Histórias do Vol. 04 de Clássicos da Literatura Disney! [MdQ]

O quarto volume de Clássicos da Literatura Disney desta semana vem um pouco diferente dos volumes diferentes, primeiramente a capa, nada da família pato, no lugar está o bom e velho Pateta. Dentro do volume, temos quatro histórias desta vez, sendo que duas estreladas com Mickey e Pateta. Gostei, afinal Disney não é apenas Donald e Tio Patinhas, é bacana variar um pouco com Mickey depois de três volumes só com patos. Leitura terminada e é hora de comentar sobre as histórias que compõem este volume. Sempre lembrando para quem perdeu o post com as fotos do volume, basta clicar aqui. E os clássicos desta edição são:

Mickey e os Cavaleiros da Távola Redonda
História produzida em 1988 (Inducks)
Roteiro de Sisto Nigro e desenhos de Giampiero Ubezio
35 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Mickey nos Tempos do Rei Artur
História produzida em 1966 (Inducks)
Roteiro de Vic Lockman
e desenhos de Paul Murry
10 Páginas
HQ publicada nas seguintes revistas:
* Zé Carioca 759 (1966)
* Disney Especial 116 (1989)
* Disney Especial Reedição 106 (1998)

Donald e a Lenda do Rei Artur
História produzida em 1988 (Inducks)
Roteiro de Sauro Pennacchioli
e desenhos de Sandro Dossi
33 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Donald e Margarida em Tristão e Isolda
História produzida em 1996 (Inducks)
Roteiro de Alberto Autelitano e Luciano Bottaro
e desenhos de Luciano Bottaro
68 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Sobre as histórias, a gente conversa sobre elas após o continue. 😉

* Os Cavaleiros da Távola Redonda: Conforme disse no primeiro parágrafo do post, uma ótima refrescada na coleção semanal, ter um volume com metade dele preenchido com histórias do Mickey. Sei que no Brasil a família Pato é bem mais aprecisada do que o camundongo, mas acho que a coleção perderia e muito se só fossem publicados os volumes dos patos por aqui. Bem antes de comentar sobre a história, preciso explicar uma coisa aos leitores novatos neste universo, que não é explicado no volume: As história da série Máquina do Tempo!

Pois então, a primeira história desse volume vem de uma série italiana do Mickey, onde o personagem e o Pateta viajam no tempo através da máquina criada pelo professor Zapotec e Prof. Marlin, que trabalham num museum. O objetivo quase sempre é tirar dúvidas sobre lendas, fatos histórias e ver o que realmente aconteceu na história do mundo. É uma série famosíssima na Itália e por aqui também, principalmente na década de 80/90. A primeira história dessa série é original de 1985, uma história chamada O Segredo de Mona Lisa, que já foi publicada uma única vez no Brasil, na extinta Almanaque Disney 239 (1991). O Prof. Marlin inclusive faz sua primeira aparição no universo Disney nesta HQ.

Voltando ao volume, o interessante desta história é que ao invés de uma paródia com personagens famosos da Disney, como acontece nos volumes anteriores, temos uma história onde Mickey e Pateta voltam ao passado para saber se o mito da Távola Redonda realmente aconteceu. Eles interagem com os personagens do conto literátio, participando do acontecimento da lenda e até mesmo intervindo para que ela realmente aconteça. É um ritmo totalmente diferente das outras histórias do volume. Particularmente sou muito fã dessa série Máquina no Tempo, adoro viagens no tempo e acho bacana ver Mickey e Pateta, principalmente este, tentando não estragar toda a linha do tempo da história da humanidade.

Quem curtiu a série, recomendo a leitura desse post que fiz ano passado aqui no blog, que trás uma outra história com essa série, mostrando Mickey e Pateta nos tempos de Leonardo Da Vinci. XD

* Nos Tempos do Rei Artur:  Essa história também saiu no volume espanhol dessa coleção, mas é um pouco óbvio que sobrou espaço no volume e por isso rresolveram publicar esta história. Mas ela não é ruim, pelo contrário é bacana, mostrando Mickey removendo a lentária espada da pedra e se tornando Rei da Inglaterra. Alias curioso a participação do Gastão nessa aventura. É a história mais velha deste volume de 66, mas com o traço de Paul Murry não aparenta.

* A Lendo do Rei Artur: Começa as histórias dos patos. Esta e a última histórias tem como forte elemento na narrativa a fantasia em torno das histórias de cavaleiros, como o uso de magia, dragões, sapos enfeitiçados etc. São elementos clássicos de alguns dos contos mais famosos, então realmente achei divertido a liberdade criativa que existem em ambas as histórias. O interessante é ver o Prof. Pardal, ainda fiel as suas origines, mesmo como mago, ainda um inventor, a velha rivalidade de Gastão e Donald, e Maga Patalógica querendo dominar o mundo, mesmo que o Tio Patinhas não participe da história. Gostei das reviravoltas e das piadas forçadas em cima do tema proposto no volume.

* Tristão e Isolda: A última história deste volume, estranhamento é o que tem o pior traço. Há muitos quadros realmente ruins nessa história. Em contraponto existem páginas inteira com apenas um único quadro, o que acho o máximo quando isso acontece. Não sei dizer o quanto a trama é fiel ao contro literário, mas nota-se que ela é bem melhor amarradinha do que as histórias dos primeiros volumes datados da década de 50. Como a história foi feita na década de 90, há um melhor cuidado com os pontos da história, ainda que seja utilizados personagens patos desconhecidos, ao invés de se utilizar os habituais. Mesmo assim há algumas escolhas interessantes, como o Gansolido como fiel escudeiro do Donald ou até mesmo a Bruxa Vanda, que é uma personagen rotineira dos quadrinhos Disney (apesar de não aparecer por aqui com frequência).

O interessante desta história é que ela é bastante imprevisível, pelo menos pra mim, não consegui adivinhar o que ia acontecendo a cada página, seja com os ataques dos montros, dos perigos da jornada, das reviravoltas e tudo mais. Até mesmo o final não consegui adivinhar, o que é uma surpresa bacana já que estamos falando de uma forma ou outra de quadrinhos infantis.

Pra mim, este foi um dos volumes mais divertidos até agora. Gostei da dinâmica deste volume ao misturar Mickey e Donadl, me lembra os saudosos tempos de Almanaque Disney, a revista que tinha aventuras com todos os tipos de personagens em cada edição. O volume de Shakespeare foi muito bom semana passada, mas adorei mesmo o volume com o Mickey.

Porém pra quem não curtiu, semana que vem o próximo volume tem o Donald de volta na capa com o volume A Ilíada e a Odisseia, duas histórias com a família Pato!

Créditos das imagens das páginas deste volume ao hotsite da Abril para a Coleção. 🙂

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.