EditoriaisMiscelânea

Recrutamento 2012: participe!

Hora de ceder algumas cadeiras para novos recrutas!

Quem acompanhava o antigo blog sabe o que o “Recrutamento” representa. É uma fase de inspiração, de renovação. Faz quase 2 anos que o blog não promove esse programa. Ano passado surgiram outras prioridades e não conseguimos uma oportunidade para tal. Mas agora na fase EXP boa parte da estrutura editorial está teoricamente nos trinques, e agora está na hora de uma reformulação dentro da equipe, onde veteranos irão ceder suas cadeiras para uma nova geração de interessados em colaborar com o blog. Para isso o blog irá sofrer um corte em sua equipe. Seis companheiros irão deixar o blog no último dia de junho e a equipe começará a buscar novos recrutas interessados a trazer mais novidades, ideias e experiências no Portallos.

Quanto a saída de alguns companheiros, é sempre uma fase turbulenta e triste, decidir quem fica e quem não fica. Foram quase duas semanas debatendo e conversando nos bastidores para tomar essa decisão, mas chegamos num consenso quanto a isso. O fato é que para uma equipe de 14 integrantes, há uma certa inatividade que acaba comprometendo o cotidiano do blog. Não adianta agregar novos recrutas e manter a morosidade de veteranos, é preciso equilibrar isso. Soma-se ao fato de que a gente acaba se tornando mais do que simples companheiros, mas amigos mesmo, mas nestas horas é preciso separar a amizade e refletir o que é mais saúdavel para o blog continuar se mantendo e evoluindo. Outra coisa que acho importante dizer é que muitos membros da equipe somem ou ficam muito tempo inativos não por maldade ou por não se importarem com o blog. O que ocorre é o que vai acontecer com todo mundo que ainda tem tempo livre pra ficar blogando: você acabará crescendo! Com isso o emprego, relacionamento, estudos e a vida adulta no geral aperta e deixa todo mundo ocupado. Até eu sofro com isso. Claro que as portas estarão abertas para o pessoal que está saindo. No futuro, após se acertarem com suas metas pessoais, todos estão livres para retornar. Alguns até prometem enviarem textos esporádicos quando estiverem inspirados. Então não é um adeus, mas um até logo. É quase como uma férias obrigatória prolongada. Todo mundo passa por uma fase conturbada (ou várias) na vida onde não tem tempo pra nada.

E novos recrutas significam novas ideias, novos assuntos, novos gostos, novas abordagens e novas propostas. Todo mundo que entra no Portallos gosta de deixar uma marca pessoal, dar um diferencial. O novo blog surgiu no começo do ano e agora que estabilizamos certas coisas é hora de abrirmos para explorarmos mais seu potencial e sua estrutura. É isso que iremos pedir para os novos recrutas: originalidade e criatividade para fazerem com o “EXP” do Portallos se destaque ainda mais.

Como participar do Recrutamento?

Desta vez resolvemos descomplicar muita coisa. Será um processo mais simples. Será feito em duas etapas. A primeira etapa qualquer leitor poderá se inscrever, para tal é preciso enviar um e-mail para blogportallos@gmail.com com as seguintes informações:

  • Um breve apresentação pessoal e o que lhe interessa no Portallos. Fale em poucas palavras sobre si mesmo. Quais seus interesses pessoais, sobre o que gostaria de escrever para o blog, o que gostaria de fazer se conseguir entrar para a equipe.
  • Um texto que possa ser publicado no blog durante o recrutamento. O que escrever? O que você quiser. Uma das novas propostas do Portallos nessa fase EXP é exatamente compartilhar histórias, opiniões e experiências. (Atenção: se o seu texto requisitar uma imagem ou vídeo em específico, é preciso nos enviar a imagem em anexo ou o link do vídeo – sem isso o texto será desqualificado)

Em anos anteriores fomos bem mais específicos sobre o que queriamos que os recrutas escrevessem, mas esse ano estamos deixando a coisa bem livre. Escreva o que quiser, sobre o que quiser, contanto que você ache que combine com o Portallos EXP. Os melhores textos serão selecionados e publicados no blog e quem for publicado irá para uma segunda fase, na qual iremos pedir um novo texto (sobre um outro assunto de escolha livre) e se o outro texto for legal a pessoa poderá ser um dos escolhidos para integrar o blog. No final destas duas fases, veremos quantos inscritos sobraram e selecionaremos os melhores.

Agora alguns avisos e proibições:

  • O texto para inscrição não pode ser um texto para uma coluna, seja de uma que já exista no blog ou algo que você queria criar para o mesmo. Então nada de escrever Conversas de Mangás ou Papo de Séries como texto para inscrição. Nada impede, entretanto, que você escreva uma resenha de um mangá ou série, o texto apenas não pode ter o formato de uma coluna ou a menção da mesma. Idem para ideias de novas colunas. Pode fazer o texto sem fazer a menção de que tem a pretenção de transformar o formato em algo periódico.  Pense como se fosse um one-shot.
  • Não envie a imagem (ou imagens) coladas num documento de word. Anexe no e-mail. O texto em si pode ser enviado tanto no corpo do e-mail quanto word ou bloco de notas.
  • Pode ser enviados quantos textos quiser, e caso eles sejam de assuntos diferentes, eles podem ou não ser considerados como válidos para o texto da segunda fase. Dependerá do assunto de cada um. É sempre bom ser eclético, saber escrever sobre assuntos diferentes. O blog é amplo nesse sentido, então o que não falta são áreas de assuntos para você se inspirar. A quantidade de textos não será levado em consideração, e sim a qualidade. Então antes mandar um texto ótimo do que dois regulares. Não se afobe, se inscreva pensando apenas na primeira fase. Não coloque a carroça na frente dos bois.
  • Todos os e-mails enviados serão respondidos (em até 24 horas) com a mensagem: “Agradecemos por se inscrever no Recrutamento 2012 do blog Portallos”. E nada mais. Após isso seu texto pode ir para blog a qualquer momento até o final do prazo do recrutamento. Se for, você está na segunda fase e receberá outro e-mail pedindo um novo texto, caso contrário você já sabe que não foi selecionado. Se em 24 horas após o envio não receber a mensagem automática, por favor entre em contato pois talvez seu e-mail possa ter dado algum erro.

O prazo para as inscrições no recrutamento termina dia 30 de julho de 2012. Até lá estaremos aceitando novas inscrições. A segunda fase, com o pessoal que tiver o primeiro texto aprovado irá rolar paralelamente, enquanto formos selecionando os textos da primeira fase. Sendo assim ela deve prosseguir até o comecinho de agosto, sendo que entre o dia 10 a 15 de agosto divulgaremos os novos integrantes da equipe Portallos!

Acho que é isso. Tentei fazer um texto bem curto para não ficar muito maçante a leitura. Fiquem a vontade para tirar dúvidas ou pedir dicas pelos comentários desta postagem. Lembrando que a colaboração aqui no blog é voluntária e não remunerada. A gente faz tudo pela bondade em nossos corações (apesar de ser uma boa experiência e que pode tranquilamente integrar um curriculum).  😉

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.