Indicações e Resenhas de LivrosLendo

Esquadrão de Gênios | Quando a continuação de uma série supera o original! (Impressões)

E a autora Catherine Jinks fez de novo! Mais uma obra de arte, de verdade!

No segundo livro da série (iniciada pelo livro “Gênio do Mal” – leia o Livroteca aqui), a história não só mantém o fôlego como também atinge outro nível de suspense, drama, super reviravoltas e um clímax, sem defeitos!

É impressionante como um livro relativamente grande (436 páginas) pode ser lido tão rapidamente sem que o leitor sinta… Capítulo um, dois, três, 38, 39…, quando percebe, tudo o que você pensava que era certo, era mentira, ou mesmo suspeitava que fosse mentira, era mesmo a verdade. (deu pra entender?).

Em “Esquadrão de Gênios” ela continua a história do gênio adolescente Cadel Piggot), após toda a doideira que ele passou no primeiro volume – eu não vou falar aqui do primeiro volume porque já falei antes e também para não estragar para quem está conhecendo agora.

O fato é que Cadel está preso em um limbo, sem nacionalidade, sem família, sem amigos e sem ninguém que possa confiar nele – afinal, o histórico não permite.

Assim, a vida fica restrita à casa em que fica com pessoas tão abandonadas quanto ele e à espera das visitas esporádicas da assistente social, Fiona Currey, e posteriormente do detetive de polícia, Saul Greeniaus.

Mas, vocês sabem que não é meu estilo ficar contando uma historinha, né? Então, vamos ao que interessa:

O gênio (do mal) Prosper English está de volta, e novas organizações criminosas têm de ser desmascaradas (entenda como “hackeadas”) e mais mentiras, dissimulações e disfarces estão por vir!

O livro é uma mistura de tecnologia com espionagem, intrigas e quebra-cabeças de grande inteligência e situações pouco (muito pouco) usuais em literatura juvenil. Quantas vezes você viu uma deficiente físico como coadjuvante principal? Ou mesmo descrições nojentas e esquisitas de cenas que você preferiria não presenciar…

Catherine Jinks trata o leitor como um ser inteligente! Esse é o segredo!

Essa á a razão de se destacar em uma avalanche de “livrinhos de aventura” previsíveis, apegados à fórmulas que encerram cada capítulo com “micro-suspenses” (já falei sobre isso também mil vezes)!.

E, mesmo assim, você não consegue parar de ler. Principalmente a partir do momento que a história engrena de vez.

Claro, claro que têm personagens padrão (o bom moço e a boa moça), mas, o vilão não é “malvado” porque quer dominar o mundo sem motivo! E as motivações dos outros vilões (outros tantos mesmo!) são mais palpáveis, reais: dinheiro, vingança etc.

Tudo é bem descritivo, mas sem exageros: nada de sair pó aí deixando que o leitor tenha de imaginar tudo! Ela dá as pinceladas certas para cada cenário e você entra na história, na forma com que a autora pretende que você entre!

Por fim, o fim: tenso, apreensivo, esperto e bem humorado! Um final digno de um bom filme. Digo isso porque você se sente “assistindo” às cenas.

E, aproveitando a comparação, Esquadrão de Gênios é o tipo de livro que vale o ingresso, sabe? Daqueles que você guarda o ingresso em casa, para lembrar…!

Mesmo custando cerca de R$46,00, ele vale a pena, não só por conta da qualidade do conteúdo, mas também pelo excelente acabamento externo e interno.

Info:
Editora: Farol
Autor: Catherine Jinks
Ano: 2011
Número de páginas: 436
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Pedro Duarte

Jornalista apaixonado por todas as coisas que existem. Deve ser isso! Não há nada de novo que não demonstre interesse imediato em conhecer: ler, assistir, escutar, experimentar. Tentando viver um pouquinho de tudo por dia e passar a experiência aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.