Análise Performance | Uncharted Coleção Legado dos Ladrões (PC)

Disponível para PC e PlayStation 5

UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões inclui duas aventuras globais remasterizadas para um jogador que foram aclamadas pela crítica — UNCHARTED 4: A Thief’s End e UNCHARTED: The Lost Legacy.

Oito meses atrás Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões foi lançado no PS5, atualizando o Uncharted 4 de seis anos (e caramba, parece que foi ontem mesmo que estava jogando isso pela primeira vez no PS4) com alguns pequenos ajustes visuais, mas oferecendo um enorme aumento no desempenho geral em sua aventura principal e sua expansão que a complementa. Desde então, os jogadores de PC esperam pacientemente que Uncharted finalmente chegue às lojas de PC, pois é um dos últimos grandes IPs do PlayStation que ainda não estavam na plataforma.

Depois de alguns rumores falsos de data de lançamento espalhados ao longo do ano e o anúncio e o lançamento de God of War e Marvel’s Spider-Man, a Coleção Legado dos Ladrões finalmente está aqui e a espera valeu a pena. Tudo bem que o primeiro Uncharted foi lançado em 2007, portanto, na realidade jogadores de PC esperaram 15 anos para poderem curtir as aventuras de Drake (e claro, da Chloe que estrela a expansão), mas enfim, o que importa é que agora PC Gamers podem ter um gostinho dessa série incrível.

Claro que é meio estranho começar pelo quarto jogo de uma franquia, mas a história de Uncharted 4 acontece alguns anos depois dos primeiros três jogos, funcionando praticamente como o início de uma segunda era da franquia. E deve ser questão de tempo até vermos o dia em que a trilogia de jogos iniciais também seja disponibilizada.

Como Uncharted Coleção Legado dos Ladrões no PC veio da versão de PS5, que é uma remasterização de Uncharted 4 A Thief’s End e de Uncharted The Lost Legacy, os jogadores só podem acessar as campanhas single-player de ambos os jogos. Nenhum dos títulos tem uma função multiplayer para jogadores no PS5, e a versão remasterizada de Uncharted 4 A Thief’s End não possui o modo cooperativo original.

Para quem quiser saber mais dos jogos em si, recomendo acompanhar nosso review para PS5 da coleção.

Como um port para PC em geral, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões é bem executada tecnicamente. Esta versão em particular foi tratada pela Iron Galaxy, em vez dos desenvolvedores originais Naughty Dog, tendo como destaque alguns toques extras como suporte a resolução ultrawide, Nvidia DLSS e AMD FSR 2, que é o novo nome da AMD para FSR 2.0. Isso está tudo bem implementado, bem como, como controles com mais opções de uso ​​e personalização de gráficos, proporcionando uma boa quantidade de recursos, mesmo que não haja um cuidado tão variado e cheio de opções como na adaptação de Marvel’s Spider-Man Remastered.

Temos aqui vários modos e melhorias feitas especialmente para o PC como uma IU melhorada para as opções de jogo, interfaces do usuário reimaginadas, adição de controles deslizantes em alguns menus, detecção e gerenciamento de placa de vídeo e VRAM, pausa automática, minimização em segundo plano, compatibilidade com tempos variáveis de carregamento, além de uma série de outras novidades. Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem praticamente todas as opções no PC necessárias para adaptar o jogo a qualquer configuração de exibição até 4k, e suporta também monitores ultra-wide 21:9 e 32:9.

No setor de gráficos, uma falha que vai ser bem sentida foi a falta da adição de efeitos de ray-tracing, seja sombras ou reflexos, ou ainda os dois juntos, já que esse é um game muito cinemático e essa tecnologia o deixaria ainda mais bonito com certeza.

Embora tenha sido inicialmente projetado com um controle em mente, a opção de uso de controle e mouse está bem legal no jogo. Como alguém que joga muitos jogos FPS no console, ainda fico meio perdido em atirar e mirar com um mouse em jogos de tiro no PC. Mesmo assim, consegui me sentir confortável depois de um tempo jogando, e pegando o ritmo e o jeito certo, a jogabilidade conseguiu seguir bem fluída e percebi que usar um mouse no fim me faz sentir que estou mais no controle de onde minhas balas e granadas caem. Então fiquem tranquilos, a jogabilidade refinada da franquia continua em boa forma aqui.

Quem tem um controle PS5 DualSense também pode aproveitar ao máximo suas funções, como o feedback háptico e os efeitos dinâmicos de gatilho criados especialmente para a remasterização ao jogar com o controle DualSense via conexão por fio com o PC. Também está disponível o remapeamento completo das teclas e botões e compatibilidade com DualShock4 (3), XInput Game Controllers e vários outros controles, além de teclado e mouse, obviamente. E para deixar tudo ainda mais brilhante, é possível usar a compatibilidade com RGB para periféricos Razer Chroma e dispositivos compatíveis com o Chroma Link, bem como para modelos da Logitech.

Mesmo que eu já tenha curtido caçar tesouros no PS4, valeu muito a pena rejogar essas aventuras no PC. A direção de arte da série é sempre um colírio visual, com algumas das cenas mais emocionantes já vistas nos videogames. Apesar de alguns problemas com artefatos visuais e frame rate, o jogo se saiu melhor do que eu esperava, e nada que alguns patches de correção não resolvam, assim como aconteceu nas demais conversões desses grandes títulos da Sony.

Uma coisa que notei foi que os jogos apresentam os mesmos problemas de áudio que já existiam na versão de PS4. As vozes dos personagens, em momentos de gameplay, são muito baixas, e isso foi algo que também aconteceu com o jogo do Aranha, então tive que alterar as configurações de áudio para melhorar isso.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões para PC mostra que a paciência às vezes pode te dar a melhor versão de um jogo. Ambos os jogos incluídos permanecem excelentes atualmente, e isso é sempre algo bom, considerando que nem todos os jogos envelhecem tão bem assim. O tiroteio poderia ser mais presente, mas a exploração e a furtividade na medida certa fazem o jogo brilhar ao lado dos vários concorrentes como Tomb Raider. Os jogadores de PC poderão curtir com sorriso no rosto toda a qualidade em narrativa e arte esperadas de um jogo da Naughty Dog, mesmo que você não tenha o melhor hardware, ainda poderá desfrutar de algo semelhante ao que os jogadores de PS4 já viram e ouviram. Este é outro título que merece estar na sua biblioteca de jogos.

Jogo analisado no PC com código fornecido pela Sony Interactive Entertainment.

Requisitos no PC

MÍNIMO
SO: Windows 10 64-bit
Armazenamento: 126GB HDD
Processador: Intel i5-4330 / AMD Ryzen 3 1200
Memória: 8GB
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 960 (4GB) / AMD R9 290X (4GB)
DirectX: 12

RECOMENDADO
SO: Windows 10 64-bit
Armazenamento: 126 GB SSD
Processador: Intel i7-4770 / AMD Ryzen 5 1500X
Memória: 16GB
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1060 (6GB) / AMD RX 570 (4GB)
DirectX: 12

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota

Tecnicamente muito bem feito, o jogo não aparenta ter a idade que tem - 9.5
Uma narrativa interessante e personagens carismáticos! - 10
Bem otimizado para computadores - 8
Falta dos componentes multiplayer prejudica a vida longa do título - 6.5
A mixagem de aúdio nos diálogos deveria ter sido melhorada - 6

8

Excelente

Trazendo duas campanhas remasterizadas para PC, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões é mais uma boa opção que fazia falta para a plataforma.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.