Vingadores, nova série animada arrasa e lava a alma dos fãs (Impressões)

Sabe aquele ditado antigo, de que “se você quer uma coisa bem feita, faça você mesmo”? Pois é, podemos até usar isso em relação ao novo desenho dos Vingadores, que estreou há algumas semanas no Disney XD americana. Para isso, basta relembrarmos a animação The Avengers – United They Stand. Uma série animada produzida pela Fox para ser exibida no Fox Kids, que foi ao ar em 1999.

A série era situada em um futuro próximo, e o grupo era inspirado nos Vingadores da Costa Oeste dos quadrinhos, formado por Vespa, Magnum, Tigresa, Gavião-Arqueiro e Feiticeira Escarlate, liderados pelo Homem-Formiga. Mais tarde, o Visão e o Falcão foram incorporados, mas os Três Grandiosos (Thor, Capitão América e Homem de Ferro) só apareceram brevemente em um episódio. Aliás, o Thor mesmo só apareceu na abertura. Dizem que os três não puderam ser usados por seus direitos estarem sendo negociados com outros estúdios, mas a história correta nunca foi revelada.

A produção durou apenas 13 episódios. E ainda bem. As histórias não eram muito interessantes e muita coisa não era explicada, como a amizade entre o Capitão e o Falcão, ou a natureza híbrida de Namor. Quem já era fã dos quadrinhos até podia entender melhor, mas o público novo realmente não entendia muita coisa. Como um bom desenho fundamentalmente tem que ser acessível e angariar novos fãs, essa tentativa da Fox foi no mínimo, sofrível e digna de esquecimento. Outra coisa bizarra nesse desenho eram os uniformes. Graças á temática mais futurista, os heróis mais poderosos da Terra ostentavam uniformes bem diferentes da versão em quadrinhos, algo que lembrava até os primeiros Power Rangers. A idéia era tão ruim que a hq baseada no desenho só durou 7 edições.

Bom, veja aí no vídeo abaixo como a produção realmente é ruim. A resposta dos fãs e do público em geral de desprezo é perfeitamente sensata, não?

Tudo bem, agora esqueça esse lixo. É 2010 e a Marvel possui os direitos de seus heróis de maneira exclusiva, e decide apagar essa mancha negra, e de quebra iniciar um movimento que visa promover o futuro filme dos Vingadores. Para matar esses dois coelhos com uma martelada do Mjolnir só, resolve fazer um novo desenhos dos Vingadores. Melhor do que isso; resolve fazer bem feito.

A nova animação, Os Vingadores – Os Heróis Mais Poderosos da Terra começa bem, e já no título, pelo que podemos notar. A idéia agora é ser fiel ao máximo em relação aos quadrinhos. Os Vingadores são formados por Vespa, Homem-Formiga, Thor, Hulk, Homem de Ferro e Capitão América. Temos com isso a formação original do grupo, igual aos quadrinhos. Aliás, toda a animação bebe diretamente dessa origem, o que faz toda a diferença. Claro que há elementos modernos inseridos aqui e acolá, como o design da armadura do Homem de Ferro, o visual de Bruce Banner, pois apesar da inspiração original, a animação se passa em nosso tempo, criando um mix interessante, de velhas idéias com novas roupagens.

O desenho é acessível á qualquer um, pois a maioria dos acontecimentos e relações entre personagens é bem explicada. Há flasbacks durante a narrativa, e com isso com certeza os Vingadores irão conquistar mais e mais fãs, sem que eles precisem ficarem consultando velhas hq’s. Quando o filme dos Vingadores chegar daqui a dois anos, a Marvel já vi ter toda uma nova geração devidamente apresentada as novos heróis, tanto por essa animação quanto pelos filmes que servirão de prelúdio, como Hulk, Homem de Ferro, Thor e Capitão América.

A história escrita por Christopher Yost é muito boa. Respeita bem todo o legado histórico do grupo, bem como as personalidades dos personagens. Simples e eficiente. Chris é um veterano roteirista da Marvel desde 2002, tendo roteirizado diversas revistas dos mutantes e desenhos como X-Men Evolution, Teenage Mutant Ninja Turtles, O Batman, Quarteto Fantástico e Homem de Ferro. Ele também é um dos criadores da X-23, uma grata surpresa bem aceita pelo público.

Os Vingadores apresenta um enredo com um plano de fundo bem amplo, que deve levar a temporada toda para ser contada, enquanto acontecimentos menores interligados trazem variedade, saindo daquele esquema de “vilão da semana” que aparece e nunca mais tem importância. Os vilões também estão se relacionando uns com os outros, e em meio á alianças e traições, não vão dar moleza para os Vingadores. Pelo que pude ver, tem alguém que está por trás de tudo que acontece, mas ainda não sei se é o Doutor Destino, o Pensador Louco, ou já o Ultron.

Tendo assistido os seis primeiros episódios, fiquei muito satisfeito. Sem a interferência de outro estúdio, a Marvel e a Disney estão de parabéns, apresentando uma animação de qualidade, que respeita a sua origem dos quadrinhos sob todos os aspectos, assim como a rival DC consegue fazer junto com a Warner. Mais uma vez reforço a dica: se você não conhece bem os Vingadores o novo desenho é uma boa pedida!

Essa qualidade é notória nas produções recentes da Marvel, o que mostra bem como é ruim uma empresa somente vender os direitos de uso de um personagem. Especialmente para a Fox, basta comparar a qualidade de Quarteto Fantástico com Homem de Ferro. Não só nos filmes, na animação também. Ainda é algo bem difícil, mas estou torcendo muito para que a Marvel consiga reaver os direitos de todos os seus personagens…

Bom, termino por aqui, acho que em breve poderemos conferir essa nova pérola da animação no Disney XD brasileiro (pois no site não tive nenhuma indicação da data de estreia). Por ora, fiquem com um gostinho de Vingadores – Os Heróis Mais Poderosos da Terra!

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Muito bom!
    Eu vi os micros episodios que saio na net, agora sairam em forma de episodio (epi 3, 4, 5, 6, 7), antes de dos 2 primeiros epis (o que fez mais sentindo para entender o que está acontencendo, já que eles contam acontencimentos antencendentes ao 1º e 2º episodio).
    Fazia tempo que um cartoon não me cativava tanto, acho que o ultimo foi Avatar. Muito bom mesmo!

  2. Assisti aos oito primeiros episódios e estou anscioso pelo nono, curti pra caramba a animação, a forma como eles introduzem cada personagem, a fidelidade com o gibi, puta q pariu, a marvel ta de prarabéns pelo explendoroso trabalho com essa animação, eu sou grande fã da marvel, e fico feliz com esse desenho!!

    Vamo q vamoooo

  3. O traço do desenho não fico tão legal, e a musica de entrada desse vidio ai é de doer, mas parece que todo mundo ta gostando do desenho, entao vamos ver oq acontece

  4. Eu ja assisti os 8 primeiros episodios e ta muito bom!!

    Bem fiel aos hqs e mostrando a que veio: criar um universo marvel bem consistente no mundo das animações. O que realmente gostei foi o fato de apresentarem muitos elementos do universo marvel na tela de forma discreta,mas muito legal, tipo:
    -O homem de ferro cita que Reed Richards(Sr. Fantatisco) esta construindo uma super prisão na Zona Negativa;
    -Vemos um cara lendo um jornal com uma materia sobre o Punisher(Justiceiro) e o The Thing(Monstro do Pantano);
    -Nick Fury manda chamar a Divisão Anti-Mutante(X-men) para cuidar do Whirlwind(Tufão);
    -E a melhor de todas: Wolverine,ainda como James Howllet, junto com outros personagens menores da Marvel, como soldados da WWII ajudando o Capitão America!!
    -Alem da aparição e megaplot dos vilões incluindo os grandes vilões marvel: A.I.M., H.I.D.R.A. e o Caveira Vermelha(e outros vilões nazistas), Kang,O Conquistador, o Líder e os inimigos do hulk e,claro, Loki e os vilões do Thor.

    Putz!! É muita coisa!! Cara se a Marvel não deixar a peteca cair, ela tera um uma animação no estilo da Liga da Justiça Sem-Limites da DC!

    E digo mais, se aparecer o Doutor Doom ou Magneto, então essa será a melhor serie marvel ever!

    OFF

    Hehehehehe

    1. Bem nessa mesmo, quando falaram na divisão anti-mutante pensei na hora X-MEN, mas o mais foda mesmo foi wolverine aparecendo lutando junto com capitão america e os outros, na hora soltei um PQP QUE FODA bem alto xD

      1. Concerteza, foi muito legal ver q a marvel decidiu finalmente fazer uma animação digna, interligando boa parte de seus personagens, criando laços, e ja preparando terreno para oq estar por vir nos cinemas, relamente estou bem empolgado com questão a marvel!

  5. há peguei essa animação pra assistir “tudo num montão do fim do ano” heheheh. assisti agora no fds, e não me arrependi. dava pra dar pulos na poltrona com as histórias, reviravoltas e todas as citações de coisas do universo marvel.os capitulos individuais dos herois foram muito bons. o Wolverine na segunda guerra,o ‘nascimento” do pantera negra e mais uma pá de coisa q promete e muito!
    Uma coisa que me deixo com a pulga atrás da orelha[q preciso rever nas hqs] foi a viuva negra. num vou citar oq acontece porq seria um spoiler loko heheheh mas aquilo me deixou confuso.
    de resto a animação é ANIMAL!
    e que venha o resto da Temporada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.