Há quanto tempo você já está pagando para jogar online? Talvez seja mais do que pareça…

Na dashboard do Xbox One há sempre essa informação de há quantos anos sou assinante do serviço Xbox Live Gold e algumas semanas atrás percebi que estou há sete anos pagando pelo serviço oferecido pelo sistema da Microsoft, para pode jogar online, ter descontos em games e também parte do que gasto oficialmente pela loja online ser revertido em créditos para gastar novamente por lá (isso porque também faço parte do programa Live Rewards US, que chegou recentemente ao Brasil também).
E, caramba, não parece que estou há tanto tempo assim na plataforma Xbox. Parece que foi ontem que desisti da Nintendo, frustrado com meu Nintendo Wii comprado no lançamento oficial do console, e resolvi testar um novo console. Faz tanto tempo assim? Como o tempo passa rápido quando se está satisfeito com um videogame.
Não que esteja querendo alfinetar, como sempre faço, as outras plataformas. Estou apenas admirado por já fazer sete anos que pagando para um empresa para que ela mantenha um serviço online de conteúdos e possibilidades. Certamente há mais pessoas que estão pagando por outros serviços relacionados a videogames há muito mais tempo do que eu e meus 7 anos. Os MMORPGs no PC existem também há muito tempo e há jogadores pagam a assinatura do serviço desde o começo de tudo. A própria Xbox Live existe há muito mais tempo do que estou pagando por ela. Talvez a mais nova nesse sentido seja a PlayStation Plus, já que por muito tempo ele foi apenas gratuita, sem qualquer cobrança para os jogadores.
Claro que essa coisa de pagar por um serviço, já tendo comprado um videogame novo, não chega a ser algo negativo, mesmo que muitos ainda se sintam roubados por comprar uma plataforma que oferece algumas coisas capadas, dependendo do pagamento do serviço, mas eu acho justo o conceito deste tipo de serviço e da manutenção que se exige dele e da própria forma como essa renda custeia a evolução do software dos consoles ao longo de seu tempo de vida. Eu me lembro do tempo em que videogames nem tinha interface! É uma gritante evolução que foi permitida graças em parte a esse conceito de assinatura paga.
Sete anos que se passaram num piscar de olhos, e são ininterruptos. Nunca parei de pagar a Live Gold, sempre renovando ela antes do vencimento. Sei que há alguns usuários que pagam por períodos, como meses apenas. Eu sinceramente prefiro a assinatura anual, ainda que existam meses dentro de um ano que os games rareiam um pouco e não haja muito o que jogar utilizando a Gold, mesmo assim acho a taxa anual mais amigável do que o custo mensal. Ainda mais depois que o serviço chegou oficialmente ao Brasil. Já fazem 2 anos que a minha Live foi renovada com cartões de assinatura em promoções em lojas online, do tipo que ao invés dos 100 reais anuais, a renovação me custou somente 60 reais. Não é um mal negócio se for colocar no lápis os benefícios e descontos que já consegui nestes anos sendo assinante do serviço.
E pensar que há alguns anos atrás a gente ainda pensava que era um absurdo pagar para jogar online. Há muitos que ainda pensam nisso até hoje. Será que você é um deles? Ou será que você já está no mesmo barco que eu, pagando já há algum tempo sem se estressar se é justo ou não?
Pra fechar, uma fotinho extra (ainda que a resolução esteja meio ruim), mostrando os jogos digitais que estão no meu Xbox One. Outro avanço interessante dessa geração: chega de mídias físicas. Agora fica tudo ali, armazenado no console, pronto para ser jogado com um apertar de botão. Muito melhor mesmo. Isso o pequeno Thiago de 15 ou 20 anos atrás jamais imaginou que seria possível e quão prático isso seria… e a prateleira física? Bem, o que não falta aqui em casa são games antigos, HQs e BDs para enfeita-la. Ela ainda não está vazia criando teia de aranha. Por enquanto… já que o futuro digital não para e nem se resume apenas aos games.
Tenho Xbox 360 a uns 4 anos e acho que não tive 1 ano e meio de Live Gold. Pra mim não compensa.
A primeira assinatura que fiz foi de um ano, mas tive problemas com cabeamento e depois com mudança, o que me fez usar por apenas uns 7 meses. Depois renovei por conta de jogos específicos (Injustice e Forza Horizon).
Jogar online pra mim é um vício, me mantenho longe pra não extrapolar nem ficar preso a um jogo por muito tempo.
Mas nem agora com os games gratuitos todo mês não vale a pena Rafa?
Nem agora. Acho que se eu tivesse PS3 valeria, mas os jogos que a Microsoft dá são muito vergonha alheia. Eu peguei 3 jogos nesse esquema e não consegui zerar nenhum. Os jogos decentes que ela deu eu já tinha.
Pow, nem todos são ruins. Tipo esse mês tem Darkside 2, já teve Dragon Souls… concordo que em geral são alguns ruins, mas a seleção, principalmente no 360, vem sendo boa ao longo desse ano.
Eu já discordo, mas cada um com sua opinião.
Falo isso pois tenho a plus e até agora só venho M, salvo alguns jogos realmente bons como Bioshock, Bord 2, Uncharted 3 e alguns outros.
Já esse mês nos deram Batman que meio mundo já deve ter e uns outros jogos meia boca.
Então, quando são jogos bons eu já tenho. Eles dão jogos que tiveram um hype muito grande na época do lançamento e que a galera em peso pegou ou dão jogos horrorosos ou, a pior de todas, dão jogos que já estavam com um desconto muito grande antes como por exemplo Hitman: Absolution que estava 40 reais na época que saiu no games with gold.
Pra mim a vantagem é que quando sai um game with gold que eu tenho, eu pego o game digital e vendo o game de caixinha no mercado livre. retornando assim umas moedinhas pra jogos novos. :p
Eu não acho que compensa, justamente por ser raro vir um jogo Top mesmo que não se encaixe no exemplo de Hitman. Eu até pensei em fazer isso com o meu, mas quem iria comprar usado quando o digital na Live já ta bem barato? Eu teria que gastar dinheiro pra encontrar a pessoa ou mandar pelo correio se achasse comprador, fora achar o comprador em si. Muito tempo despendido pra ganhar uns trocados.
Hahaha mas eu não vendo no mês em que ele está de graça. XD E só por no mercado livre é fácil. Trabalho de 5 minutos. Eventualmente alguém compra. Olha aí minhas coisas por lá: http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_48254143
Já tive um produto que ficou 1 ano lá parado… mas vendeu eventualmente. De boa. Sem pressa. E já tive caso de produto que só vendeu depois que eu subi o preço (brasileiro é muito estranho mesmo, acha que barato é merda e caro tá lindo).
E sim, muita gente compra por ainda não confiar no digital, por preferir caixinha, por não ser assinante da gold etc. sempre haverá mercado para usados!
Ah, sei la kkk. Eu não teria paciência de esperar 1 ano pra vender, só se fosse um valor consideravelmente alto. Valor de jogo usado é menos de 100 reais, vender por valores assim é mais caso de urgência, pra mim acaba não compensando.
Pago há 5 anos a minha, de forma ininterrupta, inclusive nos tempos de mais trabalho já cheguei a ficar 01 mês inteiro sem chegar perto do console e pagando mesmo assim, virou algo automático, parcela fixa, eterna, no meu cartão de crédito.