JapãoJogando

Já viu? Inspiração geek em jogos clássicos!

[POST DO LEITOR] Imagens e texto enviadas por Guilherme Araújo!

Nota do Editor (Thiago): Olha aí que bacana. Um leitor entrou em contato com o blog algumas semanas atrás, perguntando se poderia mandar um artigo pro mesmo. Respondi que sim e logo em seguida recebi este post que você está lendo agora. Já havia comentando que pretendo futuramente recomeçar aquele projeto onde o leitor colaborava com o blog enviando textos e matérias se o mesmo tivesse vontade. Ainda não deu tempo e fôlego pra tal, mas nada impede que isso acontece de forma mais manual. A única coisa que pedi ao Guilherme foi paciência, pois avaliar, revisar, montar um post (ainda mais cheio de imagens) leva tempo e esforço. Mas aí está. Espero que tenha valido a pena! Sem mencionar que é revigorante o texto de outra pessoa por aqui, enquanto estamos temporariamente sem equipe (perdeu isso? leia aqui). Porém ainda tenho esperanças de que o segundo semestre desse ano eu consiga bolar um bom plano para recriar um sistema bom para colaboradores. Aguardem!

Post do leitor: Guilher Araújo!

Já faz um tempo razoável que algumas empresas têm apostado em unir jogos clássicos, como xadrez, gamão e jogos de cartas ao universo dos animes e mangás. A ideia é combinar tradição e modernidade para agradar diferentes gostos e fidelizar os jogadores mais geek – que, com certeza, vão aguardar ansiosamente pelo lançamento das edições e colecionar as peças.

No ano passado, por exemplo, a MegaHouse apresentou diferentes personagens da franquia Fate/Zero em peças de xadrez. Conhecida como Chess Piece Collection R – Fate/Zero, a edição especial contou com os personagens Saber, Irisviel, Rider, Archer, Lancer e Berserker em peças com 90 cm, 12 variações e bases em cores pretas e brancas.

Além de Fate/Zero, no ano passado a MegaHouse também colocou no mercado coleções de xadrez com cerca de 40 temáticas diferentes. Entre os títulos, estavam Dragon Ball, Tiger & Bunny, Godzilla, Mobile Suit Gudam, Kamen Rider, Dunbine e Lupim III.

Agora, a aposta para essa temporada é o anime Hunter x Hunter. A série, escrita por Yoshihiro Togashi, tem muita ação misturada à referência de RPG e conta a história de Killua, Gon, Leorio e Kurapika, que se conhecem quando vão fazer a temida e terrível prova para se tornarem “caçadores”.

A Chess Collection de Hunter x Hunter tem peças com cerca de 12 cm, com opções de bases pretas e brancas. Um ponto interessante (haters gonna hate) é que a embalagem não permite ver a peça. Por isso, é preciso trocar peças com os amigos para completar o tabuleiro. Os personagens que vão fazer parte do jogo são Kuroro (Rei), Neon (Rainha), Hisoka (Bispo), Kurapika (Cavalo), Killua (Torre) e Gon (Peão).



Na mesma linha de mercado, também existem coleções com outros personagens bem famosos e adorados pela galera, como Zelda e Sakura Card Captors. Olha só:


Pra quem gosta de jogos com cartas, também existem várias opções de personagens e jogos – que vão desde o baralho tradicional até edições personalizadas de UNO.

O mercado de jogos também tem investido em peças personalizadas de dominó, com coleções assinadas por designers e tudo o mais.



PLUS: um pouco sobre Xadrez e Poker…

Uma das coisas que qualquer jogador precisa para jogar Xadrez é aprender e lembrar como se movimenta com cada peça do jogo. Como se movimentar pelo tabuleiro:

  • Torre: movimenta-se para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser e sem pular nenhuma peça.
  • Bispo: movimenta-se na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
  • Cavalo: movimentos em L. Duas casas para frente ou para trás e em seguida uma casa para a direita ou para a esquerda ou duas casas para a direita ou para a esquerda e em seguida uma casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.
  • Rainha: também conhecida como Dama. É a peça mais poderosa do xadrez e pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser. No entanto, não pode pular nenhuma outra peça.
  • Rei: movimenta-se apenas uma casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Mas existem movimentos especiais em que o rei pode andar duas casas.

Jogos de cartas –  Poker: Um dos jogos mais estratégicos e excitantes com cartas é o poker. Vale pesquisar e entender todas as regras e modos, que são facilmente apreendidas em sites como da Full Tilt, que umas dicas bem interessantes para quem está começando. Por exemplo, existem 7 modalidades diferentes de poker, cada um com suas regras de combinações de cartas – se pode combinar só entre as da mão ou com a mesa e etc – e de apostas. O jeito é dar uma olhada em todas, ver qual mais te atrai – Texas Hold’em é a mais famosa e mais jogada no mundo – e começar a jogar, de preferência com suas cartas estilizadas e geeks.

Por hoje é isso, galera. Até a próxima!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.