LendoReflexões & Opiniões

[HQ] Chega ao fim a fase Uniforme Negro de Peter Paker…

http://img229.imageshack.us/img229/3781/ha80dc6.jpg

Esse mês a Panini encerrou no Brasil e fase “A Volta do Uniforme Negro” no Brasil, e isso requer alguns comentários:

* Claro que a desculpa para Peter Paker voltar a usar o Uniforme Negro é marketing puro da Marvel, afinal essa fase nos EUA se iniciou exatamente junto com o terceiro filme nos cinemas. Como aqui no Brasil há um certo atraso em mais ou menos 1 ano em relação a publicação americana, não sentimos esse apelo como os americanos certamente sentiram ao ver as histórias com o uniforme.

* Independente disso os roteiristas do Aranha arranjaram uma “boa” desculpa para esse período de luto que Peter Paker está sofrendo, vamos, “novamente”, quase matar a Tia May! Com a Tia May baleada porque Peter foi estúpido o bastante para cair no papo de Tony Stark e revelar sua identidade ao mundo e de toda aquela papagaiada que rolou em “Guerra Civil”, não podendo ficar zanzando por aí usando seu uniforme vermelho pois é claro que chama muito a atenção, ele decide que é hora de desenpoeirar um uniforme que fez história na cronologia do herói.

Bem, feitos estes comentários preliminares, posso finalmente falar o que achei dessa fase, do que está acontecendo no universo do herói e do que está para acontecer logo em seguida.

Clique em “more” e contine…

A fase do Uniforme Negro fechou algumas pontas que estavam soltas nas histórias de Peter. A excelente, porém polêmica, fase “O Outro” que o Paker morre literalmente para poder renascer com novos poderes, deixou no fim um inimigo sinistro que aparentava ser muito mais do que realmente foi…

Piada essa história que aquele “Ser” acabou virando a Sr. Flecha na escola que Paker lecionava, dela ter se apaixonado por Flash Thompson e no fim ela foi morta por um bando de pássaros famintos por aranhas? Meu Deus Marvel! Que isso!?

A próxima ponta importante rolou em torno de Eddie Brook. Um personagem que já foi tão bacana acabou virando algo tão chato. Eddie foi diagnosticado com cancêr tempos atrás. Ele só não morreu porque o simbiose Venom estava em seu corpo. Faz sentido. Aí depois ele decidiu que iria leiloar Venom para os bandidões de NY e aceitaria morrer de boa pela sua doença. Enfim, Eddie retornou agora no mesmo hospital em que May está em coma. Sendo pertubado e alucinado por um Venom que não existe já que ele não tem mais o simbiose. Psicose interessante apesar de não explicado se é realmente um elo psíquico entre Venom ou se é apenas uma alucinação depois de tantos anos como o vilão.

No fim Eddie não consegue coragem para matar May e tenta um suicídio fracassado. Salvo por Paker, Eddie vai continuar com suas psicoses enquanto o cancêr não matar de vez o personagem. Apesar de acreditar que o simbiose ainda volta ao seu antigo hospedeiro e que Venom retorna. Infelizmente depois de tudo isso, não acredito que será como antes.

E, finalmente, a saga principal, envolvendo o Aranha caçando os verdadeiros culpados pelo tiro que deixou May em coma. Aqui sim foram excelentes e fantásticas 5 histórias (que levaram 6 meses para lermos). Vimos um Peter em fúria, sem piadas, mortal e cheio de vingança. Uma face pouco mostrada em décadas de histórias com o personagem. Pena que ele não atravessou aquela linha tênue entre herói e vilão. Não sei o que seria preciso para ele atravessar essa linha depois de tudo que ele passou nestes meses.

A minha única reclamação nessa saga é a total ausência de apêndice com os eventos de Guerra Civil da Marvel. May é baleada a mando do Rei do Crime, mas ele é o real culpado por tudo? Afinal, um vilão é um vilão. É isso que eles fazem oras, apertam onde dói. Foi bonito ver a humilhação que ele sofreu nas mãos de Peter, mas é claro que isso não é suficiente para derrotar o bandido, para por fim ao seu reinado como vilão.

Se eu estivesse no lugar do Paker? Iria atrás de Tony Stark. Se há um culpado por isso é o Homem de Ferro. Ele abrigou a família de Peter, ele as expulsou do prédio dos vingadores, ele fez Peter vira um alvo humano para todos os vilões do mundo, ele deu as costas a todo um grupo de heróis, ele matou indiretamente o Capitão América. E tudo bem no universo Marvel. Todo o ódio e vingança é direcionado ao Rei do Crime. São coisas assim que eu não gosto na Marvel, fazem estas sagas que envolvem todos os heróis, mas nas revistas de cada um eles acabam pouco interagindo entre si. E que diabos aconteceu com Guerra Civil? O universo do Aranha simplesmente esqueceu disso… ele virou foragido mas e daÍ? Ninguém está o caçando? Ninguém entende-se por “herois do governo”.

Enfim a saga Uniforme Negro termina. Peter comete alguns delitos, tudo para bular as regras da sociedade que são mais do que óbvias que não se aplicam a ele. O cara é um superherói porra! É claro que certas situações desesparadas exigem medidas desesperadas.

May está praticamente com o pé na cova… Mary Jane está sem finalidade alguma nas HQs a não ser ficar no papel de esposa compreensiva… o Homem-Aranha não existe mais, afinal, quem precisa de identidade secreta ou uniforme quando o mundo inteiro sabe quem você é por debaixo da máscara?

Qual a solução para toda essa salada mista da Marvel com o universo aracnídeo? MÁGICA!!! Sim, por isso aguardem Setembro quando o arco “Um dia a mais” vem com um único propósito editorial… trazer o Homem-Aranha de volta para um universo normal e não nessa bizarrice que ele se tornou. Um caso onde os meios talvez justifiquem o resultado…

É fã do aranha? Comenta aí então!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.