Editorial do Temível Mr. T #00: Iniciando com Dúvidas Frequentes? [Novo Projeto] [3 anos de Portallos!]

3 anos de Portallos! Não podia deixar passar a data em branco sem criar nada diferente para o blog. Então resolvi finalmente lançar um projeto que já estava aqui na minha gaveta desde o meio do ano passado: Um editorial! Um espaço onde equipe e leitores possam se reunir e comentar sobre o blog. Onde eu posso contar mais sobre os bastidores, sobre nossas intenções para o futuro. Um espaço onde os leitores também podem contar o que acham do blog. Um lugar onde podemos deixar certas formalidades de lado e conversar sobre este cantinho que criamos na internet.

Já existe a algum tempo alguns posts de bastidores, onde comento sobre recordes de acessos ou quando alguma coisa especial acontece com o blog. Estes post ainda devem existir. O Editorial do Temível Mr. T vem para abrir um espaço de bastidores, sem a necessidade de algo realmente especial tenha acontecido no blog que justifique um post de bastidores. Ah! Não se preocupem, com o tempo vocês vão entender a utilidade dele dentro dos vários projetos e áreas que abordamos por aqui.

Para estrear o editorial, resolvi pegar algumas das mais famosas perguntas que os leitores vivem fazendo nos comentários de nossos posts a respeito do próprio blog. Tenho outras pautas e temas que irão aparecer dentro deste projeto, ele não irá apenas responder perguntas, mas isso será uma conversa para uma outra ocasião. Depois do continue, algumas coisas que vocês talvez queiram (ou não) saber sobre o Portallos e seus projetos! E de bonus, a explicação do nome da coluna e da imagem monstruosa acima.

Edição #00 – Introduzindo as dúvidas!

O primeiro editorial irá tentar responder algumas perguntas dos leitores. São perguntas que sempre vejo em alguns posts, as vezes enviadas por e-mail, as vezes via twitter. Não separei os nomes de cada um e nem quando elas foram feitas, talvez numa segunda edição de “Dúvidas Frequentes” comece a armazenar estes dados. Mas selecionei quatro perguntas interessantes e que também dizem a respeito ao futuro do blog, pois apesar de estarmos com alguns problemas estruturais ao longo destes últimos meses, isso não significa que estamos abandonando o Portallos, pelo contrário, temos ciência de alguns problemas e queremos resolvê-los assim que possivel.

Mas antes de entrar nas perguntas dos leitores, que tal primeiro começar pelo nome do editorial? Já deixo essa dúvida de lado, e vocês também passam a entender porque alguns membros da equipe do blog às vezes se refere a minha pessoa em seus posts simplesmente como “TMT” (alguém já tinha notado isso?).

Obs: Autor da fanart que abre o post é o usuário PaveIE do DevianartArt.

00 – Por que Temível Mr. T? E o monstrengo que abre o post?

Eu nunca fui um cara de apelidos. É sério! Meu sobrenome já é algo que as pessoas estranham (Thiago Machuca), então na escola ou com amigos, sempre fui Thiago ou “Machuca”. E nunca me senti incomodado com meu sobrenome, e nem com amigos e conhecidos que me abordavam pelo mesmo. Até gosto de ter um sobrenome esquisito. Ser diferente é legal oras. Isso explica porque o meu nick aqui (T_thiago) também não é um dos mais originais, foi algo que me veio na cabeça a uns 10 anos atrás, quando comecei a participar do forum da Uol Jogos e desde então, só uso ele.

Quanto ao Temível Mr. T, primeiro é preciso separar esse apelido que ganhei da equipe, pois ele foi uma junção inventada por dois integrantes. Primeiro surgiu no forum interno da equipe, o “Mr. T”. O ex-integrante do blog, Hunterpiro, foi quem começou a me chamar assim por lá. O motivo? Não faço ideia! Nunca perguntei ao Hunter, e como nunca me incomodou, achava até fácil  a ideia de ter um nick curto. Quem veio com o “temível”  antes do “Mr. T”  foi a Dakini (Sofia). Se cchegamos a conversar diretamente porque o “temível” eu não me lembro, mas  faz sentido, pois nos bastidores do blog as vezes eu sou meio malvado mesmo.

Como editor encarregado por toda a equipe, as vezes dou puxões de orelha lá no forum interno. Chamo a atenção de quem some sem dar explicações, quem para de postar, quando postam errado (imagens pequenas ou em baixa resolução, vídeos com tamanhos errados, etc). Assim como atritos as vezes são inevitáveis. Mas não chegamos a extremos, é mais aquele bate boca saudável e que depois ninguém mais lembra porque diabos rolou o clima acalorado. Nosso tópico de flood lá no forum está próximo de 1500 páginas. Imagine o quanto tagarelamos! E as vezes eu sou malvado mesmo. Será que é por isso que a Sofia inventou o temível? Rá! Se não for ela explica nos comentários, só sei que pegou o apelido e para não ficar toda hora escrevendo Temível Mr. T, a expressão começou a pipocar lá em versão resumida, numa única sigla: TMT! Não me incomoda é claro, pelo contrário, até acho divertido. XD – Então para que não ficasse o “Editorial do Thiago”, resolvi dar meu carinhoso apelido inventado pelo Hunterpiro e aprimorado pela Dakini à coluna.

Quanto a imagem do monstrengo que abre o post, também veio de uma brincadeira no forum da equipe. Quando o temível tinha acabado de ser inventado, eu respondi alguns posts por lá, colando essa imagem. Se era pra ser temível, tinha que ser um monstro, não? E eu acho essa fanart engraçada de qualquer forma. Por isso, todo o editorial deste projeto, terá como abertura do post, um monstrengo bizarro.

Agora que está explicado (está mesmo?), o editorial segue seu rumo! Pergunta dos leitores:

- Não fica nervosinho Natsu! Não é maldade nossa!

01 – Por que diabos o Portallos não cria logo de uma vez um Conversa de Mangá de Fairy Tail?

Rá! Quando pensei na ideia deste editorial, esta foi a primeiro pergunta que achei que deveria responder, porque é uma que pipoca toda santa semana em alguns Conversa de Mangás que criamos. Por mais que eu responda as vezes via comentários, a galera continua repetindo. Então agora sempre que alguém reprisar a pergunta, eu linko este post! XD

A ideia do Conversa de Mangá sempre foi expandir ele para outras séries. Não é mentira isso. Tanto que se Hunter x Hunter não tivesse sofrido uma nova pausa ano passado (ou foi em 2009?), este mangá iria entrar no rodízio semanal do CdM. Seria nosso quinto mangá no projeto. Acompanhava o mangá pela JBC, mas como estava chegando perto do Japão, iria passar a acompanhar as aventuras de Gon pela internet e continuar colecionando a série pela JBC é claro. Mas a pausa veio e a ideia foi descartada.

E Fairy Tail? O caso de FT é mais complicado. Eu não acompanho o mangá pela internet. Para ser sincero, eu nem sabia que o mangá existia até que fosse lançado o animê no Japão. Atualmente acompanho o animê e comecei a colecionar os duvidosos volumes da JBC. Não tenho a pretensão de sair correndo atrás dos capítulos pela internet e ficar pau a pau com o Japão. Não importa o quão fantástico esteja a saga atual. Eu gosto de ver a versão animada. Já assisto Naruto, Bleach e One Piece e como leio o mangá, não sou surpreendido, pois já conheço a história. Então Fairy Tail é um dos poucos animês em que me divirto sem saber o que vai acontecer a seguir.

Isso descarta totalmente um CdM de FT num futuro? Não! Se alguem dia a JBC ficar bem próxima do Japão nos volumes do mangá, chegando a ultrapassar o anime, é muito provável que eu venha a ver os capitulos pela internet. Quando isso acontecer, aí sim, irei cogitar um CdM.

Por que outro pessoa da equipe Portallos não faz então o CdM? Por que alias não fazem mais CdMs de todas as séries da Jump? É complicado. Se eu, que tenho a maior disponibilidade de todos da equipe, as vezes não dou conta dos 4 CdMs atuais, imagine se começarmos a criar um monte de CdMs de um monte de séries. Vale lembrar que o Portallos não é um blog só de mangás e animês. A gente fala de uma pilha de outras coisas, então não adianta extender demais o CdM e deixar que isso comprometa as outras áreas do blog. O Papo de Série mesmo é um projeto que precisa de suporte, pois andou largado por falta de tempo da equipe.

A ideia é sim expandir o CdM num futuro, mas é um futuro distante, quando acharmos que podemos fazer, sem comprometer mais ainda, o tempo e disposição da equipe, para com as outras áreas por aqui. Isso não impede de qualquer forma, que outros especiais sobre mangás e animês sejam criados. Basta ver o projeto ToC do Rackor, que anda fazendo um sucesso enorme por aqui. Muitas vezes recebendo mais comentários do que os Conversas de Mangás da semana.

Pronto! Reposta completinha! Conversa de Mangá é um dos projetos de maior sucesso do blog. Podem ter certeza que um dia dedicarei um editorial só para falar dele! Bastidores e projetos e ideias para o futuro. Uma delas vocês já viram algumas semanas atrás, quando o Renato, um leitor fã daqui, tenha a oportunidade de escrever um CdM. Isso é só a ponta do Iceberg!

- Um dia, num distante passado, o Théo sugeriu que este fosse o logo do Portallos. Parece logo de marca de bolacha! XD

02 – Quando o layout do Portallos será atualizado? Não existe planos para reforma-lo visualmente?

Pois é, estamos indo para o segundo ano com o mesmo layout. Eu também gostaria de mudar o visual do blog e temos planos para isso sim. Infelizmente não estamos tendo é tempo para sentir e discutir o que fazer em relação a uma mudança assim. Reformar um site é uma das coisas mais complicadas que existe atualmente. Ano passado, no final do ano, resolvemos implementar algumas novas funções ao Portallos, como a integração ao twitter e facebook, o cabeçalho dos posts mudou um pouco, o sistema de comentários também sofreu mudanças, mas tirando isso, faltou realmente melhorar o visual geral do mesmo.

Na equipe atual apenas o Dadah (Igor) cuida desta área. E ele vive super ocupado. Já conversamos várias vezes, e o Dadah já me disse várias vezes que gostaria de criar um novo layout do zero. O que falta mesmo é tempo para sentarmos e conversamos sobre o que fazer, como fazer. Uma das coisas que não gostaria é de ter que fechar o blog por alguns meses, com aquela mensagem de “estamos em reforma”, para que pudesssemos levar em diante um projeto assim. A intenção é realmente mexer, e não comprometer o dia a dia das postagens. Talvez isso seja impossível. Talvez no recrutamento este ano, seja ideial recrutar alguem que entenda dessa parte de designe e estrutura de codificação de sites, para auxiliar o Dadah. Ainda estamos pensando, mas temos planos sim para reformar o visual e a estrutura do blog. Só não posso garantir que algo assim ainda vá acontecer em 2011.

Só posso pedir paciência dos leitores. Enquanto a reforma não chega, ao menos o conteudo diário vai continuar chegando!

- O mascote favorito dos novos recrutas retornará em 2011...

03 – E o recrutamento 2011? Quando vocês irão pegar mais gente para a equipe?

Esta é uma pergunta que andou sendo frequente desde a virada do ano. Sim, está nos meus planos criar um novo recrutamento para a equipe este ano. Já virou uma espécie de tradição do Portallos, a cada ano reforçar e revisar a equipe de integrantes do mesmo. Ainda não posso dizer se alguem da equipe atual irá deixar o blog, pois isso é decidido entre reuniões e mais reuniões internas. O objetivo é nunca deixar membros inativos na equipe, dada suas devidas exceções, mas não vamos falar disso aqui, pois é sempre triste quando tem que decidir quem vai sair. Espero mesmo que este ano não seja necessário tirar ninguém da equipe.

Mas mesmo que ninguém saia, pretendemos abrir algumas vagas para novos integrantes. O Recrutamento 2010 foi um tremendo sucesso ano passado. Tivemos um recorde absurdo de participantes, ficamos malucos em quantos deveriamos chamar e tal. Foi algo que deixou todo mundo muito feliz. E a receptibilidade com os novos membros da equipe foi muito positivo pelos leitores do blog também.

Assim como foi ano passado, o recrutamento deve iniciar entre os meses de Julho e Agosto. Logo após a cobertura da E3 (maior feira de games do mundo), que acontece em Junho. Para este ano estive pensando em algumas ideias novas em relação ao recrutamento, como abrir vagas para departamentos específicos dentro dos assuntos abordados no blog (TV, Games, HQs, etc). Pois assim, isso consertaria a carência de posts que temos em algumas áreas do Portallos. Ainda será feito reuniões internas para discutir essa ideia, mas seria legal ver membros especializados em certas áreas do blog, não acham? Um especialista em séries americanas, por exemplo, nunca seria atrapalhado por um Conversa de Mangá, e não teria problemas com o Papo de Série por conta disso. Quem sabe? É aguardar pra ver o que será feito este ano!

Mas teremos recrutamento sim!

- As vezes, quando o Portallos fica meio bambo, mas não sai completamente do ar, aparece a mensagem clássica do Toad troll: "Desculpe, mas a princesa está em outro castelo".

04 – O Portallos anda saindo do ar constantemente, quase que todo dia! Por que diabos isso acontece?

Essa é uma questão que vejo que incomoda muitos leitores através de comentários via twitter. E com razão! Até mesmo a equipe vive irritada com estas contantes quedas nos servidores do blog, principalmente quando perdemos um post por conta disso ou simplesmente não conseguimos postar. Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes sentei no PC com um belo post na cabeça e não consegui colocá-lo no blog na mesma hora devido a instabilidades dos servidores.

Esse problema vem se tornando frequente desde novembro do ano passado. Coincidentemente, logo após uma semana que renovamos nosso contrato de mais 6 meses com a Locaweb. Justamente depois que pagamos por mais 6 meses de serviço é que a empresa entrou em contato com a gente dizendo que o blog estaria pesando demais seus servidores. Achei meio sacanagem isso. Se o aviso tivesse vindo antes da renovação, com certeza estariamos pensando na troca de servidor ou em alternativas possíveis para evitar tal dor de cabeça, mas veio justamente logo após a renovação.

Como o próximo plano de hospedagem da locaweb é no momento inviável para os nossos bolsos, estamos indo aos trancos e barrancos, até acabar estes 6 meses de serviço. Depois disso, a equipe vai se reunir, veremos opções de hospedagens em outros lugares (talvez um servidor internacional) ou vamos abrir a carteira e ver quantas moedinhas temos para a vaquinha da proxima renovação do servidor. Quer dizer, não vamos deixar para ver isso quando vencer, já andamos dando uma olhada e temos algumas ideias, mas de qualquer forma essa instabilidade só vai acabar quando vencer nosso atual plano de hospedagem lá para abril/maio deste ano.

O Portallos cresceu muito de 2009 para 2010, foi uma margem de quase o triplo de acessos que tinhamos em 2009. Em 2011 essa média continua alta, então é normal que com isso os servidores tenham que ser melhorados. Estamos ciente disso e os planos para contornar tais problemas estão na mesa, nos próximos meses teremos novidades quanto a isso.

Uma das soluções abrir um espaço para aqueles anúncios ads de propaganda que tantos outros sites possuem, como o Google Ads, aquelas parcerias com lojas online (submarino, buscapé etc) e por aí vai. Estamos estudando essa possibilidades, sem que tais anuncios destruam o visual do blog ou incomode demais os leitores. Então se algum dia isso pipocar no Portallos, não se assuste, pois é um forma que encontramos de juntar algumas moedinhas a mais, para bancar servidores mais potentes. Seria legal mesmo, se algum portal famoso por aí, nos abraçasse como filiado, mas esse também é um outro processo burocrático e complicado, que precisa ser estudado com calma. Enfim, não descartamos nenhuma possibilidade no momento, mas de qualquer forma, nossa meta principal, é que independente do que resolvermos, a qualidade e diversidade de conteúdo do blog não será prejudicada por qualquer decisão que tomarmos. Isso posso dar certeza!

E vou encerrar o Editorial do Temível Mr. T por aqui! Sei que para uma edição de estréia a qualidade não ficou lá grande coisa, mas queria abrir com estas explicações, ainda mais no aniversário do blog. Afinal, chegamos em 3 anos de vida, mas ainda temos problemas de estrutura. Não somos perfeitos. Mas isso não é bem um segredo.

No próximos editoriais, a coisa vai ser mais alegre, vamos conversar sobre leitores, divulgação, divisões de assuntos do blog, futuros projetos, metas para 2011. Enfim, vamos manter a prosa e debates do que for melhor para o Portallos! este será nosso espaço entre vocês leitores e a turma que cuida desse cantinho descontraído da internet!

Porém os especiais de dúvidas frequentes ião continuar por aqui ocasionalmente. Então se você quiser fazer uma pergunta a respeito do blog, pode deixar aí nos comentários, mandar e-mail pela página de contato ou dar um toque no twitter @portallos. 😉

E parabéns aos 3 anos do Portallos! Apesar de alguns problemas, o blog está muito maior, melhor e mais divertido do que quando ele surgiu em 21/02/2008. o/

Mais tarde, o postão coletivo da equipe em comemoração aos 3 anos de Portallos!

Isso também pode lhe interessar

49 Comentários

  1. já que está liberado para perguntar vamos lá.

    Foi feita alguma matéria, ou post dos “Eu fui (Cinema)!” para o filme “A Rede Social”? Vi o filme esse final de semana, e puxa… não pode faltar comentários a ele em um site de cultura nerd.

    Inclusive lembrei do filme vendo vc ali falando das propagandas, kk.

    Valeu e desculpe se por acaso ja saiu a matéria e eu perdi, normalmente vejo tudo que sai aqui.

  2. Concordo q no novo recrutamento deva entrar gente com especialidade de assunto diferente dos atuais, tem muito anime e mangá no Portallos, as vzs sinto falta das séries, filmes, quadrinhos (HQs), e assuntos variados. Acho q o Pedro é o membro q mais varia nos temas abordados.

    Outra coisa importante, vcs deveriam combinar entre si a quantidade de posts por dia, as vzs algum membro faz uma postagem muito legal, bem trabalhosa e quase na msm hora rola outras postagens, daí o assunto acaba caindo lá pra baixo do site e o assunto acaba passando batido, e tem dias q rola poucas postagens….quando alguém faz um post maior, com uma análise sobre alguma coisa, vcs deveriam deixar o tópico “crescer” ao invés de postarem outros assuntos na sequência….já aconteceu muitas vzs de ótimos tópicos passarem batidos por mim pq ele estava lá no final, por causa de algumas horas q fiquei sem acessar o site.

    eu pensava q T_thiago era pq vc se chamava Tiago Thiago rsrs..cara, vc já assistiu ao Filme Machuca? é um filme chileno se não me engano, tem um garoto com seu sobrenome, muito bom o filme, tá aí a recomendação.

    1. Huahauhauhahua eu nem fazia ideia de um filme chileno com meu sobrenome huahauhuahauhauha

      Isso que vc falou de postagens desequilibradas já foi assunto interno da equipe e provavelmente será resolvido num futoro novo layout do blog, onde mexa com a dinamica de postagens mais especiais e de materias que não devem passar batido.

      Atualmente como o tempo de todo mundo é malucão, a gente prefere postar enquanto tem tempo pra isso, do que deixar o blog sem conteudo por conta de já ter alguma coisa postada no mesmo horario. 🙂

      Internamente eu chamo os posts do pedro de “post povão”! XD huahauhuaha ele sem vem com umas coisas esquisitas mesmo. XD

      1. Não sei se vc viu, mas rolou um debate na comunidade da JBC daquele seu post de Panini X JBC, inclusive quando eu conheci o Portallos através daquele post Bleach X Naruto X One Piece foi através de alguma comunidade desses animes com alguém mandando dá uma olhada aqui, acho q rolou umas 500 postagens sobre aquilo.

        Vcs poderiam divulgar tbm por essas redes sociais quando rolar postagens assim, acaba vindo muita gente de fora.

        1. Eu já percebi isso sim, o problema é que quando é o autor que vai numa comunidade assim e posta seu proprio link de sua matéria, a galera esnoba, sabia? fica aquela conversinha de pessoa fazendo spam e se cabando, isso rola muito no orkut.

          Quando a materia vaza para outros lugares e vira debate legal, geralmente é porque parte de um leitor aqui… aí a galera não fica de mimimi com a propagando do blog.

          vai entender…

    2. Pedindo licença para me meter no Editorial Mr T! XD

      Sobre os posts que caem, eu acho que devia ter um local fixo para os destaques mais “relevantes” de um certo momento, como tem o Omelete – a coluna central, sabe?

      Então, mas, também não sei se isso meio que foge a ideia de blog, e vira site…
      Talvez não seja intenção.

      Mas, realmente, acho que devemos ter um local fixo mantendo os especiais, com maior destaque do que a “coluna destaques” que já existe… Hehehe!
      Tem que ter um textinho de chamda, algo para manter a atenção por mais tempo, num local pré-estabelicdo de destaque para que os destaques se destaquem! XD

      E sobre os posts mais variados: é que eu sou o menos nerd, digamos assim!XD Eu curto música, livros, séries, HQs, games, cinema, como todo mundo, só que, por exemplo, com mais intensiade: música e livros, coisas de jornalsita mesmo (fazer entrevista, repercusão do que tá na mídia etc.), enquanto a galera conhece pacas (que expressão triste!) de games, coisas geek, etc.

      Daí, complementa, eu acho!
      Valeu pela observação!

  3. Hhahahaha, o “temível” era meio por conta disso sim. É que lembro na época que eu entrei pro blog e tudo passava pelo Thiago, tipo, tinha que ter um selo de aprovação, e eu via os recrutas nervosos com a avaliação dele e querendo agradar, aí não pude deixar de achar graça na situação, mesmo sentindo algo parecido, haha. E aí surgiu o “TMT”, mas foi como algo na brincadeira mesmo, não pra taxar o boss de malvado. ^^

    Ficou foda o editorial! o/

  4. Gostei muito do post Thiagão, ou diria TMT? =D Isso vai aproximar ainda mais os leitores da equipe, o que já era uma proposta inicial do Portallos! Muito bom, parabéns! E viva os 3 anos do Portallos!!! =D

  5. Vida longa ao Portallos!
    Quando tiver o recrutamento teria que ter pessoas para fazer Cdms de outras séries.
    Recomendação de Animes.
    Mais Pds sobre séries não muito conhecidas e recomendações de filmes,séries antigas/novas.
    Mais matérias sobre hq’s pra manter o povo informado.
    Enfim tudo que todo mundo quer…

  6. Parabéns ao Portallos!
    3 aninhos, uma pequena criança ainda!
    Mas com qualidade de gente grande rsrs

    Sobre o blog, um cara que todo mês fica em primeiro de quantidade de comentários so teria elogios..ou não? rsrs

    O que mais me atraiu no portallos foi o aspecto “familia”. Lembro que quando comentei pela 3 vez, se nao me engano, o Thiago comentou em cima do meu comentário e eu fiquei:
    -O dono dessa bagaça(no bom sentido XD) interage com leitores? que diferente rsrs
    isso fez meu comentario ser importante e me deu um puta estimulo para continuar opinando! E essa pra mim é a principal qualidade do Portallos. O comentário dos leitores sao importantes MESMO. Todos que postam aqui sempre interagem com o leitor!

    Ponto negativo? Bom, eu acho que tem muita coisa de anime e mangá aqui! Eu adoro e praticamente só gosto disso rsrsrs. Mas vejo isso como negativo para o blog crescer! Pq tem muitas pessoas que não gostam de mangá e devem se sentir meio largadas as vezes! Acho que alguem pra comentar de comics, um cara para dar dicas de filmes para alugar seria bacana! Isso pensando no portallos, pq de comics eu nao leio absolutamente NADA!

    outras ideias em instantes rsrs….agora nao consigo lembrar

    1. Acho que o povo daqui é viciado em mangá, rs
      Se bem que a Dakini e o Rackor também são viciados em games(raios, como eles conseguem tempo pra jogar TANTA coisa? =P), só não comentam tudo porque aí a página inicial precisaria ter o triplo do tamanho atual para caber tudo do dia, haha

      1. E tem faltado tempo XD
        Nos últimos meses dei uma prioridade aos mangás, por isso os meus posts se focaram muito neste assunto. Aliás faço isso periodicamente, alternar entre as duas mídias como carros-chefes de meu entreterimento, mas com o PS3 agora as coisa mudam um pouco o rumo XD

    2. Também adepto a ideia de abordar mais assuntos no geral
      mas assim como o Renato “praticamente so gosto disso”²
      acho que a maioria do pessoal aki tbm =D
      Portallos é uma casa para os Otakus
      suahuahuahsuahsahsahsuashaus

  7. Well, well, Mr. T., deixo meus parabéns pelo aniversário de vocês e pelo sucesso que têm feito. E se me permite, algumas idéias que passaram pela minha mente assim que terminei de ler o texto.

    Pelo amor do Deus dos Nerds, não abram espaço para propagandas! Independente de como será o novo visual e de quando ele sair, propagandas destruíriam o visual do blog! Já digo até que esse “Share the knowledge” destoa do visual, poderiam manter só os botões de mídias sociais que estaria de bom tamanho… mas isso entraria naquele post anterior sobre o layout.
    E puxa, o logo atual já é praticamente uma marca registrada do site, não? Ainda bem que não trocaram por aquele “Trakinas” (my bad, Dadah)

    Mantenham-se independentes também, uma das piores coisas que pode acontecer seria entrar aqui e ver ‘posts de publicidade’!
    O charme do Portallos está, assim como você mesmo comentou no post de recrutamento do ano passado, na opinião, na crítica, enfim, na análise do tema abordado em cada post. Ser filiado de algum outro site muito provavelmente significaria ser obrigado a postar algo que vocês mesmos não gostariam de postar.

    A questão monetária é sim complicada, mas não é possível organizar uma enquete/votação/plebiscito(XD~) de opinião geral? Caramba, aqui tá cheio de nerd que deve conhecer bons servidores por preços justos, eu mesmo indicaria algum fora do Brasil (Cof, cof, Dreamhost, COF) e me colocaria a disposição para ajudar nisso… não fosse meu tempo escasso, gasto entre trabalho e faculdade.

    É tão bom abrir o Portallos e dar uma lida sobre TUDO que me interessa, com opiniões descentes, material selecionado, comentários “A RODO”… Mesmo que eu comente poucas vezes aqui, vejo que há uma grande diferença de nível entre vocês e o “resto” dos blogs do país (Aye!), que ou são comerciais, ou não abordam tanta variedade DENTRO do “universo” que estamos acostumados, ou então estão cheios de trolls, haters, fillers, fanboys e outras escórias. Sei lá, já apresentei vocês para colegas que também adotaram vocês como fonte de notícias para games/animes/séries, e inclusive já comparamos vocês ao Kotaku internacional! E olha que o Kotaku é só para games…

    Ah, e aquela aba de Contato lá em cima? Nunca recebi resposta!

    E é isso! Obrigado por fazerem o blog do jeito que ele deve ser, do jeito que todos nós gostamos, e ainda assim procurando melhorar sempre!

    1. sei não viu link zap… por um lado eu entendo essa coisa de querer independencia, liberdade e não se sentir vendido, mas por outro lado, a gente sente na pela estas instabilidades de servidor, que nos deixa fora do ar, por não ter uma verba maior pra sustentar o blog.

      acho que ads, se souber se bem distribuida dentro do layout, não estraga nada. o que não pode é o exagero. tem blog/site por aí que é sem noção no uso de ads. o layout atual tem espaço pra ads, sem comprometer o conteudo e o visual. particularmente a ideia me agrada mais do que ser integrado num portal qualquer e ter a liberdade critica capada, não acha?

      quando a doação, eu nunca gostei dessa ideia que alias vem sendo bem difuldida na internet brasileira. principalmente porque pessoas que doam acabam um dia, se achando no direito de cobrar desempenho dos responsaveis do blog… ficam se achando acionistas, sabe? eu vejo isso direto pelo internet. é ruim demais, ficar pedindo doação… pior ainda vem daqueles que não entendem e acha que o blog está “cobrando” para ter conteudo, fazendo chantagem emocional…”ou doam ou fechamos”… doação é uma merda. seria legal num mundo perfeito, mas no nosso… putz….

    2. Primeiro comentário importante: o Trakinas quem fez foi o Théo =P Ficou legal, mas ‘bolacha’ demais heh

      Essa parte dos anúncios sempre foi um problema. Entendo disso que tu fala de ‘independente’, só de colocar anúncios perde essa fator e vira um ‘site qualquer’. Acho que esse foi um dos fatores que fez a gente crescer tanto nesses 3 anos.

      Mas como agora a gente tem muitos acessos, a gente gostaria pelo menos de conseguir grana para pagar um servidor decente. A idéia é adicionar alguns anúncios aqui e ali, nada muito bruto, até para acostumar os leitores. Temos feito alguns testes (Google Ads principalmente), pra tentar dar o menor impacto possível… até pensei em fazer enquetes, ver o que os leitores acham, idéias. Só esse esquema de doações que também concordo plenamente com o Thiago, não rola. Se fosse barato a gente continuaria pagando do bolso com gosto, mas não é algo que dá para pedir para a equipe =) Vamos ver o que conseguimos fazer.

      Sobre servidores, pra falar a verdade Dreamhost é a minha primeira opção hahahah Logo pretendo assinar lá e fazer uns testes, mas o Alex tem sugerido vários outros servidores (alguns para wordpress mesmo), como temos algum tempo estamos analisando e vendo a melhor escolha pro blog.

      E todas essas mudanças, inclusives as de layout que o Thiago falou, vão sempre ser feitas de forma que não tire o blog do ar (ou seja, respodendo o Thiago, não vamos fechar o blog com a frase “estamos em reforma” =)).

      Se quiser discutir fique a vontade, é sempre legal ver e entender outros pontos de vista.

  8. seria muito bom ter um membro que falasse de comics (eu por exemplo leio todas da dc e da marvel e to sempre ligado no q acontece la fora, até que gostaria de ser do portallos hehe).. E também gostaria de parabenizar o Portallos por seus três anos de vida.. que continue do jeito que tá e só melhore =D novos membros para colunas fixas sobre temas que não são muito abordados por aqui seria muito maneiro.. e talvez se esses novos membros lêem mangás e vêem séries, daria um folga pro pessoal daqui que fazer o PdS e o MdQ… trazes gente com ideia criativas para novos posts semanais (como o Toc agora e o Personagens que nós amamos) seria ótimo..

    Enfim, parabenizar de novo o portallos =D

  9. Gostaria de parabenizar o Thiago e toda a equipe pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado aqui no blog. Começei a acompanhar o Portallos a mais ou menos 1 ano, e agora entro praticamente todo santo dia.
    Parabéns Portallos pelos seus 3 anos de vida!!E q continue sempre assim inovando e melhorando

  10. – Um dia, num distante passado, o Théo sugeriu que este fosse o logo do Portallos. Parece logo de marca de bolacha! XD

    EAUHEHAUEHAUHEAHEUHAHAHUEAHUEHAUEHAHU RIDEMAIS COM ISSO

  11. Excelente post!!! Parabéns!!!

    Acredito que realmente uma hora ou outra, um blog que tem milhares de visitas como o Portallos, inevitavelmente vai ter que se profissionalizar nem que seja um pouco…

    Com o aumento visivel de leitores, aumenta a exigência da qualidade, mas também exige gastos um tanto quanto caros na manutenção…

    Aí entra o dilema, do visual do site ficar poluido, aceitação dos leitores á monetização, etc… Realmente um dos maiores atrativos do Blog é o layout limpo e fácil de ler…

    Mas acredito que se os leitores são de qualidade e fiéis mesmo, vão entender que é tudo para o crescimento do blog… Sobre se tornar parceiro ou fundir a um portal, é tudo questão de negociação para manter a independência, se você negociar os termos da fusão pode ser um bom negócio, mas se for possivel se manter indepedente por mais um tempo seria bom também…

    Devido as características do Blog, talvez seria mais interessante anúncios do Submarino, Mercado Livre em um ponto alto e de destaque do Blog e adsense em forma de anúncio gráfico no inicio ou fim do post… Mas tudo isso tem que ser muito bem pensado por conta do impacto nos leitores

    Quanto ao recrutamento, participei ano passado e esse ano vou tentar de novo…

  12. Antes de tudo, parabéns pelos 3 anos! E pelo post!

    Ah, tem uma coisa estranha que eu pensei sobre o T. do T.Thiago! Na primeira vez em que cliquei na página da equipe e vi que ele já tinha 25 anos e tals… Como aqui na minha região, agente chama as pessoas dessa faixa de idade de “Tio”, eu passei a chamá-lo mentalmente de “Tio Thiago”. (É, eu sei, é idiota mas na minha cabeça combinava perfeitamente). Pensava automaticamente em “Tio Thiago” toda vez que via o “T.” … Pois é -.-… (Não sei pq tô falando isso, só por falar…)

    Anyway Temível Mr. Thiago soa melhor para o Editor Chefe! 8D

    Ah! Eu tenho uma pergunta… Quando acessa a página do Portallos e aparece: “Essa princesa não está na torre.” É isso que significa que o site está fora do ar?

    1. Ah! Eu tenho uma pergunta… Quando acessa a página do Portallos e aparece: “Essa princesa não está na torre.” É isso que significa que o site está fora do ar?

      – sim, quer dizer que o servidor não nos tirou do ar… mas está quase! aí o site fica meio bêbado…ora funciona, ora da essa mensagem

      E huahuahua Tio Thiago foi foda! XD – Essa sim é uma das explicações para o meu nick que nunca ninguem imaginou (ou me contou). XD

  13. seria muito bom ter um membro que falasse de comics (eu por exemplo leio todas da dc e da marvel e to sempre ligado no q acontece la fora, até que gostaria de ser do portallos hehe).. E também gostaria de parabenizar o Portallos por seus três anos de vida.. que continue do jeito que tá e só melhore =D novos membros para colunas fixas sobre temas que não são muito abordados por aqui seria muito maneiro.. e talvez se esses novos membros lêem mangás e vêem séries, daria um folga pro pessoal daqui que fazer o PdS e o MdQ… trazes gente com ideia criativas para novos posts semanais (como o Toc agora e o Personagens que nós amamos) seria ótimo..

    Enfim, parabenizar de novo o portallos =D e dizer que é o meu vício diário, que a primeira coisa que faço qnd chego da escola é entrar aqui hehe =D

  14. Muito boa essa ideia de recrutamento para certos departamentos, pois realmente tem uns que poderiam ter mais atenção, como os comics e filmes.Quanto as propagandas, apesar de preferir um visual mais clean, acho perfeitamente plausível a inserção de algumas, já que ajudaria a manter o site on, ou até mesmo fazer melhoras, por minha parte não me incomodaria,acho que a maioria dos leitoros também não se imcomodaria tanto.Já fazer afiliação à outros sites, já acho que tem que tomar um pouco de cautela, para o blog não perde sua Independência.

    Quando eu vi esse nome do Thiago pela primeira vez (Acho que foi numa thag da live), pensei que era um nick, jamais passou pela minha cabeça que era o nome real…….kkkkkkkkkkkk, e parabéns ao Portallos por 3 anos de vida e que venham muitos mais.

    PS:Nunca tinha entendido essa de “A princesa está em outro castelo” até agora…lol.

  15. “Thank you Mario but our princess is in another castle!” Portallos FTW

    Gostei muito das ideias sobre o layout novo que estara por vir e tambem pela ideia do recrutamento com assuntos expecificos!

    Have a nice week, Happy B-day Portallos o/

  16. seria muito bom ter um membro que falasse de comics (eu por exemplo leio todas da dc e da marvel e to sempre ligado no q acontece la fora, até que gostaria de ser do portallos hehe).. E também gostaria de parabenizar o Portallos por seus três anos de vida.. que continue do jeito que tá e só melhore =D novos membros para colunas fixas sobre temas que não são muito abordados por aqui seria muito maneiro.. e talvez se esses novos membros lêem mangás e vêem séries, daria um folga pro pessoal daqui que fazer o PdS e o MdQ… trazes gente com ideia criativas para novos posts semanais (como o Toc agora e o Personagens que nós amamos) seria ótimo..

    Enfim, parabenizar de novo o portallos =D e dizer que é o meu vício diário, que a primeira coisa que faço qnd chego da escola é entrar aqui hehe =D

  17. “Para este ano estive pensando em algumas ideias novas em relação ao recrutamento, como abrir vagas para departamentos específicos dentro dos assuntos abordados no blog (TV, Games, HQs, etc).”

    Mas ainda será possível um colaborador falar sobre diversos assuntos, ou ele ficará “preso” a um desses departamentos específicos?

    1. Como eu disse, ainda estou pensando em como funcionará, então não tenho uma resposta no momento para sua pergunta. 😛

      A ideia não é restringir, mas tb não deixar livre demais para que a pessoa acabe não cuidando do depertamento a qual se candidadou. é o que eu posso dizer no momento.

      1. Nesse caso acho que o mais interessante seria o colaborador ter uma meta, por exemplo publicar dois textos por semana sobre determinado assunto, e depois ter liberdade para publicar sobre outros assuntos que quisesse.

  18. Tenho duas sugestões, um post-enquete mostrando todos os banners do blog e perguntando qual o favorito do pessoal, o meu acho que é o de Mario Kart mas tem muitos incríveis xD E eu acharia engraçado um banner com esse logo “trakinas” kkk e
    também um “Eu fui!” compiliando vários filmes de 2010 e agora do começo de 2011 que não ganharam matéria aqui , nem precisa cada um ter o tamanho de um post normal dessa coluna.

    E não acho que vocês precisam mexer no layout, acho ele muito bom assim, bem claro e limpo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.