Primeira Hora | So Many Me (PC, Xbox One)
So Many Me é um indie game lançado em 2014 para PC e que foi disponibilizado agora em julho para Xbox One dentro do programa Games with Gold. Brinquei um pouco com ele nesse final de semana e me animei o suficiente para vir aqui escrever um pouco sobre o joguinho.
Trata-se de um plataforma puzzles onde o jogador controla essa bolinha verde com pernas através de cenários 2D onde o objetivo é jogar ao final do cenário. O diferencial é que a cada nova fase, ao menos do primeiro mundo, o Me vai encontrando um clone de si mesmo por fase, que passa a seguir e imitar seus movimentos.
O legal é que o clone tem a habilidade de se tornar um bloco na qual o Me original se gruda, permitindo alcançar maiores alturas ou atravessar buracos onde o pulo normal não resolve. Quantos mais clones, mais blocos o jogador consegue ter e com isso mais fácil é solucionar problemas envolvendo alavancas que destravam portas. Claro que quanto mais clones, mais complexos vão se tornando os puzzles.
Como joguei apenas o primeiro mundo, a maior parte dos puzzles não eram necessariamente para conseguir chegar ao final da fase, mas sim conseguir pegar os três colecionáveis que existem por fase, sendo que um destes é justamente o clone adicional da fase.
Também gostei em que após algumas fases, havia uma onde os Me’s se reuniam numa espécie de traje de dinossauro, que te permite quebrar paredes. É uma espécie de power suit, um traje que você usa para passar uma parte da fase, mas que não se faz necessário usá-lo até o final do trajeto. E pelo que dá para ver no trailer acima, o game tem outros trajes e habilidades que são revelados conforme os mundos vão sendo destravados.
É um joguinho bem simples, com um visual bem colorido e bem cartunesco. Mas suas mecânicas fluem de forma satisfatória, sem parecer truncado ou com uma física estranha. Há inimigos, tem muito daquele clima nostálgico dos games de plataforma, e os puzzles realmente parece bem pensados, envolvendo sempre áreas trancadas na fase, inimigos que precisam de até um ponto chave, clones que precisam ser transformado em blocos em certos botões e assim por diante. As fases podem ser atravessadas, ao menos no começo, sem que todos os puzzles dos colecionáveis sejam coletados, o que não deixa o game frustrante inicialmente. Você sempre pode retornar para um fase antiga e resolver um problema que não deu certo inicialmente.
Como está gratuito para os assinantes Gold do Xbox One até o dia 15 de agosto, não há muito do que reclamar de um indie game tão simpático. Pagaria por um joguinho assim? Seu preço padrão na Live é 29 reais. Talvez pudesse ser um pouco menos. Porém pegaria fácil numa promoção com um pequeno desconto. Claro que o ideal seria que games assim pudessem ser testados com pequenos demos antes de serem adquiridos pelos jogadores. Eu ficaria relutante em comprar sem antes testar, o que me remete aos tempos antigos de Live Arcade no Xbox 360, onde todos os games indies e de pequeno desenvolvimento possuíam suas demos.
Sem poder testar, o jogador fica refém de vídeos e de pequenos textos, como este, que contam um pouco o que você irá encontrar em So Many Me, onde o autor pode ou não recomendar o joguinho. Felizmente, neste caso, deixo a minha recomendação positiva.
Primeira Hora é uma coluna simples, apenas para dar aquela prematura impressão inicial que se tem ao iniciar um novo game. Não é o suficiente para uma resenha ou uma crítica mais profunda, e sim um sentimento inicial ao iniciar um novo título. Para ver outras edições desta coluna, clique neste link.
Parece interessante, cara… vou ver se pego para PC uma hora dessas. Já jogou Ibb & Obb?
Nunca nem tinha ouvido falar de Ibb & Obb. Corri no Google e vi que é um Indie que saiu apenas para PS3 e PC, que pena! Mas pelas imagens, parece o tipo de indie que eu me simpatizo. Qualquer hora vou procurar ver vídeos e saber mais dele. Quem sabe eventualmente ele não chega ao Xbox 🙂