JogandoReflexões & Opiniões

Mann-Conomy testado em Team Fortress 2! É justo pagar por itens no jogo? [PC] [Opinião]

Confesso que estou um pouco atrasado com o post mas devido a probleminhas técnicos, e pela minha própria empolgação com o jogo, o mesmo acoubou sendo retardado um pouco. Mas no geral foi bom para ter uma maior visão sobre o que ele representou paratodo universo do game.

Bem, estava tudo certo no update da Valve: novos itens, novos chapéus, acessórios, tudo que normalmente chega a cada update para incrementar a competição do jogo. E depois veio a bomba: Itens in-game comprados com dinheiro real?

O update também veio com outras coisinhas interessantes como o sistema de trading que comentarei mais abaixo, além de algumas belas armas que realmente vão fazer as partidas voltarem a pegar fogo! Porque na minha humilde opinião as coisas ficaram deveras monótonas após o Engineer Update que infestou os servers de Engs e Spies…

Após o continue algumas impressões e algumas questões levantadas pela atitude da Valve!

Guerreiros escolham as armas!

Bem nada melhor do que começar com o melhor do update: as armas!

Soldier

Black Box


“A cada tiro que acerte um inimigo, o usuário ganha +15 de HP. O tamanho do Clip é 25% menor”

Tenho sérias dúvidas se esta daí não vai desbalancear um pouco as coisas. O soldier já tem 200 de HP e ainda recuperando? Sei não. Apesar de ser uma das classes mais usadas por aí, por ser mesmo balanceada, não gosto muito de  jogar com ele. Sou mais estilo Kamikaze XD.

Nesse final de semana Craftei o meu e putz! Muito  boa a arma! Conseguir jogar muito bem de soldier, coisa que não sou muito bom, e ainda sim deu para segurar sozonho batalhas isoladas, porque aparentemente o bônus de HP não parece nada demais mais, ele é crucial quando você está contra um demoman, ou até um scout vindo pra cima de Holy Fish ou algo do tipo XD.

Batallion’s Backup


“Providencia um Buff defensivo que protege todos os aliados próximos de criticals e ainda de 35% do dano recebido. O “rage” para sua utilização aumenta com o dano recebido”

Esse aí achei mais interessante. É de certa forma o contrário do Buff Banner, já pré-existente no jogo. Já levei Buff dele, invadindo uma base e dá aquela segurada para o time entar e acabar com tudo e pegar a base. São alguns segundos que se ganha frente a Heavies e Demomans spammando bala pra tudo quanto é lado!

Junto com o Granadier’s cap o Set fornece 20% de resistência contra sentries que não gostei realmente, principalmente frente aos outros bônus de sets…

Scout

Mad Milk


“O jogador recupera 75% do dano causado à um inimigo coberto de leite”

Bem, não consigo usar direito nem o Jarate do Sniper direito, mas sempre que vejo alguém coberto de urino sento o dedo, da mesma forma que corro quando sou coberto para não tomar mini-crits de graça.O efeito é só para o dano causado pelo scout que jogou o leite, não se extende para os outros danos, e além, só o Scout recupera vida, um pouco mancada, pois assim pelas minhas experiências ele fica muito limitado a batalhas 1X1.

The Shortstop


“Quando acerta o  inimigo deixa o mesmo com movimento lento”

Não testei essa ainda por falta de materiais, mas com certeza é uma bela arma para o Scout. Já senti na pele a chatisse que é um desses te rodeando e você não conseguindo chegar nem perto do safado pra mandar bala o atacar de físico. Mas no geral ainda prefiro a Force-of-Nature, mesmo não tendo testado a nova pistolinha. O site dá Valve dá a entender que ela entra no slot secundário, se for isso deixa o scout com uma combinação cruel para os inimigos, FoN+Shorts! Prevejo muitos pyros morrendo assim… Muhahahaha! Mas infelizmente (?) ela entra como arma primária então nada dessa combinação!

The Holy Meckeral


“Ser atingido por um peixe precisa ser humilhante”

O item de melee mais legal da atualização! Morrer pra um desses não é nada difícil, até porque como scout com boa velocidade deve se usar ela para surpreender os inimigos com ataques de curta distância, eu pelo menos faço isso direto, mas sou meio kamikaze. XD E um detalhezinho: quando alguém mata/morre para uma dessas pescadas frescas o habitual lado direito da tela que indica que morreu pra quem aparece com as letras garrafais! Ponto pra Valve!

E além alguém mais percebeu o level da arma? 42? Isso me lembra um tal de Adams que escreveu sobre a verdade sobre o universo, a vida e o tudo mais…

Junto com o chapéu Milkman, o set confere ao magricela mais 25 preciosos pontos de HP! Muito bom para o Scout que morre com um peteleco qualquer…

Pyro

The Digreaser

“Troca 65% mais rapidamente as armas, porém causa 25% menos dano com o lança-chamas”

Sinceramente? Odiei essa arma, achei ruim mesmo, e olha que foi a primeira que craftei das novas. Achei terrível o contra da arma, perder dano no lança-chamas, mas correlação à aqueles já acostumados com o sistema de botar fogo e depois matar com Axtinguisher, foi uma ótima inclusão. Já morri algumas vezes assim, mas já adianto que se ficar esperta e não aproximar do pyro após ter recebido um desses (duh) não é nada demais. Com um scout é até meio ridículo correr atrás dele e você acaba morrendo antes de chegar na sua vítima.

The Powerjack


“Adiciona mais 25% de dano, 75 de Hp recuperado a cada morte de um oponente, sem critical hits randômicos”

Já até tenho essa mas não tive oprtunidade de usar. Como disse acima não sou fã deste estilo melee de pyro, mas com certeza essa arma tem um uso bem mais interessante do que a sua concorrente Axtinguisher, porque para o pyro que perde vida até dizer chega, um pouco a mais nunca é demais (rima não intencional).

O set deixo nosso amiguinho mais rapidinho 10%, coisa boa, mas achei tão pouco, até meio despresível assim como a vulnerabilidade à balas em 10%…

Sniper

Darwin’s Danger Shield

“Adciona 25 de HP à vida do jogador”

Na minha opinião pior que o Razorback, até porque acredito que o sniper não dure mais que doi ou três tiros bem dados ou até algumas pancadas melee. O verdadeiro inimigo de um sniper pra mim é, sem sombra de dúvidas, o Spy e para se proteger dele o Razorback é muito superior.

Bushwacka

“Esta arma dá golpes críticos quando normalmente daria mini-crits, porém deixa o usuário 20% mais vunerável a danos de fogo”

Arma que combina muito bem com o sniper estilo “linha de frente” e dá uma bela dupla com sua arma principal nova. Uma bela adição que muda um pouco a forma do sniper jogar.

The Sydney Sleeper

“Quando acerta o inimigo o efeito do Jarate é aplicado por 6 segundos, mas o usuário não disfere headshots críticos”

Só uma  continuação do que já disse acima, é o sniper voltado para linha de frente, por isso o acrécimo de HP, e até a retirada dos headshots ganha sentido, por não ser tão últil assim no meio do “calor da batalha”. O bônus o set, pra mim, funciona como um bônus mesmo, não tomar headshots não é nada que influecia tanto em jogadores que movimentam constantemente, como o Sniper de frente (vamos chamá-lo assim), mas como já dizia o ditado: melhor previnir que remediar…

Spy

Your Eternal Reward

“É uma arma silenciosa que ao matar um inimigo com uma facada pelas costas promove o seu disfarce do oponente derrotado, porém o usuário não pode se disfarçar sem ser por este meio”

A primeirra faca alternativa do spy é até boazinha, mas não é nada grandioso, depende mais da preferência do jogador. Eu, por exemplo, prefiro muito mais a Reward que a faca comum para me disfarçar, pois nunca me dava muito bem como sistema de disfarçe antigo. No mais, ela ainda proporciona um efeito surpresa monstruso pela rapidez que é feita a transformação, fazendo possível você derrotar vários inimigos que estejam enfilerados por exemplo, ou ao menos garante matar aquele heavy desatento que estava sendo curado por um médico que você acabou de destruir!

L’Etranger

“Causa 20% de dano a menos, porém recupera 15% de cloak ao acertar o alvo”

Não testei esta ainda, mas tenho minhas dúvidas quanto a sua utilidade. Eu como spy só uso praticamente a faca, e não me vejo tirando o cloak para atirar com isso daí…

Bem é esperar pra ver…

As mudanças no ritmo de jogo e o balanço do update!

Confesso que fiquei com o pé muito atrás quando escutei a notícia pela primeira vez. Comprar itens no TF2? Isso vai estragar toda a competitividade do jogo! Vai acabar com a dificuldade e o misticismo que os itens possuíam! Mas nem todas essas primeiras impressões ficaram depois de um tempo jogando no pós-Mann.

Quando entrei para jogar, muita pouca gente já tinha os itens novos, os chamados Polycount, mas alguns que já os possuíam mostravam uma vantagem perceptível, como a inesperada Reward, os spies a usavam e eu não tinha idéia de que eram eles vindo atrás de mim disfarçados rapidamente, pois não havia me acostumado com a mecânica da faca nova. A Shortspot então nem se fala, estava jogando bastante de Pyro e morri incontáveis vezes em que nem conseguia sequer arranhar o Scout atacante.

Assim que entrei no jogo também percebi que a inscrição “Vintage” estava aparecendo  em todos os meus itens, procurando um pouquinho descubri mais uma sacada da Valve para compensar os gamers antigos que suaram a camisa para conseguir os itens, os achievments: todos os itens obtidos antes do Mann-Conomy receberam o status Vintage para diferenciá-los dos itens novos, que agora podem ser obtidos facilmente obtidos por algumas cifras, o que nos leva ao título do post, será justo isto que a Valve fez?

Ela alega que depois de vários pedidos de compra de itens eles finalmente atenderam este desejo, e não duvido que o mesmo tenha ocorrido. Lembro-me de quando iniciei o meu TF2 era somente para fazer número, mesmo já tendo jogado um bom número de partidas-treino offline, não é a mesma coisa quando é online, seja pelo nível dos jogadores ou pelos lags, além do mais as armas dos updates na maioria dos casos dão de 10 a zero nas armas Stock, que vem no jogo, então o iniciante já sai em desvantagem.

Mas não acho lá tão justo alguém começar com sets polycount (que nem são “tudo de bom assim”, o do pyro pelo menos ao meu estilo tá horroso), faz parte da iniciação do TF2 você começar com aquelas armas pífias e conseguir a sua primeira arma “boa”. Acho que nesse ponto a graça do jogo que esvaziou um pouco, antes as pessoas corriam atrás dos achievments para liberar armas novas que, serviam como uma recompensa aos jogadores mais antigos, um estímulo.

A Valve de todo não foi tão captalista assim, os itens ainda podem ser conseguidos ramdomicamente, e eu mesmo consegui a maioria dos meus, excluindo a arma do scout que comprei para ter uma idéia de como é efetuar as compras na loja, algo que falarei mais à frente, e não é nada lá impossível de pegar, vem em proporções justas, mas ainda sim tive que recorrer aos craftings para conseguir a maioria das armas. Pelo menos a Valve incluiu as blueprints (fórmulas para criar os itens) para agradar a todos os jogadores.

Uma safadeza da produtora foi incluir sets só para as armas novas, o que sempre complica porque pra quem joga sabe que não é nada fácil arrumar um Hat, ainda mais um específico que componha tal set. Esses hats não podem ser craftados diretamente, existe uma probabilidade de conseguí-los em meio aos outros. Me pergunto se não seria possével criar novos sets com armas que já existem, por exemplo um Soldier com Direct Hit+Buff Banner+Pain Train+um chapéu qualquer? Não acho que seria algo inviável e com certeza apimentaria muito mais o jogo do que já é, talvez em um próximo update vejamos isso.

A loja ainda não disponibilizou nenhum hat edição especial como o Elli’s Cap, dado aos jogadores que possuíam o jogo Left 4 Dead 2, o que eu acho até uma atitude correta pois isso estragaria o termo edição especial, o que o TF2 tem demais como os emblemas de Mercenary, lá atrás pra quem começou a jogar antes de certa data o que, sem dúvida, mais uma vez promove aqueles que dão suporte ao jogo tanto tempo.

Mas algumas safadezas a valve fez sim, como os itens de Halloween, que incluem Cadaver’s Cranium, Horrific Headsplitter, Spine-Chilling Skull e Voodoo Juju como hats e o machado do Horseless Headless Mann para o Demoman, o Unusual Headless Horsemann’s Headtaker que possui as mesmas características da Eyelander, só podem ser craftados por meio do uso do Unusual Haunted Metal Scrap, que só pode ser conseguido uma vez já que é uma recompensa pelo achievment G0red!, como você já deve ter percebido perspicaz leitor, se não for comprando você só pode ter um desses itens, ou quem sabe torcer para ganhá-los de forma aleatória, o que eu duvido muito…

Ainda existem as famigeradas Supply Crates que dão itens aleatórios, mas só podem ser abertas comprando chaves na lojinha… Coincidência ou não elas aparecem com uma frequência gigantesca, eu já devo ter uma 5 a 7 caixas dessas, seria mais um artifício da Valve? Na singela opinião deste que vos escreve sim, e mais uma sacana para gastarmos nosso dinheirinho  a toa…

E um último ponto positivo, e que já tinha passado do tempo de ser feito, foi o sistema de trades! Funciona muito bem, e bem simples de usar, bola dentro! Mas será que não poderia ser mais? A PC Gamer comentou e reforço: Se eu quiser trocar X por Y preciso floodar o chat do jogo até achar tal jogador para trocar? Faltou um sistema in-game de ofertas, mais ou menos nos moldes do GTS do pokémon. Eu já floodei bastante e até agora não consegui trocar minha Soldier Mask! XD

Fazendo compras na Mann Co. Store!

Então vamos à parte prática! A coisa é bem simples por sinal, ao logar na sua conta no steam logo na primeira página aparecerá a opção “Add Funds to your Steam account”, clicando nela você é perguntado qual a quantia desejada dentre as disponíveis: 5, 15, 25, 50 e 100 dólares, se não me engano, e fazer o processo de compra. Os itens só podem ser comprados deste modo, pois é a única forma de comprar coisas dentro do jogo na Steam.

Com a conta creditada é só ir no jogo direto no ícone da Mann Co. Store, que por sinal e muito bem arrumada, tem várias abas e tags para procurar. Se for a sua primeira compra você ganha um boné branco da Mann Co., e se comprar mais de 20 doletas ganha um item aleatório disponível na loja.

A principal crítica ao Mann e Co. fica também pelos preços impraticáveis, 18 dólares por um item do jogo? É uma safadeza tremenda. Alguns itens como as armas em geral tem até um precinho bacanudo como 50 cents, 1 dollar, mas as armas novas também são uma facada! E a espertinha da Valve não deixa os itens da loja serem trocados, nem usados para craftar outras evitando assim que você economize comprando um backburner para fazer um Degreaser por exemplo…

Eu comprei a arma nova do Scout, a Kritzkrieg do Médico e um chápeu de Halloween, o Spined-Skull. Falando a verdade? Caro demais. Se compraria de novo? Alguma coisa tem que me impressionar muito para gastar o que eu gastei no Chapéu de caveira. Não me leve a mal Valve, mas 10 dólares por um item é muita sacanagem, não é a toa que os Modders estão ganhando os tubos…

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.