Opinião | O fator Christopher Nolan

O salvador e o diretor

Christopher Nolan foi encarregado de uma difícil missão há alguns anos: trazer Batman de volta às telonas após os fracassos dirigidos por Joel Schumacher. Missão essa que foi cumprida em grande estilo, pois Batman Begins trouxe seriedade embalada num estilo noir raro em filmes de super herói que agradou bastante.

Mas o maior achievement de Nolan veio com o segundo filme, de 2008. O Cavaleiro das Trevas se consagrou não apenas como o melhor da trilogia, mas como o melhor filme de super herói já criado. A peteca só caiu com Ressurge, de 2012. Na ânsia de fechar sua trilogia da forma mais épica possível, o diretor escorregou e entregou um filme abaixo da sua média (embora tenha pontos positivos).

A trilogia de Nolan, acabou, mas a marca ficou e pode ter certeza de que vai demorar a sair. A questão é: quais são as consequências disso?

Christopherchristianmichael

O que fez o Batman de Nolan ser um sucesso tão grande foi o fascínio que o diretor tem pelo desconhecido. Em Begins, Bruce Wayne utiliza seu Homem Morcego como uma criatura estranha, um fenômeno inexplicado, para pôr medo nos criminosos. Já em O Cavaleiro das Trevas, o desconhecido é personificado na figura do Coringa, homem misterioso que não tem origem ou razões sensatas para cometer seus crimes. E em Ressurge é a vez de Bane e seus planos meticulosamente planejados trazer o desconhecido à tona.

Nesse último filme, é visível que Nolan estava cansado do bat-universo. Já sem muitas ideias frescas do que explorar no roteiro, ele teve que reutilizar elementos dos filmes anteriores e em situações absurdas em nome do almejado “final épico”. Foi a primeira vez de Nolan numa franquia e ele não soube se segurar. O resultado foi fraco e Nolan já correu de dirigir outros super-filmes.

O êxito geral de Nolan com o Batman fez surgir na internet o nolete, animal amplamente conhecido por gritar “NOLAN!” assim que sai a notícia de qualquer filme de ação que esteja procurando um diretor. Foi assim com Superman, e mais recentemente com Star Wars VII. Os noletes gritam tão alto, mas TÃO ALTO, que muitas vezes a gritaria até acaba saindo em sites de notícia como “rumor”.

É notório que Christopher Nolan não gosta de se envolver no mesmo projeto seguidamente por muito tempo. Ele gosta de ter sempre um tempo para se dedicar a algo próprio, novo – ele dirigiu e roteirizou dois filmes nos intervalos da trilogia Batman -; dessa forma ele consegue clarear as ideias e assim estar sempre se renovando. O próprio argumento de Homem de Aço foi escrito quando Nolan e David S. Goyer se depararam com um bloqueio enquanto escreviam o Cavaleiro das Trevas Ressurge.

christopher-nolan-with-anne-hathaway

Não esperem ver Nolan dirigindo outro filme de super herói tão cedo. Ele mesmo já disse que terá envolvimento mínimo no próximo filme do Azulão. E sabe de uma coisa? Isso é ótimo.

Nenhum filme deve precisar do “selo Nolan” pra vender. Imagina só se todos os filmes da DC tivessem a partir de agora o dedo dele, se todos tivessem aquela mesma abordagem do Batman Begins. Não daria certo! Cada herói tem um origem diferente, uma personalidade diferente, e cada um merece uma interpretação diferente no cinema. Fico feliz que Zack Snyder tenha sido corajoso o suficiente para levar às telas um Superman do jeito que ele queria. O cabeça do projeto sempre foi Snyder, não Nolan.

Para os fãs de bom Cinema, não há com o que se preocupar. Christopher Nolan já garantiu seu espaço como um dos queridinhos da Warner e tem carta branca para fazer o que quiser lá dentro. Ele tem tanto cacife que conseguiu inclusive unir Warner e Paramount num acordo que era considerado impossível. Seu próximo filme será Interestellar, ficção científica que envolve buracos de minhoca e viagens no tempo. A estréia está marcada para novembro de 2014 (nooooooooo!! 🙁 ) e promete explodir nossas cabeças.

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Realmente a Warner não deve se prender a ele pra fazer filmes da DC, mas ele pode dar uma ajuda na criação de um universo cinematografico semelhante aos vingadores, mesmo que seu batman não tenha deixado muitas brechas pra isso. E discordo sobre a qualidade do TDKR, ele foi bem diferente dos outros, mais puxado pra um file de super heroi mesmo, mas isso não fez dele ruim, pelo contrario. TDK pode ser o melhor filme, mas considero TDKR tão bom quanto begins

  2. Ainda não peguei a ideia do post ( li umas três vezes ), mas de qualquer forma gostei muito do trabalho do Nolan na trilogia do Batman, apesar de alguns problemas no terceiro filme. Não tenho conhecimentos técnicos sobre cinema a ponto de opinar se Nolan deve dar aprovação a outros filmes da DC ou dirigi-los mas para mim o que importa é que mais filmes qualidade sejam produzidos.

    1. Obrigado por ter lido, três vezes 😀

      Mas então, o texto foi simplesmente uma transcrição em palavras de coisas que eu vinha pensando ultimamente. Decidi colocar essas ideias no papel pra ver se rendia algo, e saiu esse texto!

  3. Pedro,

    Guando vc fala que não curtiu o terceiro filme da franquia, vc fala exatamente de que? Pois de fato não enxerguei tantos erros assim, ou falhas gritantes. Para mim o filme acompanhou bem o ritmo dos outros 2, não vi indícios de um Nolan que estaria cansado ou algo assim.

    Gostaria de entender melhor sua opinião sobre isso.

    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.