Project: MyWorld arquiteta uma revolução nas redes e experiências sociais![PC]

Provavelmente, Project: MyWorld é uma boa notícia. Revolução?

É um desejo comum para muitos gamers que se possa fazer uma réplica virtual da realidade, mas ao longo do tempo o alvo tem sido construir redes de comunicação cada vez mais eficazes que permitam a integração social e a famosa globalização – as redes sociais são redes de integração virtuais, assim como alguns jogos que apostam em experiências sociais. Não aprecio muito as redes sociais, mas não deixo de ficar curioso com o projeto MyWorld.

A Realtime Worlds resolveu apostar no projeto MyWorld que não aprecio muito, embora tenha que reconhecer o potencial da ideia. A ideia é bastante simples: tornar não só a vida e a identidade das pessoas reais, mas trazer para a realidade virtual o mundo inteiro em três dimensões. Basta pensarmos no Google Earth, só que em três dimensões e dinâmico como um vídeo. Certeza que quase todos já desejaram ver a própria cidade em 3 dimensões e em movimento por satélite no software do Google.

O projeto não se limita apenas a trazer todos os edifícios, rios, praças, árvores, ruas, vilas, parques, montanhas, monumentos e praias para a realidade virtual, mas também reúne as principais redes sociais como o Facebook e o Twitter em um único software, em uma recriação do nosso próprio mundo na qual cada usuário poderá ter a sua própria casa ou apartamento. É um pouco ambicioso querermos ter uma réplica virtual do mundo inteiro com todos os detalhes, mas se não fosse a ambição do ser humano, não teríamos criado e descoberto tudo aquilo que criamos e descobrimos. Atualmente, os produtores do projeto MyWorld estão recrutando pessoas para ajudar na montagem e representação do mundo, cada canto, vila, metrópole.

No Facebook temos games online que promovem e complementam a experiência social, tal como o FarmVille. O projeto MyWorld terá também games, formas de interação sociais específicas tais como pesca, condução de veículos, pilotagem de aviões por qualquer lugar do mundo, entre outros. Não tenho a certeza quanto a personalização do interior dos edifícios, mas desde que cada um terá o seu apartamento ou casa, cada um poderá receber visitas que terão acesso aos dados disponibilizados por você mesmo – claro que deve haver opções de privacidade. O desenvolvimento ainda está no começo e há muito trabalho para ser feito, mas o vídeo e as imagens revelam gráficos muito simples, pouco realistas. Gostaria muito de no futuro ver gráficos melhores. Já que o objetivo é representar a realidade, quanto mais realidade melhor. Por enquanto temos uma proposta de um mundo que parece ter sido feito para Wii. Mesmo que os gráficos sejam básicos, o jogo terá valor se apresentar funcionalidades de qualidade.

O mundo físico muda, assim como as pessoas, por isso haverá opções de construção para que sejam feitas atualizações no mundo e cada usuário poderá contribuir, observando a sua cidade e aplicando mudanças na representação virtual. Na versão final, não tenho certeza se isso será realmente válido – consigo imaginar a bagunça que poderia ficar se as pessoas começassem a editar o mundo livremente, introduzindo elementos inexistentes na realidade. O teaser abaixo nos permite ter uma ideia melhor do projeto.

O projeto é mencionado muitas vezes como uma revolução nas experiências sociais virtuais, mas não fiquei tão animado com o projeto. Não por enquanto. Há potencial na ideia, afinal unifica mais do que qualquer outro jogo ou rede social, mas as interações/ jogos nesse mundo virtual parecem ser cansativos e repetitivos – talvez seja porque não aprecio o género. A interação com as pessoas salvará o jogo do tédio, se houver usuários suficientes. O jogo ainda está sendo desenvolvido, logo podemos esperar por melhorias e alterações. O site oficial possui mais informações e screenshots. O mundo virtual online de MyWorld está ainda aberto a ideias e o lançamento está previsto para 2011 (exclusivo para PC).

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.