LendoMiscelânea

HQ | Um rolé pelo material Disney de Março/2012!

Não deu tempo de lançar as prévias aqui, porém elas estão no Fórum Calisota!

Pois é! O mês de março passou voando pra mim. Não conseguiu tempo e disposição para colocar as prévias individuais das revistas da linha Disney lançadas durante esse mês. E tem muita coisa bacana e que não queria deixar passar batido, então ao invés de mostrar tudo resolvi mostrar apenas o que me chamou a atenção, que tal? Com rápidos compentários…

Mas quem estiver procurando todas as prévias, na íntegra, com a seleção de histórias, as scans, dados de origem e dos artistas de cada uma, está tudo postadinho e organizado lá no Fórum Calisota, segue os links:

E vamos para os destaques que mais despertaram a minha tenção:

O Primo Dinamite: essa HQ gerava muita confusão alguns anos atrás, antes do Inducks e da internet. Por muito tempo essa HQ chegou a ser considerada como a estréia do Peninha nos quadrinhos Disney. Ela foi produzida em 1966, não se sabe quem é o roteirista, mas os desenhos são de Tony Strobl. Porém hoje em dia sabe-se que ela apenas marca a estréia do personagem nos Estados Unidos. Em 1964, dois anos antes, o roteirista Dick Kinney e o desenhista Al Hubbard publicaram na Itália a HQ chamada “Fome Para Fortalecer” que marca a real estréia do Peninha no universo Disney. * Veja essa HQ em Almanaque do Peninha 3.

Os Doze Trabalhos do Morcego Vermelho: uma das grandes preciosidades da produção brasileira, feita em 1976 e que curiosamente jamais havia sido republicado no páis. Essa saga saiu na França, Grécia, Portugal e Itália. A história é uma paródia do conto Os Doze Trabalhos de Hércules (não conhece?). Finalmente a Editora Abril fez a restauração digital desse clássico, sendo republicado na íntegra! * Veja essa HQ em Almanaque dos Super-Heróis Disney 3.

O Explorador dos Abismos: Giorgio Cavazzano aparece em peso nas revistas do mês (também está em Pato Donald e Tio Patinhas), mas a HQ que mais chamou a minha atenção está na mensal do Mickey. Por sinal adoro esse efeito (acima) de sombra em forma de rabiscos que o Cavazzano faz. E a história conta com a participação do Professor Tiraprosa, personagem criado em 1936 pelo grande Floyd Gottfredson e que não é tão presente hoje em dia nos quadrinhos da casa, mas era muito comum no auge da produção francesa. * Veja essa HQ em Mickey nº 834!

A Ameaça Amigável: a história de capa de Tio Patinhas também tem o clima perfeito de aventura com o Superpato e conta com a presença do sempre carismático Prof. Pardal. Fica ainda aquele mistério porque diabos a Editora Abril ainda não criou uma revista solo para o alter-ego heróico do Pato Donald, apresentando aventuras inéditas e antigas do personagem, que é famosíssimo na Itália. Ótimo que ele compareça ao menos na mensal do Tio, mas o Superpato merece mais. Saúdo também os belíssmos desenhos do Corrado Mastantuono que deveria ter muito mais material publicado no Brasil e isso não vem acontecendo. * Veja essa HQ em Tio Patinhas nº 560!

Um Dia de Gigante: a história é inspirada no famoso conto As Viagens de Gulliver (não conhece, também?). O quadro acima apresenta bem essa momento. Os desenhos do Cavazzano fazem toda a diferença aqui. Quadros com múltiplas perspectivas, páginas inteiras. Muito bacana mesmo. A história não é imperdível, mas a beleza do traço do desenhista compensa isso. * Veja essa HQ em Pato Donald nº 2404!

Futurópolis: apesar da capa apática da mensal do Pateta esse mês, a HQ que abre a revista parece muito bacana. Infelizmente ainda não cheguei nela, mas lá no Calisota rolaram alguns elogios. Mas gosto da ideia de brincar com o futuro da tecnologia. Folheando apenas eu sei que Mickey e Pateta vão parar numa cidade meio futuristica, com muita tecnologia e robôs. São elementos e abordagens que me animam numa história de ficção científica. E Paul Halas no roteiro! * Veja essa HQ em Pateta nº 10!

Poderia citar outras histórias interessantes como Indiana Pateta e o Vale dos Sete Sóis (Disney BIG 13), Caçador de Andróides (Zé Carioca 2369) ou até mesmo O Segredo do Cofre (Pateta Extra 7), mas não quero me alongar demais no post, senão é capaz de acabar colocando tudo. A Editora Abril publica muita coisa de qualidade duvidosa e dispensável, porém sabendo procurar ou ficando atento ao que os fãs comentam e divulgam na internet dá para ficar de olho no melhor do melhor. 😉

Algum colecionador ou leitor habitual Disney por aqui para opinar o que mais se destacou entre os lançamentos de março da linha Disney?

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios