De volta em julho, Snow Crash, o livro que inventou o metaverso

30 anos após sua primeira edição no Brasil

Considerado a origem do metaverso, Snow Crash retorna ao catálogo da Aleph em uma nova edição, com capa de Giovanna Cianelli e Daniel Lameira. O livro foi publicado pela primeira vez em 1992 e é considerado uma das obras mais importantes da ficção científica cyberpunk.

O autor, Neal Stephenson, cunhou o termo metaverso, que se tornou foco das discussões sobre o desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos. Na história, entramos em um mundo dominado por corporações e grande parte das pessoas encontra refúgio em um mundo virtual acessado por óculos muito semelhantes aos aparelhos de realidade aumentada que existem hoje.

Nunca confie em um engenheiro que não goste de Snow Crash

A afirmação foi dita em tom de piada em uma conversa de Stephen Pimentel, engenheiro de software sênior da Apple, e outro engenheiro de uma empresa do Vale do Silício, mas não deixa de ter um fundo de verdade. A obra de Stephenson é conhecida por circular entre as principais mentes por trás dos mais importantes avanços tecnológicos dos últimos anos. Mesmo 30 anos após sua primeira edição, o livro é uma referência para diversas empresas da área e segue levantando debates sobre o futuro que podemos construir com a tecnologia atual.

A referência que Snow Crash se tornou na área muitas vezes ignora grande parte da intenção do autor. O livro tem um tom satírico, fazendo uma crítica ácida à influência das grandes corporações na sociedade. Mark Zuckerberg, que utiliza o termo metaverso para descrever seus planos para o futuro da internet, já reconheceu que o cenário criado presente na obra é bastante negativo. Mas ele rejeita que a tecnologia seguirá o mesmo caminho no mundo real.

Stephenson compreende que muito do que estava por trás de sua obra se perdeu e criticou publicamente a troca de nome da empresa Facebook para Meta e a apropriação do termo criado por ele.

Snow Crash entra em pré-venda em 20 de junho e tem lançamento previsto para o dia 5 de julho.

Sobre o livro

Em um futuro distópico, os Estados Unidos como o conhecemos não existe mais. Após o colapso do governo, o país se dividiu em cidades-estado controladas por corporações privadas, mafiosos e mercenários de todo tipo. Para escapar desse mundo de caos, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares.

Hiro Protagonist é hacker e trabalha para uma organização mafiosa como entregador de pizza, mas, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando surge um novo e misterioso vírus chamado Snow Crash, que ameaça tanto o mundo físico quanto o cibernético, Hiro parte em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo.

Publicado pela primeira vez no Brasil em 2008, Snow Crash foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa. Retrato assustador de uma sociedade pós-moderna decadente, este livro irônico e ousado combina, a um só tempo, cenários improváveis e totalmente verossímeis.

Sobre o autor

Neal Stephenson nasceu nos Estados Unidos em 1959, e é uma das referências da ficção científica contemporânea. Consultor futurista de empresas ligadas à Amazon e ao Google, escreveu mais de dez romances do gênero, entre os quais Cryptonomicon e Anathem. Também foi vencedor dos prêmios Hugo e Locus com seu romance The Diamond Age.

Drops da Aleph

  • Snow Crash foi considerado um dos 100 melhores romances da língua inglesa pela revista Time e é considerado um clássico do cyberpunk.
  • Segundo o antigo chefe de operações tecnológicas da Microsoft, J Allard, a leitura da obra se tornou obrigatória na empresa.
  • O termo metaverso vem ganhando cada vez mais notoriedade após a adoção do nome Meta por Mark Zuckerberg. O autor Neal Stepheson, contudo, já afirmou que não houve nenhuma comunicação entre ele e a empresa quanto ao uso da palavra.
  • A Paramount adquiriu os direitos para uma adaptação do livro em 2021. O diretor escalado para a produção é Joe Cornish, que assina o roteiro do longa da Marvel Homem-Formiga (2015).

// Comunicado enviado via assessoria de imprensa //

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.