Pateta celebra 90 anos, e por aqui seu gibi acaba de ser cancelado…

Enquanto isso, na Itália, personagem tem HQ especial e matéria em jornal

Quem me conhece sabe que adoro ser xarope quando o assunto são críticas em tornos de alguns aspectos editoriais de quadrinhos no Brasil, especialmente os relacionados aos Quadrinhos Disney. Então já abro com essa ressalva, afim de deixar claro que esse desabafo provavelmente é bem imparcial. Não estou tentado ser justo aqui, que fique acertado isso. Fã as vezes é chato e insensato mesmo, ponto.

Todo esse preâmbulo serve apenas para dizer como estou chateado com o cancelamento da revista mensal do Pateta, que a partir deste mês de maio passa a não circular em novas edições no Brasil. O gibi era publicado por aqui pela Editora Culturama e encerrou sua trajetória na edição #37 (ou edição #675 se considerar o período em que o gibi saiu pela Editora Abril). Alias, sequer foi realizado uma nota editorial de despedida na última edição…

Um cancelamento que sequer foi feito qualquer anúncio público, sem dar maiores justificativas, a qual os leitores apenas ficaram sabendo porque a editora mandou diversos e-mails cancelando planos de assinatura pelo simples fato desta revista ter sido cancelada. E então as comunidades de fãs fazem esse serviço (em particular lá no Facebook) avisando outros fãs e conjecturando os motivos de matarem o gibi do Pateta. Uma das maiores críticas atuais em relação a Culturama é como ela é fraca em se comunicar com os leitores.

Aliás, esse talvez fosse o momento contrário a se cancelar o gibi. Poderia ter se usado este ano para tentar alavancar a revista, usando essa celebração de 90 anos desde o começo do ano, com matérias especiais, seleção mais acurada, histórias especiais, melhores capas, um logo comemorativo entre outros recursos. Poderia até mesmo para produzir uma HQ especial do Pateta com o Zé Carioca, já que a Culturama andou produzindo algumas histórias do papagaio ano passado. Enfim, daria para tentar segurar mais esse ano (daria, admita). Mas agora já foi, só resta chorar sobre o leite derramado (e nem foi o Pateta quem derramou).

Enquanto isso, do outro lado do oceano, a Itália está publicando essa semana uma edição da Topolino que está celebrando os 90 anos do Pateta, com uma HQ com arte de capa do Corrado Mastantuono, sendo o roteiro da história “Pippo e i bracciali di Maciste” do Francesco Artibani e arte de Lorenzo Pastrovicchio. O design dos personagens parece seguir aquele traço das antigas animações, como já ocorreu algumas vezes no passado, a qual a Itália normalmente só o utiliza em casos especiais.

O mais legal é que o pessoal por lá parece mesmo entusiasta destas ocasiões. Tanto é que o aniversário virou matéria de jornal, no caderno de cultura, justamente abordando a importância do personagem. O que é sempre legal, enaltecer quadrinhos, fortalecer esse laço cultura e instigar, tanto crianças quanto adultos, a apreciar esse tipo de arte. Se há incentivos, há a curiosidade das pessoas em conhecer o material. O Brasil mesmo incentiva muito pouco a leitura de quadrinhos, seja por outros veículos de comunicação, seja pelas próprias editoras, que normalmente fracassam nesse tipo de diálogo mais aberto. Bem diferente do que ocorre na Itália.

E tem mais, a revista italiano Topolino está lançando a edição com uma (limitada) mini estatueta dourada do Pateta. Olha que mimo incrível aos fãs:

Enfim, não estou dizendo, no final das contas, que a Culturama não vai fazer nada para celebrar a ocasião dos 90 anos do Pateta. Afinal ela tem até o final do ano para isso. E considerando que por aqui esse tipo de especial sempre chega com atraso, não me surpreenderia se essa HQ especial que está saindo na Itália vire capa de uma edição da mensal do Mickey ou de uma edição do Grande Almanaque Disney, que por sinal, tem o Pateta em sua próxima edição, com uma HQ chamada “A Expedição Pateta-Tiki“, inspirada na trajetória do geógrafo e zoólogo norueguês Thor Heyerdahl, que em 1947 partiu da costa peruana rumo à Polinésia em uma jangada, que chamou de Kon-tiki. HQ esta também produzida na Itália, de 81 páginas, publicada lá em janeiro deste ano.

Esta edição já se encontra disponível em pré-venda na Amazon, caso esteja interessado. Resta saber se a edição fará alguma menção as celebrações de aniversário do personagem.

O que mais tenho a mostrar? Hum, tem um logo, publicado no perfil do Marcelo Alencar no Facebook, responsável pelo Studio 313, que é quem fica a cargo das edições de luxo dos Quadrinhos Disney publicados pela Panini aqui no Brasil. O logo também celebra os 90 anos do Pateta.

E, por sinal, puxão de orelha também para a Panini, pois tem todo um aparato de edições de luxo e também não anunciou nada em específico para comemorar o aniversário do Pateta. Por outro lado, a Panini também trouxe recentemente um material inédito no Brasil que tem o Pateta como personagem principal de mais uma paródia Disney, chamada 19.999 Léguas Submarinas, que tem como base o clássico da literatura de Júlio Verne, 20.000 Léguas Submarinas. A edição já se encontra disponível para venda, inclusive na Amazon com um belo desconto. E já foi anunciado que sua sequência, A Ilha dos Mistérios, que traz de volta o Pateta na figura do Capitão Nemo, deve vir a ser lançada em junho deste ano, e a edição também encontra-se em pré-venda.

Por fim… é isso. Triste porque mataram a mensal do Pateta, sem dar quaisquer esclarecimentos, justamente em um ano em que o personagem está completando 90 anos. Também fico admirado em ver como a Itália sabe tratar tão bem os Quadrinhos Disney, celebrando seus aniversários, colocando matéria em jornal e passando o prazer de ler para todas as gerações de leitores. Fazendo barulho, por assim dizer. No mais, ao menos fico aliviado de ver alguns destes conteúdos com o Pateta ainda encontrando espaço em coleções e outras revistas. Resta agora esperar pela “Pippo e i bracciali di Maciste” que deve (provavelmente/assim espero) chegar ao Brasil daqui alguns meses. Fecho a postagem com um esboço da HQ, a qual vi lá no perfil do Twitter do Francesco Artibani (a qual você deveria seguir, porque é um perfil realmente maneiro para fãs dos Quadrinhos Disney).

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.