Nintendo Wii também está na onda do 3D? Não, é só uma engine cross-platform…

Preparem seus Avatares Miis! A onda do 3D é que nem coração de mãe: sempre cabe mais mais um. Dessa vez, quem está entrando na onda é o Nintendo Wii, aproveitando a maré alta de popularidade proporcionada pela sagaz estratégia do Oceano Azul da Nintendo.

O suporte a games em 3D no Wii irá funcionar por meio de uma engine chamada ShiVa 3D, criada pela empresa Stonetrip. A engine acaba de receber a certificação da Nintendo. O lado bom da ShiVa é que ela também é compatível com Windows, Mac OSX, Linux, iPhone, iPad, e o Android. Então, sua utilização atualmente é bem documentada, e o melhor, diversificada, possibilitando que as produtoras rapidamente tirem o máximo proveito da engine, precisando apenas se preocupar com o jogo em si do que desperdiçar recursos lidando com problemas com a engine.

Bem, agora já temos o 3DS, o Wii e o PS3 com suporte a visualização de imagens em 3D. Possivelmente o PSP2 também terá algo nesse sentido. Ei, será que alguém na Microsoft lê as notícias? Ou mesmo, nunca viram Avatar?

De fato, toda essa “corrida ao 3D” tende a ser mais prejudicial nesse início, pois a maioria das empresas não entendem ainda sobre a tecnologia. Talvez daqui a dois, três anos, as coisas estejam mais calmas e possamos finalmente ver produtos de alto valor de produção dedicados ao formato 3D. Como diria o Jacob, “O que vier depois é progresso”.

[Errata]

Assim como nossos intrépidos leitores, a notícia me pegou de surpresa, e lá no fundo, desconfiei. O agravante é que em vários sites e blogs o teor era o mesmo, então prossegui com a idéia, sabendo que estivesse ocorrendo algo errado, tudo seria explicado. Mais tarde, comecei a procurar os softwares da Stonetrip e não encontrei nada que indicasse nem mesmo a conversão de imagens em 3D. Assim como o nosso leitor Germano (muito obrigado pela participação!), entrei em contato com a Stone trip, e obtive a mesma resposta que ele. Talvez o que houve é que o pessoal lá fora tivesse confundido com o S3D Player, software para visualização de modelos em 3D em browsers de internet, sei lá. Bem, agora todo mundo sabe da verdade: O ShiVa 3D é uma ferramente que permite o desenvolvimento de games entre várias plataformas, incluindo o Wii. O único Shiva 3D real é o filme  SHIVA KA INSAAF…

Essa corrida pelo 3D realmente está mexendo com a indústria de videogames, é só pintar qualquer coisa que mencione 3D que a internet entra em polvorosa. Por enquanto, nada de jogatina com imagens em 3D no Wii, o GameCube ainda continua com o posto de único console a possuir tal tecnologia!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.