Back to the Future Part I: uma história que o tempo não conseguirá apagar de um coração nerd! [1985]

Há algum tempo eu passei a indicar alguns filmes mais antigos aqui no Portallos, falei de Pulp Fiction e Goodfellas, dois grandes filmes da década de 90. Depois disso, eu não pude mais fazer um post desse tipo não por falta de vontade, falta de tempo mesmo. Mas agora, estou de volta para falar de um dos maiores filmes de todos os tempos, um dos grandes ícones da minha geração, sim, Back to the Future Part I, como você já pode notar.

O filme conta com interpretações marcantes de Michael J. Fox e Christopher Lloyd e grandes cenas que ficaram eternizadas. Prepare-se para uma viagem até 1985, uma época em que todo adolescente queria ter um skate, usar tênis da nike e formar uma banda. Vou construir o capacitor de fluxo enquanto você elabora um plano para roubar plutônio dos líbios, combinado? Viajaremos até 1985 e descobriremos que Einstein foi o primeiro viajante do tempo, faremos o maior sucesso do Chuck Berry e saberemos a hora exata em que cairá um raio. Mas tome cuidado, ou você pode acabar se tornando o seu próprio pai!

Trailer:

Sinopse:

Marty McFly (Michael J. Fox) é um típico adolescente americano dos anos 80, usa calças jeans, tênis da Nike, está sempre com um skate em mãos e tem a sua própria banda de rock. As únicas preocupações dele era conseguir que sua banda tocasse no baile da escola e acampar com a namorada no final de semana, até que certo dia o seu amigo e cientista louco, Doutor Brown (Christopher Lloyd), inventa uma máquina do tempo utilizando um carro DeLorean como base. E não é que a tal máquina funciona? Doutor Brown  é assassinado por terroristas e Marty, durante a fuga, acaba viajando no tempo acidentalmente e chega ao ano de 1955, uma viagem de 25 anos até o passado. Agora, a grande questão é que Marty está preso no passado e o único que pode ajudá-lo é o Doutor Brown do passado. Para piorar a situação, Marty interferindo em diversos acontecimentos do passado e pondo em risco o futuro até mesmo a sua própria existência!

No Brasil: De volta para o Futuro
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale
Música: Alan Silvestri
Gênero: Aventura/Ficção-científica
Origem: Estados Unidos
Ano: 1985
Duração: 115 min
Estrelas: Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Lea Thompson

Esse não foi o primeiro filme do Fox, mas foi o que impulsionou a sua carreira de ator. Antes disso ele havia feito apenas alguns trabalhos para a televisão. Uma curiosidade é que a princípio ele não poderia fazer Back to the Future porque estava trabalhando em uma série de TV, outro ator (não lembro quem) foi escalado para o papel de Marty Mcfly e chegou, inclusive, a gravar algumas cenas, mas os produtores do filme insistiram e Michael acabou pegando o papel. Escolha mais que certa.

Creio que grande parte do sucesso de Back to the Future se deve ao fato de ser um filme que fala diretamente com os jovens, a linguagem utilizada, o típico adolescente interpretado pelo Michael J. Fox. Qual adolescente que não gostaria de conhecer um cientista louco que inventasse coisas que funcionassem? Qual muleque nunca quis se tornar um rock star? Viajar no tempo? Ou então dar um soco no valentão da escola e fugir em um skate?

[nggallery id=394]

O filme também é recheado de humor e alguns momentos completamente sem noção. Boa parte destes é por conta da excentricidade do Doutor Brown, outras vezes são devido ao talento do Marty em se meter em confusão e piorar a situação cada vez mais. São feitas algumas referências a outras histórias nerds de ficção-científica, como é o caso de Star Wars, por exemplo, que é citado no filme, e até o pai do Marty tinha o sonho de se tornar um escritor Sci-Fi, inclusive.

É impressionante como eu ainda me empolgo assistindo a um filme que eu vi pela primeira vez quando era só um gurizinho. A cena do DeLorean saindo em meio da fumaça ainda me fez brilhar os olhos. Tem uma tomada específica, logo no comecinho do filme, em que Marty passeia de skate pela cidade, pegando “carona” nos carros, ao som de Power of Love (música do vídeo abaixo), que automaticamente me levou de volta à época em que eu assisti e quando dei por mim já estava cantarolando junto. Essas e muitas outras coisas ficaram e ficarão marcadas para sempre na mente de muita gente que teve oportunidade de conhecer essa obra magnífica. Quem não se lembra do capacitor de fluxo? Como esquecer os terroristas líbios ou o Einstein? E claro, o DeLorean todo cheio de geringonça? Eu duvido que algum nerd que se preze não saiba quantas milhas se deve atingir para viajar no tempo! HAHA!

Tem filmes que eu gostava muito, mas muito mesmo quando mais novo só que quando eu procuro rever não é tão bom quanto era naquela época, sabe o tempo dele foi aquele ali, passou. Com Back to the Future isso não aconteceu, o filme ficou imortalizado, assisto com a mesma empolgação de antes e ainda me surpreendo com as cenas, mesmo já sabendo o que vai acontecer. Esse é o encanto da franquia, mesmo depois de 25 do lançamento do seu primeiro filme, ainda continua maravilhoso. Não é a toa que, depois de quase três décadas de existência, será lançado um novo game do título e que esteja sendo tão aguardado. Até mesmo HD externo do DeLorean existe.

O filme rendeu ainda duas ÓTIMAS sequências. A segunda parte foi lançada em 1989 (quatro anos depois da primeira) e a terceira parte da aventura de Marty saiu um ano após, em 1990. O interessante é que o filme manteve o mesmo espírito e melhorou muito nas continuações, houve alguns cortes de elenco e alguns improvisos, é verdade, mas nada que comprometesse a obra como um todo. Bom, mas isso é assunto para outro dia aqui mesmo no Portallos. Nos veremos no futuro. Então, até 2015!

[nggallery id=395]

Só mais duas coisinhas, antes d’eu pegar a BR e com o DeLorean. Quem ainda não assistiu ao filme não tem mais desculpa, não é? As férias estão aí, e como nerd não tem vida social, é época de por as séries em dia, ver aqueles filmes pendentes e os animes que você não teve tempo de ver, portanto, aproveite também para assistir esse grande clássico do cinema. Mudando de assunto, para finalizar, há uma edição em blu-ray, em comemoração aos 25 anos (vide trailer lá do começo), que é uma coisa linda, mas não encontrei vendendo em site nacional. Então é isso, quem souber locais de compra pode indicar que eu atualizo o texto.

Isso também pode lhe interessar

28 Comentários

  1. O nome do ator que começou a gravar como Marty é Eric Stoltz. Se não me engano, no DVD de 25º aniversário vai ter as cenas que ele gravou nos extras

  2. Esse filme sim é um clássico, pena eu já ter o primeiro Box em DVD (capa preta) e falta-me grana para pegar o BD com a miniatura do delorean.
    Ahh cadê os comentários a respeito do novo box das versões estendidas de O Senhor dos Aneis? Fica aí a dica, eu comprei e acho que vou levar um ano pra ver tudo o que há nos 12 discos…

  3. […]uma época em que todo adolescente queria ter um skate, usar tênis da nike e formar uma banda[…]

    Sobre Nike, ainda é assim, não?
    Pra mim naquela época, playboy ja era quem usava All Star, imagina Nike..

  4. Pra vc que é fã como eu se ver a box em blu ray edição de aniversário do Reino Unido de 25 anos da série é de chorar. É simplesmente fantástica a quantidade de itens incluso. E me saiu por 110 reais, uma pechincha.

  5. nossa! os tres filmes são perfeitos! Assiti pela primeira vez a alguns meses, mas sou fanzasso, já! Aliás, vindo d Steven Spilberg, q filme fica ruim?

    1. como assim a primeira vez a alguns meses? :O qntos anos vc tem? Eh q minha infancia foi regada a back to the future na sessao da tarde kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Tem uns 3 meses que comprei o box azul, depois de anos namorando ele na prateleira, hehe!
    Um filme para ser visto sempre, e que sempre que é assistido, me leva até a minha infância, para logo em seguida me levar de volta ao futuro!

    Por sinal, também comprei no mesmo dia um hot wheels de um DeLorean! Tá aqui na minha mesa…

  7. eh engraçado falar d back to the future como algo “nerd” pq na epoca q eu assistia (na longiqua infancia),eu nao fazia a menor ideia doq seria a palavra nerd kkkkkkk So era fissurado no delorean (vivia montando,tentando, ele no lego rsrs). Filme mt mt mt bom (talvez nem tanto,mas pra mim eh por lembrar minha epoca d muleke rsrs),q assisto quantas vzs passar na tv (a fox bem q deveria passar 1 fds back to the future *-* com os 3 seguidos)

    PS: como eu quero ec HD T.T

    1. É claro que naquela época a gente não tinha esse pensamento de ser ou deixar de ser nerd. Aliás, eu também não tinha a menor noção do que era isso UAHuahuhau
      Engraçado, ser nerd (naquela época) era algo até negativo, depois que isso foi mudando, por conta de filmes como Back to the Future e outros anteriores.

      1. era msm,algo negativo pacas msm,eu pensava (nessa epoca) q nerd = maluco kkkkkkk Hj em dia ser nerd = dono do mundo ;D (apple entre outros q o diga)

  8. passei o mês inteiro respirando de volta para o futuro para um trabalho da faculdade. revi os 3 filmes, pesquisei e achei diversas curiosidades sobre a trilogia. A propósito, o ator cogitado para fazer o papel de Marty era o Eric Stoltz, que chegou a gravar algumas cenas como o personagem, mas não convenceu por ser mais velho que um adolescente.
    esse trabalho q eu fiz foi uma cadeira de design editorial em que cada aluno desenvolveria um livro sobre um tema qualquer.na hora lembrei dessa trilogia q para mim é a melhor do cinema.o trabalho em si n ficou tão bom, mas valeu cada momento revendo os filmes e pesquisando sobre eles.

  9. Pra mim, a melhor filme que eu acho, de todos que assisti, é Back to the Future, aliás, não só ele, como é a melhor trilogia. Se bem que eu conto como fosse um único filme hhahuaehaehahah. Já perdi as inúmeras vezes que assisti. É muito legal ver Marty e Doc viajando no tempo. E eu ainda até hoje não tenho o DVD deles, um pecado. Se bem que eu queria que ele tivesse a dublagem clássica da Globo. E também me deixou revoltado a falta de extras que não tem na versão BR. Se bem que eu acho que vou deixar isso de lado. E pegar o bluray.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.