostrar o simbologismo que Batman representa. Os jovens não conseguem ver o herói como um ser humano. O primeiro o vê como uma criatura das trevas, um ser que se esconde nas sombras para atacar o inimigo. A segunda, uma jovem, também esbarra numa luta no meio do centro da cidade, onde pode ver o herói em ação, mas para ela Batman é como um morcego gigante. O jovem número três, vê Batman como um Robô! O mais legal porém é o fim. O último jovem não tem uma história para contar porque nunca viu Batman, até que o herói aparece no meio da roda, lutando novamente com o mesmo inimigo das três histórias. Fumaças e névoa percorrem as cenas. Quem assiste vê Batman como um humano, gordo e cansado da batalha que pelo visto já se arrasta a dias com o vilão. Mas no fim o que o garoto vê é um herói fantástico! A história serve para mostrar que o uniforme escolhido por Bruce Wayne funciona, o uniforme impedem que as pessoas, vilões e todo o resto vejam e percebam que Batman nada mais é do que um mero humano.

“Crossfire”

Depois desta apresentação, o filme fica mais sombrio. Agora o espectador é levado até a Delegacia de Gotham City, onde é claro a insatisfação de um policial pela simpatia que o comissário Gordon tem pelo justiceiro mascarado. Ele precisa escoltar um bandido que Batman deixou na Delegacia até a penitenciária. Aqui eu nem achei grande coisa a história. O policial reclama boa parte da história sobre o heroi e seus métodos e como ele acaba sendo transformado em motorista de bandido. Até que ele e sua parceira são pegos num fogo cruzado entre gangues. A batalha e a ação são ininterruptas! O fim é bem previsível, no fogo cruzado quem piscar morre, a policial acaba se tornando refém e quando está preste a morrer, Batman salva o dia e deixa o policial com cara de tacho. Mais uma vez demonstrando que apesar de seus métodos, Gotham precisa de um herói assim e que a polícia não deve ser opor ou virar inimiga do morcego.

“Field Test”

Uma outra história mediana. Mostrando um pouco a relação de Lucius Fox e Bruce Wayne. Batman testa um dispositivo que funciona como um campo de força de tiros. Entretanto as bales acabam sendo refletidas e num combate com bandidos, uma bala reflete no herói e acaba acertando um deles. Como sabemos Batman não mata e nem usa armas. Temos uma história então em que Batman corre contra o tempo pera levar o bandido baleado até o hospital antes que morra. Uma história apenas para reforçar suas convicções. Batman não mata, mesmo que seja a escória da escória. No fim, ele devolve o dispositivo a Lucius. E fecha refletindo que como Batman ele fara as coisas de seu jeito.

“In Darkness Dwells”

Uma das melhores histórias do DVD. Não há como mostrar um pouco do universo do personagem sem mencionar alguns dos vilões insanos de sua galeria. Então temos aqui Espantalho e Crocodilo. Espantalho não precisa explicar sua história, pois isso é mostrado no primeiro filme. Já Crocodilo tem uma história simples e que funciona perfeitamente. Uma doença de pele. Batman trabalha com Gordon nos esgotos da cidade para capturar os vilões. Aqui temos um dos momentos mais bacanas do filme, quando embaixo da cidade o herói encontra alguns mendingos vivendo nos esgotos. Um olha espantado e maravilhado e pergunta ao heroi: “Quando você está lá encima, como a cidade parece?”, Batman, sombrio como sempre dá a resposta perfeita: “Como se estivesse suja…”. Momento Perfeito!!

“Working Through Pain”

Depois da história acima, temos a segundo melhor história do DVD. Trabalhando com a Dor! No fim da história anterior Batman recusa a ajuda de Gordon e sai voando pela cidade completamente machucado de uma batalha. A próxima história começa exatamente assim, com Batman estraçalhado de uma batalha caminhando pelos esgotos de Gotham tentando achar uma saída e pedindo ajuda a Alfred. Duranto todas as tentativas, o espectador é levados flashbacks que mostram como Bruce Wayne treinou para conseguir superar a dor. Sensacional as explicações de como superar a dor e como atingir tal ponto. Enquanto isso, é agonizando vem a dor de Batman e suas tentativas fracassadas de conseguir superar a dor, o fim com um bueiro cheio de armas é ainda mais angustiante.

“Deadshot”

E um personagem do universo DC é convidado para fechar a animação!! O Pistoleiro. Ele é um vilão regular do universo DC. Ultimamente nas HQs publicadas no Brasil pela Panini, ele vem dando uma dor de cabeça as Aves de Rapina e é integrante do grupo Sestexto Secreto. Na animação ele está muito sombrio. O designe artístico também impressiona, mostrando ele acertando um alvo a quilômetros de distância. A batalha no trem é sensacional!! E o clima de suspense é elevado ao máximo quando Alfred dá instruções a Batman para que eles acham o vilão escondido!

Enfim, vale a pena ver a animação e assistir todos estes aspectos mostrados do Cavaleiro das Trevas. Aqui no Brasil a Warner lançou o DVD a R$ 29,90! Para colecionadores é um prato cheio! Audio em Portugues, Inglês e até em Japonês! Ressalto apenas a falta de um encartezinho na caixinha do DVD. Podia haver isso com os nomes das histórias, autores e desenhistas. Tive que pesquisar na net tais informações (apesar de haver nos créditos finais do longa).

Trailer do DVD:

http://img355.imageshack.us/img355/1431/pict0521ny5.jpg

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.