Conversa de Mangá: One Piece Zero! [Strong World]

Para promover o 10º filme da série One Piece, seu criador, Eiichiro Oda, lançou esta semana um especial que mostra os acontecimentos 20 anos no passado.

One Piece: Capítulo Zero foi disponibilizado dia 27 de Novembro: “Strong World”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o especial de One Piece. Se não leu ainda corra lá na StrawHatScans e baixe!

One Piece Zero

STRONG WORLD

São em situações assim em que você percebe o quão genial pode ser o autor de uma obra. One Piece é como um gigante quebra-cabeça dentro da mente de Eiichiro Oda. Todas as peças se encaixam. O décimo filme de One Piece nos cinemas japoneses foi escrito 100% por Oda, o que algo raro entre filmes de animes/mangás, onde em geral seus criadores se limitam apenas a trabalhar no mangá e dar algumas idéias para fillers quando o anime precisa. Talvez seja por isso que os filmes de animes não sejam tão bacanas como a série em si. One Piece tem 9 filmes. Não são lá grande coisa. Pessoalmente eu gosto muito do 4º filme (Dead end no Bouken), mas os outros não são lá grande, apenas divertidos. Voltando a Strong World, Oda vem mostrando o quanto está animado com sua obra, já que integrou ele ao enredo original, criando esse especial em mangá interligando todo o universo da série, um especial na TV também está sendo exibido no anime, que irá durar 4 episódios, acabando na semana de estréia do filme nos cinemas no Japão. Tudo isso para deixar a experiência de Strong World cada vez melhor.

O capítulo zero é fantástico. E tem tanto conteúdo que é até difícil de comentar tudo por aqui. O mais legal de tudo acho que é ver Gold D. Roger vivo, sua tripulação e a atitude do Rei dos Piratas, título esta que ele ainda não havia ganhado. Lembra um pouco Ruffy, não? Oda soube trabalhar com esse icônico personagem da série, sem ainda revelar muitos segredos que o mesmo esteja guardando para futuro da série. E ele nem se dá ao trabalhar de explicar que Roger não foi capturado, mas se entregou à Marinha, afinal isso é obrigação dos fãs e leitores da série saberem, afinal, Rayleigh explicou o que realmente aconteceu com Roger nesse momento da história para Ruffy e Cia quando se encontraram no arquipélogo Shabondy, no anime e no mangá.

Mas um momento que ainda não estava muito claro pra mim e foi meio que uma surpresa, é que Buggy e Shanks ainda estavam no navio de Roger quando ele havia descoberto o segredo dos Poneglyphs e até mesmo quando Roger terminou a Grand Line. Sempre achei que eles foram aprendizes no navio de Roger, antes destes eventos, mas pelo que mostra neste capítulo, eles estavam com Roger todo esse tempo. Isso também explica porque Buggy não estava na Grand Line no começo da série ou nunca se interessou pelo One Piece, porque provavelmente ele sabe toda a “verdade por trás da verdade”. O mesmo para Shanks.

Shiki também vem se tornando um personagem cada vez mais interessante. Temperamental, vingativo, mas também engraçado e com certa simpatia pelo inimigo. Afinal, apesar dos pesares, ele foi para Marinford atrás de Roger (mesmo que tenha sido para matá-lo ele mesmo), assim como também esteve no convés de Moby Dick, o navio do Barba Branca. O único personagem que não achei muito original foi o tal do Doutor Indigo. Mais um palhaço? O que diabos Oda tem com palhaços? XD

A galeria de personagens da Marinha também faz suas aparições de forma bem peculiar. Sengoku de Afro ficou hilário. Garp também já era um personagem divertido e descontraido. Vê-lo naqueles quadros onde ele está com Ace ainda bebê só reforça a minha idéia de quem na saga atual ele ainda vai ajudar Ace ou Ruffy. E Aokiji também está ali, numa pequena aparição. Interessante como Oda segue a narrativa deste capítulo, tendo um cuidado enorme para não mostrar Roger, Shiki, Sengoku e Garp lutando ou mostrando suas habilidades.

Se bem que… olha um navio engravado no meio da ilha de Marinford. Seja lá o que Shiki faz, é algo bem louco. Afinal no trailer de Strong World também é mostrado navios caindo do céu, assim como a habilidade de voar de Shiki. Será que é isso seu poder? Manipulação da gravidade? Se for isso, realmente faz sentido o pirata ter decidido cortar suas próprias pernas. Quem precisa delas com essa habilidade. Se bem que Zoro também quase cortou as suas em Little Garden. XD

O trecho de Impel Down também foi bacana, apesar de este ter sido animado em parte já no anime e não acresce muita coisa na história, agora que Ruffy já vasculhou cada canto da prisão no manga. Uma outra coisa que não dá para deixar passar é o fato de Shiki ter um timão preso na cabeça. WTF? Oda também tem um certo cuidado para não dizer como isso aconteceu. Foi uma habilidade de alguém da tripulação de Roger? de Shiki? Existe alguma relevância para a história? Oda não é de criar estas coisas bizarras do nada e depois não dar importância.

Por fim, mas não menos importante, foi adorável ver dezenas de personagens de toda a série mostrados até então, 20 anos no passado. Shanks indo buscar Yasopp no West Blue, a mãe de Kuina dizendo o quanto gostaria que sua filha herdasse o Dojo da família, Brook já solitário em seu Navio e Labbon já com suas cicatrizes na cabeça e Robin fugindo do mundo, Zeff ainda como pirata, Hiluluk na ilha Drum causando confusão e muitos outros. Não acresce em nada estes pequenos momentos, entretanto deixam todo o universo da série mais verdadeiro e único. Sensacional!

Mal posso esperar 2010, com o lançamento do DVD de Strong World para que possamos assistir pela internet…

OBS (Edit): Esqueci de mencionar. Quem acompanha o blog deve ter visto um tempo atrás alguns DVDs de One Piece que eu havia feito. Pois é, eu resolvi vender eles para quem curte ter eles na prateleira bonitinhos e rodando em qualquer aparelho de DVD. Todos os episódios podem ser baixados de graça pela internet, mas nem todo mundo sabe autorar um DVD, criando menus, ou comprando uma impressora para imprimir direto no DVD ou gráficas que façam capas para DVDs. Eu consegui tudo isso. Quem tiver interesse em ver o que ando fazendo e talvez comprar alguns, basta clicar aqui. 😉

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. uma tempestade repentina ajudou o roger han han han?

    tempestade?
    nami?

    pra mim essa é a ligação que faltava pra ele precisar da nami, mas deve ter mais coisas

    ps: não to assisti os episodios do anime que falam do filme, então não sei se foi falado algo em um desses episodios =x

    1. A nami nem era nascida naquela época..basta ver que a Belmerry ainda é da marinha..
      Como uma tempestade repentina, também ajudou Ruffy quando ele ia ser executado pelo Buggy, e logo depois mostra o Dragon, ainda na chuva, é capaz desse ser o poder do Pai do Ruffy, e ele ter ajudado o Roger

  2. Eu já comentei por aqui que não curto baixar mangás e ler no pc.. mas para esse, eu abri uma exceção..e ele é tudo isso que vc diz..eu sempre falei que uma das grandes qualidades de One Piece é não deixar pontas soltas. se o Oda mencionou ou mostrou algo, em algum momento, no futuro, vamos ver o fato de novo.. o mais icônico é o Bible Card, que foi dado pelo Ace ainda em Alabasta, e quando muitos já haviam esquecdo do detalhe, ele se mostrou uma peça chave na história..
    Por isso sou fã de One Piece..Naruto já parei de ler a muuuuuuuuuuito tempo, e Bleach é legal, mas não chega nem perto da Obra do Oda

  3. a tempestade repentina reforça algumas coisas: tipo, Roger e Dragon possuem certa ligação, pois dragon também é capaz de criar tempestades. (lembre-se da cidade do inicio e fim) e o poder deles nao provém de akuma no mi, pois não existem duas frutas com o mesmo poder.

    oda é foda, sem noção.

  4. Nossa, eu fique besta com a capacidade do Oda!! Ele é F(ODA)stico mesmo.
    Esse capítulo superou o da semana. Incrivel ver personagens consagradas na historia dando seus primeiros passos! Saber que o Sen Goku ja foi almirante, garp, Roger, Shiki, Edward new gate!! Monstrando isso na historia mostra tbm que os personagens de One piece fogem do padrão. Enquanto em cavaleiros do Zodiaco temos personagens fodões e maduros com 22 anos. Personagem principal com 13 anos. Em One piece os caras ja estão com 40 anos, são de fato maduros. Acho isso incrivel, foge totalmente do padrão jump! Eu fiquei tão besta com esse capitulo que nem sei o que falar, so admirar. Ver magellian algo assim ainda era vice-diretor de impel down! Ver que a tripulação dos principais não mudou nos ultimos vinte anos.
    Agora algo ta me tirando a concetraçao huahuahu a historia de que o shiki vai voltar a agir dentro de vinte anos se referi só ao filme ou será que vai ter uma saga com ele?

  5. akele bebe é o lider do dakele bando de caçadores de recompensa q usam peixes voadores, e q no final o sanji fez ele ficar com um rosto melhor de tanto dar pancada na cara dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.