Vendo filmes no PC com o XBMC!
Filmes em grande estilo!
(Por GabeKhronos)
A maneira mais comum e simples de assistir filmes, séries e animes no computador é usar um tocador de vídeo padrão, como o Media Player Classic. Assim, só há a preocupação com a obtenção do vídeo e, no máximo, a instalação de um pack de codec. Mas, em minha opinião, a melhor e mais eficiente maneira de assistir esses conteúdos é utilizando o XBMC (www.xbmc.org), com o qual é possível organizar e exibir os vídeos de forma mais bela. Com uma boa configuração, todos filmes, séries e animes inseridos terão informações gerais e específicas dos episódios. Isso além de permitir o uso de addons, que vão desde integrar o Netflix a permitir a busca e download de legendas sem sair do vídeo em execução.
Para poder aproveitar o programa, deve-se configurar as pastas em que se encontram os vídeos e detalhar qual o seu conteúdo: se é filme, série ou outro tipo. Para essa configuração ser eficiente, é recomendável que se tenha uma pasta dedicada para cada série, sendo que no programa deve-se selecionar uma pasta que contenha todas as séries devidamente separadas e configura-la como contendo series. O mesmo pode ser dito para os filmes, que também recebem a recomendação de terem uma pasta dedicada individualmente, ter sua pasta-mestre selecionada no programa e posteriormente configurada com seu conteúdo de filmes.
Uma das dicas mais importantes que eu posso oferecer é que se utilizem softwares, como o Media Companion e o EmberMM, para buscar as informações previamente e tornar mais rápida a inserção dos vídeos no programa. Além de maior velocidade da inserção, é bom também para se ter um maior controle das informações.
Para melhores dicas pode se procurar aqui (em inglês) e aqui (em inglês). No primeiro link, há um tutorial ensinando desde como montar um pc exclusivo de media center até como importar e configurar o XBMC. No segundo link, estão boas dicas para tornar a utilização diária do programa mais simples, como a busca de uma skin nova que pode mostrar informações de forma mais organizada e como adicionar add-ons, por exemplo o Netflix, no menu principal.
A configuração inicial do programa XBMC não é nada simples, mesmo que a utilização básica, sem muitos extras, seja simples. Mas após o “susto” da configuração inicial, creio ser a maneira mais prazerosa e interessante de se consumir entretenimento caso você possua um pc que possa ser ligado a televisão e/ou tenha muitos filmes e séries no pc. Sem contar a possibilidade de se ter um computador como “servidor”, que armazena e transmite os conteúdos para diversos aparelhos em lugares distintos. Essa opção de configuração já é mais complicada (e possivelmente custosa), mas a recompensa é enorme. Para exemplificar: tenho uma configuração em que cada quarto da casa possui um AppleTV que pode ser configurado para utilizar o XBMC e um servidor com todo conteúdo. Dessa forma, várias pessoas aproveitam e têm o privilégio de poder assistir o que quiserem, quando quiserem e como quiserem.
O XBMC realmente é muito bonito, porém, esbarra no alto nível de dificuldade em manuseá-lo… Já tentei por várias vezes customizar meus filmes/séries/animes para que os mesmos aparecessem de forma apresentável no XBMC, e sempre só tenho sucesso com filmes.
Outra coisa que me desagrada nele, é a falta de opções para tratar o vídeo quando o mesmo está em execução, nisso o player nativo do programa é fraco, e se comparado a versatilidade do MPC-HC que aceita integração com ffdshow, reclock, MadVR, Lav Filter, e etc deixa muito a desejar. De qualquer forma, o ponto positivo é a possibilidade de utilizar um player externo + a apresentação padrão do XBMC, com isto realmente têm-se um HTPC maravilhoso.
Uma pena que a configuração seja tão burocrática…
A questão pra “facilitar” a entrada de videos (seja series ou filmes) é usar um programa externo para pré-processar os arquivos. Os que falo no post (Media Companion e EmberMM) são bem simples de utilizar, inclusive uso qs no default mesmo.
Quanto a tratar vídeo não sei direito pois nunca precisei mexer muito nisso, mas no pouco que precisei o XBMC até prestou bem. Sem contar que estão sempre atualizando e melhorando ele.
Uma alternativa ao XBMC que parece ser mais “popular”, no sentido de ser mais simplificada para usar, é o Plex. Mas desse não posso falar muito pois o pouco que usei não me permitia fazer configurações de biblioteca que eu estou acostumado com o XBMC e desisti dlee hehehe. Mas sei que a grande vantagem do Plex é se ter um programa em um PC atuando como servidor e ele distribuir o conteudo já organizado de forma painless, coisa que é bastante trabalhosa no XBMC (e meio “hack”)…
Este eu não conheço, vou dar uma pesquisada.
Vlws pela dica.
Uma dica pra quem usa o programa com algum NAS que tenha suporte a NFS. Utilize esse protocolo, bem mais leve e tem permissão de escrita (baixar a legenda direto do XBMC). http://wiki.xbmc.org/index.php?title=NFS