Caso Animax | Depois da descaracterização do canal, SKY o tira dos pacotes 2011

Não tenho o costume de mencionar muito o Animax aqui no blog, em parte porque acho o canal ridículo. Tive o primeiro contato com o mesmo faz uns 3 anos, quando voltei a assinar a SKY. Logo de cara notei o quanto ele era desorganizado. A programação não fazia o menor sentido, os animês em exibição eram tremendos dinossauros e muitos de baixa qualidade, as reprises eram 90% da programação e o canal não disponibilizava nem mesmo o número do episódio na guia de programação, coisa que todo canal de séries na época já fazia.

Grandes clássicos dos animês como Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Sakura Card Captors, Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Dragon Quest entre tantos outras séries famosas no Brasil pela exibição na TV aberta não passavam no canal. Os novos animês como Naruto e One Piece pertenciam ao Cartoon Network. Ou seja, não havia nada que chamasse a atenção do Animax quando o conheci. Em geral o Animax sobrevivia de séries de curta duração e mais desconhecidas. Não exista um bloco de estréias pré-definido, não havia um bloco de clássicos, não havia uma organização em torno das reprises, que inundavam qualquer horário do canal.

Até achei que o Animax iria ganhar meu respeito quando algum tempo atrás animês como Bleach e Death Note chegaram ao canal. Mas logo vi que não adiantava ficar animado. Dois ótimos animês não poderiam segurar toda a grade do canal, sem mencionar que Bleach logo começara a reprisar e não havia previsão de novos episódios e Death Note, mesmo sendo um ótimo animê, é curtíssimo. Reprisar os primeiros episódios de Bleach que é um animê relativamente velho já (episódios exibidos no Japão em 2004) é algo imperdoável, tudo bem se fosse um bloco só para reprises, enquanto continuasse a exibição dos inéditos, mas não foi isso que ocorreu.

Outro grande erro do Animax na minha opinião é que o canal nunca, nunca MESMO, tentou chamar o público que é fã de animê e os assistem pela internet. Digo isso porque hoje em dia, canais como a Fox que exibem séries dubladas, também disponibilizam a opção de assistir a série no idioma original, com legendas em português. Será que ninguém do Animax, pensou que eles poderiam ganhar audiência, se houvesse a opção de assistir os animês com áudio em japonês e legendas em português? Eu mesmo só não reassisti Bleach e Death Note pelo canal por causa da dublagem. Quem assiste animês pela internet, quer ver o aúdio no original e não numa dublagem que muitas vezes até deixa a desejar! Legendar um animê hoje em dia é tão fácil e o custo nem se compara com o da dublagem. Oferecer as duas opções é o mínimo que um canal voltado ao público jovem e adulto deveria oferecer.

Antigo logo do canal…

Enfim, como todos sabem, o Animax mudou de alguns meses para cá. Os animês perderam destaque, a Sony, que é dona do canal, trouxe series americanas para preencher a grade do mesmo, juntamente com filmes velhaços como Godzilla e Homens de Preto. O canal ficou ridículo, mas fazer o que. Parece que ninguém sabe realmente como tratar os animês, além do próprio Japão. Pela internet, chovem reclamações dos fãs quanto às mudanças do canal, mudanças estas que não ocorreram apenas no Brasil, mas no mundo todo. A diferença é que em alguns lugares do mundo, o Animax exibe animês bem mais atuais e famosos, enquanto aqui na américa latina vivemos com velharias e reprises.

Não dá para confirmar se foi devido as mudanças ou as reclamações ou público ou a baixa audiência do canal em todos estes anos em que nunca se acertou como devia com os fãs de animê, apenas sabe-se que esta semana a SKY, uma das maiores, se não for a maior, operadora de TV por assinatura do Brasil, divulgou seus novos pacotes de canais para 2011 e neles não consta mais o Animax que deve realmente deixa de ser vendido daqui pra frente. (veja os pacotes aqui!). Dando uma breve pesquisada no Orkut, na comunidade da SKY, parece que um pessoal que entrou em contrato com a operadora, foi mencionado que o contrato do Animax venceu e a SKYnão tem o menor interesse em renová-lo para os novos pacotes.

Quem tem os antigos pacotes até 2010 não precisa se preocupar, o Animax continua. Mas a SKY tem aquela política de oferecer a seus antigos assinantes, pequenos estímulos para que atualizem seus pacotes com o passar do tempo, então com o fluxo dos anos, espera-se que o Animax saia por completo da line-up da operadora, a menos é claro que a Sony consiga convencer a SKY de que o Animax vale a pena, o que com certeza não vale. Não do jeito que ficou o canal e muito menos do jeito que ele era a uns 3 anos atrás.

A América Latina realmente precisa de um canal novo de animês, mas um decente. Que exiba séries novas e atuais do Japão, se séries americanas chegam por aqui com meses e até semanas de diferença com a exibição original, porque os animês não podem? Com opções de dublagem e também aúdio original com legendas em português. Com blocos distintos para clássicos, reprises, inéditos e porque não gêneros? Sem aquela mistureba que era o antigo Animax. Entre outros detalhes. Já vai tarde Animax, porque pra mim, o canal já estava morto já faz um bom tempo.

Enquanto isso, a internet fica sendo o salva guardas dos fâs de animês, mesmo aos trancos e barrancos (cof, haitou, cof).  Mas isso é um assunto, polêmico pra caceta, pra uma outra oportunidade.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Olha, eu concordo com vc, realmente o Animax estava um Ô, mudaram o Animax para o Sony Spin. Que só passa um animê que é o Fullmetal Alchemist Brotherhood, mais tem um problema passa 3:00Hrs da manhã, não tem como! é um saco, mais eu vejo mesmo assim, pq eu gosto desse animê rs’ Eu tenho que acordar de madrugada pra ver ele, é quando começar as aulas?! ai que eu não vou ver ele mesmo! Eu tbm concordo que a América Latina concerteza precisa de um canal de animês novo… Obg pela atenção

  2. Aaah, agora que eu vi tem mais 3 animês tem o The Twelve Kingdoms, o Bleach é o Nodome Cantabile… o The Twelve Kindoms passa das  5:30/6:00, o Bleach das 6:00/6:30   é o Nodome Cantabile das 6:30/7:00 … aí dps que passa Fullmetal Alchemist Brotherhood eles passam de manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.