Pokémon Online: Quem não tem cão, caça com gato, e quem tem também! [Ferramenta]

Teve uma época que muitas versões online não-oficiais de Pokémon começaram a pipocar pela Web. Cheguei a jogar duas delas, o Netbattle e um outro que era feito com gráficos do jogo online Tibia, que por sinal era bem feito até. O primeiro foi descontinuado, mas ainda cheguei a ver uma segunda versão que fizeram dele chamado de Supremacy, que agregava a quarta geração de Pokémons aos jogáveis. E o segundo eu não sei como anda, faz tempo que eu parei de jogar, mas lembro que na época os servidores estavam lotadaços, e era muito dificil entrar para jogar.

A premissa básica do Netbattle era batalhar e batalhar! E com o Pokémon Online não é diferente. Aqueles que tem um DS e que jogam Pokémon vão curtir a ferramenta, e aqueles que não tem, vão poder ver como é ter um time que sempre sonharam! Depois do Continue Lendo, saiba mais sobre essa ferramenta que está revolucionando as batalhas Pokémon!

P.S – Créditos da imagem de abertura do post para Sora183 do AnimePaper!

Definição

Primeiro… Vocês devem estar se perguntando o que raios é o Pokémon Online, não é? É simples, nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida em C++ que proporciona a experiência de lutar com quaisquer seis pokémon no seu time(isso se você quiser usar os seis slots) contra amigos ou mesmo em torneios que são organizados nos vários servidores.

Após montar o seu time(ou os seus times), você pode entrar no modo online que é onde se encontram vários servidores, com muitos jogadores batalhando e trocando estratégias através do chat. Batalhe com seus amigos, faça times desafiadores, enfrente os torneios e mostre originalidade por favor, porque é o que mais tá faltando.

No mais, é muito divertido você enfrentar seus amigos, pois o jogo pode ser bem casual. Às vezes você entra para uma partida rápida, ou pra colocar no time um pokémon que você ficou pensando, ou uma combinação de moves que você acha que vai dar certo, que vai ficar legal.

Você que já tem um DS ou DSi, deve estar se perguntando porque perderia tempo jogando isso. Primeiro, que você poderia desafiar aquele seu amigo que sempre quis jogar contra você e não podia, e segundo, você pode usar a ferramenta não somente para jogar como também planejar o crescimento do seu pokémon no cartucho original. É uma ajuda e tanto.

Pontos Negativos

Não detectei muitos pontos negativos, mas existem pormenores, como a falta de descrição de algumas traits ou movimentos, nada que não possa ser corrigido com uma visita rápida ao Sr.Google. Outro ponto que vou citar melhor no próximo parágrafo é o uso um pouco excessivo de estratégias “prontas” por parte dos jogadores, se bem que isso não é um ponto negativo do programa. Pelo menos na minha opinião, isso acaba desgastando a imagem de certos pokémon, que por vez ou outra acabam sendo ou vistos com maus-olhos no cenário competitivo, ou como também vistos como Ubers, que são pokémon considerados fortes demais para pertencerem ao tipo de jogo normal. Dentro da categoria de Ubers se encaixam uma boa parte dos lendários(uma boa parte! Não todos, como alguns pensam), e segundo algumas listas, Garchomp, Salamence, Wobuffet e Wynault, que não são lendários, mas mesmo assim são considerados Ubers. Mas tudo isso pode ser relevado dependendo do oponente que você enfrente no jogo.

Qualquer um que joga em sites de busca o nome de um Pokémon e coloca  a palavra “moves” depois, consegue em geral uma combinação de build padrão que muitos jogadores usam. E isso gente, é um saco! Pense como é chato você ver um Ninjask e já adivinhar que a estratégia padrão é Substitute, se aproveitar da trait Speed Boost, e ficar usando Swords Dance, para usar Baton Pass e conceder o bônus para um outro pokémon da equipe. Ou mesmo ver um Serperior e já esperar uma chuva de Leaf Storm, se aproveitando daquela Trait do Dream World. Talvez o maior problema seja esse… Falta de originalidade de quem monta os times.

Aspectos Técnicos

O jogo conta com tudo que tem direito. Permite que você possa escolher qualquer um dos pokémons da primeira até a quinta geração, (tem até o missingno, apesar de ele não ser, digamos… tão jogável) e escolher qualquer movimento para o pokémon, claro dentro das possibilidades dos que ele possa aprender, incluindo-se aí os moves de level-up, de TM’s, HM’s e Breeds. E não pára por aí, ainda tem a escolha de Natures, Traits, e a distribuição de EV’s. Quem é jogador veterano de Pokémon, conhece esses termos muito bem, e normalmente eles ditam qual é o Pokémon mais forte em combate. E os itens não ficam de fora, você pode equipar o seu bichinho com qualquer um dos disponíveis.

A questão de Tiers, anteriormente citada as vezes dita o que é permitido ou não numa luta, e isso é separado também pela ferramenta, que disponibiliza várias Tiers padrões para você montar o seu time. Você pode encontrar jogadores com certas Tiers “ativadas” em seus times, e já ter uma noção básica da luta que o espera, caso o confronte numa batalha. Os torneios também são divididos por Tiers, assim como é comum ver torneios de Ubers, também é possível ver torneios de UU’s(Under useds, pokémon usados com pouca frequência).

Concluindo a conversa…

Numa luta Pokémon, muitos fatores fazem diferença: O  clima, as Natures, as Traits, os Moves e tantas outras coisas que influenciam direta e indiretamente no resultado da batalha. E tudo isso está presente em Pokémon Online, que simula muito bem o cenário competitivo de Pokémon.

Onde baixar? Você pode encontrá-lo no site oficial!

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Gostei da ideia. Nunca tive saco de jogar Pokémon competitivamente por causa dessas variáveis (EVs e IVs, especialmente a última), que são um saco de arrumar. Ainda não terminei o Pokémon White, mas quando terminar vou testar esse programa xD

  2. Um programa ótimo para testar as reais habilidades estratégicas de um treinador. É um local aonde todos estão em pé de igualdade quanto à IVs e tudo que importa são natures, sets e times bem montados e balanceados, além da capacidade do jogador.

  3. Excelente post… Já conhecia, mas nunca tive saco pra jogar, depois de ver algumas imagens, talvez eu dê uma chance… vlw…

  4. Já tinha ouvido flar sobre esse programa mas tinha duvida sobre a qualidade tecnica dele
    (Garchomp esquivano de alguns golpes depois de 1 sandstorm por exemplo) mas agora q vc flou q é tudo certinho eu vou testar . obrigado pelo post. ^^

  5. tenho um problema, não consiguo usar os pokemons que escolhi no começo, por que isso?
    e como desafio? só fui desafiado até agr
    @Edit
    quando escolho o arquivo dos meus pokemons essa mensagem aparece no chat:
    (22:52:07) Your team is invalid, you can’t find battles!

    1. Eu não sei, tenta mudar a tier, no servidor pra Challenge Cup…
      Pra batalhar é so dar dois cliques no nome de qualquer pessoa, ou então clicar na opção find battle.

  6. Eu fiquei com preguiça de jogar só de ler o post. 8D
    A parte da estratégia nunca foi o que me chamava atenção nos jogos da franquia. Eu já li (vários) textos sobre estratégias de batalha (pra campeonato e tal) e acabei percebendo que quando as pessoas levam muito a sério cada pokémon, cada move, cada item ou cada jogada que você pode usar/fazer numa batalha o jogo como um todo se resume a uma corrida pra ver quem consegue descobrir a combinação perfeita (se é que isso existe), e o pior, na base da “tentativa e erro”.
    Eu não tenho muito saco pra isso, sempre gostei da parte de exploração, de curtir a história, os personagens, e caçar pokémons. Se eu quiser torrar uns neurônios prefiro jogar um jogo no qual a “estratégia” não se resuma em decorar uma biblioteca de fatores que decidem quem ganha e quem perde, ou copiar (integralmente ou não) a “estratégia” daqueles que te vencem.
    Foi mal, mas eu não sei o que sobra pra se pensar nesse jogo. A não ser que você corra atrás das estatísticas de cada pokémon existente, e de cada move que esses pokémons podem usar, você não vai estar fazendo mais do que jogar um dado, rezando pra sair um “6”. Mas fazer isso, como todo mundo sabe, é humanamente impossível, a não ser que o número de pokémons jogáveis diminua pra uns 10. xD

  7. outro jogo online de pokemon bem legal era o pokemon crater. cheguei a jogar ele uns 3 anos atrás.Mas o site acaqbou sendo fechado em fevereiro :/

  8. Execelente post raphael! Esse eu curti ao ponto de não ter sequer uma crítica construtiva… Bem, de qualquer modo a idéia é muito empolgante até que você fica sabendo do pessoal fazendo a coisa se tornar muito mecânica e sem graça. =/
    Mesmo assim vou testar! o/

  9. Ah! Sobre o Open Tibia “Pokemon Online”… Ele não existe mais. Se não estou equivocado ocorreram problemas com direitos autorais envolvendo a nitendo e tals…
    Aparentemente ficou famoso demais e ao que parece lucrativo também. A gigantesca “waiting list” (quem já jogou tibia sabe do que estou falando) fazia muita gente pagar por uma conta vip. Em todo caso… pra quem se interessar ainda existem por aí alguns servidores de pokemon online baseado em tibia. É só dar uma olhada lá no otserverlist.org, deve ter algo por lá! Só não sei se agradará a maioria.
    abs

  10. O legal do repeteco é q vc pode criar um time counter das estratégias mais usadas. Como exemplo uma situação q eu enfrento hoje: Meu time é spiker, assim q o meu Forretress aparece em campo, 70% das vezes o FPD me troca pra porra do Espeon. Magic Guard do capeta. De qualquer forma é um ótimo jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.