Você conhece Genndy Tartakovsky? Criador de sucessos fará um novo desenho: Sym-Bionic Titan!

Você já deve ter ouvido falar em Genndy Tartakovsky. Se não ouviu, no mínimo deve ter visto algum de seus desenhos. Tartakovsky é um dos responsáveis pelo crescimento bombástico do Cartoon Network lá na década de 90. Sem ele, entre outros gênios da época, é possível que o Cartoon Network não tivesse o sucesso que tem hoje.

Tartakovsky é o criador do mais antigo e famoso Cartoon Cartoon: O Laboratório de Dexter (1996-2003). Antes de Dexter, Genndy trabalhou na Hanna-Barbera nos storyborads de 2 Cachorros Bobos [2 Stupid Dogs]. Alguém se lembra desse desenho? Eu achava engraçado:

Mas foi o Laboratório de Dexter que levou Tartakovsky a um novo nível. O desenho fez um sucesso estrondoso. Alias Dexter foi um dos motivos de eu ter passado a ver Cartoon Network quando criança. Adorava o desenho, até que a últimas temporadas, aquelas com um traço diferente e com novas cores o estragaram.

O desenho do pequeno nerd que tinha um laboratório secreto, uma irmão burra ao extremo e de outros personagens tão estranhos quanto era genial. Robôs gigantes, viagens no tempo, dentro do corpo humano, um rival malígno, o desenho tinha de tudo. Adorava também aqueles amigos da Justiça, com um Capitão América sem noção, um Thor Rockeiro e um Hulk Imbecil que passava junto com Dexter. Outro momento memorável do show era o romance do macaco com um pato. XD

2n7l380

Genndy Tartakovsky também produziu em dezenas de episódios das Meninas Superpoderosas. Isso porque o criador das Meninas, Craig McCracken, já conhecia Genndy desde a época da Hanna-Barbera, que também trabalhou em 2 Cachorros Bobos.

Logo em seguida um novo sucesso nasce no Cartoon Network pelas mãos de Tartakovsky: Samurai Jack!

samurai_jack

Samurai Jack lhe rendeu seu Emmy Awards. Samurai ainda viria ser presenteado com mais 3 Emmys nos anos seguintes. O desenho é simplesmente uma obra prima.

Foram 4 temporadas antes deles sobre um cancelamento “não oficial”. Foram mais de 50 episódios. O desenho era extremamente elogiado por se utilizar excecivamente de recursos visuais ao invés de falas. Perdi a conta de quantos episódios Jack quase não abria a boca. Tudo era transmitivo através das imagens e da fantástica trilha sonora. O traço do show também era único, pois quase não apresentava linhas pretas de contorno, o que na época era coisa rara. Kung Fu Panda da Dreamworks, de 2008, fez uma pequena homenagem ao desenho, a abertura da animação é feita no estilo da série animada.

Genndy Tartakovsky sempre mostrou interesse em fazer um longa animado para Samurai Jack. O filme só não aconteceu na época, porque causa dos resultados inferiores do filme das Meninas Superpoderosas. Porém o produtor vem dizendo desde 2004, quando o desenho foi interrompido que os fãs ainda verão Jack e que ele ainda dará um fim para a série.

starwarsclonewars

Após Samurai, a última produção de Tartakovsky para o Cartoon Network foi Star Wars: Guerras Clônicas. Isso só aconteceu porque George Lucas adorou Samurai Jack. Da série animada de Star Wars eu nem preciso falar muito porque é bem recente. Foi sucesso aclamado de crítica, rendeu Emmys e é reposável pelo sucesso de Star Wars na TV hoje no Cartoon Network.

Depois disso Tartakovsky sumiu. Dei uma pesquisada na internet e descobri que o produtor diretor se tornou presidente de um estúdio de animação chamado The Orphanage, montado por veteranos da Lucasfilms e que pretendem alcançar a qualidade Pixar para animações.

Atualmente o estúdio está envolvido num projeto para animar The Dark Crystal , um filme de 1982. Não vi muita coisa dele, nem um videozinho do You Tube, então não posso mostrar nada dele por aqui.

O melhor de tudo é que Genndy Tartakovsky irá produzir um novo desenho para o Cartoon Network em 2009/2010!

O canal anunciou recentemente alguns projetos para 2009 e 2010. Mais para frente eu falo dos outros projetos. O melhor entretanto foi o anuncio de Sym-Bionic Titan, produzido pelo Genndy. Veja a primeira arte promocional do desenho que será um ação/sci-fi:

symbionicpromo01

Muito pouco se sabe ainda sobre história ou produção da série, que só deve estrear mesmo em 2010 ou quem sabe no finzinho de 2009. Mas o visual parece ótimo, hein? E sabendo que está na mão de Tartakovsky, já sabe-se que vem coisa boa por aí.

Fecho o post um uma segunda arte concentual da futura série que achei no google:

sym-bionic titan

Assim que mais detalhes, assim como previews foram lançados na net, eu volto a comentar aqui sobre Sym-Bionic Titan. Fecho por aqui esse pequeno especial sobre um dos caras que sabe fazer, atualmente, desenho animado.

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Cara acompanho o portallos a +/- 1 mes…Simplesmente otimo…

    Mas o conteudo tem uma Boa qualidade,as atualizações nem muitas nem poucas na medida…

    Tenho de 14/15 Anos e Assisti Cartoon Network entre meus 4 pra 8 Anos 1998/2002 e Vc me faz lembras esse bons tempos….Cara vaca e frango,2 Cachorros Bobos(nem lembrava mas vi o video e Lembrei), Dexter , EU SOU O MAXIMO,kkkkkkk
    Que Nostalgia Deu aquele Frio na barriga de ver 2 Cachorros Bobos, Hoje na disponhe de TV a Cabo por isso na Opino sobre.

    Games,Cinema,Desenhos,Animes,Tirinhas, Especiais Muito Bons…Portallos Caiu no meu Gosto.Parabens!!!! Esse foi o Blog que Quando olhei gostei…

    Vo Continuar olhando aqui na parte da Manha….Vlw continue assim….

  2. Valeu pelos elogios Sérgio. Nós aqui do blog tentamos sempre na medida do possível produzir matérias mais caprichadas como essa do Genndy. Claro que diariamente não dá tempo, mas conteúdo longo ou rápido é o que não falta aqui todos os dias. 😉

    Você falou em tirinhas, estou sem publicá-la aqui já faz algumas semanas. Saudades do Garfield, vou preparar mais algumas dezenas delas para publicação diária. 🙂

    E eu tb não lembrava de 2 Cachorros Bobos, relembrei semanas atrás quando pesquisava este material. Desenho impagável. Hilário! XD

  3. Samurai Jack é de fato uma obra de arte, cansei de ficar acordado até tarde só para poder assisti-lo. Quando eu vi que as guerras clônicas teriam o nome do tartakovsky nna linha de frente fiquei logo animado e guardo aqui direitinho os meus dvds da animação (talvez uma das poucas coisas boas de Star Wars produzidas nesses últimos anos).

    Agora quanto a essa nova animação, oras, robôs gigantes! Não preciso dizer mais nada. XD

    Lembro de Mega XLR que passava no cartoon e aparentemente foi cancelado, era muito bom e divertido, mas acho que esse agora deve seguir uma outra linha. Só espero coisas boas. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.