Final Fantasy VII não é o queridinho? Famitsu explica.

Se o título do post fala de Final Fantasy VII, por que diabos a imagem é de Final Fantasy X, indagaria o leitor? O que acontece é que hoje, dia 1º de setembro, a Famitsu liberou os resultados de uma enquete feita com quase 700 leitores sobre suas preferências quanto a RPGs e jogos de ação. Além do óbvio, como 89% dos votos ter sido em “sim, eu gosto de RPGs”, e mais algumas coisas esperadas, como um dos motivos dos “RPG haters” não gostarem de RPGs ser a duração dos mesmos ou o fato de ficar “upando” ser um saco, duas coisas me surpreenderam.

A primeira e talvez menos importante foi a porcentagem de votos que “eu prefiro RPGs por turno” recebeu: 52%. Sendo que a outra metade não ficou só em RPGs de ação, não, mas se dividiu entre estratégicos e, claro, os MMOs também. Só eu fiquei surpresa? Pensando bem, é até provável, mas sei lá, eu realmente não tinha parado pra pensar na preferência da massa jogadora de RPGs. Quando há o anúncio de um novo RPG, comentários como “ah, é por turnos, haha, sux” são muito comuns, e vi muita gente não terminar (ou nem começar) jogos como Lost Odyssey por conta desse sistema dito “arcaico”.

A segunda foi o que mais me surpreendeu. Quem encabeçou o Top 5 dos RPGs favoritos não foi Final Fantasy VII (como eu esperava), mas Final Fantasy X. Este foi seguido por Dragon Quest III, Final Fantasy VII, Persona 4 e Kingdom Hearts II. O fato de FF VII ser tido (não por todos, eu mesma nem o joguei) como um dos/o melhor RPG de todos os tempos, pra mim, dava como certo que ele seria o “1º lugar” de uma enquete como essa. É lógico que 700 pessoas não conseguem reproduzir fielmente o pensamento de todos os gamers japoneses, mas acho que isso não tira, de certa forma, o mérito de FF X, que (novamente, não para todos) é muitas vezes visto como o último Final Fantasy “de verdade”, desconsiderando o X-2 por não receber numeração própria, o XI por ser online e o XII por ter se distanciado demais da fórmula original. Outra coisa interessante é ver que Kingdom Hearts II está na lista (o que classificaria a Square Enix como monopolizadora do Top 5, não fosse por Persona 4), já que é uma série relativamente nova se comparada às duas séries de ponta da SE.

Alguém mais esperava um resultado diferente?

Nota: a imagem que abre o post é uma fanart retirada do site deviantART, feita pelo usuário Risachantag.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Concordo em parte com vc, meu primeiro jogo a zerar foi Breath of fire e Breath of fire II (isso não importa), eu realemente prefiro rpg em turno, adoro chrono “trigger” apenas, e sem sombra de duvida, os melhores ff de história são o FFVI e o FFVII u.u

  2. Concordo em parte com vc, meu primeiro jogo a zerar foi Breath of fire e Breath of fire II (isso não importa), eu realemente prefiro rpg em turno, adoro chrono “trigger” apenas, e sem sombra de duvida, os melhores ff de história são o FFVI e o FFVII u.u

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.