AssistindoSeriados

Indicação de série | Os Bórgias – Habemus Papam

Além de uma série... 

(Por Thiago Farias)

Seriados muitas vezes ultrapassam o questionamento de seu gênero, ultrapassam sua faixa etário comum e, ultrapassam também o limite cronológico e nos trazem histórias fantáticas, que a “simples” leitura de um livro didático não poderia demonstrar.

Duas das grandes difusoras desse tipo de conteúdo são HBO e Showtime, a HBO com seu público bem melhor definido trazendo Boardwalk Empire, Mad Men, Game of Thrones e a Showtime de Californication, The Big C. Porém a difusora da série que será comentada é a grande Showtime e a série ainda mais gigantesca (se essa inversão for possível) é The Borgias.

A série -The Borgias- se passa em um período em que casamentos eram arranjados, havia condenações em praça pública, apedrejamento, chibatadas, as leis religiosas eram leis absolutas e tantas outras formas primitivas de resolução social. Pelo poder dado a religião, o papado era a ordem primaria.
Dito isso, temos Rodrigo Bórgias fazendo o que for preciso para substituir o antigo papa que veio (ou foi) a falecer.

Quando digo ‘fazendo o que for preciso’ já resumo a família Bórgia, que tendo a frente Rodrigo, conseguem o poder clérigo do Vaticano e a partir disto governam por anos, instalando na cidade santa todo tipo de indulência para conseguirem atingir seus objetivos. Alguns poucos exemplos de uma lista que pode ser extremamente extensa são: incesto, roubo, assassinato, simonia, extorsão, adultério. E assim seguem, convidando amigos e inimigos para ceiar em suas mesas fartas, porém apenas alguns provam do vinho e saem com vida do palácio.

A família Bóriga é retratada nesta série focando nos personagens principais que são:

Lucrécia – Filha mais nova de Rodrigo, linda e sedutora, que logo aprende que mulheres possuem uma arma para usar contra os homens e o próximo passo é usa-la.

Cesare – Que apesar das vestes de cardeal, possui um verdadeiro dom para as guerras, travado belas cenas de espadas com seu irmão.

Juan – Teimoso e cheio de si, porém mesmo sendo predestinado a comandar as tropas papais, não possui as mesmas habilidades do irmão.

Posteriormente, novas figuras históricas vão sendo apresentadas, como o socialmente habilidoso, Maquiavelli. Ou o assassino sem coração Michelleto.

A série se encontra no aguardo para a terceira temporada, que já teve seus dez episódios encomendados. Ao contrário do que dizem por ai, The Borgias esta bem longe de ser THe Boring e merece muito essa renovação. As únicas coisas necessárias para assistir é tempo, pois os episódios são de 40~50 minutos, um gosto minimo por história e a pratica do apego.

Infelizmente, houve uma queda de audiência da primeira para a segunra temporada, porém ainda assim The Borgias ao lado de The Big C, possui os maiores ibopes do Showtime.

A produção começou a ser exibida aqui no Brasil pelo canal TCM, mas logo passou ao TNT (que apresentava Californication, do mesmo canal). A segunda temproada já foi exibida e aguardamos a terceira.

Uma das melhores coisas a se fazer vendo The Borgias é manter o seu buscador favorito aberto (Gugol), tentar montar quebra-cabeças históricos com os conhecimentos que você já possui, e depois se preferir ler algum material do assunto (mas só depois, evite spoillers).

Aqui vai uma lista do que pode ser encontrado com facilidade:

1. Maquiável – O Princípe e Escritos Políticos ~ O Estadão lançou a algum tempo uma coleção de grandes livros e esse estava entre eles, saiu na primeira edição com A Orgiem das Espécies do Darwin.

2. Os Bórgias do Milo Manara ~ Essa é uma série de três volumes em quadrinhso do Milo Manara, que melhor do que ninguém mostra a parte sexual d’Os Bórgias.

3. Os Bórgias – A Família ~ Esse é o um livro do Mario Puzo, que apaixonado por famílias envolvidas em crimes, escreveu sobre essa família e também sobre a fampilia de Dom Corleone (O Poderoso Chefão).

4. E é claro, na internet tem muito conteúdo bom sobre a história, muitos documentos contém spoillers e outros partes que podem ou não ser contadas na série. O Documento do Wikipédia está bem completo.

E mais uma leva de conteúdo extra:

No site do Showtime você pode assistir a episódios que já foram exibidos, tem um joguinho pra Facebook (favor não mandar solicitações rs), cenas de bastidores, entrevistas com o elenco e fotos (muitas).

Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.