Lendo

2 Anos de espera, coleção Veríssimo ganha um novo livro de crônicas!

Eu ainda não acredito. O último livro de Veríssimo com crônicas da Editora Objetiva saiu em 12/2005, o livro “Orgias”, na qual já publiquei uma crônica aqui no blog. Estou a mais de 2 anos esperando que a coleção continue. E, finalmente, acabou de chegar as livrarias esse mês de Maio o livro.

“Mais Comédias para Ler na Escola” – Comprar pela Amazon BR!
O livro tem 144 páginas. Maior que o Orgias, que tem 136.

No site da Editora Objetiva (Clique Aqui) tem um trecho do livro e o texto abaixo:

Depois do sucesso de Comédias para se Ler na Escola, que vendeu mais de 300 mil exemplares, chega às livrarias nova coletânea de crônicas de Luis FernandoVerissimo voltadas para jovens

Mais Comédias para Ler na Escola reúne crônicas de um dos mais respeita-dos cronistas brasileiros selecionadas por Marisa Lajolo, professora de literatura há quarenta anos. Com textos capazes de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura, a publicação, voltada para o público adolescente, traz uma seleção de crônicas que deixam claro por que Verissimo é um dos autores preferidos dos jovens brasileiros. São textos curtos e fáceis de ler que combinam duas das principais carac-terísticas do escritor gaúcho: a inteligência e o bom humor.

Como Marisa observa em seu texto “O cronista no coração das coisas”, na a-presentação da obra: “Se livro fosse remédio – que tem bula e rótulo -, aqui se leria que estas Mais Comédias para Ler na Escola não têm contra-indicação. Na escola ou em casa, lendo por iniciativa própria ou porque a escola o adotou, este livro só tem indicações a favor. Todo mundo sai ganhando: lendo porque-o-professor-mandou-e-vai-cair-na-prova ou porque se sabe que ler qualquer livro de Luis Fernando Verissimo é uma grande experiência de leitura, estas Mais Comédias para Ler na Escola são garantia de boas risadas e de boa leitura. Que não fica menos divertida ao se acompanhar de alguma reflexão, como a que aqui também se inspira. O que não é pouco, não é mesmo?”

Algumas das crônicas do livro tratam de temas que estão ligados diretamente à juventude, como o martírio do vestibular (que Verissimo revela nunca ter enfrentado) e a relação entre pais e filhos. Outras, igualmente divertidas, abordam assuntos diversos, indo da importância da primeira linha dos romances a paranóias envolvendo lingüiças calabresas. Em todas elas, uma qualidade que só os grandes cronistas possuem: a capacidade de buscar o inusitado, o engraçado e o lírico no cotidiano.

Esta nova seleção reafirma o talento Luis Fernando Verissimo para ajudar os novos leitores a mergulhar de cabeça no universo da literatura. Em Mais Comédias para Ler na Escola, o autor mostra, usando uma linguagem clara e com ótimas tiradas, que o cotidiano é menos normal do que parece – e que o banal muitas vezes pode ser mais interessante (e divertido) do que o extraordinário.

O autor – Luis Fernando Verissimo é um dos autores mais queridos da literatura brasileira. Gaúcho de Porto Alegre, suas crônicas entram diariamente nas casas de todo o Brasil, através dos jornais, e seus livros são amplamente adotados pelas escolas. Autor de mais de sessenta livros – traduzidos em 11 países -, sua obra está sendo inteira-mente relançada, com novo tratamento editorial e gráfico, na série “Ver!ssimo”, da Editora Objetiva.

Seleção das crônicas – Marisa Lajolo é mestre e doutora pela USP, pós-doutora pela Brown University, nos Estados Unidos, e professora titular de Teoria Literária da UNICAMP. Além de suas atividades de pesquisa e de sala de aula, Marisa também se destacou na organização das antologias de alguns dos mais importantes autores nacionais.

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios