JapãoLendoMiscelâneaReflexões & Opiniões

Tirinha (+opinião/reflexão): Você lê gibi?

Por que os brasileiros odeiam tanto a leitura?

Clique para ampliar

 O Mauri postou a tirinha acima agora pouco no forum da equipe do blog. Eu achei o conceito dela interessante e por isso resolvi trazer pra cá. Ela veio lá do Sushi POP, o blog do Alexandre Nagado. O link original da matéria sobre o problema na leitura no Brasil por lá é este aqui (clique). A partir do link ao lado você consegue ir a outras matérias do Nagado sobre o assunto.

O interessante sobre a abordagem é que o problema da leitura não atinge exclusivamente os quadrinhos, é claro. Os livros também são um problema cultural por aqui. No caso dos quadrinhos tem aquele preconceito social (e irracional) de que são algo infantil, bobo e de cultura inútil. É complicado lutar contra isso. A tirinha retrata bem essa mentalidade nacional.

No caso dos livros, eu tenho uma opinião meio diferente. Pra mim o que estraga as crianças pelo gosto da leitura é o ensino escolar. A escola não sabe lidar com livros e alunos. Lembro que quando estudava odiava ler livros. Só descobri o prazer pela leitura quando a escola parou de me obrigar a ler livros que não despertavam o meu interesse. Um clássico da literatura só é interessante, quando você gosta de ler. Quando ainda está em processo de aprendizagem, ler um clássico é um porre. A escola enfia literatura pela garganta dos alunos, dispõe de prazos apertados para leitura e muitas vezes sabe como tornar algo prazeiroso, extremamente estressante. Ser pressionado a ler algo é o pesadelo de toda criança. Não é a toa que muitas crianças possuem traumas de ler livros enormes. Eu sou um exemplo real dessa cultura. Só fui gostar de ler livros quando passei eu mesmo a escolher o que eu gostaria de ler, sem ninguém me forçando a ler o que não gostava. Mas só estou apontando um problema, não estou dizendo que tenho a solução pra isso.

Como fazer o brasileiro ler mais? Gibis podem ser uma etapa para aprender a gostar de livros? Como fazer a geração mangá, que parece obcecada exclusivamente por este segmento a experimentar outros tipos de leitura? E o pessoal que gosta de livro, como apresentar os quadrinhos a estas pessoas? E o pior caso; e quem não lê nada, como fazer para criar um ambiente que o faça se interessar pela leitura?

No mais, é um debate interessante. Pena que pela internet, talvez atinja apenas pessoas que gostam de ler. Afinal, se você não curte ler, não é uma contradição estar lendo este pequeno post?

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios