Cadê os jogos da Microsoft?

pressatofish

Ultimamente, a divisão de games da Microsoft anda quietinha, não acham? Fora os DLC’s de Scene It,  spin-offs de Halo, testes do “programa de auditório gamer” 1 vs. 100 no Canadá e coisinhas do tipo, estará tudo realmente calmo no reino do Microsoft Game Studios? Será que todos por lá foram pescar? Ou estarão trancados no porão fazendo jogos mirabolantes? Esse cenário nos traz tantas perguntas…

Temos os rumores de um novo Viva Piñata, um vídeo de Alan Wake aqui, um rumor de Forza 3 acolá, pistas sobre Fable III, e não muito mais do que isso. Onde estão as novidades, e principalmente, as exclusividades 1st-party? A E3 poderá mudar isso, trazendo revelações muito bem escondidas? De fato, esse mar de tranquilidade me preocupa. Ou o Xbox 360 não depende mais tanto de exclusividades?

O PS3, por outro lado, apresenta suas armas: Uncharted 2, God of War 3, Gran Turismo 5, Heavy Rain, Ratchet 6, etc. Nesse momento, a lista de títulos futuros do PS3 é bem mais convincente. Claro que não espero que todos esses sejam lançados esse ano, mas é inegável que a Sony (além da Nintendo, claro) trabalha melhor com seus estúdios internos. Eu particularmente esperava que com o sucesso do Xbox 360, a Microsoft fosse adquirir mais estúdios.

Outro ponto negativo é o fato da diminuição no número dos estúdios trabalhando exclusivamente para o Xbox, um exemplo é o recente fechamento da Ensemble studios. A Microsoft já possui poucos estúdios, quer se dar ao luxo de perdê-los cada vez mais? Outro ponto importante é a produtividade dos seus estúdios. A Rare, por exemplo, lançou um novo Banjo & Kazooie, mas e quanto ao futuro, teremos um novo Conker ou a esperada continuação de Killer Instinct? Quantos jogos a Bungie (que nem é tão exclusiva agora) lançou desde o lançamento do Xbox? Que venha a E3, e com ela os jogos, por favor!

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Precisa tomar cuidado ao dizer que a Microsoft não está produzindo. A empresa trabalha de uma forma muito diferente da Sony e da Nintendo. Estas estão acostumadas a anuncar games e levam de 2 a 3 anos para lançá-los. A Microsoft quando anuncia, em no máximo 1 ano, o game já está nas prateleiras das lojas.

    Foi assim com Gears of War 2, Ninja Blade, Banjo-Kazooie etc. Todos tem uma janela curtíssima de lançamento a partir do momento que são revelados ao publico. Não estou contando com teaser ou rumores.

    Em 2009 temos Ninety Nine Nights 2 já confirmado no fim do ano passado. A Rare também já admitiu que está trabalhando em mais 2 games para o X360, na qual muitos esperam que seja um Conker. Crackdown 2 também está sendo produzido por baixos dos panos. Tem um halo totalmente novo no fim do ano e em Julho o inesperado capítulo extra de Gears of War 2.

    Fora isso tem Forza 3, que está cozinhando na panela de rumores faz tempo, mas deve surgir na E3 este ano e sair ainda em 2009. Gran Turismo do Playstation está assando nesse forno faz quanto tempo?

    Temos Lost Planet 2 que ao que tudo indica será lançado primeiro para o console da Microsoft. Depois disso temos Dead Rising 2, que aí sim, será multiplataforma no lançamento.

    O X360 conta com uma boa gama de games multiplataforma para não deixar a peteca cair. Modern Warfare 2 e Assassins Creed 2 são dois bons exemplos. Tem Fuel, Dirt 2, Need for Speed Shift, Ghostbusters, Prototype para nos manter entretidos enquanto os exclusivos não são revelados.

    A menos de 1 mês para E3, querer que a Microsoft revele seus lançamentos não faz sentido. A feira está aí justamente para isso.

    Alias, PS3 foi citado com games que já estão em banho-maria faz séculos… pior a Nintendo que não tem nada cozinhando, só as velharias e comidas requentadas de sempre. Espera que na E3 desta ano isso mude.

    Mauri cutucador. XD

  2. (modo tendesioso on)
    halo foi feito pelo pessoal da microsoft né? parece que fable também, acho que a equipe da microsoft é pequena, e quando lançam não é um God of war ou zelda da vida, se eles fossem fazer estágio lá na nintendo pra aprender a fazer clássicos e outro lá na sony pra a prender a fazer jogos hyper,ultra , mega emocionantes aí sim toda vez que eles lancassem um exclusivo, mesmo que quase nunca, a terra ia tremer.
    (modo tendesioso off)

    1. Eu acho que a Microsoft caminha por um terreno de equilíbrio onde ela não precisa ficar fazendo games mega-hyper-fodas para alavancar vendas pois os games que tanto ela produz como as thirds produzem vendem bem. Ela conseguem ter franquias dignas de peso, como Halo e Gears of War sem projudicar a vendas dos outros games que saem em seu console.

      Não causa aquele desequilibrio na força como nos consoles da Nintendo ou apenas Nintendo vende oceanos de dinheiro e o resto vende apenas poças d’água.

      Com a Sony tb é tão diferente assim quando se fala de firsty. A empresa enrola e enrola a lançar. Veja quanto tempo o ps3 ficou sem algo digno que a sony produziu ou o DS… playstation sempre foi sinonimo de consoles onde todas as franquias se encontravam.. e não pelos jogos firtys, estes sempre foram da Nintendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.