Metal Gear ou Ninja Gaiden? Eis a questão!

Este é Metal Gear Rising Revengeance!

Eu não vou mentir, quando me deparo com um hack’n slash de respeito eu costumo me empolgar mais do que devo, culpa da Platinum Games e seu Bayonetta, o orgasmo do gênero na minha opinião. Mas chamar de Metal Gear um game nesse mesmo estilo continua não combinando nenhum um pouco pra mim. Retiraram o “Solid”, adicionaram o “Revengeance” e agora o game caiu nas mãos de ninguém menos que uma das minhas produtoras favoritas, sim, a própria que acabei de citar ali em cima. A revelação veio nesse fim de semana durante a VGA 2011 e bem, se há uma produtora que possa tornar o game algo mais dinâmico, cinematográfico e carregado de estilo para o personagem, sem dúvida é a Platinum, porém fica nítido que se o jogo pretendia herdar o mínimo de estratégia que a série Metal Gear original possuia no início do seu desenvolvimento, agora com esse reboot, como o próprio trailer estampa, mostra que isso passa longe dos planos. A Kojima Productions segue supervisionando o projeto, mas o que queria mesmo saber é em que grau está o envolvimento do Kojima nisso tudo. Ele realmente aprova do começo ao fim esse game?

Andei lendo alguns textos por aí que refletiam sobre o aparente cansaço nas palavras do criador ao anunciar que muito provavelmente seria obrigado a lançar um Metal Gear Solid 5, mas que dificilmente entraria de cabeça no projeto como fez com o primeiro jogo da série lá em 1998 no PlayStation 1. A leve impressão que fica é a de que talvez as coisas tenham saído um pouquinho do controle do criador de Snake, talvez ele tenha enxergado o caminho sem volta que é a indústria de games hoje, sem ânimo para criar coisas novas, apenas apostando no que ainda é mais cômodo e certeza de lucro fácil. E no meio dessa história temos um spin-off bem distante da série original que mais se assemelha a um Ninja Gaiden, um jogo que parece perdido entre a promessa de um Metal Gear 5 e os projetos mais pessoais do autor. Temo que se um dia Metal Gear Solid 5 realmente chegue até nós, ele acabe não sendo desvirtuado, mas sim feito de qualquer jeito, sem o devido comprometimento de quem mais entende da série. Algo que me parece ligeiramente visível em Rising.

Certo, você pode até afirmar que a idéia desde o início nunca foi o Raiden ser uma espécie de sucessor do Snake, tudo bem. Mas eu tenho certeza de que se o game tivesse a mão forte do Kojima na produção, nós o reconheceríamos mais fácil como um game que faz parte da família. Mas enfim, curti a ligeira reformulação nas mecânicas do game, tudo me parece muito com o que Ryu Hayabusa já anda fazendo pela Tecmo Koei, só que tem tem robôs né? Como posso resistir? Não é um legítmo Metal Gear, mas não deixa de ser interessante. A propósito, repararam no trailer em português? Está aqui a prova que não deixa ninguém mentir. Brasil dos games fazendo efeito de novo? Vamos esperar que sim.

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. Eu particularmente gostei, fiquei triste por não ser um MGS mas me interessei. Nunca Consegui imaginar o Raiden "du futuru" como um espião mas sim uma máquina ensandecida de matar.

    Um detalhe é que no começo seria um história mostrando o que aconteceu entre o 3 e o 4, agora esse novo sera 5 anos no futuro, sem nenhuma ligação na história.

  2. "Milhares de cortes para o inimigo ser retalhado so no final" eu odeio isso em qualquer jogo, esse Metal Gear parece o melhor(pior) exemplo, da uma raiva muito grande quando comparado com os videos antigos, coitado de mim pensando que iria ser um jogo inovador =(

  3. Ah cara, nenhum metal gear me desanimou, esse ai eu duvido que vá ser diferente a unica coisa que eu achei ele extremamente surreal segurando robo gigante com a espada e afins..
    não sei como ficou as coisas no metal gear 4, mas do 3 pra esse é bem outro mundo..

  4. Por ser um spin-off nem me preucupo. e um jogo tendo Raiden como protagonista nem tinha como ser diferente disso, afinal o cara é insanamente forte e ele não precisa das mesma táticas do Snake. Curti a pacas o trailer e espero anciosamente o game até porque Hack'n and Slash e meu gênero favorito e o jogo está nas mão da produtora que fez um dos melhores game do estilo na geração (Bayonetta). Mas estou mais ancioso ainda pelo anúcio de MGS5.

  5. pessoas que comparam um jogo assim com um Metal Gear… por favor né :/ pensem que é um jogo no mesmo "mundo" de MGS, mas com um personagem e, por que não, uma jogabilidade diferente (se bem que li por aí que tem como jogar só usando stealth)

    to com um hype IMENSO por esse jogo, já terminei bayonetta umas 4 ou 5 vezes, joguei Vanquish e agora estou esperando MGR fervorosamente 😛

    sobre MGS5… bem, fico meio triste por isso, porque muito provavelmente foi ideia da Konami e não do Kojima, só querem ganhar mais e mais dinheiro em cima da franquia. Peace Walker já achei meio que um exagero dele, mas como é canon e feito pelo Kojima então tudo bem.

    o negócio é esperar sair MGR:R e o tal MGS 5 😛

  6. Ninja Raiden Sigma. :V

    Parece divertido, digo, considerando um jogo hack'n'slash e não um "metal gear". É certeza de que eu vou jogar, pelo menos. XD Curto espadas e curto cortar coisas, então win.

    …Afinal, ficar se escondendo em caixote é coisa de quem tem medinho XDDD

  7. Só mais um game usando o universo de outro pra vender, tipo RE: Operation Racoon City.
    Na minha opnião de merda, é um spin-off que vai acabar virando uma franquia individual, me insteressei bastante e vou jogar com certeza.

    Como o Guilherme disse, também acho errado compararem com MGS, só por que são do mesmo mundo. Há diversos bons jogos de Star Wars por aí e ninguém compara-os entre si por isso. (Star Wars: Battlefront X Star Wars: The Force Unleashed)

  8. Tipo, o jogo ainda promete, mas convenhamos que a primeira versão tava muito mais foda, naquele primeiro trailer onde mostrava que a gente cotrolaria o angulo dos cortes e a historia se passaria entre os MGS 2 e 4, infelizmente essa versão caiu no esquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.