Harry Potter: Alguns pensamentos…

Bem, já que o Théo já trouxe para os leitores do Portallos o review de Harry Potter e o Enigma do Príncipe semana passada (link), vou fazer alguma coisa diferente neste post. Mas eu acabei de sair da sessão do filme, não tem como eu dar pelo menos uma comentariozinho. XD

Harry Potter e o Enigma do Príncipe é TENSO!

Pelo menos é esta impressão que tive durante todo o filme. Ele tem todo um clima pesado, mesmo nos momentos de comédia. Realmente não há muita ação,  a trama é amarrada ao mistério. Quem é foi Voldermort no passado? Como ele é o que é no presente? O que Draco planeja (apesar disso ser óbvio desde o começo)? Como Harry fará para salvar a todos? Nesse ponto do enredo, Harry Potter deixou de ser um filme infantil, se bem que os anteriores como a Ordem de Fenix já tinha essa intenção. Entretanto, este realmente foi o que achei mais maduro.

Os personagens são adolecentes e tem seus momentos de paixonites? É claro. Mas os roteiristas aproveitaram isso para aliviar o clima pesado do filme. Não é um filme de adolescentes própriamente, mas usa-se eles como recurso para deixar as coisas menos tensas. E ainda assim há tensão em toda à parte. E também ágil de roteiro, você não cansa e tudo passa rápido.

Seria perfeito se não tivesse uma única falha ao fim. E foi exatamente o que muita gente reclamou pela internet. Um grande spoiler aqui. Se não quer saber porque ainda não viu o filme, pule para o próximo parágrafo. Quem leu o livro sabe que um dos pontos altos do fim não é apenas a morte de Dumbledore, mas o ataque em si de Hogwarts. O filme todo implora por uma batalha e os roteiristas não colocaram ela no filme. Erra grave, sim. A simplicidade do final, apenas com Dumbledore sendo morto não justifica Draco ter trabalhado tanto para fazer o armário funcionar e receber reforços. Para que diabos então aqueles Comensais da Morte? Para explodir vidros da sala de refeições e colocar fogo na casa de Hagrid? Mancada feia. Será que a justificativa foi simplesmente corte dos custos dos esfeitos especiais de uma batalha mágica? Harry Potter não é uma franquia milionária o bastante para que não desse para uma batalha no final do sexto filme?

Eu gostei de tudo em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. É sem dúvida um dos melhores filmes. Mas o tempero ficaria muito mais gostoso se o final fosse tão tenso quanto o restante do filme.

E se Harry Potter estivesse começando e não acabando?

Eu tive a idéia para este texto à algumas semanas atrás. Estava dentro de uma revistaria na rodoviária de São Jose dos Campos. Revistaria você sabe que é um pouco diferente de uma banca de jornal. Ela é quase como uma loja, há mais espaço para divirtir as revistas, deixando tudo muito mais organizado e fácil de olhar e procurar, enquanto na banca de jornal, em geral fica dezenas e mais dezenas de revistas de gêneros diferentes entulhadas e escondidas.

Enfim, lá estava eu olhando a parte infanto-juvenil à procura de Gray-Man 03 e notei um considerável número de revistas com Harry Potter na capa, em geral matérias sobre o novo filme ou sobre o universo da série ou de curiosidade e entrevistas e foi aí que me toquei: Se Harry Potter estivesse começando hoje, seja em livro ou no cinema, as chances de eu não dar a mínima para ele, seriam bem grandes.

Veja bem, o primeiro filme estreou em 2001, eu tinha 17 anos. Conheci o filme primeiro e depois tive curiosidade em ler os livros. Antes do segundo filme estrear em 2002 eu já tinha lido os quatro primeiros livros, que eram os únicos lançados até então. A Ordem de Fenix saiu um ano depois. Hoje eu já sei o fim da série. Claro que já li todos os livros. Vejo os filmes agora apenas por diversão e para ver o quão diferente é do rico universo em páginas.

Hoje aos 25 anos [26 daqui à 1 semana], eu duvido muito que se Harry Potter começasse agora, eu iria me interessar por um bruxinho de 12 anos indo para uma escola de mágica. Tanto que J.K. Rowling amadureceu os livros a cada volume porque sabia que seus leitores estavam crescendo. Assim como eu não dei a mínima para Crepúsculo, outro filme/livro deste ano de estréias no cinema que atraiu muitos jovens às telonas e impulsionou as vendas da série aqui no Brasil. Basta passar em qualquer livraria para ver aquela pilhas de livros da série nas vitrines e Lua Nova, o segundo filme, já está chegando. São histórias/contos para todos [Harry Potter e afins]? São, mas ainda assim são feitas para um público-alvo: Os jovens.

Pois é, eu sei aonde dá para chegar neste texto. Eu estou ficando velho e rabugento. XD Mas mantenho a idéia que conforme crescemos, fica cada vez mais difícil gostar do que os jovens, galerinha de 12 à 18 anos, gostam. High School Music é um outro exemplo de sucesso milionário que eu simplesmente não vejo graça. Séries adolescentos da Nickelodean e Disney Channel como Hanna Montana ou Zack e Cody, idem. Não dá mais.

Aonde quero chegar com tudo isso? Teoricamente em nada, apenas comentando mesmo que Harry Potter é famoso entre o pessoal mais velho hoje, porque já está acabando, pois se estivesse começando, muita gente não daria bola, assim como muito marmanjo nem foi aos cinemas ver Crepúsculo.

J.K.Rowling não é J.R.R. Tolkien. Adaptando o inadaptável.

E claro que com toda essa febre de Harry Potter não tem como a galera da internet não fazer aquele barulho dizendo que os filmes são um lixos e que bom mesmo são os livros. Que Harry Potter nos cinemas não chega ao pé do que Peter Jackson fez em O Senhor dos Anéis.

Não! Rowling não é Tolkien. O universo de Harry Potter não é nem metade da grandiosidade que é o universo criado para O Senhor dos Anéis. Sim, o universo de bruxaria de Rowling até é grandinho, mas é limitado, nos filmes mais ainda.

Acho que é incomparável as obras. Não pude até hoje ter a chance de ler todos os livros do Senhor dos Anéis ou os outros anteriores. A leitora é bem pesada, complexa e requer uma atenção acima do normal e como eu sempre estou lendo muitas coisas ao mesmo tempo, não há como dividir o livrão com mais nada. Já Harry Potter é mais leve. Os públicos-alvos são diferentes. Tolkien busca um pessoal mais velho para seu livros.

Agora se discute muito sobre adaptações de livros para o cinema. Hoje em dia é muito difícil criar algo do zero. Filmes são feitos em base em livros, músicas, HQs, videogames ou contos. E no caso de Harry Potter, foi mais complicado de ser adaptado do que O Senhor dos Anéis na minha opinião.

Primeiro porque Senhor dos Anéis quando Peter Jackson pegou o projeto, já tinha todos os livros lançados. A história já tinha um começo, meio e fim. Bastava dividir tudo, decidir o tempo de cada filme e pronto. Harry Potter não. Quando o primeiro saiu, só tinhámos os 4 primeiros livros. Ninguem sabia do fim ou que rumo a história iria tomar. Rowling precisava constantemente alertar os roteiristas do que precisaria ou não ter nos filmes para não estragar as coisas no último livro. Lembro até hoje do caso de Dobby, que a escritora enfatizou ao máximo que Dobby precisava aparecer e ter destaque no segundo filme porque ele seria peça importantíssima para o último livro. E realmente é verdade!

O Enigma do Príncipe ficou bem mais redondinho que os filmes anteriores porque agora sim, temos um final para Harry Potter e o diretor e equipe deste, também será responsável pelos próximos dois últimos filmes! Sim, dois, porque ao contrário de Senhor dos Anéis que tem 4 horas de duração, Harry Potter não aguenta isso. Criança alguma fica colada no cinema por tanto tempo, então a solução é cortar o livro em dois filmes e rezar para que com esse tanto de tempo consigam fechar todas as pontas soltas.

Mas como estava dizendo, eu nunca gostei dessa atitude da Warner de ficar dando Harry Potter à vários diretores e produtores. Deixando cada um fazer do seu jeito os filmes. Eu realmente odiei o terceiro filme. Curtíssimo, apesar de ágil. Muito se perdeu no terceiro a respeito dos pais de Harry e hoje o carinho que os fãs do livro tem por Sirius Black, não é transmitido com tanta intensidade ao pessoal que apenas acompanha os filmes. Há um certo desprezo pelo papel de Sirius no amadurecimento de Harry nos filmes.

Adaptar é sempre complicado. Nunca será igual. Por isso há os livros oras. Não gostou do filme? Corre numa livraria e compre os livros. Jogue a preguiça num ármario e leia os volumões de Harry Potter. Porque realmente vale muito à pena para entender melhor o universo de Rowling.

Um último parágrafo só para fecharmos. Poderia ser criado um Harry Potter 8? Muitos fãs ainda pedem que Rowling faça mais um livro, que continue aumentando este universo, que seja criado uma nova saga. Poderia sim. Há muitos pesonagens que aguentariam um livro próprio, ou até mesmo Harry deixando de ser um protagonista para ser um coadjuvante, no esquema de Dumbledore, a uma nova geração. Mas Rowling já está nadando em dinheiro. Por que se estressar com mais livros? Enfim, que dá para espremer mais desse suco mágico, certamente que dá.

Obs: Fanarts feita por oquien no DeviantArt. 😉

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Nossa, é tanta coisa pra comentar que eu me perdi! XD

    Concordo com quase tudo que você disse Thiago, vamos deixar assim.

    Aah, e não acho que seja necessário um 8º livro de Harry Potter. A não ser que seja com outros personagens mas no mesmo universo. Eu adoraria ler sobre a primeira ascensão de Voldemort e toda aquela guerra mágica.

    1. Sim o período pré-Harry Potter chega a ser mais fascinante aos fãs mais adultos do que os momentos com Harry.

      Gosto muito das histórias passadas do Voldemort, Dumbledore e os Pais de Harry com sua turma. Isso foi repassado com mais detalhes no livro, mas sempre com aquele gostinho de que faltou mais coisas ou que deveria ter mostrado mais.

      1. eu gostaria muito de ler sobre o inicio da fundação de hogwarts e os 4 bruxos principais, e talvez uma hq sobre a luta de dumbledore e grindewald, ou sobre a primeira ascenção de voldemort ia ser MUITO maneiro, mas nao acho que tenha necessidade de um novo sobre harry potter ..

  2. muito bom Thiago!
    só não achei muito válida as comparações com High School Music e Twilight, mas no fim deu pra captar que só está falando dos fenômonos mesmo
    mas, o HP também, estimulou muitas crianças pequenas a abraçarem os livros, a devorarem mu livro de 700 páginas… ah deu pra entender, acho que o conteúdo cultural dele foi bem maior

    a Rowling disse que sente vontade de voltar a Hogwarts, mas falou que se o fizesse, não seria com Harry mesmo. Bem, eu já perdi o encanto por Harry (tenho só 14 anos, olha isso) e se fosse tase tornando rabugento, imagina eu o.o

  3. Eu acabei esquecendo de comentar, mas se a Rowling fosse esperta, cedia os direitos de uma série animada para Harry Potter. Talvez com eventos ainda entre o livro 1 e 2 (pois aí poderiam mostra Dobby). Seria legal um desenho animado dessa fase, mostrando hogwarts, mas aulas de magia, harry aprendendo a conhecer algumas coisas deste universo. Poderiam até viajar um pouco e trazer coisas novas… sem necessidade de seguir uma cronologia fiel com a série de livro.

  4. Em 2001 eu tinha 8 aninhos e me apaixonei pelo 1º filme, mas adorava ler e meu pai me deu o livro pra ver se eu ia gostar. E gostei, então sempre que lançavam um novo lá ia eu devorá-lo (e às vezes lia-os tão rápido que chegava ao final e precisava ler de novo, porque não tinha retido muitos detalhes). Assim, lendo os livros, os filmes perderam a magia pra mim. O 2º eu até gostei, porque é um dos meus livros favoritos e eu gostei da adaptação, mas depois que vi o 3º filme, não vi mais nenhum. Achei horrível, até desrespeitoso com os fãs mesmo. Perguntei o que as pessoas que não tinham lido o livro acharam, e a maioria gostou, aí pronto, não vi mais nenhum filme. Não vi o 4º e não vou ir no cinema ver o 5º. Quem sabe, quando lançarem todos, eu não pegue duas madrugadas e faça um intensivo?

    Sei lá, sempre acabo achando que ganho mais lendo o livro de novo do que indo no cinema ver a adaptação. =P

  5. Gostei da idéia do Theo de um livro pré-HP. Seria bem interessante.

    Eu gostei dos livros, mas acho que os filmes deixaram a desejar…só não posso falar desse porque ainda não vi.

  6. Adorei o texto…

    quando ue sai do filme eu só fiquei pensando… pq raios ficaram mostrando tanto aquela porcaria de armário se ele não serviu pra porra nenhuma no final?!?!

    mas curti o filme apesar de tudo… claro que os livros são mil vezes melhores…

    enfim, só venho “corrigir” uma coisa, eu já li todos os livros do crepúsculo e afirmo, o público alvo dele não são apenas “jovens” são “mulheres jovens” especificamente… sério!

    mas enfim, parabéns pelo textos, adoro quando vc faz esse tipo de coisa ^^

    o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.