Primeiras Impressões: Patapon (PSP)

Recebi quinta feira o mais novo sucesso do PSP. Que joguinho legal. Eu diria que é a evolução do que a Nintendo fez em Donkey Konga e Donkey Kong Jungle Beat e seus bongos.

Aqui o jogador comanda um exército (esse que está na capa do game) através de ritmos. Assim como no Jungle Beat se comandava o DK através de batidas. Em Patapon, você não controla o exército com apenas uma batida, mas em ritmos de 4 batidas.

Até o momento eu aprendi 2 ritmos que utilizam 2 botões:  Pata (botão quadrado) e Pon (botão círculo). Pata Pata Pata Pon move o exército. Pon Pon Pata Pon faz os pequeninos atacarem. Toda vez que o jogador efetua estes comandas eles cantam logo em seguida o comando. Após eles cantarem, o jogador realiza um novo ritmo, perfazendo assim combos. Os combos são importantes, pois após o combo 9, tem o combo Fever onde triplica a defesa, ataque e outros requisitos do pequeno exército.

Joguei em algumas fases, uma delas tem o objetivo de conseguir alimento para a tribo, então o ataque aqui é direcionado em animais. Carne é importante para criar mais soldados ao exército e itens que também servem para diferentes tipos de soldados (com lança ou machado ou arco e flecha, os que eu já vi até o momento).

A outras fases foram de ataques a inimigos, com soldados inimigos, fortes para destruir etc. Cheguei a morrer algumas vezes, porque o ritmo deve ser mantido e algumas vezes eu perdi o ritmo, não conseguindo realizar os combos. Não basta apertar a seguência correta de botões. É preciso esperar o momento certo e apertar cada botão em seu ritmo. O que é a grande sacada do game, pois faz com que o jogador fique concentrado e focado no som.

O jogo ainda traz a opção de customizar o exército, escolhendo melhores armas, armaduras ou capacetes, assim como criar mais soladados como eu disse, escolhendo dar prioridade a um tipo ou outro (eu fiz mais soldados com lança, pois eles atacam de longe e sofrem menos dano por isso).

Ainda há no menu entre as fases, uma árvore cantora. XD Dando um pedaço de carne para ela, ela irá cantar e o jogador deve seguir o ritmo da música. Fazendo isso ela dá itens que servem para forjar soldados. Os itens também são encontrados nas fases. Mas a única coisa chata nisso é que eles somem, ou seja, as vezes não dá tempo para péga-los, pois você está lutando com inimigos e não pode avançar na fase, ou se chegar muito pertou ou se desesperar pode fazer perder o ritmo e assim os combos.

O jogo parece incrivelmente engenhoso, ainda há mais dois sons para abri, o do botão X e triangulo. Gostei da ídeia do game, da simplicidade dos gráficos e da sonoridade, é muito hilário ver os pequeninos cantarolando. E eles mudam de expressão, ficando bravos ou com dor ou quando tropeçam por você errar o ritmo. XD

Recomendo a todos. O jogo é excelente, tem um preço atrativo lá fora e vicia. Mas fique alerta, é recomendado jogar ele em silêncio, pois barulhos podem desconcentrar o jogador a seguir o ritmo das batidas. Nada que um fone de ouvido não resolva. XD

Ao pessoal do forum NGM, algumas unidades lacradas chegam para mim esta semana, fiquem de olho lá. 🙂

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Patapon pertence àquela categoria de jogos chamada “por que ninguém nunca pensou nisso?”
    O jogo é adorável, simples, divertido e viciante. Existem alguns detalhes que realmente acabam fazendo a diferença, e quando você menos espera está totalmente apaixonado pelos pequeninos olhos que cantam.
    Aparentemente é tudo muito fácil, mas não se engane: as missões começam a ficar mais complexas e exigem uma certa dose de estratégia por parte do grande patapon (que é o jogador).
    Recomendadíssimo jogar com fones de ouvido em um lugar em paz, pois se vc desconcentrar um décimo de segundo, ou um beat… já era o seu groove!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.