Quer entrar no mundo do eSports e não sabe como? Veja algumas dicas

Entendendo melhor os tipos e aonde se encaixar

Provavelmente, você já deve ter visto um campeonato de eSports passando na TV, coisa que vem se tornando cada vez mais comum. Os eSports, ou electronic sports, são uma febre mundial que veio para ficar, pois, com o avanço da tecnologia e desenvolvimento de softwares, muitos jogos virtuais se transformaram em competições solo ou de times, apreciadas por jogadores e espectadores de todo o mundo.

Torcida dos eSports

Assim como no futebol, vôlei e basquete, por exemplo, os eSports também têm equipes compostas por jogadores profissionais, amados por uma torcida de coração.

Com torneios grandiosos e presenciais, torcedores veem os players em ação e o jogo ao vivo em uma telona. Quem quiser, também pode assistir ao vivo de casa, havendo até mesmo lugares para apostar em times virtuais, sites como a GG.BET tem seu foco em e-sports, e torcedores têm a mesma liberdade que com equipes de futebol e basquete, por exemplo. Assim como os esportes reais, os virtuais têm certa variação. Há inúmeros games de muitas categorias por aí.

Categorias e games mais conhecidos

 Segue uma lista de alguns gêneros de eSports e jogos mais conhecidos:

  • MOBAMultiplayer Online Battle Arena

MOBA é uma categoria multiplayer, em que os jogadores batalham em uma arena, cada um controlando um personagem. Os MOBA têm elementos de RPG (role-playing game), e têm como principal objetivo derrubar a base inimiga. Os jogos de MOBA mais conhecidos são League of Legends (LOL), DOTA 2, Smite e Heroes of the Storm.

Desde 2004, o mundial de DOTA 2 distribuiu mais de US$ 170 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões) como premiação para ganhadores.

  • CCGsCollectibles Card Games

A modalidade de cartas já é bem conhecida tradicionalmente, e por isso, virou um eSport bastante apreciado. Os CCGs misturam dois princípios: a montagem de decks com as cartas do jogo e a execução de uma estratégia. .

A criatividade e diferencial aparecem com as diversas temáticas. Hearthstone, por exemplo, tem elementos medievais, se baseando na mitologia de um outro jogo da mesma desenvolvedora (Blizzard), enquanto que em Yu-Gi-Oh!, jogadores lançam armadilhas, cartas mágicas, monstros, etc.

  • FPSFirst-Person shooting

FPS é a modalidade mais clássica dos eSports, que, como o próprio nome sugere, é um jogo de tiro em primeira pessoa, onde o player tem uma perspectiva unicamente baseada na sua arma de fogo. Os primeiros títulos da categoria foram foram publicados em 1974, mas até hoje esse tipo de game faz sucesso. Exemplos de FPS são Counter-Strike, Overwatch e Call of Duty.

Recentemente, a mesma desenvolvedora do LOL, Riot, lançou no último dia 2 de junho o mais novo FPS da indústria: Valorant.

Valorant
  • Battle Royale

O último gênero a entrar na cena competitiva, o Battle Royale têm 3 características principais: sobrevivência, competição e extração de recursos. Os games dessa categoria se passam em um mundo multiplayer com inúmeros jogadores que competem entre si pela sobrevivência – no fim, apenas um player resta, e ele ou ela vencerá.

Os Battle Royalle mais conhecidos são Fortnite, PUBG, e H1Z1.

Como jogar?

A competição com videogames é tão acessível atualmente quanto montar um time de futebol com os vizinhos – se não até mais.  Muitos gamers ficam famosos a ponto de serem chamados para campeonatos regionais e mundiais, fazendo parte de um mercado em crescimento, mas qualquer pessoa pode fazer o download de jogos em seu computador e competir em eSports.

A maioria dos jogos são gratuitos, e a empresa desenvolvedora tem os seus lucros derivados de itens que podem ser comprados in-game (como aparências ou skins) e das competições profissionais. League of Legends e Fortnite, por exemplo podem ser baixados no computador (ou videogame, no caso de Fortnite), e jogados gratuitamente.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.