MiscelâneaReflexões & Opiniões

[OFF] Adultolândia: contratar ou se virar?

Sim, porque você vai chegar na vida adulta sem várias skills necessárias!

Ser adulto nem sempre é fácil. Tem todo aquele aspecto do crescimento e assumir responsabilidades. Isso todo mundo sabe. Você trabalha demais, falta tempo para fazer o que gostaria e frequentemente o dinheiro que ganha não rende tudo aquilo que gostaria que rendesse. Em outras palavras, tu gasta com coisas que jamais pensou que gastaria. Entre estes gastos, estão coisas que tu não sabe fazer ou que não quer fazer…

É comum o dilema entre não saber fazer ou preferir pagar pra alguém fazer por você. E não é difícil se pegar pesquisando na internet, em sites como Infoisinfo.com.br, empresas ou serviços dentro de sua região que possam fazer aquilo que você não sabe fazer ou não tem tempo para fazer. Claro que as vezes você consegue se virar por conta própria. Por exemplo, uma das minhas últimas façanhas de adulto foi recentemente aprender a usar uma furadeira. E parece realmente escroto afirmar isso. Como adultos a gente aprende tanta coisa que nunca imaginou que teria que aprender, como fazer arroz e outras coisas básicas da alimentação (caso contrário tu acaba vivendo de salsicha e pão). Ou coisas que parecem complexas mas que não são, como montar um móvel ou pintar a casa (estas apenas dão trabalho). E tem muita coisa que tu vai preferir pagar pra alguém fazer só para não ter a dor de cabeça de fazer e acabar fazendo errado.

Mas aí entra a questão de que existem coisas que queremos aprender a fazer e coisas que sabemos, mas não queremos fazer. Usando a minha experiência como exemplo, eu entendo como se deve limpar uma caixa d’água ou pavimentar uma calçada. Mas o trabalho que certas tarefas exigem da gente, fora o tempo que demandam, muitas vezes é preferível pagar para alguém mais especializado faça. A menos que tu faça isso como uma meta pessoal, que foi o caso de quando pintei a minha casa inteira semanas antes do nascimento do meu filhinho. Na minha cabeça eu precisava de um projeto grande para provar que estava pronto para algo ainda maior e pintar a casa foi uma tarefa que me fez sair da minha antiga rotina para me preparar para um nova com a paternidade. Foi uma semana do cão para pintar a casa inteira, entender como funcionam tintas de qualidade, pinceis diferentes, pinturas em situações distintas e número de demãos em paredes. Foi uma experiência necessária na ocasião. Hoje se precisasse pintar tudo de novo? Com certeza eu pagaria alguém pra fazer isso.

Aí que entra o exemplo de site que dei mais acima. Procurar quem faça e execute serviços na internet nem sempre é fácil, ainda mais quando se procura algo municipal. A boa é que já existem esses sites como que citei que possuem uma busca mais regional para o tipo de serviço desejado. Me lembro que antigamente, lá nos já distantes anos 90, existia a praticidade das páginas amarelas na lista telefônica. Só que hoje em dia isso mal existe, ao menos aqui no meu bairro faz anos que ninguém vem “entregar” a lista. Alias esse é um bom exemplo da internet vencendo o papel.

Claro que existem certas empresas ou serviços que tu conhece de cabeça, mas tem algumas que as vezes a gente nem faz ideia de onde procurar. Limpeza de caixa d’água por exemplo geralmente é feito por empresas que mexem com dedetização. E esses serviços não são tão simples de serem contratados como comprar produtos pela internet, onde você entra em várias lojas e vê quais as mais baratas. Muitas vezes é preciso ver o custo de certos serviços em várias empresas para descobrir que o preço nem sempre é igual e que a diferença entre uma e outra pode ser assustador. E quanto mais famosa e popular é um serviço na sua cidade, as chances dele custar mais são maiores também. É aí que entra a praticidade de pesquisar um pouco pela web e ligar ou se programar para ir nessas empresas do município. Acaba sendo uma mão na roda.

Infelizmente porém, tem coisas que tu vai ter que acabar aprendendo quando se tornar um adulto com total responsabilidade. Cozinhar, por exemplo. Lavar roupa também é outra tarefa extremamente comum e importante, mas que as vezes dá merda, como roupas que soltam tinta e mancham outras. Mas se eu for escolher o maior inferno da vida adulta com certeza digo que é passar roupa! Sério, se puder, pague pra alguém fazer isso pra ti! Eu ainda to pra conhecer um adulto que “goste” de verdade de passar roupa.

Já me alonguei demais e o assunto ainda nem arranhei metade do que queria. Falar de paternidade mesmo daria um texto só com esse assunto. Outro que preciso comentar por aqui qualquer dia destes é sobre dirigir veículos. Recentemente adquiri meu primeiro carro e que inferno passar do modo “motoqueiro” para o modo “motorista”! Mas isso fica realmente para outro dia! Por enquanto vai pensando aí, a sua liberdade na vida adulta vai ter muito do que falei acima. Coisas que to vai ter que aprender e fazer por conta própria e coisas que tu vai querer pegar um atalho e pagar para alguém fazer! E sempre vai ser aquela balança nem sempre feliz. Pago pra alguém e tchau dinheirinho daquele game (exemplo) ou faço eu mesmo para comprar aquele game, mas não vou ter tempo pra jogar porque estou fazendo algo que alguém poderia estar fazendo pra mim? É, a vida de adulto está sempre com essas pequenas intrigas de tempo versus grana versus preguiça. Sim, afinal, tu vai trabalhar o dia todo então vai rolar muita preguiça, mas isso também é papo pra outro dia! XD

Post Colaborativo com Tatiana Segala

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios