Jogando

Final Fantasy VII não é o queridinho? Famitsu explica.

Se o título do post fala de Final Fantasy VII, por que diabos a imagem é de Final Fantasy X, indagaria o leitor? O que acontece é que hoje, dia 1º de setembro, a Famitsu liberou os resultados de uma enquete feita com quase 700 leitores sobre suas preferências quanto a RPGs e jogos de ação. Além do óbvio, como 89% dos votos ter sido em “sim, eu gosto de RPGs”, e mais algumas coisas esperadas, como um dos motivos dos “RPG haters” não gostarem de RPGs ser a duração dos mesmos ou o fato de ficar “upando” ser um saco, duas coisas me surpreenderam.

A primeira e talvez menos importante foi a porcentagem de votos que “eu prefiro RPGs por turno” recebeu: 52%. Sendo que a outra metade não ficou só em RPGs de ação, não, mas se dividiu entre estratégicos e, claro, os MMOs também. Só eu fiquei surpresa? Pensando bem, é até provável, mas sei lá, eu realmente não tinha parado pra pensar na preferência da massa jogadora de RPGs. Quando há o anúncio de um novo RPG, comentários como “ah, é por turnos, haha, sux” são muito comuns, e vi muita gente não terminar (ou nem começar) jogos como Lost Odyssey por conta desse sistema dito “arcaico”.

A segunda foi o que mais me surpreendeu. Quem encabeçou o Top 5 dos RPGs favoritos não foi Final Fantasy VII (como eu esperava), mas Final Fantasy X. Este foi seguido por Dragon Quest III, Final Fantasy VII, Persona 4 e Kingdom Hearts II. O fato de FF VII ser tido (não por todos, eu mesma nem o joguei) como um dos/o melhor RPG de todos os tempos, pra mim, dava como certo que ele seria o “1º lugar” de uma enquete como essa. É lógico que 700 pessoas não conseguem reproduzir fielmente o pensamento de todos os gamers japoneses, mas acho que isso não tira, de certa forma, o mérito de FF X, que (novamente, não para todos) é muitas vezes visto como o último Final Fantasy “de verdade”, desconsiderando o X-2 por não receber numeração própria, o XI por ser online e o XII por ter se distanciado demais da fórmula original. Outra coisa interessante é ver que Kingdom Hearts II está na lista (o que classificaria a Square Enix como monopolizadora do Top 5, não fosse por Persona 4), já que é uma série relativamente nova se comparada às duas séries de ponta da SE.

Alguém mais esperava um resultado diferente?

Nota: a imagem que abre o post é uma fanart retirada do site deviantART, feita pelo usuário Risachantag.

Isso também pode lhe interessar

Dakini

Viciada em RPGs, sejam eles Final Fantasy e Tales of ou Mass Effect e The Elder Scrolls! Fã incondicional de animês e mangás, e ousem criticar meus favoritos sem bons argumentos! Fora isso, podem me chamar de “a dama dos wallpapers”, hahaha.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.