Reflexão: Multiplayer Online versus Preconceito Regional?

Depois de quase três semanas sem ligar meu X360, ontem resolvi brincar um pouco. Me divertir. E teimoso como sou, fui tentar conectar o escroto sistema de multiplayer público de Gears of War 2 (vocês se lembram que a Epic baniu meio mundo desse jogo?). Minha conexão estava boa e por mais falho que seja a procura por salas, Gears of War continua sendo a franquia que mais gosto no X360.

Joguei mais ou menos. Demorei para achar sala, acabei brincando um pouco em Wingman, um dos modos multiplayers que odeio por sinal, mas era o único que se conectava e depois um pessoal me chamou pra jogar. Com times formados é mais fácil de jogar os outros modos. Então fui lá jogar com eles.

Como o texto ficou grande, o resto fica após o “continue”.

Antes de continuar, quero deixar bem claro, que em 3 anos de X360, jogando online, isso não acontece com todo mundo, com todo os games, com todas as situações, entretanto não é algo tão raro assim. Ou seja, é comum acontecer, como também é comum não acontecer.

Cheguei na sala aberta por esse conhecido virtual e fiquei na minha, quieto, apenas escutando (estava sem hedset). Fechou o time e lá fomos para o busca. Poucos minutos depois, time adversário encontrado. Aqui rolou a primeira situação vergonhosa da noite.

O time adversário era de americanos. Alguém do outro time deve ter entrado no perfil de um de nós, brasileiros, e viu que não eramos do EUA. Antes mesmo da partida começar, você os escutava reclamando e xingando porque éramos brasileiros, que a partida ia ser uma merda, que ia ser toda bugada, cheia de lag etc. Como se nós fóssemos culpados disso. Como se para nós a partida não fosse rolar da mesma forma que pra eles.

Enfim, a partida começou, cheia de lag, claro. Aí rolou outro momento chato. Um dos brasileiros que estavam jogando, reclamou que estava morrendo demais, que tinha muita lag e que iria abandonar a partida. E caiu fora. Logo em seguida, um outro do meu time, disse para jogarmos de qualquer jeito, indo pra cima dos caras, pra morrermos logo e acabar essa partida. Ele não queria sair pra não ser penalizado pelo sistema de pontos do jogo, mas estava jogando de má vontade, sabem?

E eu ali de boa. “Lagado”, mas jogando e tentando me divertir. Mesmo bugado, consegui matar alguns do time americano. Estávamos jogando num modo chamado “Guardian”, onde você precisa matar o capitão do time adversário, senão a partida não acaba. A primeira partida nós ganhamos porque eu fui o líder e joguei entocado num canto, deixando o resto do time atacar o time adversário. Sabe, dá pra brincar, se divertir e ganhar pontos. A partida não rola suave e sem bugs? Mas a culpa são dos jogadores ou do lugar do mundo onde eles estão? Claro que não! A culpa é da desenvolvedora do game que não tem servidor suficiente para aguentar todo tipo de conexão de qualquer parte do mundo.

Aí eu pergunto: Você joga pra ganhar ou pra se divertir? Com lag não dá para se divertir?

A impressão que fica é que é extremamente comum, aqueles gamers que jogam apenas para ganhar partidas. Eles não querem perder. Divertido é ganhar apenas. Já perdi a conta as vezes que um time está ganhando de lavada e as pessoas do outro time abandonam o jogo no meio.

Ou quando o game começa com lag, mesmo que mínima, as pessoas já começam a sair fora. Se foram de regiões diferentes do globo, você sente aquele preconceito regional. “Brasilero? Aff, entrou só pra deixar a partida bugada”. Já vi americano brigando com espanhol, argentino, mexicano e vice-versa. O que deveria ser algo mais universal, com jogadores de várias partes do mundo se conhecendo e tentando se divertir conjuntamente, vira aquele clima de divisão regional. É realmente uma vergonha. E isso não é só com Gears of War. Acontece com outros games, mas em GOW a coisa é bem mais frequente (talvez porque seja o que mais jogo no X360) justamente por causa dos servidores fracos da Epic, que limitam pings e dificultam a criação de salas com maior facilidade.

Ontem mesmo eu estavano forum oficial da Epic, lendo alguns comentários lá, e tinha um tópico feito por americanos, pedindo que a Epic limitassem mais ainda o ping do game, para que menos pessoas de outras regiões participassem da brincadeira. Olha que absurdo! Pra quê esse preconceito regional?

Não que apenas os americanos sejam assim. Já vi muito brasileiro desprezar pessoas de outras regiões em partidas públicas. É comum mesmo jogadores daqui simplesmente abandonarem jogos com lag no meio da partida, obrigando as outras pessoas a jogarem com bots.

E eu aqui. Jogando sem grilo. Tem lag? Fazer o que? Vivo num país miserável, tecnologicamente, onde internet é ridículamente cara, com conexões lixos. Não posso pedir para jogar um Gears no modo público de modo perfeito. Lag faz parte do pacote. O importante é se divertir. E dá sim para se divertir. Claro que também acho errado esse preconceito que os jogadores nos EUA tem contra o resto do globo. Como se só eles tivessem direito de brincar. Mais ainda por parte da Epic, empresa que desenvolveu o game e que reforça esse preconceito limitando conexões de outros países.

Multiplayer online nos consoles é uma ótima novidade nesta geração, mas infelizmente os gamers precisam amadurecer muito para que todos possam brincar, sem preconceito.

Isso porque eu nem mencionei aquele outro tipo de preconceito contra jogador novato ou ruim.  Mas já vi brasileiros/americanos simplesmente bloqueando contato com pessoas que jogam mal ou que ainda estavam em processo de aprendizado num game. Lamentável.

A segregação no mundo dos games online é algo tão feio. Porque todo mundo não pode brincar junto?

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.