Um pilha de vídeos de Enrolados! A magia da Disney com o humor da Pixar? Ainda em dúvidas? [Cinema]

Não é a primeira vez que menciono Enrolados (Tangled) aqui no Portallos. Mas a minha opinião parece vir mudando conforme a data de estréia vai chegando e, mais e mais vídeos promocionais vão sendo soltos para divugação do filme pelo mundo inteiro. O fato é que todos sabem que Enrolados é um projeto que já sofreu várias e várias reformas ao longo dos anos. Primeiro o filme seria feito em animação tradicional, como  Rei Leão e A Bela e a Fera, mas com a compra da Pixar, e John Lasseter, chefão da casa de Woody e Buzz no comando também da Walt Disney Animation Studios, o filme acabou se tornando animação em CG, além do 3D dos cinemas. E não faz tanto tempo assim, um pouco antes de começarem a divulgação massiva da animação, ela se chamava Rapunzel. A Disney mudou o nome no último momento para Tangled, enrolado em português, para dar um ar mais “descolado” ao filme, afinal, o público masculino não sente voltade alguma de ir aos cinemas ver um filme chamado “Rapunzel” assim pensaram. Na época estranhei a mudança de nome, mas hoje, depois de tantos e tantos trailers, já deu para notar que o filme não é só da princesa, mas o herói, Flynn, rouba a cena muito e muitas vezes, além de ter sua própria história dentro da trama. A dinâmica é muito parecida com a de Shrek e Fiona no primeiro filme do Ogro e, por isso, fiquei convencido e satisfeito com o novo nome oficial. Por sinal, o cartaz nacional acima, ficou lindão. Abaixo, a sinopse oficial da Disney.

Em ENROLADOS, a aventura começa quando o charmoso bandido Flynn Rider (Zachary Levi) encontra, por acaso, Rapunzel (Mandy Moore), uma bela e mal-humorada adolescente com 21 metros de cabelos dourados mágicos. Juntos, os dois partem em uma fuga repleta de ação e muita diversão ao lado de um cavalo policial, um camaleão superprotetor e um bando de criminosos beberrões. Nos cinemas na temporada de férias em Disney Digital 3D, ENROLADOS é uma história de aventura, emoção, humor e cabelo — muito cabelo.

Agora uma impressão particular minha, tendo como passa todos os vídeos que andei assistindo antes de escrever este post. A animação me lembra muito em certos elementos a magia que filmes como A Pequena Sereia e A Bela e a Fera possuem, com aqueles cenários abertos, visual riquissímos em detalhes e aquele ar mágico que os filmes antigos da Disney possuiam, sabem? Tomem como exemplo a cena onde eles estão no barcos e aparecem aqueles balões iluminados (seja lá o que forem aquilo), que me lembrou logo no momento a cena da música “Kiss the Girl” em A Pequena Sereia. Mas ainda assim, a Disney deu aquela modernizada em outra área tão importante quanto a magia, que é o humor, que parece mais afiado, como, novamente, Shrek. Talvez seja injusto falar em Shrek, John Lasseter participou da produção da animação e ele é O cara da Pixar, então o humor está mais parecido com o que a Pixar faz em seus filmes. Boas expressões, situações absurdas, personagens com personalidades (o bandido mímico ficou simplesmente hilário), ou seja, deu aquele toque de profundidade em tudo e todos, com o toque de humor necessário, afinal, não estamos tratando de um drama, mas de algo para crianças, jovens e adultos. Até a vilã, se realmente for, aparece num dos vídeos, e tem uma ótima fala tipo “agora eu sou a vilã?”, com aquela voz de sarcasmo. Rá! Gostei mesmo.

Se depois de ver todos estes vídeos de Tangled, após o continue, e você ainda estiver convencido que não vale a pena perder seu tempo com este filme. Não sei mais o que dizer, provavelmente este tipo de animação não é mais para seu gosto.

Vou começar mostrando os quatro trailers promocionais que se chamam “Wanted” (Procurado) e apresentam individualmente cada personagem do filme. Começando por Flynn Rider, que faz o tipinho de ladrão canastrão, que no final (provavelmente) acaba se provando um verdadeiro herói, e se apaixona pela princesa. Dá para dizer que ele me lembra um pouco o Aladdin:

Agora o “Wanted” de Rapunzel. Gostei da forma como a Disney criou a personagem, mais parecido com as garotas de hoje em dia e menos recatadas do que personagens como a Bela ou Branca de Neve. Rapunzel faz o tipo adolescente, sem medo, pudor e com uma enorme vontade de ver o mundo. A idéia e a forma como o cabelo da personagem se move e é utilizado no filme abre possibilidades quase que infinitas para piadas:

Próximos vídeos: Pascal o camaleão e os bandidos do filme. O minusculo camaleão já faz parte da tradição de clássicos Disney, todo filme precisa de um animal-mascote para contracenar com os protagonistas.  Quase todos os clássicos possuem isso. Nem posso reclamar disso, pois acho um elemento que é marca da Disney e nunca houve um personagem assim na qual não tenha me simpatizado. O grilinho e o dragãozinho (Eddie Murphy) em Mula, por exemplo, mesmo o filme tendo todo aquele toque mais maduro e sombrio, os dois mascotinhos são parte da alma do clássico, não dava para imaginar Mulan sem os dois. Quanto aos bandidos, ainda não sei qual a importancia deles para o filme, mas parecem que seram bem importantes e aparecerão em boa parte da história. Achei hilário o bandido mímico, sério!

Abaixo são dois vídeos curtinhos, um minuto cada, novamente apresentando o casal da história. A julgar pela narradora, acredito que sejam vídeos divulgados no Disney Channel americano. Um detalhe importante é que no vídeo de Rapunzel, aparece pela primeira vez a vilã da história! Nenhum outro vídeo mostra essa personagem!

Para terminar, dois trailers de maior duração da animação. O primeiro é recente, uma versão extendida que foi exibido na TV nos EUA. O fim desse trailer é engraçado, com a Rapunzel perguntando no covil dos bandidos se eles nunca tiveram um sonho na vida e a pausa silenciosa do bando… bem assistam! O segundo trailer é a versão internacional, que alias já mostrei aqui no Portallos algum tempo atrás:

Pronto! Quem teve a coragem de assistir a todos os clipes, deixem a opinião do que acharam depois de tudo isso. E por sinal, uma crítica e reclamação a Disney, o filme irá estrear nos EUA dia 24 de Novembro, mas sabe quando é que ele chega aos cinemas brasileiros? Dia 07 de Janeiro! Caraca! Novamente a Disney enrolando (opa, trocadilho!) para lançar animações aqui no Brasil. Ano passado UP da Pixar estreou quase que 6 meses depois dos EUA, já havia até versão em DVD do filme para ver pela internet. Muita sacanagem um filme como este não ter estréia mundial. Quer apostar quanto que até a estréia em janeiro aqui, muito gente já vai ter desanimado de esperar e vai espiar o filme pela internet? Em tempos modernos, não dá para deixar a galera esperando. Filmes assim precisam de estréia mais próximos da data americana. Talvez 24 de novembro seja ruim, mas porque não estrear uma semana depois? Na primeira semana de Dezembro, onde a garotada já está em férias escolares. Janeiro é mês de praia, de viagens e de curar as ressacas de festas de finais de ano. Gostaria muito mais da estréia em Dezembro, permitando que o filme ficasse mais tempo nos cinemas por aqui. Muita falta de consideração com quem curte as animações da Pixar e da Disney, que nos últimos tempos só estréiam com atraso nos cinemas.

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. O que uma musica não faz pra um trailer não é? Os primeiros trailers ficaram muito mais atrativos pra mim do que os com a musica teen genérica…
    Mas gostei. Eu tenho um histórico de nunca ter assistido animações (nunca vi procurando nemo, era do gelo e essas coisas que todo mundo viu e adorou) mas estou tentando mudar isso. Vai valer a pena dar uma conferida.

    1. Como pode nunca ter assistido Procurando Nemo? O_O

      Vá numa locadora e alugue hoje!!! Ou melhor, vai numa loja Americanas ou qualquer lugar que venda DVD e comprei o filme (geralmente ele é vendido a 12 reais atualmente)!

  2. Também nunca fui muito fã de animações como essa, mas parei para ver algumas ano passado e gostei bastante, são filmes divertidos mesmo, talvez esse me faça ir ao cinema também, uma pena esse atraso todo, esse filme ia bombar bem mais se saisse nesse fim de ano.

  3. esse filme promete
    eu sempre vi muitas animações tipo:procurando nemo,up,deu a louca na chapeusinho vermelho,os simpsons:o filme,shrek(1,2,3,o mais recente e ainda num vi) etc….
    acho que é porque gosto de anime que me indentifico com animações.
    eu to afim de ver o filme do mega mind tbm(num sei c esse é o filme ou só o nome do vilão,deu branco agora)

  4. Sempre gostei muito das animações da Dianey, e não consigo lembrar de nenhuma que não tenha visto. O filme acima parece muito bom mesmo, e a proposito, tinha assistido o ultimo vídeo alguns dias antes desse post sair.

  5. Haha vi 3 vídeos e achei bem legal!! xD
    O cara se fazendo de galã hehehe.
    Não tenho costume de ver animação, os que olho pelo cinema acho que devem ser bem bobos, como Como treinar seu dragão e tal.

    Quero ver Ratatouille, Wall-E, Megamente – ou algo assim….!
    Eu até vi uns pedacinhos de Procurando Nemo mas nunca assisti direito! xD
    E também não vi nenhum dos Toy Story inteiros!! O que mais quero ver!

  6. Sabe, eu não achei nada demais. Não acreditei que foi o John Lasseter que fez o filme. Dele eu esperava algo mais ousado e interessante, mas esta história parece ser só mais um enrolação da Disney (foi mal o trocadilho!). Não vi nada demais, mas também não vi o filme, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.