Editorial | Adicionadas páginas Sobre e Colunas

joinha23

Um rápido recado! Talvez você tenha reparado – ou talvez não –  mas desde que a terceira versão do Portallos estreou no final de junho ainda há pequenos detalhes que estou sempre arrumando, adicionando e mexendo internamente no blog. E hoje finalmente consegui colocar no ar duas coisas que estava há tempos querendo consertar por aqui: a página Sobre e Colunas.

Todo blog ou site precisa de um “about“, nem que seja com um pequeno texto explicando o que é esse espaço e quem o faz. Bem, ao menos eu curto olhar isso quando conheço um novo site,  e sinto que  estava fazendo falta isso por aqui. Ainda mais agora que o Portallos saiu da letargia e vem reconquistando velhos leitores e conquistando novos.

Não é fácil fazer uma página tentando explicar em poucas palavras o que é o blog, um pouco sobre a minha pessoa e também dando uma geral no que o leitor que realmente curte o espaço pode fazer para dar uma força, mas no fim gostei bastante de como ela ficou.

A outra página é sobre as colunas do blog, que estão crescendo e para que ninguém fique perdido, resolvi criar essa página que explica rapidamente quais são as atuais colunas ativas, quando saem e do que se tratam. Há mais por vir, tanto em termos de colunas inéditas quanto a ressurreição de algumas que estão inativas, mas que fazem parte da nossa história. Esse é um espaço que já queria criar desde o primeiro dia do lançamento da fase V3, mas que ainda não tinha encontrado o formato ideal e nem como fazer, problema que parece que resolvi com essa página, que ficou bem resumida, organizacional e totalmente prática para quem curte seguir algumas colunas do blog.

Existem ainda outras páginas que devem ser acrescentadas ao blog, como uma para parceiros e outra para um possível media kit, só que ainda vai demorar um pouco mais para conseguir ajeitar estas duas coisas, até porque há outras prioridades que precisam ser mantidas atualmente. Mas está tudo nos planos! Incluindo uma página com maiores detalhes sobre a nossa história e fases desde 2008, lembrando os amigos e amigas que se tornaram colaboradores e ajudaram muito a dar a cara que o Portallos possui hoje. Vai rolar isso sim (é um desejo bem antigo alias, da fase EXP até).

Uma importante mudança acabou se fazendo necessário no menu superior do blog. Precisei dar uma apertada ali, modificar aqui, até mesmo brincar um pouco no CSS dele para conseguir ajeitar o menu ainda numa única linha, mas consegui. Pelo menos nos monitores com uma resolução de 1280 pixels de largura pra cima. Menos que isso não tem jeito, o menu acaba ficando em duas linhas, porém acredito que poucos leitores vão ter uma resolução assim nos dias atuais (se você tiver me avise, dependendo da demanda verifico o que é possível fazer). Alias, sempre verifique se o zoom do seu navegador está em 100% (no Firefox basta apertar CTRL + 0 para deixar na resolução certa).

Alias, falando no menu superior, também tenho a intenção de fundir as opções e a própria categoria EXP (da fase anterior do blog) dentro da aba especiais e distribuir o que não for especial para outras categoriais chaves. Tá na lista da manutenção futura. Quanto mais enxuto e simples for o menu superior, mais fácil fica ao leitor para encontrar apenas aquilo que ele possa curtir por aqui.

menusuperior

Voltando a estética do menu ficou então uma nova opção em seu final: “mais”. Basta passar com o mouse sobre a opção e um submenu mostrará as opções Sobre, Colunas e também a página de Contato. Porém a página de contato, por questões de praticidade e agilidade, também mantive no menu principal, porém apenas com o símbolo de arroba (@). Fácil, não? E como são páginas fixas que não vão ficar sendo citadas em postagens ou aparecendo toda hora ao leitores veteranos, optei por também deixar elas lá no final da página, no menu inferior, aproveitando que havia um espaço sobrando ali. Se algum dia ele se fizer necessário para outra coisa, eu retiro de lá.

menuinferior

E bem, é isso. Espero que para você leitor que esteja chegando por aqui pela primeira vez  ou você leitor mais antigo que curte a curiosidade extra e uma melhor organização das coisas, ambas as páginas possam ser úteis para conhecer um pouco o que é o Portallos. 🙂

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Achei bem interessante as novas adições, só não sei se é necessário o contato aparecer de duas formas diferentes, há não ser quem, de fato, haja uma demanda para a forma “@”.

    1. Pois é eu fiquei em dúvida o que deveria fazer com o contato. Não queria de sopetão retirar do menu principal e esconde-lo no “mais”. Porém talvez mais a frente, quando achar que o leitor está mais acostumado com o formato que ficou, possa retirar o “@” (na real, deveria dar um jeito de coloca-lo ao lado dos ícones do facebook ou do twitter na parte acima do menu).

  2. Muito bom ver que seu ânimo com o Portallos está a mil Thiago. Sou leitor antigo (desde 2010) e apesar de nunca aparecer muito nos comentários sempre acompanhei o blog (quase religiosamente hahahahaha) e sempre curti muito a dedicação que vc e todos os outros membros da equipe mostravam, essa sempre foi a alma do blog. Muito bom ver as coisas fluindo do jeito que vc quer e de um jeito que agrada muito aos leitores (pelo menos me agrada muito). Muito obrigado pelo trabalho e continue a fazê-lo sempre com esse entusiasmo que vc tá demonstrando agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.