Top 05: Continuações que eu gostaria que a Nintendo produzisse…

Não sou mais um Nintendista. Abandonei a Nintendo assim que ela resolveu ficar lambendo o público causal. Bom pra ela claro, casual dá mais lucro. No fim, acabei mudando de casa e estou satisfeito aqui nos jardins da Microsoft. Mas o post não é para ficar chorando as pitangas.

Mesmo não sendo mais um fãnboy da Nintendo, ainda fico sempre curioso pelo que ela está produzindo ou lançando. Últimamente nada está sendo anunciado de interessante pra mim. Portanto fiz um top 5 de franquias que gostaria de ver revividas no console atual da empresa. Escolhi com cuidado e acabei optando por 2 games improváveis, 2 que devem sair e 1 tosco, mas que eu curtia, nessa ordem respectivamente.

Vamos lá?

Donkey Kong Country 4

O primeiro improvável. Desde o Nintendo 64 a Nintendo vem tentando fazer um Donkey Kong que possa chegar aos pés da série Country. Ela nunca conseguiu. Não que todos os DKs posteriores sejam ruins, pois não são. Mas o glamour mesmo de DK ficou congelado no SNES até o 3º Country.

Jungle Beat foi o game que mais chegou perto da série original, porém sem a Rare para administrar a coleta de itens e personagens e mundos, JB se saiu simples demais. O problema não foram os controles Bongos, e sim a curta duração do game e a baixa exploração do mesmo. Apostou-se demais nos combos insanos de continuidade e esqueceram que o que era ótimo em Country era coletar itens e achar passagens secretas.

Gostaria mesmo que a Nintendo produzisse um 4º Country, utilizando um visual mais retro, similar aos 3 games do SNES, com mais polígonos e uma polida maior é claro. E que esquecesse esse monte de macacos que criaram para DK. DK, Diddy e no máximo Dixie poderiam se alternar pelo game, que poderia ter uns 7 a 8 mundos com pequenas fases, como era nos bons tempos do 2D. Com direito aos animais que DK montava e fases bonus. Tudo no melhor estilo retro.

Donkey Kong deve aparecer no Wii, mas eu duvido muito que seja assim.

Luigi’s Mansion 2

A continuação de Luigi’s Mansion também me parece bem improvável de acontecer. Mesmo assim sonha não custa nada. Houve rumores em 2005 que a Nintendo estaria pensando/projetando uma continuação do sucesso de Gamecube, mas nunca passou de um rumor.

Seria bacana uma nova aventura com Luigi caçando fantasmas. Poderia colocar ele em outro local em vez de uma Mansão. Uma floresta ou caverna assombradas. Sendo escuro e com bastantes fantasmas está valendo. Os controles do Wii também poderiam dar uma experiência nova, assim como o aspirador do Luigi poderia ter novas habilidades.

Não que eu não goste de Mario, mas fiquei tão feliz quando a Nintendo mostrou criatividade e originalidade ao produzir um game solo para o Luigi. Sabe quando você sente que está jogando algo único? Foi assim em Luigi’s. Será mesmo que ela não pensa numa segunda versão de um jogo solo para Luigi?

Mario? Maaaaaaario…

F-Zero WX

F-Zero WX não é improvável, é praticamente certo que deve pelo menos aparecer logo logo. Espero que até 2010 já tenha alguma coisa concreta sobre o jogo futurista de carros. Na E3 do ano passado chegou a ter alguns rumores de que a Capcom estaria no comando da franquia desta vez, mas nada foi confirmado.

Na continuação da série não há muito que esperar em termos de novidades. Mais pistas malucas, com um monte de carros. O que deve causar o diferencial desta vez é que agora a Nintendo pode incluir um esperado modo online no game.

E se parar para pensar, F-Zero é o candidato perfeito para partidas on-line com um número grande de players. Talvez mais ainda do que Mario Kart. Nem mesmo a falta de um Hedset faria diferença.

Star Fox 1.5

As aventuras de Fox Mcloud também deve retornar ao Wii. A grande questão é como elas devem retornar. Cheguei a ficar na dúvida se gostaria de um Star Fox nos moldes do SF64 ou se queria algo mais voltado a Star Fox Adventures, mas clássico é clássico e a franquia é de naves, não tem jeito.

Porém a Nintendo também remexeu tanto na franquia que eu até perdi a conta de qual seria o número de um novo Star Fox… SF, SF64, SFAssault, SF Command… este seria Star Fox 5? Há mas quem se importa. Preciso dizer que depois de SF64 eu não achei nenhum outro com uma história tão bacana ou hipnotizante como foi a versão de Nintendo 64.

A série precisa de uma organizada geral na série. Preferia que fosse criada uma aventura entre a linha de tempo de Star Fox e Star Fox 64.. por isso o nome Star Fox 1.5. Com a tripulação original mesmo e sem aquele monte de coadjuvantes que há em Command, por exemplo.

Quanto ao gameplay, também deveria focar nos moldes do game original. Para com aquela palhaçada de estratégia criada em Command, daquelas missões a pé de Assault. Como eu disse, Star Fox é um game de Naves! Seria interessante controlar a nave com o Nunchuk e mirar com o Wiimote não?

Enfim, fique tranquilo. Star Fox deve acontecer em algum momento da vida do Wii. Se tiver que apostar, eu diria mais ao fim dele. (2012?) Resta saber mesmo qual o formato a Nintendo irá adotar.

Pokemon Snap 2

Fiquei tentado a colocar na quinta posição algum game do Mario, mas Mario sempre vai existir nos consoles da Nintendo. Apesar muitos acharem interessante se a Nintendo produzisse um New Mario Bros 2 ou Super Mario World 3, ou um Mario Sunshine 2. Mario é Mario, independente do nome que leve ao lado. Por isso acabei lembrando e optando por um game mais obscuro do Nintendo 64 e que hoje em dia ficaria bem no Wii: Pokemon Snap 2.

A primeira coisa que me faria comprar Snap 2 é que se ele fosse feito nos dias de hoje, além dos graficos mais bonitos, a série pokemon cresceu muito desde a época do N64. São mais de 400 monstrinhos. Imagine todos num game de fotografia.

A segunda coisa que não torna Snap tão impossível assim é se você pensar na quantidade imensa de spin-offs de Pokemons que a Nintendo produz todos os anos. Pokemon Ranger, Dungeon, Trozei, Dash etc… Por que não fazer um novo Snap atualizado com os novos Pokemons?

Hoje em dia é até mais fácil fazer algum tipo de comunicação com outros games da série Pokemon. E fingir que o Wiimote é uma camera fotográfica não me parece uma má idéia não acham? Acredito que até um apelo casual o game teria, agrandando 2 públicos diferentes.

Snap é tosco eu sei, praticamente uma franquia morta. Mesmo assim, achei interessante lembra-lo neste top 5.

Encerro esse post perguntando aos leitores. Quais seriam os 5 games que vocês escolheriam para a Nintendo continuar no Wii se pudessem?

Isso também pode lhe interessar

34 Comentários

  1. – Também concordo que a Nintendo anda deixando o público hardcore na mão… Bom, melhor não falar muito, tenho poucos argumentos favoráveis, e isso prejudicaria certas coisas e causaria ofensas. XD

    Bem, mas sou nintendista até hoje e me orgulho disso, quem sabe no futuro, ela volte a dar atenção aos hardcore como fazia nas gloriosas épocas 8 – 16 bits?

  2. Dash, a Nintendo faz mais hoje do que antigamente. Ela deixou para trás o pequeno nicho dos garotos de 8 a 15 anos e partiu para audiências mais amplas. É a única produtora que praticamente todo mês faz um lançamento e a que mais possui estúdios. Quanto as citadas continuações, prefiro perimeiramente que a Big N foque em novas propriedades, e depois nas continuações. Inovar é preciso, renovar é decisivo!

  3. – Porque você diz isso? Bem, eu penso o seguinte: Fora os games casuais – estes são: Wii Sports, Wii Fit e derivados – temos ótimos games da Nintendo. Só olhar The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3 (Este sendo produzido pela Retro Studios), Super Smash Bros. Brawl e outros bons títulos. Não devemos reclamar destes, afinal, todos devem dizer que são ótimos games. O que não pega na Nintendo, é o fato das Thirds, que não conseguem lançar bons jogos ou lançam, mas não são vendidos, isso é um fato triste. Por isso, ela deve estar apelando mais no casualismo. É o que penso.

  4. Mauri Link, Eu sei, e penso assim também. É complicado… Só que você está sentindo o público hardcore decidir por X360 ou PS3? Ou então, estamos continuamente vendo bons jogos saírem apenas para estas duas plataformas mais PC, deixando o Wii de fora. As empresas não pensam mais em criar games, elas pensam no lucro, e se não tiverem pessoas para comprarem seus jogos no Wii, não há necessidade de fabrica-los. Acho que é assim que funciona o mundo dos games atualmente… mas temos obras positivas, vários games exclusivos para o Wii estão chegando.

  5. @ Dash olha só vc mesmo respondeu sobre a minha indagação da falta de ter o que falar… o wii está quase completando seu 3º ano de vida e o que temos dele feito pela Nintendo: he Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3, Super Smash Bros. Brawl. 4 míseros games.

    Conta quantos exclusivos da microsoft ou sony tem para o x360 e o ps3… isso explica porque o wii está tão fraco em noticias. Se vc olhar sites de noticias internacionais… do wii só de fala de numero de vendas e casualismo… só… fica repetindo isso aqui no Portallos eu acho besteira, quando temos outras coisas mais legais acontecendo no mundo dos games atualmente. 🙂

    Mas sempre que possível eu falo da nintendo por aqui.

  6. 4 games? Tem certeza?
    E não é que o Wii tá fraco em notíccias, é que nos demais tudo o que se tem para noticiar são as buchas velhas estilo psone com gráficos high-end, enquanto que no Wii o destaque é como o videogame influencia aspectos humanos. Vocês sabiam que na Renner tem um Wii Fit na seção de roupas femininas? Quando imagininaríamos isso há 4 anos atrás? Enquanto isso, o 360 e o PS3 ficam em stealth mode nas lojas de games e só, não interessam a todo mundo, só para os marmanjos de 15 a 25, um pequeno, embora AINDA relevante nicho do mercado de videogames, que graças à Nintendo, caminha para se tornar uma mídia mais bem aceita e respeitada.
    Mas nem falei dos meus eleitos:

    Earthbound
    Starfox
    F-Zero
    Star Tropics
    Stunt Racer

  7. Os 2 ultimos aí eu não sei ou não lembro quais são Mauri :p

    E desde quando Wii Fit na Renner importa? XD
    É fato, todos os grandes canais de noticia do mundo dos games, noticiam mais coisas sobra o ps3 e x360 em termos de jogos do que o Wii, que fica atrelado a casual e vendas.

  8. @Thiago, tu nunca jogou Star Tropics (NES) e Stunt Racer FX (SNES). São excelentes jogos, dá uma fuçadas em emuladores. O Stunt Racer FX eu tenho em cartucho!

    E para se ter (mais) uma idéia da importância do Wii: No projeto SESC verão 2009, adivinha qual console o SESC disponibilizou para ATIVIDADES ESPORTIVAS? Passou até hoje na TV. Então é isso, enquanto o 360 e o PS3 só aparecem nos grandes canais de notícias dos “mundo dos games”, o Wii aparece nos grandes canais de notícias do “mundo inteiro.”

    Isso é que uma quebra de paradigmas!

  9. acho qeu podia se falar de mais de wii sim, e ds, tem outros sites que tem muitas notícias diárias. mas acho que o PSP e PS3 estão mais de lado, mas se fala aqui : /

    já o 360 nem se fala, tem notícia de sobra.

    espero não ter ofendido ninguém, não é minha intenção ^^

  10. Eu juro que faço um esforço terrível para comentar sempre que posso sobre a Nintendo, quem gosta da nintendo e quiser usar nosso portal no orkut para me mandar noticias boas da nintendo sintam-se a vontade, porque fora o Mauri, eu não vejo ninguem mais falando bem da nintendo.

    Olha só o comentário do Luis Eduardo Freitas, um dos administradores do Wiii-Brasil, o maior site do Wii por aqui disse sobre a sua expectativa da Nintendo para 2009:

    ” * Nintendo surpreende os jogadores “hardcore” e enche o Wii com mais coisas que não queremos. Não se espantem se houver cada vez mais channels inúteis e opções para expandir ainda mais a lineup disponível para pessoas que nunca jogaram videogame na vida. A estratégia de apelar para este mercado tem provado ser certeira e agora que a indústria de videogames parece estar sofrendo uma grande baixa, com softhouses e publishers falindo, não é hora de fazer investimentos arriscados. Por outro lado…
    * …Espero que a Big N faça alguma coisa para evitar que a sua base de fãs se desaponte tanto quanto fez no ano passado. Em tempos de crise, é este tipo de consumidor fiel que é importante para assegurar as boas vendas à longo prazo. Então, acho que dá pra ser positivo ao esperar um novo Metroid ou Zelda na próxima E3. Só é bom não exagerar demais!
    * Games de third parties como The Conduit e MadWorld continuam vendendo mal e porcamente. Mas iniciativas como a do “EA Fit” irão provar que ainda há espaço para bons jogos de produtoras terceirizadas no Wii. Jogos casuais, mas… não se pode ter tudo.”

    Isso está lá no portal deles. Está cheio de artigos por aí de pessoas insatisfeitas com o console. Eu não gostaria de criar esse negativismo ou essa esperança infundada que as coisas vão melhorar para os donos de wii.

    Wii tá na Renner, tá nos programas de TV, está no mundo inteiro como o Mauri diz, mas sinceramente eu não ligo… eu sou gamer das antigas… estou pouco me lixando se as vovós do mundo todo adoram wiisports.. que se dane se tá cheio de mães jogando com os filhos wii-fit…. eu quero jogos de verdades, aqueles para os quais a Nintendo e a Sega na década de 90 me ensinou a gostar.

    Sempre que uma notícia boa ou relevante da Nintendo para os gamers surgem, eu coloco aqui no Portallos, mas se a noticia é apenas de modinha, para os casuais… vcs não me verão como o autor do post por aqui (o Mauri certamente faz isso por mim, ainda bem).

    Os tempos são outros… a Nintendo migrou para um mundo longe do mundo de quem é um gamer mais da antiga.. ela deu apenas 2 opções… ou se adapte a era casual ou caia fora… eu preferi cair fora.

    Mas fica o convite a todos os fãs da Nintendo, se vcs querem mais disso aqui, não vou proibir vcs, mas me ajudem a colher esse material, porque eu nao consigo enchegar… sério mesmo. Usem nossa comunidade no orkut… não tem movimento lá ultimamente, mas eu entro religiosamente todos os dias para ver se 1 pessoas apareceu por lá… 🙂

  11. Ué, o Wii-Brasil que foi citado é cheio de notícias de Wii… a questão é que as notícias que tem lá não agradam aos jogadores hardcores como eu e o Thiago, mas agradam a um público cada vez maior. Sobre a crise dos games, ela está afetando justamente aqueles que insistem em apostar em mais do mesmo. Afeta justamente aqueles que fazem os tais jogos hardcores. Veja Tomb Raider Underworld: não foi bem porque é a mesma coisa que o primeiro jogo, com sofisticação gráfica como diferencial apenas, aí não dá pra aguentar né? Mas e dái, tem gente que diz que rock de verdade é Elvis, é Beatles. Que carro bom é Fusca, Opala. Que jogador bom é Rivelino e Garrincha e isso é normal, eles foram bons sim, mas hoje os bons são outros, sob outros prismas, como daqui a 20 anos vão discordar da gente e vão eleger outras coisas que são boas.
    E vejo uma coisa engraçada, a Microsoft tentando provar que seu Xbox é casual também, e a Nintendo tentando provar que seu Wii é hardcore também, e a Sony falando com ninguém,rs

  12. Mas note que as 20 a 30 notícias de Wii de todos os dias no Wii-Brasil são de vídeos de jogos desconhecidos ou aquelas notícias de “novas imagens”. Isso a gente faz por aqui com excepcionalmente, quando tem imagens realmente irrelevantes e o jogo é muito hypado. Tem uma noticia lá sobre Kid Icarus… meu…ainda esse bendito rumor? ele já está se alastrando por um ano inteiro… e continua nisso ainda…

    E há casos e casos Mauri, citar Tomb Raider, uma franquia morna é fácil… mas e games como Gears of War 2, Call of Duty, Burnout Paradise, GTA 4, Soul Calibur IV etc etc etc… games de verdade e que o Wii nem sonha em ter… há um diferencial em a Sony e a Microsoft estarem brincando na onda casual eventualmente, mas ainda trabalhando no Hardcore do que a situação da Nintendo de abandono com os Hard (e mesmo que não seja, este é o sentimento geral) para se apoiar no casual.

    Eu não vejo a Nintendo como Nintendo… é uma empresa com o nome daquela grande produtora de games que eu aprendi a gostar… é uma empresa nova com um nome famoso… é assim que vejo. A Nintendo old-school viveu até o Gamecube, que faleceu por falta de mercado…. o que surgiu depois é um outra Nintendo… e esta não me agrada mais…

    é uma empresa feita para mamães, papais, vovós e vovôs jogarem videogame…não é pra mim… é para não-nerds que nunca viram um videogame na vida… esse é o foco dela.

  13. wii-brasil tem que noticiar de tudo…sempre tem uns casuais que aparecem lá e podem reparar que nessas noticias “inuteis” sempre são as com menos comentários, eu mesmo nem vejo elas e se entro é mais para fazer uma piada ou qualquer coisa assim.o problema do site é que uns 80% dos usuários criam muuuuuuiiiito hype, como foi com sonic unleashed que o povo odiou as fases com o lobisouriço. Engraçado no wii-brasil é a seção de noticias dos usuários…sai cada coisa lá

    e eu prefiro que o portallos só noticie coisas importantes mesmo.

    sobre a nintendo e a onda casual, sei lá…nem gasto muito do meu tempo pensando nisso, adimito que comprei meu wii por impulso pensando nos jogos e toda aquela coisa, no fim das contas tenho 2 jogos: SSBB e Okami e estou de olho em Deadly Creatures. Dos troçentos jogos que saem quase nenhum desperta a minha atenção, mas também não sei se na época que eu comprei meu wii se eu tivesse comprado um 360 eu estaria “feliz” na época eram os 360 que davam 3rl

  14. Um ponto tem que ficar bem claro: o foco da Nintendo não mudou, ele sempre abordou diversões para todos. Se houve uma época em que ela agradou mais os hardcores (afff) foi nessa época em que as coisas mudaram, pois o que ela faz hoje é com o mesmo espírito de mais de 100 anos atrás quando foi fundada.
    E citei Tomb raider como exemplo dessa monte de jogos mais do mesmo que vemos nas plataformas HD. Fatalmente, isso acometerá várias outras séries que hoje são amadas, mas se continuarem na mesmice e focando um público limitado vão deixar de ser grandes também.
    Ei, isso é uma boa teoria da conspiração…

  15. A partir do momento que vc larga um público que não gera lucro para migrar para um outro… isso é mudar o foco.

    Uma empresa que para de fazer ração pra cachorro pra fazer ração pra gato muda o foco é claro. Não adianta falar “ah mas é tudo comida de animal”… não é assim que as coisas funcionam.

    A partir do momento que ela diz…estamos trabalhando agora em jogos mais simples, fáceis e bobos para atender um maior publico, isso é mudar de foco… é divertido? é…. mas não para o publico que já a achava divertida antes.

  16. acredito que o foco seja ainda o mesmo: divertir pessoas, mas só mudaram o publico-alvo, como a fábrica de ração do T_thiago eles ainda fazem ração mas para bichos diferentes o foco é fazer ração (eu acho)

  17. Huhuhauha boa Kblosnack. Eu que sou cachorro velho e sábio…não aceito comer comida de gato. Mudou a ração, eu me recuso a comer. XD

    Exatamente isso… a Nintendo viu que tem mais gatos do que cachorros no mercado e passou a fazer ração pra gatos. E a cachorrada que se dane, ou come comida pra gato ou sai fora.

  18. se pensar que antes os gatos não comiam nada ou até não se interessavam por ração…nintendo foi muito esperta, o problema foram os cachorros que estão passando fome e começam a comer ração de outra marca, a minha ração sabor PSP está uma delícia. xD

  19. Viu só como uma analogia retardada resolveu toda a situação? XD

    A ração da marca X360 me fez engordar 3x mais do que na época da ração Nintendo. Nunca joguei tanto e tantos games, como jogo hoje em dia no X360…

  20. @ Thales será mesmo que estes rótulos não existem? Wiisports é a mesma coisa que Gears of War? Sistema de jogabilidade online no Wii é igual ao do PS360? Há sim uma divisória de classes quando comparamos certas coisas entre os consoles… talvez casual e hardcore sejam termos erroneos mesmo…talvez seja melhor chamar de “galera do Wii” e “galera do ps360″…mas seriam termos grandes pra ficar escrevendo toda hora. XD

    Acho que o Wii pode sim ser Hardcore e EXISTEM HOJE games hardcore nele, porém são a minoria. o foco é da Nintendo é casual, é nisso que ela gasta 80% do seu tempo e nisso que ela investe. Não tem outro jeito. Vc cria essa segregação de classes… casual e hardcore…

    Eu tb não gosto nem um pouco dessa briga…mas fazer o que? ela existe, nós gostando ou não. 🙁

  21. Pokemon Snap 2? esse eu naum concordo
    queria mutio um luigi mansion 2 e um f zero de wii ia ser demais ( de ds tb seria daora)
    mas pokemon snap num da
    admito q eh um jogo interessante
    mas enjoa mto facil, pelo menos eu enjoei

    mas eh soh a minha opinião
    trocaria Pokemon Snap por um bom Pokemon Stadium 3

  22. Concordo com tudo… Menos com Snap 2…
    Sério… É mto chato… Foi o jogo que agente (eu e meus irmãos) mais se arrependeu de ter comprado em toda vida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.