Editorial | Após 4 dias de reparos e consertos! (Status)

Ufa, que trabalheira é atualizar o site sempre que sai um novo update para o atual template que o mesmo utiliza. É backup aqui e ali, medidas de seguranças para não perder nada, atualizar plugins e até mesmo o próprio WordPress e, depois de tudo isso, obviamente há os bugs e problemas de todas as atualizações que foram realizadas.

Hoje, 23 de fevereiro, a grande parte da manutenção realizada – que achei que iria durar apenas no sábado, que ingenuidade a minha – acabou. Algumas pequenas novidades de layout foram acrescentadas, alguns bugs surgiram mas estão aos poucos sendo consertados e outros vão ficar para o próximo update do tema do WordPress utilizado.

O caso é que desde a semana passada o servidor do Portallos vem dando sinais de estresse, deixando o site lento e sangrando. Ocasionalmente o site cai escadas abaixo, mas levanta após alguns minutos. Já peço desculpa por essa instabilidade e lentidão que está ocorrendo.

Já entrei em contato com a DreamHost, já rodei todos os diagnósticos e ferramentas de performances, tal como otimizei e desliguei alguns interruptores de energia aqui e ali. Tudo para descobrir o que está acontecendo e ver se o site para de se comportar como se tivesse 250 quilos e precisasse correr por 60 minutos em uma esteira de academia. Espero que ao longo dos próximos dias tudo volta a se estabilizar com todas estas medidas tomadas.

Se houver algo impactante que eu tenha que reportar aos leitores não se preocupem que farei em uma nova postagem. Se acontecer do site – bate na madeira três vezes – cair e não voltar rapidamente pode ficar tranquilo que estarei nos bastidores tentando descobrir em qual tomada eu tropecei. E é sempre bom lembrar que o Portallos tem seu Facebook e Twitter justamente para informar qualquer problema emergencial que me impeça de vir aqui avisar. Então sempre siga as páginas das redes sociais do site.

Por fim, tudo atualizado e rodando (ainda que com lentidão). Dentre as novidades estão:

— Nova Homepage! Sim, novamente modifiquei a página inicial do site. Atendendo a sugestões e outras estatísticas levantadas. A Home agora está um pouco mais simplista, porém ficou mais funcional. Destaques especiais no topo, nada de divisão por categorias, 25 posts recentes mostrados na ordem em que foram publicados e o retorno do menu lateral, mostrando comentários recentes e um monte de outras coisas legais e úteis ao leitor.

— O menu principal do site (esse com a barra preta) também mudou, ganhando uma nova organização de links e com novas opções de conteúdo para que o leitor possa ir para onde quiser de forma mais rápida e prática, independente se procura uma categoria em si ou uma coluna ou tag especial do site. Mais opções devem ser acrescentados nesse menu nos próximos dias.

— Comentários via Facebook! Já tinha inserido a box do Facebook há algumas semanas atrás em caráter experimental para ver se os leitores usariam a mesma sem que eu anunciasse a novidade. Bem, como aconteceu de alguns leitores estarem usando ela ao invés do Disqus, fica então ambas as opções inseridas no site. Mas agora a box de comentários do Facebook está está funcional de verdade (antes estava com um bug que não me deixava monitorar os comentários).

— Menu lateral dentro das postagens também sofreu algumas atualizações e correções de bugs que a versão anterior do tema do site estava causando.

— Contagem regressiva para a retirada de alguns Ads (Hotwords) do site! Lá para o começo de agosto do ano passado, o Portallos passou a ser parceiro da Hotwords, em caráter experimental, tentando ganhar algumas moedinhas a mais no cofrinho magrelo do site. Mas hoje, quase 7 meses após a inclusão da plataforma no site sabe o quanto o site acumulou na plataforma da Hotwords? 42 reais. Quer horror, não? Há dias que ele rende 0,05 centavos. O dia todo!! É de chorar…

Não estou dizendo que a Hotwords é ruim de uma forma geral. Só que para o Portallos não deu certo. Os anúncios e campanhas que o sistema gera ou entrega ao site são fracas e inexpressivas, especialmente se comparar com o Google Adsense (este sim tem uma rendimento aceitável). Não deu certo para o Portallos e não adianta ficar discutindo lá como as estatísticas deles são bizarras ou as campanhas ineficientes. O jeito é desistir da plataforma.

Porém para tal o site ainda precisa gerar mais 8 reais. Pois a plataforma só paga ao site quando atingir 50 reais. Não é justo desativar uma plataforma que ficou 7 meses no ar e não receber pelo tempo e espaço cedido. Então, só mais 8 reais e o site terá menos adsenses intrusivos. Prometo! (e é por isso que tem esse pop up de 15 segundos enquanto a página carrega aparecendo, para acelerar esse ganho e poder parar de vez com a plataforma).

E é isso! Tudo atualizado e nova Home no ar, lentidão no site notada e análises sendo realizadas para solução e pequenas novidades realizadas aqui e ali. E em breve tem mais coisas vindo por aí, incluindo uma reforma no sistema de apoio do site.

Agora de volta as postagens!

Obs:  as duas ilustrações que abrem a postagem são estampas de camisas de lojas internacionais, uma da TeePublic e uma da Shirtigo (porém nunca comprei em nenhuma destas lojas, então não posso dizer se dá para importar ou qualidade da camisa ou se chega tudo certinho aqui no Brasil).

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Eu preciso aprender a trabalhar melhor com o adsense, tenho ele a quase 3 anos em meu blog e ainda não consegui um bom retorno. Fazer o que, vou levando.

    Não tenho muita experiência com o WordPress, e as vezes que precisei mexer achei um saco ter que atualizar isso e aquilo, bugs e tudo mais. Olha, admiro sua paciência, hehehe!

    Fico feliz que no final tudo tenha dado certo ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.