Análise- Metal Gear Solid 4 Guns of The Patriots (PS3)

http://img162.imageshack.us/img162/8927/gfdghf7.jpg 

Mais uma análise minha que atrasou um pouco. É do MGS4 que a essa ponto todos já jogaram ou leram várias análises pela internet. Mesmo assim leiam essa que acredito eu está boa =)

Fiz esta análise evitando spoilers ao máximo já que ao meu ver MGS4 é um jogo tão impressionante que deve ser jogado, clique em more para ler a análise desse grande jogo =)

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

O melhor jogo de espionagem tática já feito.

Há essa hora provavelmente você leitor já deve ter lido pelo menos um, se não vários, reviews sobre Metal Gear Solid 4, conclusão para a saga de Solid Snake iniciada a 20 anos atrás no MSX. Um review interessante que li foi o da IGN US, que no começo pergunta “É possível dar nota onze a um jogo?”. Normalmente se diria que não, mas ao pensar em jogos que além de serem excelentes em termos de produção para a época em que foram lançados também conseguem inovar um gênero e sua influencia será carregada pelos anos seguintes. Porém, são poucos os jogos que conseguem tal façanha, jogos como Zelda Ocarina of Time e Mario Bros são dois bons exemplos. Caro leitor, pode adicionar MGS4 a essa lista.

O grande desfecho

Fãs da série já sabem o quão complexo e confuso a história de Metal Gear pode ser. A história principal da série é composta de sete jogos (mostrados na ordem cronológica da série):

Metal Gear Solid 3 (PS2)

Metal Gear Solid Portable Ops (PSP)

Metal Gear (MSX, NES)

Metal Gear 2 (MSX)

Metal Gear Solid (PS1,NGC)

Metal Gear Solid 2 (PS2,Xbox)

Metal Gear Solid 4(PS3)

Para iniciantes na série, MGS4 não é um bom jogo para se começar já que o gameplay é similar a MGS3 e muitos conceitos vitais apresentados em jogos anteriores são necessários para se entender completamente a história, ou seja, você só entenderá bem a história de MGS4 caso tenha jogado os jogos anteriores (pelo menos todos os solid’s do PS1 e PS2).

Contudo, iniciantes podem baixar de graça pela PSN o Metal Gear Database, uma grande enciclopédia da série. A enciclopédia mostra inicialmente todas as informações de todos os jogos lançados exceto MGS4 para evitar spoilers. Para liberar essas informações é necessário um save com o jogo completo pelo menos uma única vez. Outro fator interessante foi o recente relançamento de MGS1, MGS2 e MGS3 na Box MGS: Essencial Collection, o que permite recapitular os jogos anteriores a um preço mais acessível.

A história de MGS4 se passa poucos anos após MGS2, Snake agora sofre de envelhecimento acelerado e é chamado para uma ultima missão: Exterminar Liquid Ocelot. Obviamente a história do jogo vai muito além disso.MGS4 é o capitulo final da saga (da saga apenas, rumores apontam que Kojima está trabalhando em MGS5, mas Snake está “aposentado”), portanto todas as respostas para todos os acontecimentos da série são explicadas nesse jogo. Juntando toda a história dos sete jogos da série, Kojima nos oferece uma das melhores e mais complexas histórias de todos os tempos.

Um ponto muito criticado do jogo foi a duração das cutscenes, principalmente algumas semanas antes de seu lançamento quando rumores na internet apontavam que algumas cenas do jogo teriam mais de 90 minutos. Bobagem em grande parte. As cutscenes do jogo são grandes, mas apenas a ultima cutscene do jogo chega a tanto. As maiores são as instruções sobre cada missão no inicio de cada capitulo, e outras poucas. Tais cutscenes são importantes para a história geral do jogo, já que muitos fatos são esclarecidos nas mesmas, mas caso o jogador esteja apenas interessado na ação do jogo é possível pular as cutscenes e passar direto para o gameplay. Ainda é possível pausar o jogo no meio de cutscenes e muitas são interativas, o que proporciona alguns extras aos jogadores mais pacientes.

Dessa vez Snake não estará infiltrado em apenas um complexo industrial que comporta um Metal Gear. Nesse jogo a ação passa por diversos continentes e situações, desde campos de batalha no Oriente Médio e América do Sul às “calmas” noites na Europa. Cada localidade possui um conjunto de objetivos, alguns consistem apenas de se chegar a um ponto no mapa enquanto que outro consiste em seguir uma pessoa sem ser notado, a variedade é interessante. Com tantos ambientes e missões diferentes serão necessárias várias e diversificadas técnicas de stealth para passar despercebido. O jogo dá liberdade ao jogador para escolher seu próprio caminho então a exploração de cada cenário nunca foi tão importante. Com tanta liberdade também é possível jogar MGS4 como um fps ou um jogo de guerra normal, mas jogando assim o jogador acaba fugindo da proposta principal do jogo, stealth.

As batalhas com chefes também estão espetaculares, velhos inimigos estão de volta assim como chefes loucos e absurdos. O único ponto negativo nesse quesito foi a falta de estratégia em alguns chefes, o que torna as batalhas repetitivas e menos interessantes. Apenas poucos chefes utilizam uma estratégia diferenciada e criativa (Quem não se lembra de Phycho Mantis no MGS1?).

MGS4 é um dos jogos que todo dono do PS3 deveria jogar pelo menos uma vez. O gameplay do jogo é relativamente curto assim como seus antecessores, mas as várias dificuldades, extras e easter eggs fazem o jogo durar muito mais. Além disso, ainda há o modo online que será explicado mais a frente. Sem dúvida MGS4 é um dos melhores, se não o melhor, jogo já lançando para o PS3.

Stealth, CQC, armas e estratégia

Hoje em dia, Metal Gear é a série mais conhecida sobre stealth e não é para menos, a cada novo jogo o gameplay é melhorado consideravelmente dando mais opções aos jogadores sobre como se infiltrar em determinada localidade. MGS1 foi o primeiro jogo 3D da série o que permitiu um avanço significante nesse quesito. MGS2 expandiu ainda mais o gameplay de MGS1, adicionando mira em primeira pessoa e outros vários movimentos, além de colocar uma IA muito mais inteligente. MGS3 trouxe o sistema de camuflagens e CQC (combate a curta distância/close quarters combat). E MGS4 traz o que?

Basicamente MGS4 é um gameplay expandido de MGS3. Camuflagens ainda são parte essencial no jogo. A própria roupa de Snake se camufla de acordo com a textura do próprio ambiente, mas não pense que isso tornará o jogo fácil já que a IA dos inimigos também foi aumentada. Há muitos outros movimentos de CQC nesse jogo, similares aos de MGS3. MGS4 também possui a opção de se jogar o jogo como um FPS entre outras várias características e movimentos. Até o momento o jogo parece uma expansão do gameplay de MGS3, as inovações vêm a seguir.

Uma das inovações do jogo é o Solid Eye, aparelho que parece um tapa-olho que Snake usa para mostrar informações em tempo real sobre seus inimigos, desde vida, munição, arma e até o estado psicológico de seus inimigos. O Solid Eye também serve como binóculos e visão noturna, o que o torna um equipamento indispensável para o avanço no jogo, porém não é possível permanecer o tempo todo equipado com o mesmo já que o Solid Eye possui uma bateria que é desgastada com o tempo de uso.

Outra inovação significante foi o Metal Gear Mk. II. Esse “Metal Gear” é um robô pequeno que ajuda Snake em sua aventura. É possível controlar o Mk. II, com isso é possível fazer o reconhecimento do ambiente, coletar armas e munição, desarmar armadilhas e paralisar inimigos, cabe ao jogador escolher como e quando usar o Mk. II.

Para entender a terceira inovação é necessário entender um pouco da história inicial do jogo. O mundo no jogo atualmente depende da War Economy, batalhas travadas sem sentido nenhum que serve para movimentar capital e manter a economia mundial ativa. Simplificando, guerra se tornou no século 21 o que óleo era para o século 20, a base da economia mundial. Portanto o mundo agora possui várias companhias militares privadas conhecidas também como PMC’s. Para manter um controle nas PMC’s foi criado o sistema SOP. O sistema monitora a condição de cada soldado, desde estado psicológico a quantidade de munição, armas carregadas e afins. O sistema usa nanomáquinas para monitorar seus soldados e também garante um melhor desempenho para o soldado. Além disso, todas as armas são travadas por identificação, ou seja, cada arma está registrada a uma única pessoa, caso a identificação não seja confirmada a arma trava e não pode ser usada. É aí que entra Drebin.

Drebin se trata de um mercador de armas que consegue remover as travas de identificação das armas, além disso, Drebin também vende armas, munição e itens. Para utilizar de tais serviços são necessários Drebin Points. Tais pontos são conseguidos ao se coletar armas nas várias fases do jogo, a primeira arma irá para o inventário de Snake enquanto que as seguintes vão sendo vendidas, enquanto que qualquer munição irá direto para Snake. Ao se coletar uma arma, ela estará com o status “locked”, necessitando pagar certa quantia a Drebin para que ele remova a trava da arma. Outro serviço interessante de Drebin é a customização de armas. Algumas armas permitem alguns itens a serem colocados como mira laser, shotgun, lançador de granadas entre outros. É possível customizar a maior parte das armas do jogo a gosto do próprio jogador.

Apesar de algumas poucas inovações relevantes a série, o gameplay de MGS4 é sólido, divertido e desafiante. Com os vários caminhos e níveis de dificuldade jogadores terão motivos de sobra para jogar este jogo por várias e várias vezes. Se não estiverem interessados no single player sempre é possível partir para o………

Metal Gear Online

Metal Gear Online como o próprio nome diz é basicamente o modo online de MGS4, mas com tantas opções o jogo poderia se destacar como um jogo completo. O jogo oferece diversos tipos de partidas como a clássica deathmatch até infiltrações, capture a bandeira e pelo menos outros 10 modos. A quantidade de lag no jogo em algumas vezes pode ser considerada, muitas vezes os problemas com lag ocorrem se jogando em salas criadas por estrangeiros ou em horários de pico, evitando estes ou pelo menos o ultimo o jogo correrá liso mesmo com várias pessoas na mesma sala. MGO traz basicamente o mesmo gameplay de MGS4 desde armas customizáveis a CQC com algumas leves mudanças. Os estágios são ambientes já conhecidos durante a série como Groznyj Grad de MGS3, o Oriente Médio de MGS4 entre outras fases inéditas.

Metal Gear Online permite o jogador a customizar seu personagem completamente, desde equipamentos até vestimentas.O jogo também permite a jogadores que criem seus próprios clãs e grupos para partidas e campeonatos online (tanto que recentemente está acontecendo o campeonato mundial de MGO).

O jogo também possui um sistema de levels que quanto mais se joga mais experiência é ganha, uma boa jogada da Konami para separar os iniciantes dos profissionais. MGO oferece vários servers para a jogatina além de possuir um menu fácil e simples que permite encontrar jogos (Dentro do seu nível de jogo) rapidamente.

MGO é um ótimo modo online e que deve durar um longo tempo, mas nem tudo é perfeito. Por algum motivo desconhecido ($$$$$) os servers de MGO não são ligados a PSN, ou seja, sua PSN ID não funcionará no jogo e é necessário criar uma ID no site da Konami. Além disso, qualquer equipamento ou pacote de expansão também é necessário ser comprado via site da Konami, logo qualquer crédito restante na PSN não servirá. Também há relatos de que nem sempre tais serviços de compra funcionam o que pode vir a ser problemático para alguns. Fora esse completo deslize por parte da Konami, MGO multiplica o fator replay do jogo, podendo durar meses e meses de pura jogatina.

Considerações Finais

Metal Gear Solid 4 é um jogo que todos os donos de PS3 devem jogar pelo menos uma vez, seja pela história ou pelo gameplay. Com os lançamentos de MGS Essencial Collection e MGS4 Database é possível recapitular os jogos anteriores antes de jogar essa obra-prima (algo que recomendo e muito, principalmente pelo fator história). MGS4 marca um novo patamar para jogos de stealth e devemos perceber sua influencia em diversos jogos nos anos a seguir. É um jogo épico que finaliza de forma impressionante a saga começada a 20 anos no MSX, se possível de uma chance ao jogo, jogue e impressione-se com um dos melhores jogos de todos os tempos.

Gráficos

Jogo visualmente incrível. Ambientação impressionante, personagens e inimigos criados perfeitamente. O jogo mais bonito no PS3 até agora.

Som

O som está melhor do que nunca, com várias tracks novas além de diversas tracks dos jogos antigos, podcasts e afins. Os efeitos sonoros também são incríveis

Jogabilidade

Os comandos respondem muito bem, mas com a grande quantidade de ações o jogo pode vir a se confundir em alguns momentos. Jogadores iniciantes terão alguns problemas para dominar MGS4

Apresentação –

O final de uma saga épica, gameplay sólido, vários modos e easter eggs e o final da saga de Solid Snake, além de ser um jogo incrivelmente bem produzido.

Replay

Uma aventura incrível, vários e vários easter eggs, um modo online profundo e vários outros extras. Só faltou VR missions para completar o pacote, mas quem sabe em uma futura atualização.

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. ótima review, apesar de jogos de espionagem só ter jogado spliter cell, esse jogo deve ser bom também, espero jogar algum dia, espero,também, que alguma lan daqui pare de relutar e compre um ps3. (talvez porque não seja possível desbloquear e um jogo custe os olhos da cara )

  2. Muito boa análise, e jogo melhor ainda!

    Fiquei com medo de jogar e não entender muita coisa, mas “experimentei” ele semana passada e adorei! Talvez até considere jogar os outros da série para encerrar a saga.

    O de GBC eu já zerei! E por conta própria – sem ajudinhas extras xD

  3. como eu faço p passar de uma fase q o snak ta em uma cidade que tem uma praça e uns caras zanzando pela noite…tem muitos soladados tbm e a fase é jogada de noite e tem uns helicopteros e eu ja passei horas,mais como é a 1ª vez q jogo esse jogo de guerra e estrategia,eu to bem perdido,alguem ai pode me ajudar…
    é uma fase onde ele ta mais novo e tem uma roupa de disfarce marron e tada vez que chego onde tem saida,sempre ta fechada…

  4. Elvey, é só seguir o homem pelas ruas, mas tem que ficar se desviando da guarda da cidade. Uma hora ele trocará a roupa por um uniforme dos guardas, mas é fácil distingui-lo já que ele n carrega uma arma. Vai seguindo que vc passa dessa fase

  5. ola pessoal como eu passo da quela fase que a melry fica acarada na telha tipo telha de aranha o mestre e aquele cara que fica flutuando e fica gritando

  6. Comprei meu Play 3 a uma semana e tenho a MGS4 e jogo online, gostaria de adicionar alguns brasileiros e jogar online, meu ID é andresodexo10, geralmente só jogo a noite, me adicione aí!

  7. gent meu nome eh Felipe e o meu ID eh stealthBR eu zerei o mgs 4 em 2:56:54 com o emblema big boss tenho ateh foto pra prova + a minha unica duvida eh q… eu ñ consigo baxar os pacotes de expansão…

  8. O jogo esta mt fixe 5* mxm , é dos jogos que mais graficos tem para PS3… tenho o jogo passado em 33h 43mn 39s mas o boss das marionetas e mt lichado msm…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.