Miscelânea

Profissão | Trabalhar com TI vale à pena? (Opinião)

Para aqueles que não definiram sua profissão, ou estão pensando em mudar!

 (Por Carlos Carara)

Saudações pessoal do Portallos, venho aqui por meio desse texto/documentário debater com vocês sobre um assunto que se não e novo, porem esta ligado a nos fortemente, o mercado de trabalho.

Acredito que a grande maioria, algo em torno de 90% do pessoal que acessa o site, gosta de tecnologia de alguma forma, seja ela em forma de games, internet, redes sociais, gadjets e por ai vai, tudo e muito lindo tudo e muito bom, mas será que isso se limita só a diversão?

Não e novidade pra ninguém que a área de TI hoje e uma das áreas de atuação mais promissoras profissionalmente, onde você consegue ter uma remuneração boa com um nível mediano de conhecimento, porem esse mercado pode mesmo garantir meu futuro? Se contar a vocês as inúmeras vezes que essa pergunta me foi feita..

Trabalho na área há exatos 12 anos, comecei aos 15 como auxiliar de depto. Pessoal em uma pequena malharia de minha cidade, ali eu dava entrada no cadastro de funcionários, ajudava no calculo de folha e por ai vai. Como nunca fui bom em trabalho braçal (fraco como um rato), tive de arrumar outra saída, afinal viver só de “Paitrocinio” não da ne.

Claro, não sou nenhum Bill Gates da vida, porem nesse tempo no mercado algumas experiências posso compartilhar com vocês, para começar vou utilizar uma analogia que usamos na faculdade: uma vez que se entra na área de TI, só se sai com ajuda.

Carlão no seu primeiro emprego.

Sim colegas, seria trágico se não fosse cômico, porem ao entrar nessa área, você vê o leque de coisas que a contem, você, por exemplo, pode ser o cara do suporte, ou pode se engajar e estudar alguma área especifica como programação, banco de dados, web, que esta na moda hoje e vai ficar por ali um bom tempo, as opções são inúmeras!

Mas Carlos, da pra ficar rico trabalhando com TI? Olha digo a vocês o seguinte, você cresce nessa área de 2 formas, ou possuem muitos diplomas/certificados e esses o venderam a empresas boas com salários bons, ou você e o “cara” em alguma coisa.

Pra explicar melhor essa definição de o “Cara”, um exemplo que utilizarei e de um profissional que conheci que atende uma rede bancaria de minha região, esse dito cujo começou como eu também cedo na área, porem mais voltado a programação, em determinado momento de sua vida profissional ele teve a oportunidade de aprender uma linguagem de programação já em extinção na época dele (COBOL) La pelos anos de 99 e 2000, por puro interesse aprendeu, se aperfeiçoou e hoje digo a vocês, e uma das pessoas mais bem sucedidas que eu conheço.

Foto do meu colega.

Hoje, meu colega possui uma consultoria própria, que atende redes bancarias, empresas estatais e mais algumas outras por meio de licitações, essas que nunca são perdidas, pois eles tem um diferencial enorme, domínio de uma linguagem morta. Não, sair correndo atrás de livros e de apostilas de COBOL agora não vão te fazer rico, porem o pensamento dele La atrás e que criou esse diferencial, o tornando o “Cara” nessa linguagem.

Ele ate tem formação superior em TI, mas seu conhecimento hoje e diferencial maior do que qualquer diploma que seja apresentado, mas e claro sua competência e fama também faz jus ao negocio.

E claro que boa formação sempre te garante um patamar, mas não vai contando que vai Ser sempre assim, afinal graduação há 10 anos atrás era coisa que só pessoas com muita grana e bolsistas conseguiam fazer, e hoje em dia e essencial, para se conseguir um bom emprego.

Exemplo de “Hello World” em Cobol

Mas Carlos eu gosto muito de vídeo games, posso ganhar dinheiro com isso também? A resposta e simples, sim, hoje, por exemplo, em minha região (SC) existem varias faculdades de games, voltadas ao desing, programação e tudo que envolve o desenvolvimento de games, porem para entrar numa empresa assim, você não precisa ser o mestre no desenho ou na programação, entenda que TI hoje esta em todo lugar, pense na sua casa, quantos computadores você acha que tem? Um talvez dois ou três? Errado, desde maquina de lavar, geladeiras, TVs tudo tem um computador embarcado.

Claro, sentimos falta de empresas maiores em nossa republica das bananas, como Square, Blizzard, por exemplo, mas acredite, no passo em que estamos e questão de tempo para empresas desse porte estarem entre nos. E você não precisa ser o cara em programação para vestir uma camisa dessas, foque em algo que goste como suporte, por exemplo, procure se especializar em um produto como Microsoft ou Linux, isso tudo vai te garantir uma colocação boa não só em empresas assim, mas em qualquer empresa decente de hoje em dia.

Xiitas deixam o Fly nervoso!

Não estou aqui pra ser nenhum xiita nerdão tetudo de TI, que só a minha área e importante, que só assim você vai ficar bem de vida, não e isso, minha idéia e demonstrar e desmitificar a idéia de que TI e uma área de monstros e Hackers, que só gênios se dão bem, tem espaço pra todo mundo La, os interessados com certeza se darão bem, porem esforço e dedicação são necessários, e caso meu empurrão tenha ajudado, quando estiverem La numa Microsoft ou Google da vida, não se esqueçam da Força do Carlão aqui no começo!

Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.