Além da tela da TV: IllumiRoom Demo?

Microsoft trabalhando em algo que poderia vir no próximo Xbox?

O vídeo acima já está na internet já faz alguns dias, mesmo assim resolvi mostrá-lo aqui no blog também. Ele é um projeto de pesquisa da Microsoft que tem como meta expandir a tela dos jogos para além da tela da TV. Na verdade é bem simples (na ideia), uma espécie de projetor bem posicionado faz o scan da parede da TV e permite criar ilusões e feitos mostrados no vídeo. Algum que o Kinect já teria dado o primeiro passo nessa geração.

Essa brincadeira me lembra bastante a ideia de realidade expandida, de hologramas interagindo fora de telas e até mesmo de brincadeira de realidades virtuais. Claro que não parece ser tão complexo como essas coisas do mundo da ficção científica, mas é assim que o futuro bate as portas. Mas ainda é um tanto cedo para saber quando isso poderia estar em nossas salas (lembra que já escrevi sobre videogame e cômodos? aqui), ou até mesmo se é algo que seria facilmente adaptado para qualquer casa. O Kinect aqui deu certo, porém ainda tem muitos gamers que reclamam que essa obrigação para esse tipo de tecnologia que requer espaço não ajuda muito. Pois é.

O próximo Xbox já tem data para ser revelado: 21 de maio. Já sabemos que um Kinect 2.0 está nos planos da Microsoft e que ele deve vir com todos os consoles dessa vez. Não será algo vendido a parte, o que diga-se de passagem é uma sábia decisão. Mesmo que o aparelho não seja obrigatório em todo tipo de jogo, é uma vantagem que todos os Xbox venha com o mesmo. O IllumiRoom poderia ser um Kinect? Pelo demo no vídeo dá a ideia que seria outro aparelho, que faria o scan entre o jogador e a TV, enquanto o Kinect faz o scan do jogador em si. Enfim, é um tecnologia em estudo e ter a gente de ver isso sendo aplicado num futuro já me anima muito.

Claro que pra tudo funcionar bem, se faz necessário se adequar ao ambiente. Mas a ideia de neve caindo em jogos de ambiente, ou de explosões que se projetam para fora da tela da TV ou até mesmo de cenário expandido são coisas algo que ficaram bem impressionante no vídeo, não acham? O aparelho até mesmo modela o cenário real a fim de desmantelá-lo em efeitos de distorção de realidade. Que futuro interessante para os games estamos trilhando!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Já tinha visto o vídeo antes, e realmente é algo que impressiona. No inicio até fiquei meio confuso e tonto com o jogo de luz, mas com o tempo dá pra se acostumar numa boa.

    O grade impecilho nesse caso realmente é a adequação ao ambiente. Primeiro que nem todo mundo tem espaço para colocar uma mesa de centro entre o sofá e o rack. Segundo que botar um projetor no teto depende de "quebra-quebra" que é um tormento a qualquer morador. Terceiro que o sistema só é eficiente em luzes apagadas, o que prejudicaria outras pessoas que também frequentem o ambiente (cozinhas americanas).

    Mas, é uma solução simples para algo que sempre pareceu muito complexo. Espero que não arquivem o projeto.

  2. Adorei a ideia, sempre adorei project mapping e coisas do gênero. Imagina jogar algum jogo mais de suspense assim, com as sombras cobrindo a sala o.o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.