Fóssil do Bowser encontrado! Espera, o King Koopa está finalmente morto após várias derrotas?

Entre tantos vilões no mundo dos games, Bowser deve ser um dos vilões mais famosos desde o sucesso de Mario. Miyamoto fez um excelente trabalho ao criar o Mushroom Kingdom e todo o universo do Reino dos Cogumelos que acabou por ser a base dos clássicos da Nintendo. Basta nos referirmos a Nintendo para que os Toads, o Mario, o Luigi, a princesa Peach, o Bowser e outras tantas personagens invadam a nossa mente.

Bowser apareceu pela primeira vez para os gamers em Super Mario Bros. (1985), jogo de NES. Foi nesse jogo que o Koopa iniciou os seus planos cruéis e a sua série de tentativas de raptar Peach e ter o seu amor (ou obsessão) correspondido. Desde então, Bowser tem sofrido muitas alterações.

O primeiro nome que lhe foi atribuído foi Daimaō Kuppa, nome Daimaō significando “Grande Rei Demônio” e o nome Kuppa baseado na designação japonesa do prato coreano gukbap (uma sopa com arroz, se não me engano). Só que Miyamoto parece que tinha um vício em comida coreana grande o suficiente para considerar outros dois pratos coreanos, Yukke e Bibinba.

O King Koopa, o antagonista mais conhecido do Reino dos Cogumelos, já foi derrotado diversas vezes pelo Mario e há milhões de gamers capazes de testemunhar isso. Porém, parece que Bowser nunca morre. Volta sempre para raptar Peach e tentar mais uma vez casar com a princesa e dominar o Mushroom Kingdom. A paciência dele não tem fim! Por isso é hilário e interessante vermos o fóssil de uma  espécie de tartaruga mais velha que o Bowser que já está extinta aproximadamente há 3000 anos.

O nome desta espécie é Meiolania platyceps e o fóssil de 3000 anos encontrado por paleontólogos australianos apresenta enormes semelhanças com o persistente vilão da Nintendo porque possui elementos que lembram muito Bowser. O fóssil apresenta chifres, cavidades oculares escuras que possuem uma forma que expressa exatamente um desejo maligno e uma forte incompreensão. Temos um casco, temos quase a prova de que Bowser já está morto! Agora fora da brincadeira de que Bowser já está morto, haverá alguma hipótese de Miyamoto e Takashi Tezuka terem sido inspirados por essa espécie? Não acredito muito nisso, nem a história da concepção de Bowser parece ser tão compatível com essa hipótese. Por isso, a coincidência torna o fóssil ainda mais interessante para os gamers!

Ox (boi), Dragão ou Tartaruga?

O erro mais comum para aqueles que não prestam muita atenção é considerar Bowser um dragão. É verdade que ele lembra muito um dragão: liberta fogo pela boca, possui uma pele clara mas parecida com a dos dragões, tem a sua boca cheia de dentes afiados, entre outras características. Ler que Miyamoto imaginou inicialmente o vilão como um dragão  seria compreensível, mas no primeiro rascunho conceptual o King Koopa tinha sido imaginado apenas como um “boi”. Miyamoto estava inspirada em Ox King do filme Alakazam The Great. Confesso que até vejo um pouco do Bowser em um boi, de uma forma muito estranha (já estou  ficando louco?).

A intervenção de Tezuka  mostrou a Miyamoto que o seu rascunho parecia mais uma tartaruga e assim o vilão Koopa foi desenvolvido na parceria ente Miyamoto e Tezuka e ganhou a sua forma final. Talvez tenha sido uma falha no desenho do rascunho conceptual de Miyatomo que tenha aberto caminho para a enorme tartaruga semelhante ao fóssil da espécie de tartaruga já extinta. Bowser não é um “boi”, nem um dragão. É mesmo uma tartaruga, mas visualmente ele é como uma mistura de todas os rascunhos conceptuais, ou seja, ele é unicamente o Bowser. O King Koopa é simplesmente um dos vilões mais carismáticos e persistentes no mundo dos games. E se formos além da aparência física, sabemos que Bowser é muito mais.

A Nintendo sempre procurou a simplicidade nas histórias e mesmo repetindo elementos básicos, o sucesso dos jogos foi sempre satisfatório e às vezes mais que satisfatório. Diria que o universo do Mushroom Kingdom, quer dizer, que os jogos do Mario e outros relacionados, constituem alguns dos melhores jogos criados – estou comentando tendo em referência o meu ponto de vista. Adoraria ver o Reino dos Cogumelos crescer ainda mais e parece que continuará crescendo.

Bowser quer matar o Mario?

Não! Há quem confunda o propósito do King Koopa. Ele não quer matar o Mario, mas sim conquistar o Reino dos Cogumelos e casar com a princesa Peach – o verdadeiro amor dele. Ele provavelmente prenderia o Mario e faria ele de escravo ou algo bem humilhante. Apesar de ele ter “quase” matado Mario em Paper Mario 64, essa nunca foi a sua primeira prioridade, apenas algo que acaba sendo necessário. O melhor do Bowser é a personalidade que ele tem ganhado nos últimos anos. Antes ele começou como um simples vilão, mas depois ele ganhou personalidade e um preenchimento que o fez ser cada vez mais carismático. Houve momentos de jogos em que Bowser demonstrou amor ou carinho pelos seus Koopas e que até mostrou um amor indestrutível por Peach (várias vezes!). Ele até já se tornou aliado de Mario para servir a um bem maior (exemplo: Super Paper Mario Wii).

O fóssil de 3000 anos lembra o Bowser, mas pertence a um Reino dos Cogumelos muito distante. Espero que o vilão nunca deixe a franquia, nunca morra definitivamente. Apesar do Bowser Jr. estar apto a crescer para vingar a morte do pai, isso não seria o mesmo que ter o verdadeiro Bowser. A obsessão do Bowser por Peach é insubstituível (um simples clássico da Nintendo). A única mudança que gostaria de ver nos próximos jogos do Mario seria um fim diferente para o King Koopa, algo diferente e inteligente que não fosse o exílio ou a morte.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.