Teaser do 4º ano de Homeland instiga: até onde a série deve ir?

Homeland Season 4

O teaser para começar a esquentar os fãs para a quarta temporada de Homeland é curtinho, mas talvez seja oportuno para que possamos discutir um pouco sobre o futuro da série.

Lembro quando Homeland surgiu no final de 2011 a série tinha aquele aspecto de os órfãos de 24 Horas de volta para algo tão empolgante quanto. Que a série veio exatamente para suprir o buraco que Jack Bauer deixou nos corações de todos. A gente mal imaginava que Jack retornaria em 2014 – e ainda voltarei a comentar aqui no blog sobre 24: Live Another Day, aguardem! – mas na época ficamos empolgados com Homeland. E havia motivos de sobre para isso!

Era uma história genuinamente original, totalmente adaptada aos dias de hoje e a realidade na qual os Estados Unidos ainda vivem, então criava um impacto social relavante na ocasião. A série trazia personagens interessantíssimos, todos suas próprias paranoias e esquizofrenias. E todo o clima da série tinha como objetivo deixar o espectador paranoico, sem saber para onde tudo aquilo iria culminar. Eu sei que eu fiquei maluco ao longo de todo o primeiro ano. Nicholas Brody conseguiu ser um dos melhores personagens de seriados dos últimos anos. É preciso levantar e bater palmas para o ator Damian Lewis pela excelente interpretação.

Só que o tempo passou, foram três temporadas e um ciclo da história se fechou. Quem assistiu sabe do que estou falando, quem não assistou não se preocupe que não vou dar o spoiler. Homeland conseguiu, na minha opinião, duas excelentes temporadas e a terceira foi bacana, mas não tam impactante quanto o começo de tudo. Rolou culhões no final do ano 3, mas pelo conjunto da obra, não teve a mesma empolgação.

O que é normal, afinal, uma hora a história, os personagens, toda a carga da série vai cansar. Fica complicado depois de um tempo surpreender o público e colocar os personagens em novas e originais situações imprevisíveis e coerentes com tudo que a história vinha corroborando.

Dito tudo isso, acho que Homeland, como um seriado, deveria começar a pensar se não deve ser encerrada nessa quarta ou quinta temporada. Justamente para não chegar ao ponto de merda que rolou com os últimos anos de Dexter, também do canal Showtime. Não precisa deixar a qualidade do show cair para ter que cancelá-lo.

Eu nem imagino que será da série agora em seu quarto ano. Não gostaria que ela tivesse encerrado após o eventos da terceira temporada. Acho ainda há pontos na história que precisam ser finalizados e personagens que podem ganhar uma direção que sustente uma ou até duas temporadas. Porém mais do que isso já julgo desnecessário. O ciclo original do show já foi concluído. O que estamos vendo agora são as implicações e desfechos do mesmo. E pode parar por aí, não acham?

A personagem da atriz Claire Danes é sensacional, mas vai chegar num ponto que não vai ter mais para onde a Carrie Mathison ir. Que os produtores não forcem a personagem a se tornar tão óbvia e clichê na mesma forma que aconteceu com Dexter justamente na reta final. Fecham a história de Carrie enquanto ela ainda é uma excelente personagem. Enfim, é só a minha opinião. Fiquem com o pequeno teaser para o que veremos ainda esse ano:

Homeland retorna nos EUA no dia 05 de outubro!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.