Conversa de MangáJapão

Reflexão | Naruto além do Anime

WARNING! WARNING! SPOILERS! NÃO ULTRAPASSE SE VOCÊ NÃO LÊ O MANGÁ DO NARUTO!

Acompanhando Shippuuden pela Internet? Não está lendo o mangá? Se você não quer saber o que acontece com o enredo do Naruto além do que está acontecendo no Anime, vá embora agora! Agora se você está lendo o mangá ou não se importa com os spoilers detalhados das fases não exibidas de Naruto, bem vindo!

Não repare nos erros de digitação. Fiz esse texto correndo. No fim de semana o revisarei.

Clique em more para ver a avaliação.

Não tem como não falar de Naruto uma vez ou outra. Ele é o anime modinha do mundo atualmente. E eu não falo “modinha” de modo maldoso. Eu até gosto de Naruto, mas é claro que o anime tem aquelas dezenas de falhas e problemas que irritam qualquer um.

Atualmente o anime acabou a fase em que Sasuke aparece pela primeira vez. Um desfecho que tinha tudo para empolgar no anime e que nos matou de tédio com tanta enrolação e flashbacks. Uma nova fase começa em Shippuuden e rumores de que fillers se juntarão a nova aventura me fez correr pro mangá e ver de vez logo o que acontecerá com o enredo. Não ia agüentar acompanhar apenas o anime com sua overdose de flashbacks, desenrolar lento e a possível volta de histórias fillers.

O mangá até que desembestou muito alguns pontos do enredo de Naruto e outros enrolou novamente. O maior problema em Naruto acredito que seja a história central fraca e os freqüentes desfechos totalmente previsíveis. É difícil ficar surpreso lendo Naruto. Tudo acontece de forma que o leitor adivinha o que vai acontecer em seguida. Vamos por parte analisar o que aconteceu até o momento. Vou pedir desculpas já de antemão se escrever algum termo japonês errado, já que não sou bitolado na coisa e estou escrevendo sem aquele compromisso extremo, vejam isso mais como um bate-papo.

Treinamento do Naruto e o novo jutso do vento

Assim que Sasuke chuta a bunda de todo mundo no reencontro, Naruto está arrasado e percebe o quanto é um fracote. Hora então de ficar mais forte. Kakashi bola um treinamento especial para resolver essa questão em um curto período de tempo.

Um detalhe, Naruto ficou 3 anos treinando com Jiraya e pelo visto pouco rendeu desse treinamento. Kakashi em um curto prazo de tempo ensinou Naruto a completar seu Rasengan. flora. Se Jiraya tivesse feito com Naruto o que Kakashi fez…

Pelo visto Jiraya ensinou mais a Naruto sobre defesas e testou a força da Kyuubi.

Bom, o legal em Naruto é mais as explicações. Gostei de saber sobre as formas elementais do chacka e que Naruto é vento e que cada elemento domina um outro.

Nessa o autor já entregou como Naruto irá vencer o chidori do Sasuke obviamente. Vento vence Trovão. Também ficou mais interessante a utilização do Kage Bushin depois que é explicado que cada um consegue adquirir conhecimento e trazer este ao clone original. E isso mais a frente é bem aproveitador pelo autor.

Infelizmente aqui se cria um outro clichê de animes. O novo jutso é forte demais. Naruto não vai poder ficar usando a todo o momento. Alias também é óbvio que apesar da proibição da Tsuname, ele irá usar o novo jutso sempre que se encrencar e não tiver outra solução. É mais um daqueles clichês onde o protagonista fica tão forte, que é precisa abrir uma limitação a esta força.

O que é um tanto quando xarope é o fato que Sakura e Sai não evoluem mais pelo visto. Naruto ganha um jutso e os outros 2 do times ficam estagnados.

Saga do Asuma/Shikamaru Vs Os Imortais da Akatsuki

Essa saga já começa no meio do treinamento do Naruto, ou seja, elas acontecem em paralelos e depois se juntam.

E aqui mais uma vez temos o elemento “previsível demais” e é fácil ficar sabendo que Asuma já começa com o pé na cova. Aqui as lutas ficam mais intensas e por conseguência o mangá empolga mais.

Temos a famosa corrida contra o tempo. O reforço nunca chega, os inimigos são fortes demais e alguém irá morrer nesse processo. Claro que é Asuma.

Algumas coisas impressionam como a rápida análise de Shikamaru sobre a situação e como ele resolve charadas que nem o leitor havia notado (os sangue na língua), ou pelos menos eu não.

Nesse trecho do mangá uma coisa acontece rápido demais e passa sem muitas explicações e sem propósito a não como desculpa para a luta ocorrer. Porque e como Asuma era um dos ninjas guardiões e que diabos é isso? No fim não teve relevância alguma para a história e só serviu como propósito de impedir a fuga do time do Asuma da batalha contra a Akatsuki.
Rapidamente a saga entra na sua segunda parte. Com o autor mais uma vez ensinando que a vingança vale a pena (fala sério). Shikamaru vai atrás dos que mataram Asuma.

E aqui eu faço um adendo. Naruto começou com um enredo simples, onde os ninjas tinham habilidades que até davam para acreditar. Invocações de animais com sabedoria, jutsos elementais, os jutsos secretos e tal. Orochimaru era uma exceção, mas a bizarrice do personagem era aceitável. Mas um dos carinhas da Akatsuki é imortal porque tem uma religião esquisita? Qual é a desse cara? Até mesmo destroçado, Shikamaru enterra os destroços dele e ele continua vivo no buraco? Qual o segredo dele? Uma técnica ou jutso secreto? O autor deixou uma ponta solta para um futuro desfecho sobre a religião citada? Não sei, mas achei forçado e fantasioso demais para o universo que Naruto gira.

Quanto ao outro inimigo ta beleza. Faz sentido, o cara tinha a técnica de ganhar vidas extras através dos corações dos inimigos. Tem a lógica da explicação. Sem mencionar que a batalha dele é bem mais intensa e interessante, assim como a aparição de Kakashi ao destruir um dos sete corações do cara.

E o reforço chega bem na hora né? Como sempre. Agora cabe a Naruto usar seu novo Jutso. E fim da saga.

Não achei a mensagem de vingança do Shikamaru tão legal. Muito menos correta. Se não fosse pelo time de Naruto chegar, Kakashi, Chouji e Ino poderiam estar mortos. Ele apostou a vida de 3 para vingar seu sensei.

Sasuke Vs Orochimaru

Outro momento previsível. Era óbvio que Sasuke não ia morrer enquanto não encontrar e lutar até o fim com Naruto. Não tem como o autor ameaçar a vida do Sasuke.

O enredo criado para Naruto só faz sentido enquanto Sasuke estiver vivo. Não faz o menor sentido, o autor ficar enrolando anos nessa história Naruto e Sasuke, para matar o segundo numa batalha qualquer.

A história do pupilo supera o mestre era muito óbvia aqui. Nem quando Orochimaru entre na sua dimensão de transferência de corpo, convence de que pode vir a vencer.

A questão aqui sempre foi, o que o autor deveria fazer com o personagem Orochimaru? O cara é o gênio do mal do mangá. O vilão dos vilões. Mata o cara? Deixa ele fugir? A morte do Orochimaru no atual enredo do mangá não seria errado? Vai morrer nas mãos do xarope do Sasuke?

Complicado a situação e é aqui que a história tem um daquelas famosas trilhas alternativas e cabe ao autor escolher a correta. A vitória estava decidida, mas o que fazer com o derrotado.

E a solução até que foi interessante, parte do Orochimaru é selado dentro do Sasuke, plagiando o que aconteceu com Naruto e outra parte vai para o Kabuto. Personagem até então sem propósito algum e que de nada serviu.

Alias Kabuto continua uma incógnita. Para que manter um personagem como ele? A linha de secundários de Naruto sempre foi mal trabalhada, mas o que fazer com Kabuto? Ele vai virar o novo Orochimaru? Era isso que o personagem sempre quis? E qual a real ameaça disso? Só saberemos no futuro.

Alias eu fiquei um tanto quanto decepcionado quando o autor resolveu não mostrar quase nada do passado do Orochimaru. Só aquele rápido flashback da cobra. Qualé? Todo mundo quer saber como Darth Vader virou Darth Vader. E com detalhes recheados. O que nos faz indicar que ou Orochimaru vai voltar futuramente ou seu passado terá relevância na história futura a ponto de não ser contado agora.

A partir deste ponto algumas coisas mudam. Sasuke vira um segundo protagonista e ocupa tanto espaço, e até mais, do que Naruto. Ele forma seu time com formas bizarras, resultado das experiências de Orochimaru. Inclusive conta a história do selo amaldiçoado que é bem convincente.

A Luta e Morte de Jiraya

Depois disso o mangá faz a sua devida pausa para dar um pouco mais de atenção a Jiraya e a Akatsuki.

Admito que essa é a saga mais legal que eu li entre as que estou escrevendo. Jiraya até o momento não tinha ganhado uma luta tão bacana como essa. E nem o destaque merecido. Também é revelado que Naruto não nasceu de um pastel de vento. Seus pais são revelados e meios que como todos sabiam, ele é filho do quarto Hokage. Por isso todo mundo falava “nossa como eles são parecidos”. É. Grrrrraaaande surpresa. Humf.

O mais interessante é também a conversa sobre o selamento da Kyuubi no passado e o despertar do bicho e do sapo esquisto que guarda a chave do Naruto. E aqui infelizmente o autor entrega novamente o jogo e todos sabemos que Jiraya vai morrer. Até mesmo antes desse momento já dava a entender isso.

O visual da vila oculta da chuva agrada. Um clima diferente além de mato e Konoha. E quem diria que a Akatsuki surgiu graças ao coração mole do Jiraya? Gostei desse recurso do autor e da história das três crianças.

Só fica um outro adendo aqui. O que o autor tem com essa cisma de poder ocular? Rinegan? Putz. Não basta o Sharingan, ele precisava inventar um novo poder que vem dos olhos? Não achei tão criativo assim e ficou meio forçado um poder ocular maior que o Sharingan.

A luta contra Pein é de tirar o fôlego. Pena que o resultado todos sabemos. Jiraya morre. E mais um personagem que morreu sem contar sua relação com Orochimaru. Apenas um rápido flashback onde ele menciona não ter conseguido salvar seu amigo. O que demonstra mais uma vez que a história de Orochimaru não está encerrada.

E Pein também chega a assustar tamanho é sua força. E seu segredo o autor ainda deixou na manga.

Tobi

Antes de falar da luta entre Sasuke e Itachi, preciso mencionar o personagem Tobi. Eu saquei que esse personagem era mais do que aparentava ser assim que Deidara se explode e dá a indicar que Tobi também morrera.

O autor não iria criar um personagem, até então comigo, para não lutar, não mostrar seu rosto, não fazer nada e simplesmente morrer desta maneira. Pronto, charada matada. Tobi é o líder da Akatsuki e Uchiha Madara, já que a Kyuubi não iria mencionar o nome do cara antes só por mencionar.

O que nos leva a outra questão. Já então sabemos que a história do clã dos Uchiha é muito mais do que Itachi fez. Itachi vira então um mero marionete no enredo e não é na realidade o verdadeiro vilão que Sasuke gostaria que ele fosse.

Blá, sacanagem né?

Agora temos 2 grandes vilões que precisam ter suas bundas chutadas. Pein e Madara. Aposto que depois que esse lance de amor e ódio com Naruto e Sasuke, Pein toma o chute de Naruto e Madara do Sasuke.

Itachi VS Sasuke

E finalmente o duelo de vingança se inicia. Sasuke finalmente tem culhões suficiente para se equiparar com Itachi. O problema é o que eu venho dizendo desde o início. Sasuke não irá morrer agora. O autor não tem como numa linha de enredo matar o personagem assim.

Deixamos então a luta bem previsível. A desculpa do Itachi em querer o olho so Sasuke também acaba não convencendo, já que é mais do óbvio que uma luta entre estes irmão o que não iria faltar era muita ilusão. Até mesmo se Sasuke tivesse perdido um olho, ele ainda ganharia a luta. Não tinha nem porque Itachi fugir e essa coisa de irmãos durar mais dezenas de edições.

A luta também não é tão cheia de glamour como achei que poderia ser. Muita ilusão, e a real força e conseguências do uso do Sharingan são mostradas através de Itachi.

A aparição de Orochimaru, que mais faz pose do que realmente serve para algo. Que tristeza. Fiquei um tanto em dúvida com o que acontece com ele, no entanto. Voltou para dentro do Sasuke? Ou foi selado fora? Como acabo lendo estas traduções de internet, que varias vezes são feito às presas, pode ter havido algum problema nessa parte. O que também não interfere na história, a não ser futura.

E Itachi foi manipulado. Grande revelação? Não, sempre tem algo por trás destes ataques psicóticos e Itachi nunca me parece convincente, assim como a razão de ter deixado o Sasuke viver. Saberemos melhor quando as próximas edições do mangá saírem.

E o futuro fim de Naruto?

A única incógnita que tenho é se Naruto está ou não chegando ao seu fim. A Akatsuki foi revelada. Tobi é Uchiha Madara. Sasuke teve sua vingança. Com a morte de Jiraya, Konoha obviamente irá declarar guerra a vila oculta da chuva, Naruto está próximo de encontrar Sasuke. Pein também já se mostrou um vilão admirável. Temos a figura de Kabuto que deve se envolver nessa guerra da Akatsuki. Depois que todas estas pontas se amarrarem, o que deve demorar mais um bom tempo. O que acontece no universo de Naruto?

Será que depois disso teremos o fim do mangá? Ou o autor arranjará mais pontas para serem fechadas? Haverá mangá depois que Naruto conseguir salvar o Sasuke? Alias salvar é relativo, pois ele pode salvar de várias formas e não necessariamente impedindo que Sasuke morra nessa luta que evidentemente haverá entre ambos.

Naruto é um bom mangá. Me agrada. Um pena que não consiga surpreender tanto quanto eu gostaria. Acredito que uma história tem que ter suas surpresas. Uma história que adivinhamos o que vem a seguir, passar a não ser tão bacana assim.

Não escrevi tudo que tinha que escrever sobre Naruto, mas falei o principal do que queria.

E o que você acha?

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios