Xbox One: a continuidade ao invés do reboot!

Apesar do nome, o próximo console apenas apara as frestas do legado 360!

xbox_one

Sempre que uma nova geração de consoles está para começar há muita expectativa, muita especulação, muito achismo e muito mimimi. É fato que o videogame perfeito não existe. Todo console tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a cada gamer decidir qual plataforma traz melhores benefícios com base em seu próprio gosto pessoal. O Xbox One, revelado nesta terça-feira, ainda não foi totalmente desvendado, mas o que vi, com base no meu gosto particular e sendo o dono de um Xbox 360, realmente não vejo motivos para me preocupar. A Microsoft não veio para a próxima geração de consoles querendo reinventar a roda, mas aperfeiçoar tudo aquilo que o 360 criou como legado.

Para entender bem o Xbox One talvez seja necessário entender o Xbox 360 de hoje. É diferente do que ocorre no lado da Nintendo, onde seus últimos consoles foram criados querendo reinventar tudo. O Gamecube foi um videogame com apelo hardcore, depois o Wii chutou a barraca e montou outra perspectiva do zero e o Wii U, apesar do nome, veio querendo fazer outra coisa bem diferente que o seu antecessor. E veja bem, não estou dizendo que isso está errado, cada empresa trabalha com suas próprias jogadas e filosofias. Pensando de forma pessoal, eu larguei a Nintendo exatamente porque não vejo o legado do Gamecube nos consoles que lhe sucederam. Mas isso é conversa pra outro dia e com vários outros aspectos. Não é preto no branco como fiz parecer.

Voltando, a Microsoft a meu ver não precisa criar um console do zero. Na década onde é modinha rebootar tudo, fico aliviado ao ver que os conceitos e sistemas que já existem no Xbox 360 não estão sendo descartados para dar origem a algo novo para ser chamado de “inovador” ou “revolucionário”. Não precisa disso no lado verde da força. Ainda que ironicamente o nome do novo console seja Xbox One.

O fato é que se o Xbox 360 não é exatamente um console que dá aquele ar de ultrapassado e velho. Diferente do que aconteceu com o Wii em seus últimos anos, onde tudo parecia muito datado (para não dizer coisa pior). Basta pensar nos grandes lançamentos desse ano. Tomb Raider, DmC: Devil May Cry, Injustice: God Among Us, Bioshock Infinite parecem games de final de geração? Pra mim não. E olha que estou citando apenas alguns que já foram lançados. Há ainda games que chegam ao longo de 2013 e que em nada declaram o final da geração X360/PS3, como Remenber Me, GTA V, Splinter Cell Blacklist, Rayman Legends e por aí via.

A atual geração está acabando por outras razões, como limitações técnicas e franquias que já expremeram tudo que podia e precisam de mais potência de hardware para poderem continuar “evoluindo” (sim, as aspas são necessárias aqui). Tanto é que nem penso em comprar o Xbox One em 2013, independente do que a Microsoft mostrar na conferência da E3 que acontecerá em menos de 20 dias. Ainda tenho muito combustível pra queimar no meu Xis-360.

Enfim, o Xbox One revelado hoje é apenas o primeiro passo da Microsoft na futura geração de consoles. Se você pensar como foi o sistema de software do Xbox 360 quando ele foi lançado e como ele é hoje, ninguém diz que se trata do mesmo videogame. O Xbox 360 de 2005 morreu faz muito tempo. O console de hoje já é uma extensão em menor porte do que o Xbox One será.

O novo console vem apenas, como disse lá no começo, aparecer as frestas que o 360 não consegue. A mídia limitada se aposenta e agora temos o blu-ray como padrão. Os servidores para games online pulam de 15.000 para 300.000. O hardware em si é mais potente para competir com a concorrência, em especial o PlayStation 4. O Kinect que desde o princípio é uma ideia genial e muito bem aplicado como um meio de entretenimento social (porém não gamer) agora é mandatório (e assim a tecnologia e o uso dele nos games tende a se aprimorar). O controle que já considerava um dos melhores controles de videogames de todos os tempos e onde tinha mais medo que mexessem e cagassem tudo quase não sofreu mudanças, pelo contrário, parece que conseguiram melhorar o que já era ótimo. A dashboard atual que já é imersiva e intuitiva ficou ainda mais. O console que ganhou e conquistou fama de conseguir ser mais do que uma simples plataforma de games, mas de entretenimento se aprimorou mais um pouco, com o óbvio objetivo de tirar os videogames de quartos apertados e escuros para se tornar o centro de atenção da sala da casa. Ou seja, tudo que funciona e diverte e são pontos positivos no Xbox 360 foram ampliados e aperfeiçoados para o Xbox One. Precisava mais do que isso? Não acho.

Veja bem, não que eu pense que os consoles apenas precisam serem turbinados a cada geração. Esse é um modelo que já se provou complicado a longo prazo. As pessoas querem inovações e mudanças. Mas a Microsoft já vem fazendo isso desde 2005, sem precisar trocar seu aparelho. Agora que ela vem com a intenção de que você deve trocar, ela tem uma longa jornada para poder trabalhar com ele e aperfeiçoa-lo conforme a tecnologia for evoluindo a cada ano. O Xbox One que será lançado no final desse ano, dificilmente será o mesmo Xbox One que estará nas lojas em 2016. Essa é a minha visão ao menos, com base na minha experiencia com o Xbox 360. Afinal, já vazou um pequeno vislumbre do que talvez o Xbox One possa realizar em alguns anos (não viu? veja). São coisas que não precisam mais vir desde o Dia 1 do console, mas que são implementadas ao longo de sua vida útil.

E quanto as polêmicas do jogos usados e do sempre online? Isso é algo que ainda carece de muitos detalhes, e também vai da particularidade de cada gamer. Eu mesmo não consigo me lembrar quando foi a última vez que liguei meu Xbox 360 e ele não estava online. Meu Xis está sempre online, indepente do que estou jogando. Já rolou casos até da minha internet estar fora do ar e eu simplesmente não consegui ter vontade de ficar usando meu console offline. Sinceramente não é a mesma coisa, não é a mesma experiência. É como se a sua internet banda larga ficasse fora do ar e você resolvesse nesse meio tempo fazer uma conexão discada (eu não sou louco de fazer algo assim, alguém aqui faria?). Eu entendo que cada caso é um caso, em especial pessoas que não ficam conectadas 24 horas por dia, ou aquelas que nem possuem internet em casa (sim, isso ainda existe). Mas tal como computador, eu já vejo os videogames como algo que deve estar atrelado a uma conexão de internet. Não tem nada mais triste do que um computador offline. Os videogames estão indo pelo mesmo caminho.

Sobre os games usados. Em nenhum momento a Microsoft declarou hoje que irá impedir a venda de games usados. O que está rolando por aí é uma má interpretação generalizada. O que parece que o Xbox One terá é um bloqueio de mídia onde uma mídia usada para rodar em um outro console, numa gamertag diferente do primeiro dono precisaria pagar um taxa (que ainda não teve valor revelado). Ora gente, isso nada mais é do que o sucessor do Online Pass que já existe nessa geração. Não é a toa que a EA marotamente comentou algumas semanas atrás que irá abandonar o Online Pass de seus games. Claro que vai, afinal na próxima geração isso já estará imbutido no sistema geral do console.

E o fato dessa geração existir o Online Pass em nada andou impedido que as pessoas comprassem games usados. Digamos que um game de Xbox One custe U$ 60. O gamer comprou, jogou, fechou e agora não quer mais. Ele vende pra um amigo por U$ 20. Esse amigo para jogar esse jogo no seu console precisa pagar uma taxa. Digamos que hipoteticamente ela seja de U$ 10 (os Online Pass custam isso mais ou menos) e esse segundo dono pague. No final, ele ficou com um game usado que lhe custou apenas U$ 30. Ainda é uma economia de 50% do valor do game lacrado. A ideia da Microsoft e do mercado nos EUA em relação aos usados não é acabar, mas encontrar uma forma de que esse mercado não dê o prejuizo que dá aos estúdios. Ela não está errada em pensar nisso. Resta saber o quanto a Microsoft morde nessa taxa de segundo dono e quanto isso é revertido ao estúdio ou distribuidora detendora do game.

Independente disso, o game que você comprou vai funcionar no seu Xbox One e em qualquer outro que tiver em sua casa, contanto que sua conta esteja nestes aparelhos. Isso já foi confirmado pelo Major Nelson, assim como dá para levar o game na casa de um amigo e com a sua conta na Xbox Live inserida no console desse amigo o game vai funcionar sem qualquer problema. Não é diferente da sua biblioteca de títulos digitais, que amarram a sua gamertag e onde você estiver logado com ela, estes games estão sempre disponíveis para serem jogados.

E falando em biblioteca digital, minha única lamentação no novo console é exatamente a falta de retrocompatibilidade, tanto das mídias físicas quanto absudamente dos games adquiridos de forma digital. A minha coleção na Xbox Live com mais de 200 títulos não vai migrar para o próximo console. Morrerá aqui, no Xbox 360. Isso sim é lamentável. Não entendo como algo assim pode fazer sentido. Não é sem motivo que a Xbox Live anda com muitas promoções de games digitais, queimando o preço até para baixo da sola do pé.

Mas é um fator que ainda é cedo para sair revoltado. Talvez a retrocompatibilidade venha no futuro, ou ao menos parcial. Será que, por exemplo, os gamers não vão querer continuar jogando Castle Crashers no próximo console. E aí, vão lançar de novo e quem comprou no X360 vai ter que comprar novamente? Não me parece justo. Mas como a biblioteca de games ainda é uma incógnita, o jeito é esperar a E3 que está ali, virando a esquina, para saber como procederá com a biblioteca de títulos que tem uma durabilidade maior do que o próprio Xbox 360.

E galera, acho melhor parar por aqui. Poderia continuar falando muito outros aspectos do novo Xbox. A parte da TV que parece que os americanos apreciam muito mais do que a gente, mas que já li que a vontade da Microsoft é que esse sistema seja global, que se adapte a todos os países em que o console foi lançado oficialmente, mas que cada região tem seu processo e tecnologia. Gosto de pensar que o Xbox One terá esse suporte (parcial) no Brasil, mas se será aproveitado vai depender mais de terceiros do que da própria Microsoft. O que interessa no final das contas é que o Xbox One é aquilo que esperava que fosse, e nada mais.

As novidades certamente virão, mas não preciso mais de um videogame que queira mudar a industria apenas no momento em que ele é lançado. Eu gosto do Xbox 360 porque ele mudou gradualmente, conforme a necessidade por mudança foi surgindo ao longos destes anos. É isso que espero do Xbox One. Muitos reclamaram da conferência alegando que quase nada de games foi mostrado, mas ninguém se tocou que a Microsoft já havia avisado que nessa conferência não teria nada de games, e que o foco seria no aparelho e no modelo de entretenimento do mesmo. Os games estão reservados para a E3 que está para acontecer em alguns dias.


A meu ver a Microsoft cortou na carne. Aproveitou seu evento particular para colocar tudo aquilo que não fica bem na E3. A parte social, casual, de entretenimento fora do mundinho dos games veio hoje. O que sobrou para a E3 é exatamente o que nos interessa afinal. Isso sim foi inteligente. E quero ver se a promessa feita aqui será cumprida em alguns dia. 15 exclusivos, sendo que 8 são de franquias totalmente novas. Quero ver quais são e se nenhuma vai morrer até o lançamento do console.

A jornada do Xbox One apenas começou… ainda tem um longo caminho pela frente. E pra que a pressa?

Isso também pode lhe interessar

71 Comentários

  1. Provavelmente esse design quadradão é inspirado na interface metro do windows…tem gente reclamando disso, dizendo que ta muito feio kkkkkk, esses provavelmente nunca tiveram que assoprar uma fita ou até virar um ps1 de cabeça pra baixo 🙂

    1. O melhor link que encontrei até o momento sobre essa discussão em torno do estilo e design do Xbox One foi lá no Gizmodo, recomendo a leitura:
      http://gizmodo.uol.com.br/veja-como-a-microsoft-d

      Pra mim, a galera está reclamado de uma perfumaria. Sério… dane-se o visual do console, ele não é um vaso de flor pra ficar "embelezando" a mesinha de centro. O que importa pra mim são suas funcionalidade. Claro que tamanho, peso e barulho são importantes, mas não é exatamento disso que as galera tá de chacota.

      Pode ser feio (não acho), pode ter uma jogada retro (a brincaderia com videocassete), mas a casca em nada importa no resultado final. O que eu quero é um sistema excelente com games fenomenais, e a feiura do aparelho em nada impacta esses fatores. Eu acho o Xbox One, muito mais bonito que a primeira versão do "PS3 Grill", aquilo sim era um monstrengo feio.

      É a primeira versão apenas, daqui alguns anos, provavelmente veremos um Xbox One Slim com uma aparência melhor, caso o design inicial do Xbox One atrapalhe suas vendas. Eu tenho muito mais medo nesse começo de geração com algo semelhante as 3rls que assombraram os primeiros anos do X360 do que com o formato do aparelho que vai abrir a próxima geração…. essa é a verdade e talvez o motivo pelo qual não compraria um Xbox One no primeiro dia de lançamento se estivesse nos EUA…

      1. Se "dane-se o visual do console, ele não é um vaso de flor pra ficar "embelezando" a mesinha de centro", porque criticaram tanto a sony por não mostrar o PS4?

        Vai saber…

        1. Shin, eu não me lembro de ter criticado a falta do aparelho em si quando a Sony mostrou o PS4. Apesar de que acho meio galhofa sim esconder o aparelho. Pra mim o interessante em ver como será o PS4 é exatamente um pouco do que comentei acima… como tamanho e formato. Não pela beleza, mas como o aparelho vai se encaixar no móvel da minha casa. A Microsoft mostrou as entradas do aparelho, o que também é um aspecto importante. Pra mim a Sony pecou em não mostrar o aparelho não porque eu queria ver o quão "bonito" ele pode vir a ser, mas outras coisas práticas que importam na hora de decidir comprar um eletrônico.

          Aqui em casa, por exmeplo, eu tenho um aparelho de Blu-ray que se tivesse mais 3 centimetros de largura não caberia no meu rack. Seria uma merda se não encaixasse. Nestas horas o que conta não é a beleza do aparelho…

          Eu mesmo já ando querendo saber se o Xbox One vai funcionar apenas na horizoltal. Se for, vai ser meio merda, porque no meu rack da sala ele ficaria melhor na horizontal. Tambem me preocupa o tamanho do Kinect, já que uso ele embaixo da TV e a minha TV atual é baixinha…. talvez o Kinect 2 tenha que mudar para a parte superior da TV se ele for grande demais…

          São coisas assim que importam e porque acho importante já ir conhecendo a vendo como serão os consoles. Como adapta-los dentro da sua casa, ainda mais hoje em dia, com vários eletronicos e cabos e tomadas para tudo quanto é lado na rack.

          1. Sim sim, na verdade a resposta não foi tão direcionada a você, só aproveitei o gancho pra falar sobre a questão aparência que dominou a conferência da sony (pela falta) e está dominando a da MS (pela falta de criatividade).

            O pessoal precisa de um argumento pra reclamar, a vai pro que está mais aparente (ou não, no caso do PS4).

  2. Nossa, não gostei nada desse videogame. Aliás, videogame? Talvez já seja até eufemismo no caso do Xbox One.

    E, Thiago, sabe qual é o custo de ativação de um jogo usado no Xbox One? É full price. Os mesmos US$60 do novo.

    1. Colocando a carroça na frente dos bois né, Pierre? A line-up dele nem foi revelada ainda, ontem não foi uma conferência sobre games e a Microsoft já havia avisado sobre isso (então ficou surpreso quem não estava prestando atenção)… quanto ao custo de ativação dele novamente, qual a fonte dessa sua informação? Eu não vi nada sobre isso, até onde li, as informações sobre essa função e taxas serão comentadas somente num futuro pela Microsoft: http://news.xbox.com/2013/05/qa

      Eu duvido muito que custe full price…

      1. Mas já foi revelado sobre o full price. Pra defender essa vai ser difícil até pra vc. Mas vc dará um jeito, né? xD

        E isso dos jogos é meio balela, afinal teve sim alguns jogos. Mas a falta de foco neles sumariza o que o Xbox One quer ser: não mais um videogame.

          1. Hahaha isso ainda está muito mal explicado. E a matéria da UOL Jogos tá meio furado. Tem um comentário lá que diz mais do que a própria notícia:

            "Guilherme Rodrigues Salerno – Mais uma vez o UOL a serviço da desinformação. Título da matéria é sensacionalista e o texto só se corrige lá pela metade. O processo em q se paga o mesmo preço é para se comprar um game NOVO, usando o CD de um amigo. O processo de revenda e aluguel ainda não foi anunciado."

            ———-

            Mas como sou sensato, fui na origem, que seria a Kotaku US e a notícia é essa aqui:
            http://kotaku.com/you-will-be-able-to-trade-xbox-

            E ele tem um tom bem especulatório e informações vagas. Phil Harrison fala muito de licença, mas deixa muita coisa no ar. A licença pode custar o mesmo que um game full, mas a sua licença também pode ser vendida dentro do próprio sistema online, o que seria algo muito interessante. A questão do usado e até mesmo de alugueis ainda não foram detalhados pela empresa, tanto que o presidente da Gamestop já veio dizer que tanto o PS4 quanto o Xbox One terão sim games usados na rede.

            Então não, essa informação ainda está bem nublada e carente de muitas informações. Tanto é que o próprio Major Nelson soltou um nota sobre o assunto ontem a noite, e até mesmo o Kotaku US o replicou no link acima como um update.

            Há muito ainda sobre esse novo sistema e serviço que não está claro. E pelo que nota-se por aí é que nem mesmo o PS4 deve fugir disso… então sim, ainda acho que vc está colocando a carroça na frente dos bois.

          2. Então, falei que vc daria um jeito. Mas não colou, Thiago. Eu aposto o que vc quiser que será full price, porque faz todo o sentido. Se pode instalar o jogo no console e passar o disco pra frente, como não cobrar full price?

          3. Sim… Omelete… cof, cof. Chupando a própria nota da Uol, linkando o Kotaku sem nem saber o link original (o link cai na home), com informaçoes pela metade. Jornalismo BR tá bem na fita…

          4. Sabe por que as coisas estão assim? Porque a Microsoft é muito cara de pau e não falou sobre isso em sua """""conferência""""". Daí restou aos jornalistas perguntarem ao final.

            A coisa é tão vergonhosa que a Microsoft prefere deixar explodir aos poucos.

            A queda vai ser feia, Thiago.

          5. Ah sim porque na concorrência a coisa anda diferente, né? Muita coisa sobre o PS4 ainda é uma incognita, incluindo a parte dos games usados, A Nintendo precisou de duas conferências da E3 para que o público entendesse o Wii U. A Microsoft ontem teve apenas 60 minutos e fez muito mais do que estes aí… e ela ainda tem agora uma conferência onde poderá focar totalmente no lado gamer.

            Pra mim o que parece é que a própria imprensa está mais aflita do que a própria Microsoft. Muitas das questões do Xbox One serão esclarecidas com o tempo. Mas antes o Xbox One na mídia e na boca da galera até a E3 do que a tentativa tosca da Sony em falar do pS4 dias antes do evento da Microsoft…

            A repercussão negativa, se é que ela existe, porque enquanto ele não for vendido, há muito que pode ser simplesmente esquecido até lá, não é prejudicial aqui. Pelo contrário, coloca o sistema em evidencia e discute coisas importantes desse mercado, como a conexão online e o próprio sistema de usados e troca entre jogadores, coisa que a Sony covardemente evitou em sua conferencia do PS4…

            Enfim, não tem porque ficar martelando no que não se sabe. Mais detalhes sobre os sistemas e jogos devem chegar até o lançamento dos mesmo e aí cada um vai pode julgar melhor como quiser… por enquanto, ainda tem muita coisa no ar, tanto para o X-One quanto o PS4 e até mesmo pro Wii U (esse ainda não morreu?).

          6. Vc sabe que eu gosto de vc, então sabe que não falo por mal: não dá pra comentar tudo o que vc disse por um simples motivo. Vc diz que não está tendo repercussão negativa, etc. Cara, as ações da Sony e Nintendo cresceram depois do anúncio do Xbox One, tamanho foi o medo de fracasso do aparelho. Ponto.

            E outra: a Sony já falou que não vai impedir os jogos usados. Pelo menos, os que forem desenvolvidos por ela. Já é muito melhor que o que ocorre no Xbox.

          7. As ações da Sony cairam depois do anuncio do PS4 Pierre!! Isso não significa nada! http://risegamer.blogspot.com.br/2013/02/logo-apo

            É uma reação natural de um mercado que atualmente não bota fé em nada.

            E não senhor, a Sony ainda não esclareu com todas as letras em torno das politicas de usados de seu console, sendo evasiva em muitas indagações sobre o assunto nos últimos meses.

          8. Pelo que li a Sony já se manifestou que vai deixar a cargo de cada produtora, se a produtora quiser cobrar para reutilizar um usado ela cobra.

          9. já foi especulado por aí que não é bem assim e a Sony andou sendo vaga em declarações sobre o assunto e não revelando totalmente sobre sua politica de usados dentro da nova plataforma.

  3. "Digamos que um game de Xbox One custe U$ 60. O gamer comprou, jogou, fechou e agora não quer mais. Ele vende pra um amigo por U$ 20. Esse amigo para jogar esse jogo no seu console precisa pagar uma taxa. Digamos que hipoteticamente ela seja de U$ 10 (os Online Pass custam isso mais ou menos) e esse segundo dono pague."

    Tem um baita erro nessa sua hipotése. O primeiro comprador (original) não precisa jogar e fechar o jogo. Ele só precisa instalar. Depois disso, tá liberado para vender. Conclusão? O preço do usado vai ser muito parecido à um novo, caso contrário ninguém vai comprar jogos novos.

    Estou até pensando em abrir uma loja de games… Só vou precisar de 1 exemplar original de cada título… Quem quiser comprar, eu vou em domicilio, faço a instalação, cobro um pouco pelo serviço comissão, ele paga a "taxinha" pra MS, fica feliz, e eu também. Todos alegres em um mundo ideal. 😀

    1. Não vai funcionar assim Shin. Até porque o Xbox One virá com 500GB. Tu não vai ficar com seus 50 games instalados perpetuamente no aparelho. Vai ter momento em que vc vai excluir um game pra colocar outro. Eu já faço isso no meu X360 para que o HDD não fique 100% cheio. Tenho uns 5 ou 6 games intalados nele, e a minha coleção é mais de 50 atualmente. Não dá pra ter tudo no HDD.

      Sem falar que a Microsoft não foi clara sobre outros aspectos, como por exemplo, vc não precisa do disco pra jogar. Mas e quando sair uma atualização? Ela pode amarrar isso. Validar a atualização por disco. Então se vc vendeu, se ferrou.

      Já a sua ideia de licença, não é de todo improvável não. Isso já acontece com Windows e Office oficiais no PC, onde vc pode pegar os discos de instalação emprestados com um amigo e depois apenas comprar a licença. Apesar de que acho uma merda quando se tem um problema e tu não tem os discos…

      Acredito sim que vai ter gamers que vão fazer isso que vc disse, mas eu duvido que seja uma pratica que se torne tão comum quanto o mercado de usados lá nos EUA. Talvez isso aconteça mais por aqui, onde os games são caros e o pessoal é meio carente de games na coleção.

      Outro detalhe, nada impede que essa liberaçãod e uso sem disco não seja temporaria e que o próprio console não peça de tempos em tempos, que o disco seja inserido para validar o jogo sem a mídia. Enfim, no momento o que temos é pura especulação em cima de detalhes ainda vagos… tudo vai ser explicado ao seu tempo. E os gamers vão se adaptar conforme suas necessidades, isso não tenho a menor dúvida.

      1. Tendo em vista que o console é mantido 100% do tempo online, acredito que assim que a taxa for paga, ele bloqueiará automaticamente a validação para a conta anterior. Aparentemente o console irá conviver bem com o mercado de usados, só vai ferrar mesmo os empréstimos.

        1. Já foi mencionado que o console não precisa ficar 100% do tempo online. Apenas certos serviços dentro dos recursos da Live precisam de conexão constante, como games online ou a tv por streaming (faz sentido). Haverá sim, vezes em que ele precisará ficar online, mas não será a todo momento.

          A conexão com a internet será obrigatória, mas não para ficar ativa 24 horas por dia: http://www.kotaku.com.br/xbox-one-conexao-obrigat

          Quanto a validação nova invalidar a anterior, ainda é só especulação. Pelo que se fala na Kotaku US os donos dos games poderão até mesmo vender a licença! Se pode vender ela, a nova licença não pode cancelar a antiga dependendo da situação.

          E concordo, parece que o mercado de usados vai continuar, mas diferente, o que deve ser um problema é o mercado de emprestimo, mas siceramente, quem ainda empresta games? Eu não. E locadoras? Bem ao menos no Brasil elas morreram. Mas não duvido que vá ser criado licenças especiais para locadoras, que permitam um jogo ser usado por indeterminado numero de consoles. É possivel.

  4. Agora sobre a conferência e o console em si.

    1) Como central de multimídia com conteúdo exclusivo, me agradou pakas. Se trouxesse Telecine + Campeonatos de Futebol locais (Brasileiro/libertadores/copa do brasil e paulista) eu substituiria tranquilamente pela minha Tv por assinatura.

    2) Ligar pelo Skype, Rodar séries, filmes, etc, isso tudo meu PC já faz (com maestria – basta um cabo HDMI, um Teclado sem fio com mouse embutido e um fone + microfone sem fio), então, não vou comprar um videogame por conta disso…

    3) Do ponto de vista dos games… Bem… Não vi games =/

    4) Sobre a questão de instalações. É indiferente pra mim, desde que elas sejam rápidas, e simples, e que não fiquem enchendo o HD com bobagens, sendo possível sua desinstalação também sem muitos problemas. Se a instalação vai usar 10 GB. Que sejam apenas 10GB, e não 10 que na verdade ocupam 20 como acontece as vezes no PS3.

    Outra coisa que espero, é a possibilidade em usar HD externo (como já existe no 360), 500 GB é muita coisa, mas com isso de ficar instalando jogo completo no console, aposto que não aguenta mais que uns 25 títulos.

    5) Sobre o controle, é mais do mesmo. Controle por controle ainda prefiro o do PS4. O único que inovou nesse quesito foi o Wii U.

    1. 1) eu já li ontem (ou foi no major nelson, ou no the verge, ou no wired ou faq oficial – não lembro) que a ideia é que as funcionalidades de TV não seja limitadas apenas aos EUA. A Microsoft estaria conversando com os canais de todas as regiões onde o Xbox existe para conseguir fazer isso a nível global. Claro que aí vai depender de cada emissora e cada região e suas burocracias. No Brasil eu não duvido que não dê merda nenhuma, afinal aqui é um retrocesso que só, nem o sinal analógico ainda foi abolido pra existir apenas o digital nas TVs aberta e a cabo… mas não duvido que essa seja o futuro da TV. Até 3 anos atrás, Tv por streaming no Brasil era um sonho impossível….

      2) Meu Xbox é minha central de séries e filmes na TV… mas de conteúdo baixado pela web. Nesse ponto não tenho do que reclamar. Tambem acho foda ver Netflix e Cruncyroll via Xis. Não acho que o PC melhor do que isso nessa questão, apesar de que o Kinect por voz é uma merda ao ver um programa dublado. Já teve casos em que o Kinect com o som da TV pausou ou até mesmo avançou um filme sem a minha permissão. Vamos ver se o Kinect 2.0 resolve isso.

      3) E3 2013

      4) Pois é, eu também gostaria de uma liberdade maior na parte de HDD Externos. Mas nada disso ainda foi revelado. E no X360 quando foi lançado isso não era possível, mas depois liberaram, então não é algo que precisa estar presente no lançamento pra mim. E as instalações no X360 ao menos são rapidas e precisas, não tenho do que reclamar disso. Sei que no PS3 que é uma merda mesmo, muita gente reclama.

      5) Não se mexe no que é foda. O controle do X360 é o melhor controle da atualidade. Eu odeio o dualshock da Sony, acho-o uma merda. Fico feliz que o do Xbox One não mudaram muito. Já o tablet trambolho do Wii U eu não quero nem de graça… acho o Wii U um aparelho bem infeliz em vários aspectos.

  5. eu tenho um ps3, mas devo admitir gostei demais da conferencia da microsoft, por tudo que o thiago mencionou no post, melhorias pontuais mas que fazem a diferença! Mas o que acredito que foi o grande cerne da conferencia da microsoft e que deixou principalmente os nao americanos receosos foi a integração com a tv com esse novo xbox, serio achei muito foda essa forma de ver tv com xbox one! se fosse norte americano o xbox estaria com um pé a frente da sony como nova plataforma de entretenimento, mas o receio da maioria eo fato de que essas funcionalidades nao terão o mesmo impacto aqui no Brasil, entao irei esperar mais informaçoes como o thiago mencionou, é melhor o pessoal controlar o hype e nao colocar os carros a frente dos bois, afinal tanto xbox e o ps3 tem muita lenha pra queimar ainda, principalmente o ps3 que acredito que com a vinda de novos games como diablo 3 e gran turismo, e outros titulos, acho que no minimo ate o final de 2014 ainda vai ter muita coisa boa pra aproveitar desse console!

    1. Ótimo comentário. E tem uma coisa que não comentei no texto e depois me arrependi, mas achei fenomenal acompanhar a própria conferência através da conexão por streming dentro de um app do próprio Xbox 360. Em tempo real, na minha TV enorme, na minha conexão fraca de web e mesmo assim sem videos engasgando ou travando!! Já torço pela conferência da Microsoft na E3 ser exatamente assim também no próximo mês!

  6. Esse vlogger resume bem o Xbox One.


    Como o Xbox One evolui a jogatina? Ele não evolui, aparentemente, porque o que interessa ser revelado primeiro são as funções que não são de videogame.

      1. O controle com "direcionais precisos"? Hahahahaha (by Microsoft, eles tiveram a cara de pau de dizer isso)

        Enfim, é legal ver as coisas mudar de geração pra geração. Porque nessa nova, com certeza o Xbox será lanterna.

  7. Bom de tudo anunciado a única coisa que eu gostei foi do controle que manteve o que já era bom e não cagaram. Todo o resto foi uma merda, para mim que não uso videogame como centro de entretenimento. Para isso minha SmartTv me supre muito bem.

    Não entendo como alguém pode defender ou no mínimo não ver nada demais no sempre online. Primeiro problema que vejo é de infraestrutura, muitas casas o roteador não fica próximo da onde fica o aparelho e muitas não tem wirelles também. Então o cara além do videogame já tem que fazer um investimento na infraestrutura da casa. Eu vejo assim, acho louvável a empresa agregar novos conteúdos e funcionalidades ao seu aparelho, mas não acho certo obrigar a pessoa a aceitá-los. Tem pessoas que só querem ter um videogame, só quer jogar seu jogo e nada mais. O cômico que para que curte games, quando a internet cai o primeiro passatempo que se escolhe é ir jogar, agora vai ter que ir arrumar outra coisa.

    E tem muita, mas muita gente que não joga online. Ah e muita gente que joga só originais, antes de acusarem os pirateiros. Basta dar uma conferida nos fóruns por aí.

    E da questão de jogos usados é piada né. Cobrar uma pequena taxa como você falou Thiago, eu como desenvolvedor de sistema até acho justo, afinal todos sabemos que um software nós pagamos pelo seu uso e não por sua propriedade. Agora o problema é que essa taxa é a de um jogo novo, segundo o vice presidente da Microsoft em entrevista ao Kotaku. E ele ainda tem a cara de pau de falar que o mercado de usados continua porque as pessoas podem vender o disco fisico. Ou seja a empresa não tem o custo de produzir a mídia e ganha limpinho o full price do jogo. Pô que legal hein, vamos aplaudir essa jogada de gênio, agora sim o mercado de usados é ótimo. É ótimo para a Microsoft.

    Ah mas no Steam é assim e todo mundo adora. Ok coloquem os preços praticados no Steam que eu não reclamo de nada.

    E eu não ligo para design de aparelho, ou melhor ele não influencia na minha compra, mas é o aparelho mais feio de VG que já vi, lembra os videocassetes que tinha em casa nos anos 90.

    Essa geração fui de 360 e só agora no fim peguei o PS3. Adorei o 360, teve o mesmo nível do PS3 e foi superior e muitos pontos. Mas para a próxima geração, por essa primeira impressão eu vou de Sony primeiro e tenho muitas dúvidas se irei ter um Xbox One, aliás pelo que vi até agora é muito mais fácil eu ter um WiiU.

    1. Falou tudo. O lance de cobrar pelos jogos usados faz todo o sentido, eu entendo perfeitamente. Mas não adianta querer empurrar isso pro consumidor se a maioria não aceita. Simplesmente não adianta. E PIOR AINDA querendo cobrar full price. Daí chega a ser engraçado mesmo. Lucram duas vezes (ou três, ou quatro, ou cinco) e ainda economizam uns trocadinhos por não enviar mais discos pro mercado.

    2. Simiano você traz ótimos argumentos. Mas ainda assim não acho que todos se justificam.

      A parte do sempre online já foi mencionado que não será "sempre online". O Xis-One vai precisar de conexão com a internet, mas não constantemente e ininterrupta. Entendo quando você diz que muitos roteadores não tem wi-fi ou não fiquem perto do videogame. Mas a tecnologia evolui e vc precisa andar com ela. Na minha casa a minha rede já foi mudada várias vezes conforme as necessidades. Posso conectar meu x360 por cabo ou wi-fi e o roteador não fica próximo não! Por sinal, um roteador novo HOJE não vem mais sem wireless, a menos que vc compre um muito vagabundo. Videogames cresceram e são um investimento caro sim, vc precisa se adequar a novas necessidades deles para que possa usufruir o máximo deles. O Wii tinha uma conexão com a internet lixo, então era óbvio que os games online eram lixos. Eu ainda não me conveci até hoje de que o Wii U é um videogame mesmo… ele parece algo analógico… que não foi feito pensando no que existe hoje na concorrência.

      Os usados não vou discutir, já comentei mais acima com o Pierre, isso de que a taxa é full é muito vago e incosistente com outros informações que a própria empresa deu. Duvido que seja isso que vá matar o mercado de usados. Pra mim os gamers estão sendo apressados e tirando conclusões sem ter todos os pontos apresentados a mesa. A microsoft pediu para aguentar mais 20 dias e tudo seria explicado. Eu vou esperar.

      Já a não gostar de jogar online… bem sinto muito. Ver alguem falar isso é como falar que gosta de bolacha recheada, mas não curte o recheio dela. Os videogames hoje são feitos pensando na experiencia online (e não estou falando de multiplayer simplesmente), não tem nada mais triste do que ter um x360 e só usa-lo offline. Eu tive por um ano um x360 pirata banido e não aguentei… joguei ele pra escanteio e comprei um online. Melhor decisão tomada.

      1. A conexão não é ininterrupta Thiago mas ao Kotaku foi vice presidente disse que é num tempo de 24 horas que ocorre a checagem, então da na mesma, e acredito que a checagem ocorra quando você entra no jogo. Então se a internet cair acho que não prejudica se você estiver no meio do jogo, mas não conseguiria ligar o vg e começar a jogar.

        E da experiência online, sinto muito também mas você está colocando a sua experiência e o seu gosto pessoal como padrão de mercado. Eu sei que você curte FPS e TPS, sendo fã de Gears principalmente, então claro que nesse caso a jogatina online é fator importante do jogo. Mas tem muitos jogos que o online inexiste ou se tem é apenas perfumaria, para falar que tem. E de modo algum deixam de ser jogaços com letra maiúscula. Pegue todos os JRPGs por exemplo. Tem uma infinidade de pessoas que só jogam esse gênero. Jogos como o último Tomb Raider por exemplo o foco é o single player, assim como Uncharted, Assassins Creed. Eles tem modos multiplayer mas apenas como perfumaria, ta lá para falar que tem. Não agrega praticamente nada ao jogo.

        Mas eu concordo com você que tem muita informação jogada na net que não é muito precisa, então é bom aguardarmos até a E3 para melhores esclarecimentos. Não é como se fossemos comprar o aparelho amanhã não é mesmo?

        1. Simiano, esse informação de conexão a cada 24 horas já foi alterada pela propria Microsoft. Eles ainda não definiram completamente as politicas do sempre online, muito menos dos usados. O Major Nelson está nesse momento sendo entrevistado no chat do Yahoo e alegando isso. Vai ser ter um prazo, mas não tem um oficial ainda.

          E cara, mesmo games single player… eu não curto joga-los offline. Preciso estar online, pela experiencia que o console oferece enquanto jogo, mesmo que solitariamente um single. Sorry quem não tem a mesma sensação. E sim, todo o texto e opinião aqui é feita com base no meu gosto pessoal e na minha experiencia em particular com o X360. Não que eu esteja certo, mas entendo perfeitamente que os tempos digam certas regras e ou a gente segue ou fica para trás…

          Minha experiencia com o X360 é feita pensando no potencial do aparelho, pra mim não faz sentido ter um x360 e usá-lo apenas pela metade… com o Xbox One não vai ser diferente pra mim. O que não pode acontecer é querer que a empresa desenvolva um console pela metade, limitado simplesmente porque uma parcela do publico simplesmente não quer usar o full potencial do aparelho, sendo que eu duvido muito que esse percentual represente a maioria.

          Vivemos tempos onde ou vc se adapta as regras, ou morre na praia sem saber pra onde ir. E é ilusão quem está achando que o PS4 vai seguir um caminho diferente do XOne. A Microsoft aspenas teve peito pra colocar isso em pauta, enquanto a sony se escondeu atrás de luz e espelhos quando mostrou o ps4.

          1. Mas aí que está Thiago, ela poderia ter tudo isso e não ser obrigado a ter internet a todo tempo. E sobre que a DRM eu falei que concordo com uma pequena taxa, mas concordo em partes. Concordo para quem vai usar multiplayer online, aí concordo em pagar uma taxa no usado.

            Porque vamos fazer uma analogia, um jogo principalmente na sua campanha single player está muito mais para um filme do que para um software. O que acharíamos se os filmes passasem a vir com DRM. Quer emprestar um filme para um amigo seu assistir. Bom ele tem que pagar uma taxinha aí. Complicado né?

  8. Pelas specs que vazaram parece que a grosso modo ele tem metade do poder do PS4. Outra coisa que vi uma galera reclamando, principalmente das que jogam online é que o conector do headset é proprietário, pessoal que investiu em headsets caros não vão poder utilizar no Xbox One.

    Aliás não tinha comentado antes, mas que merda de nome hein? Vai criar uma confusão desnecessária com o primeiro Xbox, aliás coloquem no google imagens Xbox One e vem imagens principalmente do primeiro Xbox, isso com o Google indexando a enxurrada de noticias sobre o novo aparelho.

  9. vai rodar games do ps4 da mesma forma que o x360 e o pobre dvd rodou tudo que o ps3 e seu blu-ray rodaram. comparar poder gráfico ainda é cedo demais, sem falar que qualidade de gráfico depende mais do talento da produtora do que simplesmente especificações de hardware. é uma situação bem diferente da tosquisse que foi o Wii frente ao poderio do x360 e ps3 quando surgiram.

    quanto ao nome, nada digo, eu achei genial.

  10. isso dos filmes já existe Simiano. Netflix é um bom exemplo. Não dá pra emprestar um filme… não dá pra ver offline. É um serviço que necessita estar online o tempo todo e que não dá pra sair emprestando o seu conteudo a terceiros, a menos que vc compartilhe sua conta (o que me tese vc tambem pdoeria fazer no xbox one).

    Cara na boa… a Microsoft já falou que tudo sobre a politica do sempre online e dos usados ainda não estão totalmente fechados para a nova plataforma e que muita coisa ainda será explicada em melhor detalhes. Pra mi tudo que eu leio no momento são choramingos de quem ainda não teve a paciencia de esperar tudo ser devidamente revelado. incluindo outros detalhes da concorrencia.

    Mas é fato, se tu tem um roteador sem wireless, uma conexão merda, ou um console que fica num quarto do tamanho de um armário… vc está num modelo já ultrapassado. Tem que seguir a evolução das coisas. Basicamente é como quem até hoje se recusa a usar celulares, ou ainda está na internet banda larga ou a unica tv que assiste é globo ou sbt. Não seja analógico! Adapte ou o mundo irá lhe devorar.

    1. Cara, quanto mais Halo e Gears melhor. Vai ver lá na Nintendo se eles pararam de fazer Mario e Zelda, tem um novo a cada seis meses (e parece que a Nintendo desaprendeu, porque acha que só tem essas duas franquias… mais vergonhoso ainda porque ela tem dezenas pra investir e não o faz)! Como se God of War ou qualquer outra franquia chula da Sony não fosse diferente… Killzone tá em que numero mesmo? (não que alguem se importe com Killzone…)

      1. "mario e ZELDA, tem um novo a cada seis meses"

        NOSSA, quais foram os 3 Zeldas lançados nos últimos 18 meses? Tô doido pra jogá-los, sou muito fã da série. :p

        Agora falando sério, quando é pra reclamar q a nintendo lança Mario a torto e direito eu sou um dos primeiros a reclamar, sempre q a nin lança um vg novo o único q ficam em evidência são sempre mário, zelda vem só depois. O WiiU mesmo, o único zelda q AINDA vai ser lançado é um remake de um jogo de 10 anos atrás [porra meu, remake por remake faça um do MM ou do primeiro, sei lá] enquanto q Mário já tem 2 e ainda vão ser mostrados mais 3 na E3 [rimou :p]

        Quanto Killzone, fazem exatos 27 meses q o 3 foi lançado e o próximo pro vita [sem piadas Mauri] só daki uns 4 meses, enquanto isso, Halo e Gears…

        PS: e por falar em preconceito, todo jogo, por pior q seja [ou vc ache q seja] se faz sucesso tem sua comunidade e mecânicas consolidadas de modo q devem ser respeitados e entendidos se possível.

  11. Parece que o pessoal não viu a mesma conferência da Sony que eu… A Sony mostrou menos ainda que a Microsoft e não gerou essa polêmica toda.

    Sonystas me mostrem uma imagem do console por gentileza, depois conversamos…

    Além disso foi dito inúmeras vezes que seria uma apresentação do CONSOLE… Como tem gente querendo gameplay de jogos, querendo 200 anúncios de exclusivos, etc. A Sony e Nintendo não mostraram nada disso na apresentação dos seus consoles e com toda razão.

    Se fosse comprar os consoles de nova geração hoje, eu pegaria um Xbox One, um 3DS e talvez um WiiU usado.

    Vou falar o mesmo que falei pro Mauri e para o Pedro no fórum da equipe:

    Não sou Sonysta, Nintendista, nem Caixista… sou Gamer!!! O mimimi tá demais, tirem suas camisas ISTAS e vistam a camisa da diversão independente da empresa…

    1. " A Sony mostrou menos ainda que a Microsoft" Depende do ponto de vista…

      "Sonystas me mostrem uma imagem do console por gentileza, depois conversamos… "
      well não sou sonysta mas… do meu ponto de vista foi uma boa estratégia da sony não ter mostrado o console, tanto q muita gente nem ligou muito pra isso [incluindo o próprio Thiago]. Na verdade, com um console feio como esse acho melhor ela [a MS] nem ter mostrado mesm… :p

      "Além disso foi dito inúmeras vezes que seria uma apresentação do CONSOLE…"
      Inúmeras uma ova, foi dito apenas uma ou duas vezes e de última hora, e ainda assim foda-se, poderia ter mostrado algum gameplay pra se pelo menos ter uma ideia. [a não ser q os jogos q a MS esteja fazendo tenham gráficos mais fracos do q aqueles da apresentação do PS4 mas aí…] Sério, acho q é a primeira vez na história q lançam um vg sem mostrar nenhum gameplay.

      1. A Sony mostrou gameplays rodando em um PC e não no PS4, em resumo não mostrou nenhum GamePlay também, neta a MS nesta foi mais sincera, que antes do evento ela já havia avisado que não seria um evento voltado para games, o que a MS tem para mostrar será mostrado na E3. Na prática nenhuma mostrou Gameplay de verdade: http://www.eurogamer.net/articles/df-hardware-spe… (veja a nota abaixo do vídeo do Watch Dogs. É legal que a matéria ainda menciona a desvantagem da GDDR5 – sua latência alta que é compensada pela também alta largura de banda.

        1. "A Sony mostrou gameplays rodando em um PC e não no PS4"
          Mesmo? A informação q eu li por aí foi que a UBISOFT mostrou o gameplay de WD num PC [e mesmo assim é estranho pois apareceram botões do PS] mas e o gameplay de Killzone e os outros exclusivos*?
          Eles não podem ter rodado em um PC justamente pq não foram feitos pra PC. :p

          E quanto à "desvantagem" da GDDR5, cara, DDR3 tem desvantagem, memória compartilhada tem desvantagem… poderia fazer uma lista imensa das otimizações de hardware q a Sony/MS poderiam usar mas (tô com preguiça de pesquisar) se o VG deles ficou desse jeito é pq tem algum motivo não? Sem contar q não tô nem ai pra hardware, oq importa são os jogos, e tenho dito.

          *pior q não deu vontade de ver o gameplay dos outros ainda. :p

          1. "Eles não podem ter rodado em um PC justamente pq não foram feitos pra PC"

            Existe um erro enorme nessa frase, porque os games são desenvolvidos em PC, rodam em PC e depois é que são transportados para o hardware do console. o console é apenas uma máquina que roda os games, mas eles são desenvolvidos em PCs, e se são, obviamente rodam em PCs…

          2. Existe um erro no seu apontamento do meu erro :p. Os jogos de console são feitos em kits de desenvolvimento para essas plataformas. Eles são pcs mas rodam um SO diferente feito apenas para desenvolver os jogos. Uma vez feito o código do jogo no kit ele é compilado em um arquivo e gravado em disco. Não é como fazer apps para android ou ios cujo kit de desenvolvimento roda em qq pc/mac.

          3. Kits de desenvolvimento incluem um software específico para PC e um Console adaptado para depuração, os jogos não são desenvolvidos diretamente no Console. Basta dar uma pesquisada para entender do que falo. Pra se ter uma idéia muitos dos jogos multiplataformas são desenvolvidos tendo em mente o Xbox 360 e depois são portados para as ferramentas da Sony . . .

            Quanto a latencia: as Memórias GDDR são excelentes para gráficos, mas não são padrão nos PCS. Porque? Dê uma pesquisada nisto.

    2. "Além disso foi dito inúmeras vezes que seria uma apresentação do CONSOLE… Como tem gente querendo gameplay de jogos, querendo 200 anúncios de exclusivos, etc. A ********Sony********* e Nintendo não mostraram nada disso na apresentação dos seus consoles"

      Jogos/gameplay mostrados ou anunciados na conferência da Sony, com (E) ao lado dos exclusivos e um (N) ao lado de franquias novas:

      Killzone: Shadow Fall (E)
      inFAMOUS: Second Son (E)
      Drive Club (E)(N)
      Knack (E)(N)
      The Witness (E)(N)
      Novo jogo da Quantic Dream (E)(N)
      Novo jogo da Media Molecule (E)(N)
      Diablo III
      Watch Dogs
      Destiny

      Enquanto isso, na da MS:

      Fifa 14
      Madden 14
      NBA 14
      Forza 5 (E)
      Quantum Break (E) (N)
      Call of Duty: Ghosts

      Uma diferença considerável, especialmente no número de exclusivos e franquias novas. Sério que você está defendendo que a Sony mostrou "menos ainda" só porque não vimos a casca do aparelho?

      É muito bonito e fácil falar "não sou ISTA", mas para fazer isso tem que argumentar de acordo – senão fica mais ridículo ainda do que um ISTA.
      Não ser "ISTA" não significa que a gente não possa analisar friamente os eventos e achar que um foi melhor do que o outro.

  12. Pra mim se não mostrou games não mostrou nada, simples assim. Só um console feio que faz aquilo que meu notebook já faz (só eu que achei ele muito feio?)

    E se esse negócio de taxar quem compra jogos usados for verdade, esse console já nasceu morto pra mim. Me recuso. Eu nunca joguei jogos piratas na minha vida, e não quero pagar taxa nenhuma pra empresa só porque ela acha que eu jogo.

  13. Eu também prefiro um PS4 ou um WiiU.

    Aliás, pra ser sincero, eu prefiro um Wii, PS3 ou X360. Esses jogos da próxima geração não estão me convencendo.

  14. Eu vi um artigo na net dizendo que o vencedor dessa geração não é quem vai vender mais, é quem vai ter menos prejuízo.

    Será que estamos diante do segundo crash da indústria de videogames?

  15. @T_Thiago,vc ja comentou a venda de usados no Xbox? Não a ativação full price quando vc vende pra um amigo,e sim a que as varejistas vazaram esses dias,sobre vc poder vender os jogos nas lojas,a loja vai desvincular o game da sua conta,revender pelo preço que quiser e parte desse valor vai pra Mic e publisher do jogo,não estou dizendo que é abusurdo/desonesto nem nada,só queria sua opinião mesmo

    1. Hugo ainda tem muitas incertezas em torno do assunto, eu duvido que o mercado de usados vai acabar. Pra mim todo esse choramingo na web é desnecessário. Os tempos mudam e as pessoas precisam se adaptar. Simples assim. Pra ser sincero eu estou muito mais curioso com a possibilidade de vender os games digitalmente. Isso parece algo bem interessante.

  16. Bem… quanto a jogos é só esperar que surgirão vários e de qualidade penso eu!

    Always Online, isso não presta! tem funções de games, como singleplayer que não necessitam de conexão e se for para incrementar singleplayer com funções que exigem conexão que aja a opção de não utilizar os incrementos.

    Pagar por jogos usados, com todo respeito ao autor do artigo… isso é uma piada!

    Tenho um x360 gosto muito dele, gosto muito do controle o que para mim é muito importante, acredito que Dualshok 4 não supere o controle do x-one

    Mas se os rumores se confirmarem é PS4 na cabeça!!!

    Vai ser dificil trocar forza por gran turismo, difícil trocar o controle, mas eu me acostumo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.