Editorial | Soluções para agradecer a quem nos ajuda no Apoia.se

Você sabe que o Portallos tem um pequeno espaço lá no Apoia.se, certo? Trata-se de uma plataforma em quê pessoas podem apoiar financeiramente o site. Dar algumas moedinhas mensalmente e reconhecer o esforço e o carinho a qual tenho por este espaço. Sem falar que isso também me ajuda a cobrir alguns gastos e a realizar certas melhorias dentro do site.

Já faz um tempo que temos essa página por lá, mas não tenho o hábito de divulgar explicitamente isso. Seja por falta de tempo, seja porque sei que o Portallos é um site pequeno, ainda apegado a um formato arcaico de conteúdo em texto, o que certamente limita seu alcance em tempos de You Tube. E é difícil encontrar a melhor forma de iniciar esse tipo de conversa.

A campanha – que nem acho que seja exatamente uma “campanha”, mas é o termo utilizado nestas plataformas de apoio coletivo – já teve algumas reformulações ao longo dos últimos dois anos. Houve um período maior de apoiadores, é verdade. Sou grato a quem ajudou no passado, e mais ainda agradecido ao Setexto Sinistro que continuam apoiando. Obrigado mesmo ao Alex Amaro, George Raphael, Hennan Carvalho, Jonathan Oliveira, Paulo Roberto e Wendel Santos. Os seis sinistros!

A bem verdade é que errei bastante, anos atrás, quando criei essa possibilidade de apoio coletivo lá. Prometi algumas coisas e não cumpri. Achei que chegaria um ponto em que conseguiria arrecadar o suficiente para criar um programa de recompensas, que teria tempo e energia para ficar mandando brindes aos leitores pelos Correios. Não arrecadou e não consegui. Errei feio. Fiquei muito chateado e envergonhado quando vi que não era tudo tão fácil como imaginava. Mas nunca deixei de me desculpar e dialogar com aqueles que vieram conversar a respeito. Ao menos isso.

Reboot

Andei pensando muito como resetar essa ideia nos últimos meses. Como fazer de uma forma mais honesta, mais humilde e mais simples. E acho que cheguei a um senso comum. Ao invés de prometer algo que só é possível fazer possuindo dezenas de apoiadores e altos valores arrecadados mensalmente (já fixo e estabilizado), o mais sensato a se fazer é voltar à estaca zero e ser mais simples.

Então eu reescrevi toda a página lá no Apoia.se. Objetivei apenas uma única meta, cem reais mensais, para poder começar a pensar além do mínimo possível. Parece plausível conseguir essa meta se me esforçar um pouco mais e lembrar de tempos em tempos que essa ajuda, por menor que seja, é de um valor imensurável pra mim.

E acho que encontrei uma forma de recompensar este pequeno grupo de amigos e leitores que seguem acreditando nessa iniciativa: dar conteúdo exclusivo a eles. Fazer exatamente o que já faço por aqui, escrever e criar conteúdo para este grupo de carinhosos apoiadores.

Fiz esse anúncio por lá no final de julho. Abri a conversa no mural lá e me dispus a conversar sobre o assunto. E conversamos e trocamos algumas ideias. Foi bem legal. E então passei a pensar em conteúdos que poderia produzir por lá. Não dá para produzir todos os dias, é claro, mas venho me organizando para ver se ao menos uma vez por semana consigo ir lá e produzir um conteúdo tão legal quanto ao que faço por aqui. Os dois textos que estão lá, em formato exclusivo, são um papo sobre os três primeiros episódios do animê Cells at Work!, uma das melhores estreias da temporada atual no Japão, e hoje foi ao ar um texto (bem grandinho por sinal, tal como os daqui) em que expresso um pouco da minha opinião em torno da TV Aberta aqui no Brasil, programas do passado que me marcaram e também as impressões de Samantha!, nova série nacional e original da Netflix.

Sim, eu sei que esse é só um começo. Talvez até pequeno, mas é um começo. Sinto feliz de ter encontrado essa pequena forma de agradecer e mostrar aos apoiadores que eles são importantes e que preciso me esforçar mais para demonstrar isso. E escrever é algo que gosto e me sinto bem fazendo. E já estou pensando em novos conteúdos para colocar lá. Sem nunca, é claro, deixar a peteca cair também aqui no site. O conteúdo aqui continua igual, sempre constante, praticamente diário e sempre feito com imenso carinho.

Para encerrar, deixei então aqui essa pequena história, esse pequeno agradecimento e também esse convite. Se você acompanha o Portallos já tem algum tempo e gosta do conteúdo que faço, considere esse pequeno gesto e se torne um apoiador. Basta R$ 1 mensal. Só isso e você já vai estar fazendo a diferente. Sério mesmo.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Estou acompanhando os textos exclusivos la e digo que vale a pena pessoal, eles são feitos da mesma forma que os daqui, não é algo superficial não, podem confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.