Rá! Microsoft coloca Pirataria no Xbox 360 em colapso? Banimentos e consoles naufragados…

Inicialmente eu não iria comentar sobre o assunto por aqui. Afinal não é novidade alguma de que quem usa consoles modificados pode ter seu console banido. Mas a coisa vem tomando proporções épicas e basicamente todos os sites internacionais de games tocaram no assunto nos últimos dias, devido ao tamanho do estrago que a Microsoft causou na pirataria no Xbox 360.

Quando falamos de banimentos pela Microsoft, é tudo muito incerto, até mesmo quando parece certo. Os números que estão rolando pela internet são de 600 mil à 1 milhão de usuários banidos por todo o globo, sendo que a atualmente a rede oficial do X360 tem 20 milhões de usuários. É um número gigantesco de consoles torrados.

“Torrado” é um bom termo para definir o que acontece com os consoles banidos e, particularmente, achei genial a idéia da Microsoft ao criar essa possibilidade. Nas primeiras ondas de banimento, dos outros anos,  o usuário tinha apenas o acesso a Live bloqueado. Agora o suporte à instalação de games no HDD do consoles não funciona mais, os saves e as conquistas obtidos após o banimento são corrompidos para não serem transferidos para um novo console. Isso basicamente destroi um console.

É suficiente para frear a pirataria no Xbox? Talvez sim, afinal se o gamer se importar com a experiência online, e hoje em dia cada vez mais gamers vem se importanto com isso, já não anda sendo vantagem desbloquear o console, sobre os riscos citado acima.

O mais interessante da onda de banimentos é que ela não escolheu modelo, número de firmware ou qualquer outro fator que pudesse esconder o aparelho da Microsoft. Todos foram afetados, dos consoles com placas antigas às novas, todas os tipos de desbloqueidos, dos mais velhos até mesmo ao novo que saiu semanas atrás, jogadores que usavam o famoso “stealth”, onde uma porrada de usuário de games piratas juravam de pé junto que nunca seriam encontrados.  Ou seja, a Microsoft realmente conseguiu dar um passa à frente da pirataria. Algo extremamente difícil nestes tempos modernos.

Porém, é algo realmente inédito no universo dos games. Temos o Wii atualmente que também sofre com a doença da pirataria e vemos muito pouco sendo feito por parte da Nintendo. Tivemos o Playstation 2 na geração passada que foi totalmente dominado pela pirataria, mas como não tinha o suporte online que temos hoje, nada podia ser feito.

Podia entrar no mérito do fato da Microsoft invadir a sua privacidade vigiando seu console, e programando-o para que determinadas funcionabilidades que nada tem a ver com a rede online deixem de funcionar (como a instalação de games via HDD), mas vamos ser franco, pirataria só se combate sendo sacana. Precisou dessa atitude para que as pessoas ficassem realmente impressionadas com o poder que as empresas podem ter sobre seus aparelhos, graças a internet. Ironicamente é a mesma internet que distribui tanta coisa em forma de pirataria.

Para terminar, a galera da internet não perdoa. Já está rolando no You Tube um novo vídeo com o Hitler sendo banido da Live (novamente!), dias antes do lançamento de Modern Warfare 2. XD

Ra! “Eu joguei Forza 3 antes do lançamento…” XD

Um dica para os que tem dúvida em relação ao que acontece com os consoles banidos pela Microsoft nessa nova onda de banimentos, o Portal Xbox montou um FAQ, com algumas perguntas e respostas úteis para quem precisa de mais informações. Para ler, basta clicar aqui.

[Número de consoles banidos via VG247 e Guardian UK]

Update: Caraca! Até a Folha de São Paulo comentou sobre o assunto! (Veja aqui). [Valeu Alex!]

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Abrindo um parêntese no assunto tão polêmico, queria dar os parabéns ao Portallos, por permitir os comentários divergentes e geralmente considerados “moralmente errados” sobre pirataria, ja vi muitos sites que deletam na hora qualquer tipo de apologia feita a pirataria, o que acho uma hipocrisia sem tamanho, como se ninguém nunca tivesse baixado ou comprado algo pirata. Sendo meio de comunicação acho importante mostrar os dois lados da moeda, sem falsos moralismos.
    Abraços.

  2. Certa ta certa né se tem gente que paga caro por games por que outros bensocas vaum pagar 10 reaiszinhos e poder jogar tmb?
    Mas ai acaba uma das vantagens do 360 aki no brasil ne? pq se for pra comprar original eu prefiro comprar um ps3 duma vez pq tem MUITO mais exclusivos de qualidades comparados com os do xbox360 e tmb a psnetwork e de graça naum precisa pagar pra jogar igual a merda da live.Depois que meu xbox360 deu 3rl naum do mais um centavo pra essa microsoft porca .

  3. Ninguem apoaria a pirataria se o preço dos games fossem menores, agora, nós brasileiros, nao temos culpa que a única forma de termos uma forma de diversão é através dos atos ilegais (neste caso), eu so contra pirataria, mas sou mais contra contra essi gorverno suino que está estabelecido nesse país ridículo. Agora quero ver um americano pagar 200 dolares em jogo, DUVIDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.