Esquadrão de Gênios | Quando a continuação de uma série supera o original! (Impressões)

E a autora Catherine Jinks fez de novo! Mais uma obra de arte, de verdade!

No segundo livro da série (iniciada pelo livro “Gênio do Mal” – leia o Livroteca aqui), a história não só mantém o fôlego como também atinge outro nível de suspense, drama, super reviravoltas e um clímax, sem defeitos!

É impressionante como um livro relativamente grande (436 páginas) pode ser lido tão rapidamente sem que o leitor sinta… Capítulo um, dois, três, 38, 39…, quando percebe, tudo o que você pensava que era certo, era mentira, ou mesmo suspeitava que fosse mentira, era mesmo a verdade. (deu pra entender?).

Em “Esquadrão de Gênios” ela continua a história do gênio adolescente Cadel Piggot), após toda a doideira que ele passou no primeiro volume – eu não vou falar aqui do primeiro volume porque já falei antes e também para não estragar para quem está conhecendo agora.

O fato é que Cadel está preso em um limbo, sem nacionalidade, sem família, sem amigos e sem ninguém que possa confiar nele – afinal, o histórico não permite.

Assim, a vida fica restrita à casa em que fica com pessoas tão abandonadas quanto ele e à espera das visitas esporádicas da assistente social, Fiona Currey, e posteriormente do detetive de polícia, Saul Greeniaus.

Mas, vocês sabem que não é meu estilo ficar contando uma historinha, né? Então, vamos ao que interessa:

O gênio (do mal) Prosper English está de volta, e novas organizações criminosas têm de ser desmascaradas (entenda como “hackeadas”) e mais mentiras, dissimulações e disfarces estão por vir!

O livro é uma mistura de tecnologia com espionagem, intrigas e quebra-cabeças de grande inteligência e situações pouco (muito pouco) usuais em literatura juvenil. Quantas vezes você viu uma deficiente físico como coadjuvante principal? Ou mesmo descrições nojentas e esquisitas de cenas que você preferiria não presenciar…

Catherine Jinks trata o leitor como um ser inteligente! Esse é o segredo!

Essa á a razão de se destacar em uma avalanche de “livrinhos de aventura” previsíveis, apegados à fórmulas que encerram cada capítulo com “micro-suspenses” (já falei sobre isso também mil vezes)!.

E, mesmo assim, você não consegue parar de ler. Principalmente a partir do momento que a história engrena de vez.

Claro, claro que têm personagens padrão (o bom moço e a boa moça), mas, o vilão não é “malvado” porque quer dominar o mundo sem motivo! E as motivações dos outros vilões (outros tantos mesmo!) são mais palpáveis, reais: dinheiro, vingança etc.

Tudo é bem descritivo, mas sem exageros: nada de sair pó aí deixando que o leitor tenha de imaginar tudo! Ela dá as pinceladas certas para cada cenário e você entra na história, na forma com que a autora pretende que você entre!

Por fim, o fim: tenso, apreensivo, esperto e bem humorado! Um final digno de um bom filme. Digo isso porque você se sente “assistindo” às cenas.

E, aproveitando a comparação, Esquadrão de Gênios é o tipo de livro que vale o ingresso, sabe? Daqueles que você guarda o ingresso em casa, para lembrar…!

Mesmo custando cerca de R$46,00, ele vale a pena, não só por conta da qualidade do conteúdo, mas também pelo excelente acabamento externo e interno.

Info:
Editora: Farol
Autor: Catherine Jinks
Ano: 2011
Número de páginas: 436
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

    1. Tem sim! É uma trilogia e parece que a conclusão é sensacional. Nota 10 em todos os sites americanos que pesquisei… Agora, é só esperar!

      1. sua culpa cara, sua culpa…. corri pra a livraria pra comprar o 2, está aqui. Mas tenho que terminar guerra dos tronos livro 1. pior que já tou com o livro 2 aqui ahhh que tenso!!! T_T

  1. Não comprei o primeiro ainda, esperando baixar o preço!
    cinquenta pilas na saraiva quando eu fui! Guerra dos tronos tava mais barato e tem muito mais conteudo!
    mas vale a dica, ta anotado aqui
    se bem q vc tem culpa de nos fazer comprar e depois abandona a obra XD
    a quase um ano espero a continuação dos post da chave do reino ahuahuhuahua

    1. O preço não vai baixar… Não adianta.

      E também você dizer que tem mais conteúo é muito chato. Não é meu estilo Guerra dos Tronos, mas, o livro que estou indicando é muito bom. Não tem aquele caráter épico e tudo mais, mas, acho que comparar hierarquicamente, dizendo que tem mais conteúdo é equivocado…

      Só porque tem aquele cenário medieval, com um mundo fantástico, etc, não faz ser superior, entende o meu ponto de vista? Eragon por exemplo é horrível….

      Sobre o preço, o acabamento é absurdamente superior, por isso o preço (esteticamente falando).

      Sobre as Chaves do Reino, está salvo em rascunhos aqui o post… Finalizando em breve.

      1. nao me referi a qualidade do texto, mas a quantidade!
        GoT tem 200 paginas a mais praticamente e é maior, o tamanho das folhas, e mesmo assim era 20 reais mais barato rsrsrs
        a a qualidade do texto de GoT é muito boa, então no caso, essa quantidade a mais não é só quantidade, tem qualidade junto! Faz diferença

        o preço baixa, sempre baixa, só nao ter pressa rsrsrs

        Opa, aguardando anciosamente o post das chaves do reino! =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.