Editorial | Por um site com um pouco menos de ADs (Advertising), sim?

Mês passado quando o site passou por uma pequena manutenção eu já havia comentando que o site ia perder um pouco da poluição visual causado por um dos sistemas de AD (Advertising) que vinha sendo utilizado há alguns meses por aqui e bem, isso finalmente aconteceu!

Sempre fui transparente sobre essa questão de publicidade por meio de ADs aqui. Nunca gostei do modelo que é mais invasivo do que deveria, como pop-ups. E que bom que isso agora acabou por aqui. Ao menos enquanto não surgir uma necessidade emergencial de se ter ou uma proposta que faça valer esse tipo de chateação. O Portallos fica apenas com o bom e velho Google Adsense, que sabe ser camarada e em nada atrapalha a experiência do usuário do site.

Sendo honesto, o site usa ADs porque não possui grandes patrocinadores ou meios de se sustentar por suas próprias pernas. Quem atualmente paga as contas por aqui sou eu, um pequeno grupo de leitores camaradas e pelas sombras o Dadah (que duvido que muitos vão se lembrar quem é, mas é o amigo do coração dos tempos de NGM e que se não fosse pela ajuda o site não mais estaria por aqui, provavelmente).

E hoje em dia não há mal algum querer usar alguns dos espaços que sobram no layout para somar algumas moedinhas. Afinal nunca se sabe quando um investimento ou algum custo emergencial pode surgir e fazer o site correr algum risco de não poder continuar existindo. Coisas assim acontecem todos os dias por aí, matando antigos sites mundo afora.

Mês passado quando algo estava fazendo-o explodir a banda do servidor eu passei por um susto real achando que o futuro poderia vir a ser tenebroso caso não conseguisse sanar isso com a manutenção realizada. O que felizmente resolveu o problema com o servidor. Assim o site parou com a lentidão e com as quedas que o andou deixando horas offline. Ufa!

Enfim, em todo caso, conforme prometi que iria fazer, aí está. Hoje o site amanheceu com um pouco menos de Advertising. Para quem ficava incomodado com as propagandas pulando na página, isso é uma ótima notícia. O do Google que não é intrusiva segue funcionando e acredito que ele não deve incomodar muita gente. Lembrando que quando você vir algo legal nestes banners do sistema, não faz mal algum clicar para ver sobre o que a propaganda se trata. É um pequeno gesto que acaba ajudando o site, tenha isso em mente. Só não vale ficar clicando por clicar, pois isso vai contra as regras do próprio Google Adsense. Combinado?

Em outra nota editorial, gostaria de comentar que recentemente o site fechou a sua página no Patreon. Isso talvez soe um pouco ruim, mas o dólar não anda ajudando ninguém que mantém um sistema de apoio recorrente em moeda americana. Não com a crise política forçando uma crise econômica horrível no país.

portallos-apoia-sePorém agradeço de coração que os poucos colaboradores do Portallos lá no Patreon tenham migrado para o sistema do Apoie.se, que é um sistema nacional e permite que o apoio ao site seja feito em reais. O que é isso? Recomendo que dê uma olhada lá no textinho presente na página, pois explica um pouco melhor a situação do sistema de apoio recorrente.

Esse pequeno grupo de leitores tem feito muito mais do que talvez eu deixe transparecer aqui no site, mas é essa galera que me dá um baita apoio e suporte para continuar como um maluco a criar mais e mais conteúdo aqui para o site, além de poder sempre contar com conversas e sugestões de novas pautas e assuntos que sempre surgem em nossas conversas privadas no grupo secreto que mantemos. Obrigado mesmo pela ajudam de todos os apoiadores atuais do Portallos!

Lembrando que qualquer leitor pode ajudar. O sistema do Apoia.se aceita cartão de crédito nacional e também boleto bancário. E qualquer valor, por menos que seja, é válido. 1 real? Ajuda, pode ter certeza! Fazendo isso, é dado acesso ao Clube Secreto, nosso grupo privado no Facebook, onde rola um conteúdo extra e de bastidores que não são publicados aqui no site. Além de muita dica e conversa solta sobre qualquer assunto.

Não pode ajudar dessa forma? Não faz mal. Fale bem do Portallos para seus amigos. Recomende o conteúdo do site nas redes sociais. Curta a página do site no Facebook, siga-o no Twitter. Estes pequenos gestos ajudam muito mais do que o leitor acredita que ajude. Alcance na internet hoje em dia é um problema sem o engajamento do público.

Acho que é isso. Não estou dizendo que o problema de rendimentos do site está resolvido, porque não está, mas não adianta tentar vender a alma por centavos achando que vale a pena. Não vale. O meu compromisso com o site sempre foi ter um espaço agradável e bacana de se visitar. E hoje isso melhorou um pouquinho dando alguns passos para trás. E não há mal algum nisso.

Obs (1) – A ilustração que abre a postagem vem deste link no DevianArt. Sensacional ela, não?

Obs (2) – Não comentei muito a respeito de novos projetos ou planos para o site nos próximos meses. Não era um dos objetivos desse texto. Mas existem projetos e planos, sim. A próprio mudança do site para trazer menos notícias e mais reviews é uma mudança que venho achando mais saudável. Estou vendo o que mais posso fazer com essa pegada para fugir do circuito das notícias diárias que todo mundo está lendo nos grandes portais e mais no material diferente e opiniões que fazem mais sentido existirem em sites menores e que podem escrever com mais calma, sem se preocuparem com as notícias diárias.

Obs (3) – Quero voltar a escrever mais editoriais… gosto desse papo mais informal com os leitores. Mas sempre torço para que vocês comentem por aqui, pois nem sempre consigo adivinhar o que vocês estão pensando. Então, comente e me ajude a fazer um Portallos melhor! Obrigado!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.