Após 20 anos: Roger Rabbit pode cair em uma nova Cilada?

Sabe qual foi a origem para criação de Uma Cilada para Roger Rabbit? E sobre a continuação que nunca aconteceu? E o livro spin-off? E aquele momento do Donald e Patolino juntos? Robert Zemeckis andou falando para a mídia que quer fazer uma continuação para o filme. Mas será que dá mesmo para armar uma nova cilada para Roger?

E você faria como? A história 20 anos depois? Faria em animação gráfica? Faria um prequel? Qual a sua sugestão para uma sequência de Uma Cilada para Roger Rabbit?

Tudo isso e um pouco mais sobre esse clássico do cinema, após o “continue”!

Existe um duplo sentido na pergunta título do post? Possívelmente. Mas deixe-me começar do início. Ontem, rolou uma notícia no Omelete e o Ovelha comentou mais cedo por aqui e eu gostaria de “ingrementar” o assunto. A notícia é a seguinte:

O diretor Robert Zemeckis andou comentando no início do ano, que adoraria trabalhar num novo filme de Roger Rabbit. Para quem não sabe, Zemeckis foi o diretor do longa de 1988 e trabalhou ao lado de Steven Spilberg, que atuou como produtor dessa obra-prima do cinema. Enfim, Zemeckis, durante um bate-papo sobre Os Fantasmas de Scrooge (novo filme natalino de Jim Carrey que está para estrear por aqui este mês), aproveitou a oportunidade e comentou que contratou os roteiristas Jeffrey Price e Peter Seaman para que eles trabalhem num roteiro para uma sequência de Roger Rabbit. E se você também não sabe, essa dupla foi responsável pelo roteiro original de Uma Cilada para Roger Rabbit. Ou seja, se existir uma continuação, poderiamos contar com o mesmo diretor e roteristas do clássico de 1988. Não que ela vá acontecer, mas Zemeckis parece que está mexendo os pauzinhos para que isso aconteça.

Espere! Antes de pensar na sequência, você sabe a origem de Roger Rabbit?

É fácil falar em sequência, sem pensar de onde veio o material que originou o primeiro filme. “Who Framed Roger Rabbit” (Uma Cilada para Roger Rabbit) foi baseado num livro de Gare Wolf chamado “Who Censored Roger Rabbit?“, publicado em 1981. Dei uma pesquisada e pelo que li na internet, o filme difere em alguns pontos do filme de 88 e de forma um tanto quanto bizarra na minha opinião. Muitos dos personagens do livro foram para o filme, mas com certas diferenças. O caso é que o livro de Wolf traz um universo onde seres humanos e desenhos de tiras de jornal convivem juntos. Isso mesmo! Bem diferente do que acontece no filme, onde os desenhos são animações famosas em Hollywood. No livro estes personagens posam para fotógrafos para as criações dos quadros de tiras de jornal. Outra diferença é que no livro, os personagens falam e demontram suas emoções através dos famosos balões de fala dos quadrinhos. Já disse que era bizarro, né? XD

Tentei encontrar informações se esse livro chegou a ser publicado no Brasil no passado e infelizmente não deu em nada. Se alguém souber informações, mandem pra mim. Fiquei bem curioso. Toparia ler o material original só de curiosidade.

Enfim, do livro, surgiu a produção de 1988 de Robert Zemeckis. A Walt Disney comprou os direitos de produzir um filme em cima da obra de Wolf ainda em 1981, mas muita coisa rolou a partir daí, incluindo uma versão cara demais e até mesmo a recusa, por parte da Disney, em ter de Robert Zemeckis na direção. As coisas tomaram seu rumo natural somente em 1985, quando Michael Eisner assumiu a presidência dos estúdios Disney. Aí Zemeckis foi chamado de volta, e  a Amblim Entertaiment, onde Steven Spielberg era um dos fundadores foi contratada para auxiliar na produção. O filme saiu sobre o selo da Touchstone, grupo que pertence à Disney até hoje, dedicada aos filmes mais “alternativos” que os figurões do estúdios preferem não lançar sobre o selo Disney.

Bem o filme foi um sucesso absoluto, isso eu não preciso nem dizer. E tornou-se um clássico e uma obra prima. Na minha opinião é o melhor filme live-action com desenhos animados já produzido. Não há nada que supere Roger Rabbit. A química de suspense policial cai perfeitamente ao filme.

Uma curiosidade. Steven Spielberg foi o responsável por convencer estúdios como Warner Bros., Paramount Pictures e Universal Pictures a emprestar alguns personagens de desenho animados que não pertenciam a Disney para que o filme ficasse mais “real”. Por isso temos personagens como Pernalonga e Patolino se encontrando com personagens da Disney pela primeira e única vez na história do cinema. Quem não se lembra da clássica cena onde Donald e Patolino estão num palco em um duelo de piano?

Spilberg ainda tentou, sem sucesso, o “empréstimo” de Popeye e Tom & Jerry, desenhos de sucesso na época. Uma pena não ter conseguido.

Por que nunca foi feito uma sequência de Roger Rabbit?

Na realidade se cogitou por muitos anos e isso rolou até o final da década de 90, criar um prequel chamado “Roger Rabbit: The Toon Platoon” e depois renomeado para “How Discovered Roger Rabbit“, que contaria a origem dos personagens do filme de 88. Como Jessica conheceu Roger, como o coelho fez sua carreira em Hollywood e tal. Mas tudo ficou bem complicado. Houveram problemas com o roteiro, orçamento, Spielberg deixou a produção anos depois e mais tarde, com a criação da DreamWorks, ele voltou a afirmar não ter interesse em ajudar na sequência. Os anos se passaram, as animações em computação gráfica chegaram e dominaram o cinema e Eisner acabou cancelando a sequência. Chegou até a ser cogitado um filme em CG, mas o orçamento ficaria alto demais. Alias o primeiro projeto da sequência seria para lançamento em Home Video, ou seja, nem era uma produção glamourosa como o primeiro. Não é à toa que nunca funcionou. Somente agora em 2009 que Robert Zemeckis voltou a atiçar os fãs de Roger Rabbit à respeito de uma verdadeira sequência.

Mas será que veríamos novamente Mickey e Pernalonga juntos?

Uma outra curiosidade. Se a sequência nunca aconteceu em filme, nos livros um spin-off foi criado. Gary Wolf em 1991 lançou um novo livro chamado “Who P-P-P-Plugged Roger Rabbit?“. A diferença é que este livro nada tinha a ver com o original de 1981. Mas os personagens eram mais parecidos com os do filme. A história girava em torno da origem de Roger Rabbit, Eddie Valiant, Jessica Rabbit e Baby Herman. As informações pela internet são escassas desse livro, por não ser uma continuação da obra de Wolf e por parecer mais uma tática visando lucrar em cima do filme de 88, parece que muita gente não liga para esse livro. Mas ainda assim vale a pena mencionar ele por aqui.

E hoje, em 2009. Uma continuação vale à pena?

Por décadas tentaram criar uma continuação e nunca houve um roteiro original ou até mesmo a dificuldade que se tem um filme live-action competir com as animações em 3D, fico realmente com um pé atrás em imaginar uma sequência de Roger Rabbit.

O primeiro é genial pelo clima de mistério policial criado em cima do enredo. Um novo filme teria estes elementos? O primeiro é baseado num livro, ou seja, os roteiristas não criaram tudo do zero. Como não existe um novo livro dando sequência ao universo da série, teriam que “inventar” tudo. Isso não é fácil.

Eu dúvido que Roger Rabbit 2 conseguirá ser tão genial a ponto de superar o primeiro. As técnicas de animação hoje em dia são ótimas? Claro que são, mas o charme do primeiro filme não é essa visual antigo? Com velhos Cartoons vivendo em 1947? E o novo filme? Melhor continuar pensando num “Prequel”?

Claro que seria curioso pular 20 anos e mostrar os personagens 20 anos depois dos eventos de “Uma Cilada”. O primeiro filme retratava os desenhos animados em seu auge. Seria legal ver, 20 anos depois, a decaída que os desenhos 2D tiveram na indústria do cinema. Porque isso realmente aconteceu. Roger Rabbit não seria mais famoso, e até poderia estar desempregado ou quem sabe atuando em comerciais de molho de tomate. Não sei se seria uma boa idéia mexer com desenhos em 3D, porque isso encareceria a produção, mas imagine um universo onde os desenhos 3D agora fazem fama e Roger e os 2D foram esquecidos por todos.

Quem sabem dá para armar uma nova cilada para o coelho, 20 anos após a primeira cilada? Será que Eddie Valiant, já aposentado, voltaria à ativada para ajudar Roger?

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. tam tam tam tam tam tam TAM TAM!!

    adoro essa parte XD

    eu quando assisti era criança e fiquei assustado na época que o destino do vilão, o filme é bem brutalzinho Oo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.